Reviews Tao Long

Publicado em novembro 1st, 2018 | por Francis Weslen

Review: Tao Long – O Caminho do Dragão

Review: Tao Long – O Caminho do Dragão Francis Weslen
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 4.6 (1 votes)

A velha nostalgia dos brink games vai bater no seu coração agora. Tao Long – O Caminho do Dragão é um jogo da Octo Ludostudio simples que brinca no estilo do velho clássico “Snake”. No jogo de Pedro Latro e Dox Lucchin você e outro player irão controlar dragões milenares para saber quem será o único a sobreviver nesta arena.

A forma de executar as ações nesse jogo são de formas circulares. Ou seja, a cada ação tomada você deixará diferentes opções para que seu adversário execute a ação dele. Vamos ver como é que esse impasse começa e para onde os ventos da mudança irão soprar.

Tao Long

Componentes

Todos os componentes de Tao Long vieram com uma qualidade excelente, tanto na impressão quanto no acabamento. Tendo várias edições, vamos focar aqui apenas nos componentes da caixa base.

O que vem na caixa: 1 tabuleiro de jogo, 1 tabuleiro do humano, 1 tabuleiro do Ba Gua, 8 pedras do Ba Gua (4 brancas e 4 pretas), 8 peças de dragão (4 brancas e 4 pretas), 8 pedras de água, 8 peças de fogo, 1 medidor de alcance, 1 peça de rocha grande e vilarejo, 8 peças de rocha pequena e rocha pequena danificada, 8 peças de portal (2 verdes, 2 vermelhas, 2 azuis e 2 amarelas) e 1 moeda de fluxo.

Tao Long

Componentes de ótima qualidade em uma caixa de luxo

O jogo

Aqui o pau vai quebrar pra valer e apenas um sairá vivo desta história. Basicamente, ambos os jogadores vão “passear” pelo tabuleiro para se “abocanhar”. Isso, até que não reste mais nenhum pedaço do outro pra contar história.

A preparação

Antes de mais nada, deve-se definir quem será o jogador inicial e cor do dragão que irá representar cada um nessa partida.

Posicione o tabuleiro no centro da mesa de forma que todos consigam alcançá-lo. Em seguida coloque as quatro peças do dragão, formando um quadrado no canto indicado para ele no tabuleiro. Lembrando de deixar a face do dragão virada para dentro do tabuleiro.

Posicione ao lado do tabuleiro central, o de Ba Gua. Disponha dois marcadores brancos no local que indica o Céu, 2 pretos onde indica Terra, 1 branco sobre um outro marcador preto no local de Fogo e o oposto no local indicado para Água. Disponha os 4 marcadores e água nos locais marcados de cada dragão e as de fogo no centro do Ba Gua. Escolha um dos cenários que estão disponíveis no final do manual de regras e que comece a luta.

Tao Long

Tudo pronto para o duelo

Turno

Tao Long é um jogo de turnos, em que cada turno tem a fase de Espírito e de Matéria. O jogador que estiver em posse do dragão do Céu irá iniciar a partida e assim efetuar sua ação.

Na fase de Espírito, escolha um dos círculos do Ba Gua e pegue todos os marcadores que ali estiverem. Em seguida, mova no sentido horário deixando uma pedra em cada espaço seguinte. Quando o último marcador for “descarregado” e não puder mais avançar, esse determinará qual será a ação do dragão na fase da Matéria.

Fique ligado na ação que você está planejando escolher. Nesse jogo, se o dragão não puder executar uma ação, o jogador irá perder imediatamente 1 de vida, devolvendo o marcador de água para o centro do Ba Gua.

Tao Long

Tudo que acontece no jogo é definido no Ba Gua

Ações

Agora você poderá mover livremente seu dragão pelo tabuleiro e ainda dar umas boas mordidas.

Tao Long

Borrraaaa!!!

Céu e Terra

Você pode se mover de 1 a 2 espaços, a ação de Céu move o dragão na vertical e a de Terra, move o dragão na horizontal.

Vento e Trovão

É hora de dobrar a esquina. Com a ação de Vento você faz uma curva da vertical para horizontal e no Trovão da horizontal para vertical.

Em seguida, o jogador deve realizar uma nova fase de Espírito e depois, uma nova fase de Matéria. Se cair novamente em Vento ou Trovão não acontecem novas fases extra.

Lago e Montanha

Aqui fica mais complexo. Fazendo a ação do Lago você poderia ir para qualquer lado andando apenas um espaço, desde que seu dragão parta da vertical. Na horizontal ele fica imóvel. Isso acontece de maneira inversa com a ação de Montanha.

Fogo e Água

Movimente 1 espaço qualquer. Depois de se mover, o jogador pode optar por absorver ou expelir o elemento escolhido.

Absorver

Escolha um dos marcadores ou de fogo ou água no centro do Ba Gua e coloque em um dos espaços vazios do dragão. Se não houver espaços neste dragão, nada acontece.

Expelir

Aqui acontece o ataque a distância do dragão. Utilize a régua de distância para verificar se tem alcance. Colocando o número zero na cabeça do dragão, verifique se a régua consegue alcançar qualquer parte do outro e que não haja nenhum obstáculo em sua frente. Direcione a boca dele para o inimigo e efetue o ataque.

Tao Long

Meça seus ataques parça

Se o ataque for de fogo, além da quantidade de danos indicado na régua, o dragão adversário ainda recebe 1 dano a mais para cada marcador de fogo que o dragão atacante tiver.

Caso o dano seja de água, além da quantidade de danos indicado na régua, o dragão adversário receberá 1 dano a mais para cada marcador de água que estiver no centro do Ba Gua.

Dano

O dragão que é atacado perde pontos de vida, devolvendo uma pedra de água ao centro do Ba Gua para cada dano recebido. Assim que suas pedras de água se esgotam, o dragão perde um segmento. Em seguida, elas são repostas para receber qualquer outro dano remanescente.

Utilizando o portal

No tabuleiro central teremos portais que poderão ser utilizados pelos dragões. Basicamente seu funcionamento consiste em toda vez que você avançar para cima de um marcador de portal, ele se “teletransporta” imediatamente para outro portal da mesma cor. Isso começa pelo segmento da cabeça para um dos espaços adjacentes ao outro portal. Um por vez. É uma boa maneira de se esquivar de um ataque ou ganhar tempo.

Tao Long

Ao infinito e além!

Final de jogo

O jogo finaliza no exato momento em que um dos dragões eliminar o terceiro segmento do outro dragão. O perdedor vira sua peça de cabeça para o lado contrário e assim sabemos quem finalmente venceu esta batalha.

Tao Long

E morre o guerreirinho

Considerações

Pra você que curte a nostalgia dos jogos no melhor estilo “Snake”, Tao Long se torna muito atrativo.

Seu visual com ilustrações do folclore oriental chinês deixa o jogo mais imersivo e com toda certeza elegante. No manual de regra, cada ação traz um significado diferente e isso complementa e deixa ele mais imersivo. Você se sente participando de uma história ou incorporando os espíritos dos dragões.

Com uma jogabilidade simples e fácil de aprender, Tao Long pode ser muito bem aceito por jogadores iniciantes e também até os mais experientes. O manual facilita muito também com simbologias e explicações detalhadas de cada ação.

A mecânica de execução de ações pelo movimentos dos marcadores no Ba Gua deixou ele muito estratégico e a forma como os ataques acontecem também muito equilibrado. Diria que não tem o que tirar e pôr no quesito mecânica.

Como é um jogo de movimento estratégico, evite ficar encurralado nos cantos e utilize os portais sempre que puder. Afinal de contas, as vezes fugir é o melhor caminho.

O jogo tem seus módulos para mais jogadores, mas é com 2 que ele brilha. É um jogo de duelo entre os dois dragões que se movimentam estrategicamente no tabuleiro. Um tenta abocanhar o outro o tempo todo, é um jogo de caça, de gato e rato. Em alguns momentos você é o rato, em outras o gato. Quem conseguir exercer melhor o último papel, vence o jogo.

O que gostei em Tao Long

  • Simples e estratégico;
  • Para toda a família;
  • Boa rejogabilidade;
  • Ilustrações bonitas;
  • Acabamento de ótima qualidade.

O que não gostei em Tao Long

  • Modo com mais jogadores;
  • O fundo do manual se mistura com os textos, isso pode dificultar bastante a leitura.

Indicado para

Fãs de jogos digitais como “Snake”, jogadores iniciantes e experientes. E claro para quem curte uma boa disputa mano a mano, jogos de movimento ponto a ponto e abstratos.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer, viciado em games digitais, quadrinhos e financiamentos coletivos.



Voltar ao Topo ↑