Reviews

Publicado em julho 2nd, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Ricardo Coração de Leão

Precisamos falar de Ricardo Coração de Leão, jogo da CMON que chegou por aqui pela Conclave Editora. Um jogo semi cooperativo que oferece possibilidades interessantes de se jogar. Pode ser jogado em equipes, mas só um jogador ganha. Pode ser jogado com um jogador neutro que tem que segurar o jogo até a última rodada para conseguir ganhar. Vamos saber mais sobre o Ricardão!

Componentes

A CMON é conhecida por suas minis incríveis e produção caprichada nos jogos. Em Ricardo Coração de Leão, não foi diferente. Tudo muito lindo e bem feito, com a arte maravilhosa de Stefan Kopinski. Pense que alguns marcadores são miniaturas detalhadas. Uma beleza sobre a mesa.

O que vem na caixa: 16 miniaturas, 10 tabuleiros de personagem, 1 tabuleiro da Cruzada, 1 tabuleiro de reserva e 1 tabuleiro da Inglaterra. 240 cartas de influência, 15 cartas de decreto, 18 cartas de eventos de Cruzada e 6 cartas de auxílio. 7 fichas de habilidade da facção, 1 ficha de jogador inicial, 1 ficha de rodada, 1 ficha neutra, 6 fichas de navio, 6 fichas de cavalo, 60 moedas, 55 fichas azuis de 1 ponto de prestígio e 18 fichas marrons de 3 pontos de prestígio.

Ricardo Coração de Leão

Uma produção incrível com muitas miniaturas

O jogo

Ricardo Coração de Leão é um jogo semi cooperativo que acontece em até 10 rodadas. Ele é jogado em equipes, cada uma defendendo um lado da história. Se for jogado em números pares de jogadores, eles são divididos em 2 times: do Ricardo e do João. Caso exista um número ímpar, entra em jogo o neutro, que vai ser um personagem que vai tentar evitar a vitória dos outros times.

O jogo possui três tabuleiros. O tabuleiro da reserva é onde ficam as cartas de cruzada não utilizadas do jogo. O da Inglaterra, é onde os jogadores vão se movimentar e fazer suas ações. E tem o tabuleiro das cruzadas que possui quatro trilhas. Elas poderão determinar o final de jogo e a vitória de cada uma das equipes, antes das dez rodadas.

A trilha do exército de Ricardo, é crescente e caso a trilha chegue em 10, a equipe vence o jogo. A trilha de Saladino dá a vitória à equipe de João. Na parte de baixo existe a trilha da volta do Rei e do tesouro. Elas são decrescentes. Quando a trilha do rei chega ao final, o time de Ricardo ganha. Caso seja a do tesouro, o time de João ganha. Mesmo com um time ganhando o jogo, vence só o jogador com mais pontos de influência.

Os jogadores vão ganhar pontos de influência por meio de algumas ações, cartas de evento e das suas cartas de decreto de cada jogador. Estas são cartas que só são reveladas no final do jogo e vão dar pontos aos jogadores de acordo com os critérios indicados.

Ricardo Coração de Leão

Em uma partida com número de jogadores ímpares, sempre haverá 1 neutro

A preparação

O mapa é posicionado de acordo com o número de jogadores. O tabuleiro de Cruzada é posicionado com as miniaturas marrons respectivas no início de cada trilha. Coloque também o marcador de rodada no primeiro espaço.

Cada jogador recebe uma ficha de personagem e sua miniatura, além das moedas indicadas no tabuleiro do personagem. Eles podem sortear ou escolher os personagens, mas deverá ser dividido em equipes de acordo com o número de players. Em números pares se divide nos times do Ricardo e do João. Com número ímpar, haverá um neutro.

Separe as cartas de influência pela cor e tipo: Estandarte Vermelho, Baú Vermelho, Ampulheta Vermelha, Estandarte Verde, Baú Verde e Ampulheta Verde. Em seguida, prepare o baralho de cruzada que será composto por uma carta de cada tipo. Embaralhe essas cartas e deixe próximo ao tabuleiro da Inglaterra.

Depois será preparado o deck de provisões que é composto de 15 cartas de cada um dos tipos de cartas de cruzada. Coloque o deck no lugar indicado no tabuleiro de reserva. As cartas que sobrarem são colocadas reveladas, no mesmo tabuleiro de acordo com seu tipo.

Dê uma carta de decreto para cada jogador, de acordo com a equipe que estão jogando. Embaralhe as cartas de Evento e deixe-as viradas para baixo, ao lado do Tabuleiro.

Cada jogador recebe 7 cartas do deck de provisões (o neutro recebe 10). Coloque os marcadores e fichas próximo ao tabuleiro. Se houver 4 ou mais jogadores, coloque as miniaturas do Mercador e do Mercenário próximas ao tabuleiro. Escolha aleatoriamente o primeiro jogador.

As rodadas

Cada rodada acontece em 7 fases: 1- Revelar o evento e o neutro escolher o lado, 2- Viagem e encontro, 3- Compras, 4- Contribuição à Cruzada, 5- Resultados da Cruzada, 6- Resolução das cartas de evento e 7- Checagem de condições para o final de partida.

1-  Revelar o evento e o neutro escolher o lado

O primeiro jogador revela a primeira carta do deck de eventos e lê em voz alta. O jogador neutro (caso ele esteja em jogo) escolhe qual dos lados vai apoiar na rodada, virando a sua ficha para o lado respectivo brasão.

Ricardo Coração de Leão

O evento é revelado e o neutro escolhe quem vai apoiar

2- Viagem e encontro

A partir do primeiro jogador, cada um jogador movimenta o seu personagem por até 3 espaços (4 com o cavalo) e faz a ação do lugar que parou. O jogador não pode parar em um lugar que já exista a miniatura de outro jogador, mas ele pode passar por ele. Caso queira, pode ao custo de 1 movimento, pegar uma carta aleatória da mão do jogador que ele passou. Não é possível passar pelas trilhas de água sem que o jogador possua uma ficha de barco.

Se ele terminar o movimento em um espaço com o Mercenário ou Mercador, ele ganha benefícios. O Mercenário ganha 2 cartas aleatórias, o Mercador dá 2 moedas. Cada um dos lugares indica como funciona cada uma das ações. Caso o jogador tenha comprado a habilidade de facção e realizar a ação em um espaço que ativa ela, ele pode fazer nesse momento.

Ricardo Coração de Leão

O jogador realiza a ação e ganha 2 moedas com o mercador

3- Compras

A partir do primeiro jogador, cada um pode comprar 1 item do mercado, pagando o preço indicado nas tabelas por rodada. Os itens podem ser benfeitorias (cavalo, barco e habilidade), 1 carta específica, 1 carta aleatória ou 1 ponto de prestígio.

Ricardo Coração de Leão

Os preços das compras muda de acordo com as rodadas

4- Contribuição à Cruzada

A partir do primeiro jogador, cada um precisa colocar 2 cartas fechadas no baralho de Cruzada. O jogador ainda pode pagar 2 moedas para adicionar uma terceira carta. Caso o jogador não possa colocar cartas, ele paga 1 ponto de prestígio por carta que não puder colocar.

Ricardo Coração de Leão

Coloque as cartas e ajude o seu time nas cruzadas

5- Resultados da Cruzada

O primeiro jogador embaralha as cartas de cruzada e revela 2 cartas por jogador. De acordo com o resultado as trilhas podem se mover. Separe as cartas por cor e tipo e compare.

As cartas de força militar vão mover as trilhas do Exército de Ricardo e Saladino. A cor que possuir maioria, anda a quantidade de casas da diferença entre elas. Caso empate, ou não existam cartas militares, nenhuma dessas trilhas movimenta.

As cartas de ampulheta vão se mover caso existam mais cartas vermelhas por 2 espaços, se houver empate, 1 espaço e não se movimenta caso as cartas verdes forem maioria.

As cartas de tesouro se movem da mesma forma que a ampulheta, mas no caso de ter maioria verde. Assim, anda por 2 espaços, no empate anda 1 espaço e caso as cartas vermelhas sejam maioria, não anda.

Ricardo Coração de Leão

Os resultados da Cruzada determina o movimento das trilhas

6- Resolva a carta de evento

Caso ainda não tenha sido resolvido o efeito do evento, é hora de realizá-lo. Se for uma partida com 4 ou mais jogadores, posicione o Mercador e o Mercenário nos lugares indicados na carta de evento ativa e descarte a carta.

Ricardo Coração de Leão

Realize o efeito e posicione o Mercenário e o Mercador

7- Checagem de condições para o final de partida

A partida termina caso algumas das trilhas chegue ao final ou se chegar ao final da 10ª rodada. Se isso não ocorrer, acontece o seguinte: as cartas jogadas durante a fase Resultados da Cruzada, voltam para a reserva. Mova a ficha de rodadas 1 espaço para a frente e passe a ficha de Jogador Inicial para o próximo jogador.

Vencendo o jogo

Time de Ricardo: o time do rei Ricardo Coração de Leão ganha, caso eles consigam chegar na última posição das trilhas do exército do Rei ou do retorno do Rei. Nesse caso, os jogadores da equipe revelam a suas cartas de decreto e ganham os pontos. Ganha o jogador que fez mais pontos de prestígio.

Time de João: o time de João Sem Terra ganha quando as trilhas de Saladino ou Tesouro do Rei. Da mesma forma, os jogadores da equipe revelam suas cartas de decreto e pontuam. Vence quem tiver mais pontos.

Neutro: a única forma do Neutro vencer, é o jogo chegar a última rodada, sem que nenhuma das trilhas chegue ao final. Nesse caso, todos os jogadores revelam seus decretos e contam seus pontos. Vence quem possuir mais pontos.

Ricardo Coração de Leão

Ainda que o time tenha chegado ao final da trilha, ganha só o jogador que tiver mais pontos de prestígio

Considerações

Ricardo Coração de Leão, apesar de não estar sendo muito falado, é um ótimo jogo. Ele vai além de uma produção caprichada (miniaturas como marcadores?) e bela arte. O jogo em equipes acaba sendo mais disputado no mano a mano, com as equipes tentando se superar. Com a entrada do jogador neutro, o jogo fica mais demorado, pois ele tentará evitar que um dos times ganhe. Só assim ele poderá vencer, mas tem que ser o jogador mais pontos de prestígio entre todos os jogadores.

Em qualquer um dos modos de jogo, as ações são simples. Você se move e realiza a ação. Pode gastar um movimento caso passe por outro jogador para pegar uma carta da mão dele.

Os eventos acrescentam mais oportunidades para ganhar pontos de prestígio, muitas vezes ao custo de beneficiar os adversários na votação. Então é um jogo que você tem que cuidar com as trilhas, fazer seu time vencer, mas sem esquecer os pontos de prestígio. Pois se você só focar nas trilhas e não ter pontos, não vai vencer o jogo.

A dinâmica do neutro é ainda mais interessante. Assim vai ter um jogador com fortes habilidades para influenciar os resultados da Cruzada. Ele vai tentar impedir com que as trilhas não cheguem ao final. Ele pode jogar a cada rodada como quiser, escolhendo o lado que for melhor para pontuar.

A parte que não agradou muito, mas de certa forma está ligada ao tema, são as cartas do baralho de Cruzadas. Porque mesmo que você coloque muitas cartas, os resultados podem não ajudar o seu time. Ou todas as cartas que você precisar sair em uma rodada e nas próximas não te ajudarem tanto.

De qualquer forma, Ricardo Coração de Leão é um grande jogo que você deve conhecer, principalmente se for fã de jogos semi cooperativos.

O que gostei em Ricardo Coração de Leão

  • Fácil de aprender e jogar;
  • Formas de jogar diferentes;
  • O jogador neutro em 5 pessoas.

O que não gostei em Ricardo Coração de Leão

  • O baralho de Cruzada pode ficar muito aleatório.

Indicado para

Fãs de jogos semi cooperativos, jogos de time, jogos temáticos, jogos de blefe e fãs da temática medieval.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑