Reviews Review – The Castles of Burgundy

Publicado em novembro 20th, 2017 | por Emmanuel Deodato

Review – The Castles of Burgundy: aqui os dados são amigos

Review – The Castles of Burgundy: aqui os dados são amigos Emmanuel Deodato
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.3


User Rating: 0 (0 votes)

O jogo foi lançado este ano pela Grow Jogos e Brinquedos, após longa espera. The Castles of Burgundy demonstra o motivo de já ter sido o primeiro colocado do principal ranking de jogos (Board Game Geek). E ainda hoje figura entre os 20 melhores jogos de todos os tempos.

Em The Castles of Burgundy do aclamado designer Stefan Feld, você deverá construir e fazer prosperar o seu principado. Neste incrível jogo de dados e tiles é preciso traçar sua estratégia sem perder o equilíbrio das suas construções. Será que você consegue?

Componentes

O jogo possui uma arte que aparenta incompletude, mas que se liga uniformemente com o jogo, a sua proposta e sua experiência. Os componentes deixaram um pouco a desejar, estando em qualidade inferior à internacional (que já não era das melhores). Os tabuleiros individuais são extremamente finos e as peças não possuem grande cuidado. Mas, o jogo entrega um insert próprio que se faz funcional e útil. O preço afastou um pouco os participantes do hobby, mas é um jogo indispensável em qualquer coleção.

O que vem na caixa: 164 peças hexagonais, 42 peças de mercadorias, 20 peças de prata, 30 peças de trabalhadores, 12 peças bônus, 4 discos de pontos, 8 marcadores, 9 dados, 1 tabuleiro central e 6 tabuleiros de jogadores.

Componentes de The Castles of Burgundy

O jogo

The Castles of Burgundy é um jogo de rolagem de dados e colocação de peças, que pode enganar os mais desavisados com sua arte simples e seu estilo old school. Sim, se você que já jogou as primeiras versões de Scotland Yard, Interpol e War vai se sentir saudosista.

Mas, Stefan Feld entrega um jogo com inúmeros elementos, com uma necessidade de estratégia alta. Quem não compreender como construir seu principado, irá apenas ficar colocando peças aleatórias no tabuleiro individual e não conseguirá vencer.

Outro fator que chama a atenção no jogo é a alta carga tática. A todo momento outro jogador irá comprar a peça que você queria, ou você deverá se adaptar a uma nova realidade, quando não conseguir completar as áreas de mineração. É preciso ter estratégia, mas é preciso se adaptar constantemente ao mercado disponível, missões e formas de pontuar.

Com tudo isso, incluindo a rolagem de dados, tem-se um cenário de tensão e dinamismo, intercalando cada sentimento com o passar das rodadas. Um jogo excelente.

Preparação do jogo

Coloque o tabuleiro central no centro da mesa. Este tabuleiro mostra aos jogadores: 5 campos de fases (marcados de A-E), 5 campos de rodadas (que serão demarcadas com mercadorias), 6 depósitos numerados (1 a 6, cada depósito contém um campo para 4 peças hexagonais e um campo de mercadorias), 1 depósito ilegal (no centro do mapa), 12 campos para as peças bônus (milestones, ou marcos), 1 indicador de ordem de jogo (representado pela navegação dos jogadores) e o indicador de pontos de vitória.

Deixe ao lado do tabuleiro central as peças de prata, os trabalhadores e o dado branco. Separe as 164 peças hexagonais nas sete cores de seus versos, embaralhando separadamente por cor.

Misture as 42 mercadorias de forma aleatória. Depois, faça cinco montes com a face virada para baixo, com cinco mercadorias em cada monte. Esses montes serão colocados nos Campos de Fases nomeados de A até E. As mercadorias que sobrarem podem ser deixados de lado, por enquanto. Por fim, distribua as 12 peças de bônus (os marcos) em suas respectivas cores e tamanhos.

Cada jogador receberá: 1 tabuleiro individual, 1 peça de castelo, 3 mercadorias aleatórias, 2 dados da cor escolhida, 1 marcador, 1 peça de prata e 1 disco de pontos.

Tabuleiros Individuais

Elemento muito interessante do jogo são os tabuleiros de jogador. São ao todo 6 tabuleiros individuais, sendo 4 com frentes idênticas (para um jogo mais simples e, para as primeiras partidas o manual recomenda o uso desses tabuleiros). Entretanto, todos os 6 tabuleiros contém versos diferentes, bem como 2 tabuleiros completamente diferentes. Eles proporcionam jogos com maior diversidade, estratégia e aumenta consideravelmente a rejogabilidade do jogo.

À direita os tabuleiros com frentes iguais e, à esquerda os tabuleiros variados

Peças de Mercadorias

As mercadorias serão parte importante do jogo, sendo utilizadas na contagem de rodadas em cada fase e, sendo utilizadas pelos jogadores para conquistar pontos de vitória e peças de prata. As mercadorias são separadas por cores e, no canto inferior esquerdo, separadas também por faces do dado, numeradas de 1 a 6.

Preparação Final

Assim que tudo estiver organizado da forma mencionada, os jogadores devem determinar quem será o primeiro jogador. Esse jogador irá receber um trabalhador, o próximo jogador em sentido horário receberá 2 trabalhadores, o terceiro jogador, 3 trabalhadores, e o quarto jogador, 4 trabalhadores.

Com o segundo marcador da cor de cada jogador deve-se empilhar no primeiro espaço do campo Ordem de Jogo (o campo com a navegação no tabuleiro central). O primeiro jogador deve estar no topo da pilha e assim por diante. Neste campo o jogador que estiver no topo da pilha será o primeiro jogador. O jogador inicial recebe, por fim, o dado branco.

Setup preparado para um jogo de 2 jogadores!

Peças Hexagonais

As peças hexagonais são divididas em sete cores e representam:

  • Construções: peças com fundo bege. Essas peças concedem efeitos diversos, constando todos na tabela de consulta e no manual.
  • Fazendas: peças com fundo verde claro. Essas peças possuem desenhos de animais e a quantidade influência na pontuação da peça.
  • Tecnologias: peças com fundo verde-limão. Essas peças fornecem benefícios durante e ao final do jogo. Desde facilitar as ações do jogadores a conceder pontos finais por determinada construção.
  • Castelos: peças com fundo verde escuro. Os castelos fornecem uma ação adicional ao jogador, como se tivesse jogado um dado com qualquer número desejado.
  • Minas: peças com fundo cinza. Seu efeito ocorre no final de cada fase, concedendo peças de prata.
  • Navios: peças com fundo azul. Permitem ao jogador andar no marcador de primeiro jogador e retirar mercadorias dos depósitos e colocar no seu tabuleiro individual.
  • Mercado Ilegal,: peças com fundo preto, que representam todas as outras peças.

Preparação de uma fase

O jogo possuirá 5 fases (de A até E), sendo cada fase composta por cinco rodadas. No começo de cada fase os jogadores devem realizar as seguintes preparações:

  • Todas as peças hexagonais que ainda se encontram no tabuleiro central (sobras da rodada anterior) devem ser retiradas e devolvidas para a caixa do jogo (não é necessário na primeira fase);
  • As mercadorias que se encontrarem nos campos de mercadorias não são retiradas;
  • Nos campos hexagonais do tabuleiro central, numerados de 2 a 4, coloque peças novas, nas cores correspondentes. Da seguinte forma: para 2 jogadores, apenas nos campos mostrando o número 2, para 3 jogadores, os campos 2 e 3 e, para 4 jogadores, todos os campos;
  • Atenção: em uma partida de 3 jogadores o campo verde-escuro do depósito número 6 possui uma regra especial. Nas fase B e D deve ser colocada uma Mina (cinza) e nas demais fases uma peça de Castelo normalmente;
  • Coloque aleatoriamente no depósito ilegal, no centro do tabuleiro, peças hexagonais viradas para cima, mas que possuam o verso preto. Aqui mantenha a regra da quantidade de jogadores nos espaços demarcados;
  • Por fim, coloque as 5 mercadorias da fase atual nos 5 campos de rodadas quadrados.

O Turno de cada jogador

Cada jogador irá realizar uma ação em seu turno que consiste em: A – Lançar os Dados (todos os jogadores simultaneamente no início da rodada). O primeiro jogador lança também o dado branco. B – Caso seja o jogador inicial, mover a mercadoria da rodada. C – Realizar ações com os dados (e demais ações possíveis).

A – Lançar os Dados

Todos os jogadores lançam os dados simultaneamente. O jogador inicial além dos seus dois dados irá lançar também o dado branco.

Esse lançamento simultâneo coloca uma carga de tensão (e por vezes raiva e diversão) ao jogo. Isso permite aos jogadores que irão jogar por último, pensar com antecedência as suas ações, com base inclusive, nos dados dos adversários.

B – Mover a mercadoria do campo de rodada

O jogo se desenvolve ao longo de cinco rodadas, em cinco fases. O jogador inicial será responsável pelo dado branco. Após o lançamento, ele irá mover a mercadoria mais acima dos campos de rodada para o campo de mercadorias do depósito, conforme o número alcançado no dado branco. Caso outro jogador se torne o inicial, ele receberá também o dado branco na hora de rolar os dados.

Com o decorrer do jogo as áreas de depósito oferecem menos possibilidades de compras aos jogadores e seus principados vão sendo construídos

C – Realizar Ações

Cada jogada é composta por exatamente duas ações, que correspondem a uma por dado. Os dados utilizados são colocados no campo superior direito do tabuleiro individual.

The Castles of Burgundy possui uma mecânica interessante para mitigar a sorte no lançamento dos dados, que são os trabalhadores. Eles podem ser utilizados a qualquer momento para alterar o valor de um dado lançado em 1 ponto para cima ou para baixo. A mudança é cíclica e, pode-se mudar um lançamento 1 para 6 e vice-versa. O jogador pode ainda, utilizar vários trabalhadores para alterar o resultado em mais pontos se necessário. As ações possíveis no jogo são:

1) Pegar uma peça do tabuleiro central

O valor do dado utilizado representa em qual dos seis depósitos o jogador poderá ir e pegar uma peça qualquer. A peça escolhida deve ser colocada em seu estoque pessoal, no canto inferior esquerdo do tabuleiro individual (três espaços possíveis). Caso queira uma nova peça e seu estoque esteja cheio, deve descartar uma peça primeiramente.

2) Colocar uma peça no principado

Com o valor do dado o jogador poderá encaixar uma peça de seu estoque no seu principado. Todas as peças novas devem ser adjacentes às peças anteriores. A cor da peça deve sempre corresponder ao local a ser coberto.

Percebam que o espaço corresponde ao número do dado e à cor da peça

Efeitos das peças: após colocar corretamente uma peça em seu principado, o jogador deve atentar para o efeito que cada peça pode realizar. Os efeitos são realizados imediatamente e não dependem de um novo lançamento. Caso um jogador não possa realizar o efeito da peça ele pode colocá-la no principado, mas não poderá realizar o efeito posteriormente. Cada efeito é representado em uma tabela do lado esquerdo do tabuleiro individual.

A iconografia do jogo é simples e eficiente. O manual possui todas as informações dos efeitos de maneira fácil

3) Ação de vender mercadorias

Outra possibilidade para a utilização dos dados é a venda completa de um tipo de mercadoria de seu depósito. O valor do dado irá mostrar qual tipo de mercadoria pode ser vendido. Você deve vender todas as mercadorias daquele tipo no seu depósito. As mercadorias vendidas são empilhadas no espaço apropriado com o verso para cima. O jogador receberá imediatamente: uma peça de prata (não importando o número de mercadorias vendidas) e, 2, 3 ou 4 pontos de vitória, por mercadoria vendida (dependendo da quantidade de jogadores).

4) Ação de adquirir novos trabalhadores

Como última possibilidade de ação, o jogador poderá usar um dado qualquer (independente do valor) para receber 2 trabalhadores (que já podem ser utilizados na mesma rodada).

5) O depósito ilegal

O jogadores podem ainda, adicionalmente às suas duas ações, comprar uma e apenas uma das peças hexagonais do depósito ilegal preto. Ele está localizado no centro do tabuleiro. Isso pode ser feito a qualquer momento da sua jogada. Para isso é preciso pagar duas peças de prata e pegar a peça escolhida, colocando-a em seu estoque pessoal.

O mercado ilegal no centro do tabuleiro

Pontuações na colocação de peças

Assim que uma região da mesma cor, é completamente coberta com peças, ela dará imediatamente Pontos de Vitória ao jogador. Isso acontece independente do tamanho da área, eles marcados imediatamente.

O tamanho da região coberta fornece valores distintos, demarcados em uma tabela do lado esquerdo do tabuleiro individual. Com tamanhos de 1 a 8 a pontuação irá variar de 1 a 36 pontos por região coberta.

Além disso, é preciso somar a esse valor a pontuação da fase atual. Cada fase possui uma pontuação própria indo de 10 pontos (na fase A) até 2 pontos (na fase E). Assim, cobrir uma região (mesmo que seja de uma única peça) fornece inúmeros pontos de vitória.

Quando o jogador colocar aquela peça ele irá completar uma região e irá marcar pontos de vitória

Pontos por marcos (milestones)

Deve-se atentar ainda, aos milestones, ou marcos. O jogador que completar todas as regiões de uma determinada cor em seu principado recebe uma peça bônus. Se for o primeiro a completar pegará a peça maior que fornecerá ao final do jogo pontos (de acordo com o número de jogadores).

O segundo jogador a completar todas as regiões de uma mesma cor pega a peça bônus menor, concedendo uma quantidade um pouco menor de pontos O terceiro e quarto colocado nada ganham.

O manual recomenda que assim que um jogador atingir 100 ou 200 pontos, deve colocar o disco de pontuação sobre seu marcador para orientar os demais em sua pontuação.

Os marcos ficam no canto superior e inferior direito do tabuleiro central

Pontos nas Fazendas

O jogador pontua ainda por peças de Fazenda, que contém animais desenhados. Ao colocar a peça, o jogador recebe imediatamente pontos de vitória igual ao número de animais desenhados (variando de 2 a 4 pontos de vitória). Mas, se o jogador já possui fazendas de um tipo e adiciona no mesmo pasto (mesma região) outra fazenda do mesmo tipo, então ele receberá adicionalmente aos pontos que irá marcar, pontos por todos os outros animais do mesmo tipo. Isso é cumulativo e as fazendas precisam estar no mesmo pasto, não necessariamente adjacentes.

Final de fase

Uma fase se encerra após cinco rodadas (quando não houver mais mercadorias no campo de rodada). Os jogadores que possuem minas colocadas em seus principados recebem uma peça de prata para cada mina. Algumas tecnologias concedem mais benefícios nessa fase.

Final do jogo

O jogo acaba após a quinta fase ter sido completamente terminada. Ainda é realizada uma pontuação no final, na qual os jogadores irão receber pontos de vitória da seguinte maneira:

  • 1 ponto por cada mercadoria não vendida;
  • 1 ponto para cada peça de prata;
  • 1 ponto para cada dois trabalhadores;
  • Pontuação das peças de Tecnologia (verde-limão, ou amarela para o manual).

As peças no estoque do jogador não são consideradas. Vence aquele que possuir mais pontos de vitória. No caso de empate, ganha o jogador que possuir mais posições vazias em seu principado. Permanecendo o empate, o ganhador será aquele que estiver mais atrás no indicador de ordem do jogo.

Final do jogo. Mesmo à frente no marcador de ordem do jogo o jogador azul não conseguiu a vitória

Variantes de Jogo

Para aqueles que já conhecem um pouco mais o jogo é possível jogar realizando algumas alterações na preparação.

Cada jogador receberá um tabuleiro aleatório e escolherá qual lado quer utilizar (saindo da utilização dos tabuleiros idênticos), escolhendo também a posição inicial de seu castelo (qualquer área verde escura). O grupo pode decidir se todas essas escolhas serão realizadas de forma aberta ou fechada (simultaneamente).

Considerações finais

Não julgue esse jogo por seus componentes. Ou melhor, não julgue nada desse jogo antes de definitivamente jogá-lo.

Tudo é bem encaixado: as ações, a forma de pontuar, a dinâmica na mesa. Tudo te faz pensar em construir um principado, em expandir, em se fortalecer. O fator sorte que aparece no jogo é possível de ser mitigado. Seja com peças disponíveis que se reciclam bastante ou, a capacidade de alterar os dados e te salvar de um lançamento ruim.

Os elogios a esse jogo, a denominação de clássico, os rankings que ocupou e ocupa, tudo isso veio por mérito. É um excelente jogo, que roda incrivelmente bem para 2 e 3 jogadores e, um pouco mais travado para 4 jogadores (mas ainda assim muito divertido). É uma aquisição necessária, imprescindível em qualquer coleção.

Com uma mecânica bem amarrada e simples para ensinar, é um jogo que cativa os novatos no hobby, mas também acirra as disputas entre os mais experientes. Stefan Feld acertou em cheio com The Castles of Burgundy, que é para muitos o melhor jogo lançado por ele até hoje.

O que gostei em The Castles of Burgundy

  • Arte retratando a experiência;
  • Dinâmica diferente e desafiadora;
  • Jogo rápido;
  • Possui alta rejogabilidade;
  • Funciona bem com dois ou mais jogadores;
  • Apesar de simples o jogo possui alta carga de estratégia;
  • Iconografia simples e eficiente;
  • Atenuações do fator sorte.

O que não gostei em The Castles of Burgundy

  • A qualidade dos componentes deixa a desejar;
  • Corrida “marcada” por algumas peças.

Indicado para

Fãs de jogos estratégicos, com mecânica de rolagem de dados e colocação de peças. Recomendado para novatos e heavy gamers o jogo flui bem entre o casual e o mais disputado.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑