Reviews

Publicado em maio 30th, 2016 | por Renato J. Lopes

Review – Three Cheers For Master: agrade o mestre ou morra tentando!

Review – Three Cheers For Master: agrade o mestre ou morra tentando! Renato J. Lopes
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.6


User Rating: 3.5 (1 votes)

Vida de capanga de grandes vilões não é nada fácil. O mestre está sempre tentando conquistar o mundo e quando não dá certo, quem paga são os pobres minions. Se normalmente já é assim, imagine quando o mestre não tem mais o que conquistar? Pois é essa a história de Three Cheers For Master, que acontece num mundo onde os minions estão tentando fazer uma torre de pequenos monstros para agradar ao mestre e evitar seu extermínio, precisando lidar com os ânimos nada animadores dos seus companheiros de vida bandida.

Ficha Tecnica Three Cheers For Master

Componentes

Mais uma bela produção da Ludofy Creative. Cartas e marcadores em ótima qualidade, caixa com uma gramatura robusta, o que vai proteger bem sua caixa, além de um formato interessante da caixa e do manual que cabe perfeitamente. Infelizmente não tem espaço para cartas sleevadas com o insert, pois um dos espaços é levemente inclinado, não dando pra guardar todas as cartas.

6 marcadores de Minion Chefe;

79 cartas de Minions;

17 cartas de Ordem;

9 cartas de Briga Cabulosa;

1 carta “O Mestre Está Vindo”;

1 carta “O Mestre Chegou!”;

3 cartas de referência;

1 manual

_FRA5141

Preparação de um jogo para dois jogadores

Objetivo de jogo

Seu objetivo é fazer a maior pontuação em sua torre de minions durante as rodadas, para quando o mestre chegar ela estar bonitona. Mas não vai ser nada fácil, pois você terá que lidar com essas não tão dóceis criaturas.

Para lhe ajudar, o marcador de minion líder vai evitar ataques e deixar aquele minion onde ele está “calminho”, evitando que ele ataque outros coleguinhas. Ele também vai multiplicar a pontuação dos minions ligados a ele a partir de sua fileira, até a base. Se o minion que tiver o líder cair, leva com ele. Caso ele seja descartado devido a algum efeito do jogo, você pode movê-lo para cartas adjacentes da mesma fileira ou em qualquer lugar da base.

Coloque minions na sua torre de forma a evitar os ataques entre eles, movimentando o seu líder de forma a proteger a galera e garantir mais pontos, jogue nas torres dos outros jogadores cartas de ordem e de minions que provoquem o caos e prepare-se para agradar o mestre.

_FRA5140

No jogo você será um minion líder, escolha sua cor e formato

Como jogar

Cada jogador começa o jogo com 3 cartas e um minion líder. No seu turno você pode jogar duas cartas, optando por jogá-las na sua torre ou na torre de outro jogador. Depois disso você pode movimentar o seu minion líder por uma carta adjacente, de forma ortogonal. A terceira carta você pode descartá-la ou ficar com ela, comprando cartas para ficar com 3 novamente.

Se durante a compra sair uma carta de Briga Cabulosa, são ativados os ataques de todos os monstros de todos os jogadores, menos o porta minion (o que possui o minion líder). Dependendo da quantidade de jogadores o baralho vai possuir uma certa quantidade de cartas de Briga Cabulosa (9, 8, 7 ou 6 cartas para 2, 3, 4 ou 5-6 jogadores respectivamente). Além dessa carta, existem ainda “O Mestre Está Chegando” e a “O Mestre Chegou”, que determinam o final do jogo.

Depois de embaralhar as cartas de minions, ordens e Brigas Cabulosas, separe num monte de 20 a 25 cartas. Embaralhe entre elas a carta “O Mestre Chegou” e em seguida coloque a carta “O Mestre Está Vindo” por cima e o resto do baralho por cima. Assim, quando esta carta sair você sabe que o jogo está terminando. O jogo termina quando aparecer a carta “O Mestre Chegou”, realizando três ativações de Brigas Cabulosas antes da contagem de pontos que veremos como funciona mais pra frente. Primeiro vamos conhecer as cartas e tipos de minions.

_FRA5138

Duas cartas de Briga Cabulosa, O Mestre Está Vindo e O Mestre Chegou!

As cartas de minions

A carta de minion é o que vai fazer sua torre grande, bonita, vistosa e claro, é com elas vão garantir pontos no final da partida. Ela se difere das cartas de ordem e de eventos pelo canto superior esquerdo, lá você vai encontrar um símbolo de minion. No canto superior direito existe um número, que é a quantidade de pontos que a carta dará no final do jogo. Algumas cartas tem um ícone logo abaixo desse número, mostrando que a carta é de um minion avançado (não recomendado nas primeiras partidas). No centro fica a ilustração do minion, logo acima existem alguns símbolos que representam as suas características. Abaixo existe sempre um texto ilustrativo (não tem efeito no jogo). Pode existir ainda escudos e setas de agressão que indicam o sentido do ataque do monstro e a iniciativa, sendo que o minion com a maior quantidade de setas na mesma direção tem mais iniciativa, por isso ataca antes. Minions com a mesma iniciativa atacam ao mesmo tempo. Assim que leva um ferimento, o minion morre.

_FRA5144

Os minions e suas diferentes iniciativas

Existem 10 tipos de características de minions com seus respectivos símbolos:

Fraco: sempre que ele cair, morre, a não ser que seja um blindado.

Faminto: ele se alimenta de forma feroz e imediatamente de um minion Fraco, independentemente de escudos de bloqueio ou se possuir o minion chefe, o Faminto assume seu lugar.

Pesado: quando ele cai em cima de outro minion, mata-o esmagado.

Voador: podem ser colocados em fileiras que não sejam as fileiras do solo, ao lado de outros minions, e não caem devido a gravidade, mas se um minion Pesado for colocado sobre ele, o Voador cai imediatamente.

Ágil: podem ser colocados de forma normal ou girados 180°, ficando à sua escolha a direção do ataque.

Kamikaze: sofre um ferimento depois de atacar, antes da gravidade ser resolvida.

Blindado: ao sofrer um ferimento ele não morre, mas gira 180°, mas se sofrer outro ferimento, é descartado.

Claustrofóbico: morre imediatamente se cercados de todos os lados por minions

Ninja: entram em jogo com a face virada para baixo, sendo virados para cima durante as Brigas Cabulosas, agressões, ou quando caem, e voltam com a face para baixo depois da gravidade ser resolvida.

Assassino: pode ser colocado em um lugar vazio, ou no lugar de outro minion já existente, que será assassinado (descartado).

_FRA5142

Acima a partir da esquerda: minion sem características com escudo, Fraco, Faminto, Pesado, Voador/Fraco e Ágil/Voador/Fraco. Abaixo: sem característica, Kamikase, Blindado, Fraco/Claustrofóbico, Ninja e Assassino

Para colocar uma carta de minion na torre, você só precisa seguir os seguintes critérios: o primeiro minion define o solo da torre, ao colocar outros minions eles precisam estar ao lado de algum minion na base, ou sobre algum minion já colocado, depois de colocados eles não podem ser tirados ou movidos, a não ser que você se use uma carta de ordem.

Cartas de Ordem

Existem diversas cartas de ordem, diferenciadas por possuir uma cor de fundo diferente, num tom avermelhado. Elas possuem normalmente duas ações, das quais você pode utilizar uma em sua torre ou na de outros jogadores. Existem 4 tipos de ordens: a de movimento (que permite mover uma carta para um espaço vazio indicado), a de troca (que troca duas cartas na horizontal ou vertical, dependendo do sentido das setas), a de agressão (que ativa um minion em uma torre) e a de desvio (o jogador que usou pega a carta de minion ou ordem em sua mão e desvia para outro, podendo ser desviado para outro e assim sucessivamente).

_FRA5146

Exemplos de cartas de ordem. As de movimento e troca são identificadas por flechas indicando as ações, a de agressão pela caveira e a de desvio tem um splash e uma flecha

Resolução de uma carta de Briga Cabulosa

Assim que uma carta de Briga Cabulosa aparece no topo do monte, são ativados os ataques de todos os monstros, menos os que possuem o minion líder que também não sofre agressão, mas sofre os efeitos de outras cartas e da gravidade.

Primeiro agem os monstros com a maior iniciativa, aqueles que tiverem mais setas. Primeiro os de 3 setas, depois o de 2 e por último os de 1. Lembrando que as ativações de minions de mesma iniciativa acontecem ao mesmo tempo.

Depois de todas as resoluções de ataque, os minions sofrem o efeito da gravidade, caindo os minions que ficarem sem outros embaixo e não forem voadores.

_FRA5165

_FRA5166

Surge a carta de Briga Cabulosa, os minions atacam, a gravidade age e reduzi boa parte das cartas do jogador à direita

Pontuação Final

Assim que a carta “O Chefe Chegou!” aparece, são ativadas três Brigas Cabulosas e se conta a pontuação. Confira no exemplo.

_FRA5170

_FRA5171

Quando o Mestre chega, três brigas cabulosas acontecem, reduzindo drasticamente as cartas em jogo

No exemplo acima, o jogador da esquerda (jogador 1) manteve o seu minion líder no topo da quarta fileira. Isso quer dizer que ele vai multiplicar todas as fileiras abaixo dele de acordo com o número da fileira que está, ou seja a primeira por 1, a segunda por 2 e assim sucessivamente. Como todas as cartas estão ligadas ao minion líder, vão ser multiplicadas. Caso estivessem separadas, as que não estão ligadas ao líder, pontuam sem a multiplicação. No caso, o jogador fez a seguinte pontuação:

_FRA5173

Pontuação final do jogador 1

1ª fileira: 2+3= 5×1=5. 2ª fileira: 3+1+1= 5×2= 10. 3ª fileira: 1+1+1= 3×3=9. 4ª fileira: 1+1+1= 3×4= 12. Total de 36 pontos.

O jogador à direita (jogador 2) não levou muita sorte, pois seu líder ficou separado de grande parte de sua torre, logo não vai conseguir multiplicar seus pontos, apenas as 3 cartas que estão na mesma coluna dele.

_FRA5176

Pontuação final do jogador 2

1ª fileira: 2+3+2= 7. 2ª fileira: 2+(2×2)= 6. 3ª fileira: 1+(1×3)= 4. 4ª fileira: 1+(1×4)= 5. 5ª fileira: 3. Total de 25 pontos.

Considerações

É um jogo divertido e cheio de take that. Uma boa opção para jogar a partir de 2 pessoas, entre a galera, ou até mesmo numa jogatina solo. As partidas permitem muita interação entre jogadores, além de ser muito envolvente e imersivo. A duração não é tão rápida quanto uma partida de Coup e não tão longa quanto uma de Munchkin, então vai ver muita mesa. A arte divertida e cheia de referências dão um ar de capricho ao jogo.

O manual traz muitas versões e sugestões para se fazer partidas diferentes, vale a pena tentar e fazer das suas partidas normais, loucas e insanas, com torres gigantes ou monstros se degladiando o tempo todo.

Selecione as cartas a dedo para colocar na sua torre e use as outras para fazer estragos na torre dos coleguinhas. Tente colocar monstros que atacam pro mesmo lado do escudo de outros em sua torre, para evitar ferimentos, se possível até colocar as direções voltadas para lados que não vão haver cartas. Lembre de guardar cartas de desvio para se proteger dos inimigos. Quando a carta “O Mestre Está Vindo” aparecer, lembre que o jogo está acabando e tente se proteger e reduzir os pontos dos outros jogadores.

Prós

  • Jogo rápido e divertido;
  • Envolvente e com alta interação entre jogadores;
  • Rejogabilidade devido aos diferentes modos de jogo;
  • Arte imersiva e combinando com o jogo;
  • Mecânica temática e imersiva.

Contras

  • Insert que não cabe cartas sleevadas;
  • Aleatoriedade das cartas pode atrapalhar o jogo;
  • Algumas cartas de minions com combinações confusas.

Indicado para: jogadores iniciantes, jogadores experientes, fãs de jogos take that e de interação entre jogadores.

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑