Reviews

Publicado em julho 23rd, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Oceanos: uma viagem ao fundo do mar

Review – Oceanos: uma viagem ao fundo do mar Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.1


User Rating: 0 (0 votes)

O fundo do mar é muito bonito! Por isso alguns aventureiros se reuniram para ver quem consegue colecionar mais tesouros e animais diferentes, além de aperfeiçoar os seus submarinos, colocar combustível e evitar o Kraken. Em Oceanos você vai fazer tudo isso de uma forma bem divertida, rápida e imersiva. Prepare sua tripulação e vamos para o fundo do mar!

ficha técnica Oceanos

Componentes

O jogo analisado é a versão internacional da IELLO, mas a versão nacional da Sherlock S. A. vai ser feita na mesma fábrica. Isso vai garantir o mesmo padrão da produtora lá de fora. As cartas são bem feitas, os marcadores de qualidade, além das peças dos submarinos que se encaixam quase sem problemas (algumas precisam de um pouco de paciência pra encaixar). Mas é uma bela produção, à altura da arte que é um show a parte.

O que vem na caixa: 75 peças de submarino (15 por cor), 135 cartas de exploração, 15 marcadores de combustível (3 por cor), 9 marcadores de Kraken, 15 Marcadores de mergulhador (3 por cor), 30 marcadores de tesouro, 1 bolsa, 5 cartelas de final de rodada e 1 bloco de pontuação.

Componentes de Oceanos

Belíssima produção

O jogo

Prepare sua expedição e vamos juntos para o fundo dos Oceanos. Lá existem belas espécies animais, tesouros escondidos e um perigoso Kraken. Cada jogador precisará juntar a maior quantidade de pontos nos 3 turnos do jogo, construindo o seu oceano. Vamos juntos nos “aprofundar” neste jogo.

Preparação do jogo

Cada jogador recebe as peças das cores do seu submarino, assim como 3 marcadores de mergulhador, 3 de combustível e 1 cartela de pontuação de final de turno. Separe as cartas por rodadas: 1, 2 e 3. Separe também os marcadores de tesouro no saco de pano. Sorteie um marcador de Kraken de cada uma das rodadas sem ver e deixe ao lado da mesa. Cada jogador monta o seu submarino de peças nível 1 e coloca um marcador de combustível e de mergulhador nos respectivos lugares. O jogador que visitou por último um aquário é o capitão da rodada.

preparação Oceanos

Hora de explorar o fundo do mar

As rodadas

O jogo acontece em 3 rodadas, sendo que cada uma delas possui 5 turnos. No final de cada rodada existe uma pontuação na quantidade de pontos da cauda, de animais e marcador de Kraken. Na última rodada, além dessas, também são pontuados alguns critérios a mais, que são os corais e os tesouros. Quem fizer mais pontos, é o vencedor do jogo.

O turno

O turno acontece em 5 etapas que vamos ver a seguir:

1- O Capitão da Expedição entrega cartas de Exploração: ele entrega cartas para todos os jogadores, exceto ele mesmo. O número de carta de cada jogador é igual ao número de periscópios em seu submarino +1. Os periscópios estão indicados na cabine de cada submarino.

Etapa 01 Oceanos

Cada jogador recebe as suas cartas

2- Cada jogador escolhe uma carta de Exploração da mão: essa carta é colocada virada para baixo em sua frente. As outras cartas restantes são entregues ao capitão da rodada.

Etapa 02 Oceanos

Escolhem uma carta, coloca na mesa e passa o resto para o capitão

3- Os jogadores revelam as cartas e as colocam em seu oceano: sempre serão colocadas na sequência da esquerda para a direita. Cada rodada vai representar uma linha do oceano, começando da primeira rodada no topo e as seguintes embaixo.

Etapa 03 Oceanos

E coloca em seu mar, de acordo com as regras

4- O capitão da rodada escolhe uma carta: ele pega uma das que estão em sua mão e coloca em seu oceano utilizando a mesma regra que os outros jogadores. No caso de vir menos cartas que a quantidade de periscópios +1, o capitão pode completar com cartas do monte.

Etapa 04 - Oceanos

O capitão também escolhe a sua carta

5- O jogador à esquerda do capitão da rodada é o capitão do próximo turno.

Os marcadores de combustível

De acordo com o nível de aprimoramento do seu submarino, você vai possuir de 1 a 3 marcadores de combustível. Cada um deles é utilizado para reservar uma carta a mais nas fases 2 e 4. Ou seja, você vai poder ter uma carta a mais por turno. Esses marcadores podem inclusive serem utilizados no mesmo turno. Lembrando que os marcadores voltam para o motor no final da rodada. É uma forma de ter pegar mais cartas a cada rodada e fazer mais combos.

Combustível Oceanos

Com o marcador de combustível, o jogador segura mais uma carta

Marcadores de mergulhador

Ele só pode ser colocado em uma carta que possua um marcador de tesouro e só pode ser colocado no momento em que a carta é colocada. Cada jogador começa com 1 e pode ter mais de acordo com a evolução da escotilha do submarino. Depois de colocados em uma carta, não voltam para o submarino.

No final do jogo, ele vai subir pela coluna de cartas em que ele está localizado e permite pegar um tesouro do saco por cada símbolo de tesouro de carta que ele passar. Isso significa que ele será colocado na segunda ou terceira rodada para valer a pena a sua viagem.

Mergulhador Oceanos

Coloque o mergulhador para pegar alguns tesouros

Evolução do submarino

Para evoluir um submarino, o jogador precisa jogar em seu oceano uma quantidade de cristais e símbolos de base de acordo com o nível. Para evoluir uma parte de nível 1 para 2, é preciso ter jogado uma carta de 1 tipo de cristal e em seguida uma base (símbolo de uma cabine de submarino amarela). Para aprimorar um nível 2 para 3, é preciso ter 2 cristais diferentes e uma base, caso não possa fazer esse tipo de evolução, ainda pode fazer uma evolução de 1 para 2. Você realiza o aprimoramento depois de jogar uma carta de base. Cristais não podem ser usados uma segunda vez.

Cada parte do submarino vai te dar um benefício de acordo com o nível:

Hélice – 1: sem efeito, 2: receba 2 pontos no fim da rodada, 3: receba 5 pontos no fim da rodada.

Motor – 1: produz um marcador de combustível por rodada, 2: produz dois marcadores de combustível por rodada, 3: produz três marcadores de combustível por rodada.

Cabine – 1: tem um periscópio, 2: tem dois periscópios, 3: tem três periscópios.

Aquário – 1: pode conter até três animais diferentes, 2: pode conter até cinco animais diferentes, 3: pode conter até oito animais diferentes.

Escotilha – 1: contém um marcador de mergulhador, 2: contém dois marcadores de mergulhador, 3: contém três marcadores de mergulhador.

Submarinos Oceanos

Os níveis de aperfeiçoamento do submarino

Final de uma rodada

Depois de 5 turnos, os jogadores colocam a cartela de pontuação de final de rodada no final da linha daquela rodada. A cartela vem com uma base, logo, se os jogadores possuírem cristais não utilizados, eles podem evoluir uma parte de seu submarino. Em seguida faz a pontuação.

Primeiro são marcados pontos da Hélice de cada jogador de acordo com o número indicado. Depois são pontuados os animais, de acordo com a quantidade diferente que o jogador possui naquela rodada e que seu Aquário suporta. No nível 1, só é possível pontuar 3 animais, no nível 2 até 5 e no último nível até 8. Em seguida determina-se qual o jogador com mais olhos de Kraken em suas cartas. Em caso de empate os jogadores empatados sofrerão a perda de pontos. O marcador daquela rodada é revelado e o jogador perde aqueles pontos.

Depois de fazer a pontuação, os marcadores de combustível voltam ao motor do submarino.

Pontuação Rodada Oceanos

O jogador atualizou o aquário para o último nível e garantir 16 pontos de animais, mais 2 da hélice

Final de jogo

Depois de fazer a pontuação da terceira e última rodada, os marcadores de combustível não voltam. Ao invés disso, são contados os pontos de coral e de tesouro. Cada jogador pontua o maior coral em seu oceano. São considerados partes do mesmo coral, cartas adjacentes ortogonalmente a outras com o símbolo de coral. Cada carta vale 1 ponto.

Por último, os jogadores pegam seus marcadores de tesouro, começando pelo capitão da rodada da vez. Cada jogador pega a quantidade de marcadores que seus mergulhadores coletam em seu oceano.

Em seguida, cada jogador soma a sua pontuação, aquele que alcançou o maior número é o grande vencedor. Em caso de empate, o que possuir mais pontos de aprimoramento em seu submarino é o vencedor.

Exemplo de pontuação: na última rodada o jogador fez 5 na hélice, 16 nos animais, mais 6 de coral e 15 de tesouros. Só na rodada final foram 42 pontos. Somando aos 18 da segunda rodada e aos 10 da primeira, dá uma pontuação final de 70 pontos.

Esse jogador conseguiu pontuar 70 pontos

Considerações

Oceanos é um divertido jogo de coleção de componentes, seleção de cartas e uma pitadinha de force sua sorte. Ele é simples e uma ótima porta de entrada para jogos dessa linha. A sensação de ir descendo no mar é simplesmente incrível, mais uma genialidade ímpar de Antoine Bauza. O legal dele é que dá tanto pra você jogar como um aquecimento para uma noite mais pesada, ou até ser o prato principal, utilizando de toda a sua estratégia para bater os outros jogadores.

Durante o jogo você pode sentir a sorte em suas mãos, pois as cartas são sempre entregues de forma aleatória. Em alguns momentos vão ter mais cartas interessantes do que você pode ficar, mas os marcadores de combustível vão lhe ajudar nisso. Por mais tentador que o aprimoramento da cabine pareça (pegar mais cartas), não se engane! Quanto mais cartas você pegar, mais opções vai dar para o capitão da rodada. Por isso recomendo equilibrar o melhoramento da cabine com o motor.

O da Hélice também é uma boa se você conseguir colocar ele no último nível na primeira rodada. Só aí serão 15 pontos no final do jogo, em um jogo em que os pontos são difíceis de ganhar. Não esqueça dos tesouros e dos corais também. No final do jogo, os marcadores de tesouro podem dar uma boa quantidade de pontos. Mesmo que não consiga fazer tudo, sempre há uma forma de focar em algo e pontuar. São diferentes caminhos para fazer pontos.

Force sua sorte?

O force sua sorte fica por conta de você esperar uma mão melhor para usar o combustível. Às vezes você vai ter que garantir algo menos bom, do que esperar a jogada perfeita e não dar certo. Mas, você pode arriscar e dar aquela sorte. Um elemento surpresa no jogo que nem todo mundo percebe.

É um belo jogo com a arte fofinha que vai agradar a jogadores de jogos mais casuais e jogos família, não é indicado para heavy gamers. É o tipo de jogo que vai agradar em eventos e festas, além de ser uma forma de apresentar jogos para crianças e novos jogadores.

O único ponto negativo fica por conta da quantidade de espaço que ele ocupa na mesa. Poderia ser cartas menores talvez.

O que gostei em Oceanos

  • Bela arte;
  • Produção de qualidade;
  • Leve, fácil e de curta duração;
  • Diversos caminhos para pontuar.

O que não gostei em Oceanos

  • Ocupa muito espaço na mesa;
  • Jogo muito leve para heavy gamers.

Indicado para

Jogadores novos, fãs de eurogames leves, fãs de jogos com arte fofinha.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑