Reviews Mascarade

Publicado em abril 4th, 2019 | por Francis Weslen

Review – Mascarade: descubra quem vai dançar nesse baile

Review – Mascarade: descubra quem vai dançar nesse baile Francis Weslen
Compreendimento das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.3


User Rating: 0 (0 votes)

Como um bom apreciador de party games, vim até aqui lhes apresentar este petardo da Redbox Editora: Mascarade! Ele “NÂO” é mais um Coup da vida, mas tem lá suas similaridades.

Nele somos convidados de uma festa tentando conseguir riquezas. Quem será que vai levar as 13 moedas e o título de ladrão com mais gingado? Prepare sua máscara, proteja o seu dinheiro e seja bem-vindo a Mascarade!

Mascarade

Componentes

Com uma caixa bem compacta, Mascarade vem com poucos componentes mas com uma qualidade gráfica impecável. Ilustrações hiperrealistas, manuais em várias línguas e muitas moedas para você poder surrupiar completam o pacote.

Mascarade
Tudo isso coube aí dentro?

O jogo

No manual não mostra muito o que está acontecendo em mascarade, mas pelo que mostra seu visual dá pra deduzir. Está acontecendo um “daqueles” bailes clássicos de máscaras e nem todo mundo ali é quem parece ser.

Podemos encontrar escondidos por trás das máscaras, de ladrões perigosos até nobres. Mas, todos eles têm o mesmo desejo: conseguir juntar o máximo possível de riquezas e se tornar a pessoa mais rica da festa. Neste caso, será o jogador que conseguir adquirir 13 moedas primeiro. Isso engatilha o final do jogo.

Preparação do jogo

Em partida com 4 a 13 jogadores cada jogador inicia o jogo com 6 moedas de ouro. O dinheiro fica no centro da mesa e vira o banco. As moedas de cada jogador ficam sempre a mostra.

O tribunal é posicionado próximo do banco. Para partidas com 4 ou 5 jogadores, serão usadas 6 cartas de personagem. Com 6 a 13, pegue uma quantidade de cartas igual ao número de jogadores. Devolva as cartas que não forem escolhidas para a caixa.

As cartas são embaralhadas e cada jogador recebe uma que fica com a face virada para cima. Em partidas com 4 ou 5 jogadores, as restantes são posicionadas, com a face virada para cima, no centro da mesa.

Todos olham as cartas e suas posições por um tempo e depois elas são viradas para baixo. Use os marcadores de personagem para lembrar quais estão em jogo. O jogador mais novo começa e a partida segue então em sentido horário.

Mascarade
Todos prontos pra dançar

Rodadas

O jogo acontece em duas partes. Nos primeiros quatro turnos, o primeiro jogador e os próximos 3 vão fazer a mesma ação. Isso é, pegar a sua carta de personagem e uma de outro jogador. Ele coloca-as embaixo da mesa e embaralha, podendo trocar a carta com o outro jogador ou não. Depois ele devolve a carta sem ver e sem mostrar nada pra os outros jogadores

Quando chegar no 5º turno ou a vez do 5º jogador, este poderá executar uma das três ações possíveis, seguindo os turnos normais:

1) Trocar cartas

Aqui começa a acontecer a zoeira. Nesta jogada, você poderá pegar a sua carta e trocá-la ou fingir que trocou com uma das cartas que estiverem no centro da mesa ou com uma das cartas de outro jogador. Exatamente da mesma forma como nas 4 rodadas iniciais. Tenha cuidado para não revelar nenhuma das cartas.

Mascarade
Olha a malandragem aí, minha gente!

2) Olhar cartas

Você pode gastar uma ação para olhar a carta em segredo. Isso caso você esqueça o seu personagem ou quer tentar descobrir qual ele virou no final das trocas.

Mascarade
Seja discreto e não dê bandeira

3) Anunciação

Chegou a hora de colocar as asinhas de fora e anunciar a habilidade do seu personagem.

Mas não será nada tranquilo. Todos na mesa poderão contestar (aí ó, eu disse que lembrava o Coup) 😒.

Aqui, diferente do Coup, você pode não fazer nem ideia de onde foi parar por exemplo a carta do Duque. Às vezes você terá tanta certeza que é um personagem, mas na verdade seu será o seu vizinho. Ai que a troca de cartas vem a avacalhar a parada toda.

Caso você faça a anunciação e ninguém contestar, você executa a ação tranquilamente. Agora, caso um ou mais jogadores contestem, todos os envolvidos deverão revelar suas cartas. Se o anunciante estiver realmente com a carta em questão. Ele executa sua ação. Os demais pagam uma multa de uma moeda de ouro para o tribunal, até mesmo quem anunciar seu personagem errado.

Feito isso, todos viram suas cartas para baixo novamente. E segue o baile, afinal é a dança das cartas!

Mascarade
Vixi, danou-se tudo!

Personagens

O jogo possui ao todo 13 personagens e cada um detém uma habilidade diferente do outro. Recomendamos deixar sempre as fichas de referência ao alcance de todos para consulta e também é claro os marcadores de personagem na mesa. Assim todos poderão verificar assim que preciso quais são as habilidades dos personagens e saber quais estão ativos na partida. Não vamos aqui explicar cada um, mas caso tenha curiosidade, baixe o manual disponível na Ludopedia.

Mascarade
As cartas de personagem

Final de jogo

A partida acaba no exato momento que um jogador conseguir acumular a quantia de 13 moedas de ouro. Ou ainda, assim que o primeiro declarar falência (perder todas as moedas). Sendo assim, o jogador que conseguiu as 13 moedas ou o mais rico da partida será o ganhador.

Mascarade
Eis que temos um novo burguês no pedaço

Considerações

Mascarade é um party game de primeira qualidade. Primeiramente, por ser um jogo de memória, então ele vai te forçar bastante a pensar e treinar seu foco. Também tem a mecânica de blefar que gera bastante gargalha nas partidas.

Ele vem em uma caixa bastante compacta que você poderá carregar para qualquer canto. Sem contar que os componentes estão com uma boa impressão e acabamento de primeira.

Preciso enfatizar que a quantidade de jogadores que vai de 4 a 13 ajuda muito no fator rejogabilidade. Com toda certeza não terá ninguém “abandonado” na mesa.

Por falar em abandono, um dos pontos fortes deste game que diferencia muito de alguns do gênero, é que todos os jogadores participam até o final. Nele não há eliminação de players, que muitas vezes acontece lá no começo da partida> Neste caso, a espera para a próxima partida pode ser muito longa.

Uma das coisas que podem causar certo “desconforto” é o fato das cartas terem os nomes dos personagens na língua inglesa. O que pode causar um pouco de confusão para alguns jogadores.

O que gostei em Mascarade

  • Arte;
  • Componentes;
  • Mecânicas.

O que não gostei em Mascarade

  • Cartas não são em português.

Indicado para

Pessoas que curtem party game, jogos de memória, trapaça, blefe e jogos rápidos.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer, viciado em games digitais, quadrinhos e financiamentos coletivos.



Voltar ao Topo ↑