Reviews

Publicado em julho 17th, 2017 | por Francis Weslen

Review – Mechs vs Minions: Lol no tabuleiro

Review – Mechs vs Minions: Lol no tabuleiro Francis Weslen
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.8


User Rating: 0 (0 votes)

Bora jogar um “lolzinho” (League of Legends)? Mas calma ai! Não vamos precisar de computadores e nem definir quem será middle, jungle, top, etc, nada disso. Estamos falando de Mechs vs Minions, o primeiro board game da Riot Games baseado totalmente no universo de League of Legends.

Uma das grandes diferenças de Mechs vs Minions com o “LoL” que conhecemos, é que todo o jogo se baseia em campanhas repletas de missões secretas. O contrário do jogo digital, em que tudo acontece em um cenário fechado e você e sua equipe precisam invadir e destruir o nexus de outros players. Então monte seu mecha e avante!

Componentes

Este jogo é praticamente é um exemplo de produção para todas as editoras. A Riot Games pensou em tudo e produziu ali no seu quintal, 100% do jogo. Por conta um pouco do medo de ser o primeiro jogo, e claro, ter tudo ali abaixo dos seus olhos para que nada saia fora das expectativas. Temos o depoimento sobre isso e muito mais na entrevista que fizemos com os criadores aqui.

A caixa já impressiona pelo tamanho e acabamento. E, claro todos os componentes e inserts estrategicamente encaixados para não acontecer qualquer tipo de dano ao jogo. Dentro da caixa você vai encontrar os 4 Yordles em seus mechas pintados, acompanhados de muitas miniaturas de minions. Outros componentes são engrenagens de metal, dados, peças de acrílico, cartas, envelopes das missões, entre outros. O manual não tem uma lista de componentes, pois muitos são revelados de acordo com as missões.

Mechs vs Minions 1

Mechs vs Minions 2

Tantos componentes que nem cabem em uma foto

O jogo

Em Mechs vs Minions sua equipe irá combater uma invasão de criaturas que acidentalmente tomou conta da escola de Rumble, o campeão das criaturinhas mais engraçadas do LOL, os “Yordles“. Neste board game você e seus amigos poderão comandar os campeões Heimerdinger, Tristana, Corki e Ziggs que precisam defender o local de uma tragédia gigantesca. Bora lá então?

Preparação do jogo

O jogo ele é composto por um manual geral e várias missões secretas. Normalmente você terá que usar os diagramas das missões para montar o setup do jogo. Mas vamos explicar de modo geral o que vai precisar na preparação.

Antes de mais nada os players terão que escolher quais Yordles irão comandar. Cada um detém uma ficha e uma miniatura. Na primeira missão surgirão as “Schematic Cards”, uma para cada personagem. Coloque ela do lado esquerdo da sua ficha e a miniatura referente ao seu personagem no tabuleiro que será indicado pelo guia da missão em questão.

No centro da mesa será posicionado o cenário da missão conforme o diagrama da mesma. Posicione na mesa também o “Gear Tracker” que aqui no Brasil seria como uma trilha de engrenagens. Ela terá funções específicas dependendo cada missão. Posicione os marcadores em cima dela também conforme a missão determina.

Em outro ponto da mesa coloque o “Crystal Compass”, ele será usado para determinar quem será o primeiro jogador e outras coisas que veremos mais pra frente.

Embaralhe e coloque viradas com a face para baixo as “Command Cards” (Cartas de Comando) e “Damage” (Cartas de Dano).

Coloque a ampulheta na mesa, ela será o marcador de primeiro jogador e também irá ser um “cronômetro” para o draft de cartas em algumas missões.

Tudo pronto agora, vamos a ação!

Mechs vs Minions 3

Um exemplo de setup com a primeira missão

 

Início de jogo

Vamos começar escolhendo o primeiro jogador. Lembra do compasso de cristais? Cada um dos players vai rolar o “Rune Die”. Ele é um D12 que contém as cores dos cristais do compasso que são Vermelho, Verde, Amarelo e Azul. Quando o dado rolado indicar a mesma cor do cristal que está virado para o player que o jogou, ele será o primeiro jogador daquela missão.

Mechs vs Minions 4

O compasso das runas

Em seguida retire do monte 10 cartas de comando e vire-as para cima no centro da mesa. Cada um irá pegar uma carta começando do primeiro jogador e seguindo no sentido horário até que cada um tenha duas cartas em mãos.

Mechs vs Minions 5

Draft do início do jogo

Vale lembrar que somente o primeiro draft da missão é que os jogadores revelam 10 cartas de comando. Já no segundo o draft é feito apenas com 5 cartas, na respectiva fase do jogo.

Linha de Comando

A sua ficha de personagem tem 6 slots numerados e vazios chamados de “Command Line” (linha de comando). Ela vai determinar os movimentos do seu mecha em Mechs vs Minions. Cada slot tem 3 espaços para você encaixar suas cartas. Quando você pega cartas de comando, elas serão alocadas ali.

Toda vez que for a vez da ação dos jogadores, você irá executar na sequência numérica cada ação. Não podendo pular ou passar qualquer uma delas.

Mechs vs Minions 6

A linha de comando dos jogadores

Cartas de Comando

Existem 4 tipos de carta em Mechs vs Minions, que são as de fogo, eletricidade, metal e computação com 3 ações diferentes cada que são:

Girar: indicadas com uma seta em círculo, essas cartas permitem ao mecha girar para o ângulo especificado nela. Alguma cartas podem vir com duas ações acopladas como girar e atacar.

Mover: como o nome já diz, ela irá indicar a direção e a quantidade de espaços que seu mecha irá se movimentar. Também pode vir composta por duas ações como andar e atacar.

Atacar: aqui você apenas observa o tipo de ataque e área que irá aplicar o dano e a executa. Poderá vir composta de duas ações como atacar e comprar cartas.

Cartas Mechs vs Minions

Exemplos de cartas do jogo

Cada slot pode suportar até 3 cartas do mesmo ícone. Ao acumular ícones sobre as cartas, a última carta colocada vai possuir a habilidade indicada no nível respectivo, que pode ser 1, 2 ou 3. Também é possível colocar uma carta de símbolo diferente em um slot que já possua cartas, mas nesse caso, você precisará descartar todas as cartas que lá estavam.

Cartas 2 mechs vs minions

A carta Speed vai ser ativada em nível 1 e a Scythe em nível 2

Scrap (descartar uma carta)

Ao descartar uma carta, você ativa uma habilidade. Ao descartar uma carta de metal ou fogo, você pode reparar um slot danificado. Ao descartar cartas de computação e eletricidade, pode trocar de lugar cartas de 2 slots não danificado.

Mechs vs Minions dano

Ao ganhar uma carta de dano ela entra em um slot e as cartas são descartadas

Upando suas cartas de comando

Todas as cartas de comando vem acompanhadas de um descritivo que indica 3 níveis de “evolução” de sua habilidade. Você pode colocar uma carta em cima da outra na linha de comando para fazer um upgrade. Toda carta que você inserir acima da outra do mesmo tipo, a habilidade da que está por cima ganha a habilidade descrita do respectivo nível. Um exemplo é que se você tem uma carta que indica que você se movimenta dois espaços no nível um, colocando uma nova carta com o mesmo símbolo em cima, lhe permite andar 4 movimentos, correspondente ao nível 2.

Mechs vs Minions movimento

Com essa configuração o personagem vai andar bastante

Gear Tracker

Este é uma espécie de tabuleiro de controle em Mechs Vs Minions. Nele você terá os seguintes campos:

Minion Kills (Minions Mortos): no topo existem 5 slots com ilustrações de minions mortos, sendo que na quinta há uma engrenagem. Toda vez que um minion é morto, você irá colocar sua miniatura para preencher este espaço. No começo do jogo no 5º slot você irá inserir uma engrenagem conforme o desenho. Quando sua equipe eliminar os primeiros 5 minions, eles são descartados e a engrenagem vai para a Team Gears (Engrenagens da equipe). Nas rodadas seguintes, toda vez que matar a equipe matar o quinto minion, a engrenagem avançará um nível. Isso indicará o nível que sua equipe possui e é necessário para ativar as Schematics Cards que são habilidades únicas de cada personagem, além de ativar a habilidade de Overdrive. Ao alcançar o nível 15, são ativadas as habilidades de Overdrive dos jogadores, que estão descritas na parte inferior do tabuleiro dos jogadores.

Mechs vs Minions

O Doom Tracker

Doom Tracker (Marcador de Ameaça): aqui irá indicar a vida ou duração de objetos, inimigos ou qualquer coisa coisa que as missões especificarem.

Runes (Runas): no Gear Tracker e nos mapas de missões você irá encontrar os símbolos de runas. Algumas missões vão dar utilidades específicas para elas, como capturar runas ou ativar determinadas habilidades inserindo-as na Gear Tracker.

Tabuleiro Mechs vs Minions

Todos os trackers do tabuleiro

 

Danos

Em Mechs vs Minions, seus personagens não morrem. UFA, que alívio! Porém, eles podem ficar muito loucos e acabar atrapalhando sua equipe na missão e levar ao fracasso.

Toda vez que um inimigo ficar adjacente de forma ortogonal a um mecha na fase de ataque dos minions, ele recebe dano equivalente a quantidade de minions que está atacando. Receber o dano, significa que você compra uma carta do deck de dano e já revela na hora. Existem três tipos de carta de dano:

Glitch Damage (símbolo de um lixo): elas dão danos imediatos, você executa na hora que recebe e as descarta.

System Damage: essa é uma espécie de dano permanente e acontece toda vez que você executar a sua jogada. Ela é posicionada do lado direito da ficha de personagem e não ocupa slots, mas pode te dar muita dor de cabeça.

Slot Damage: esse é um dano de slot, quando recebido você gira um D6 que indicará onde este dano será inserido. Se o slot que o dado indicar estiver ocupado por uma carta de comando, descarte todas as carta e substitua pela de dano. Se um dano entrar em um lugar que já exista uma carta de dano, você descarta a que estava ali e substitui pela nova.

Dano Mechs vs Minions

Exemplos de cartas de dano

Reparando Slots

Claro que nem tudo está perdido quando você leva um dano permanente ou tem um slot com defeito. Para poder efetuar o reparo você poderá logo após o draft, descartar cartas de comando de metal e fogo para retirar a carta de dano do seu personagem. Também existe um espaço no tabuleiro chamado de Repair Pad, que sempre que um mecha passar por lá, repara um dano. Pronto, agora é só seguir em frente.                                                                                                                                                                                                                                                                   

Fases do Jogo

Após já termos visto como tudo funciona, chegou a hora de saber como é que essas engrenagens vão acontecer. As rodadas de Mechs vs Minions são compostas de 3 fases:

Fase dos jogadores: nessa fase acontece primeiro draft de cartas, em que 5 cartas de comando são compradas. A partir do primeiro jogador, cada um pega uma carta, até que 4 cartas sejam escolhidas e a última descartada. Depois acontece a execução da linha de comando de cada jogador, seguindo em sentido horário. Depois disso, essa fase se encerra.

Fase dos minions: aqui eles fazem os movimentos seguindo sempre na direção do alvo da missão que pode ser um mecha, bomba ou outras coisas. Tudo depende do que cada missão específica. Em seguida haverá respawn de minions em todas as runas vazias do tabuleiro. Depois disso, os minions atacam todos os alvos adjacentes.

Fase de dano: Esta fase basicamente você irá comprar as cartas de dano referente a quantidade do mesmo recebido. Em algumas missões vão ter uma outra função, mas vale a pena conferir jogando.

Final de jogo

Cada dossiê de missão irá determinar especificamente as condições necessárias para conquistar a vitória ou a derrota em Mechs vs Minions. Então preste muita atenção aos detalhes de cada missão e tente ao máximo alinhar as linhas de comando de todo o grupo para não se enrolar.

Considerações

Mechs vs Minions é um jogo que assusta quem vê pela imponência de sua caixa e quantidade e qualidade de componentes, que não são poucos. Mas se mostra com uma simplicidade incrível para aprender a jogar e mecânicas muito bacanas que fazem você entrar de cabeça na temática do jogo. Para fãs, assim como eu de jogos como Zombicide e Mansions of Madness, ele é incrivelmente cativante. Claro, que são jogos com temas totalmente distintos, mas o fato de você poder criar novas aventuras além das disponíveis no manual faz de cada partida única.

A linha de comando dele consegue gerar tensão e boas gargalhadas ao longo do jogo. Ainda mais quando entra um dano do qual você fica empurrando um aliado ou atropelando minions. As ilustrações também fazem o game ficar mais imersivo e divertido. E mais uma vez, a produção impecável do jogo é um show a parte. Vale a pena conferir nosso vídeo de unboxing aqui, além dos outros vídeos de como jogar, gameplay e considerações finais.

Um dos fatores que possam ser complicados no jogo é a sorte. Algumas vezes pode ser que na fase de draft não venham cartas que possa ajudar a equipe a ganhar, aí o fator cooperação se torna mais estratégico e decisivo.

O que gostei em Mechs vs Minions

  • Melhor produção de board game que vimos até hoje;
  • Muito divertido e fácil de aprender;
  • Mecânica imersiva e ligada ao tema.

O que não gostei em Mechs vs Minions

  • Muita sorte na escolha de cartas de programação.

Indicado para

Jogadores novos e experientes, fãs de jogos cooperativos como Zombicide e Mansions of Madness e fãs de League Of Legends.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer, viciado em games digitais, quadrinhos e financiamentos coletivos.



Voltar ao Topo ↑