Reviews Tiranos da Umbreterna

Publicado em novembro 29th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review: Tiranos da Umbreterna – deck building das trevas

Review: Tiranos da Umbreterna – deck building das trevas Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.8


User Rating: 0 (0 votes)

Depois de uma longa espera, com direito ao inédito cancelamento de uma pré-venda, a Kronos Games lançou Tiranos da Umbreterna. Um jogo que está com uma produção muito interessante e que cumpre o que promete, um controle de área com deck building bem legal.

A cada partida você combina 2 dos 4 decks que vem no jogo, o que vai dar uma boa rejogabilidade. Pra ficar ainda melhor, em breve chega a expansão Aberrações & Mortos-Vivos com mais 2 decks. Mas, vamos para a análise do jogo.

Tiranos da Umbreterna

Componentes

A produção está show de bola. Cartas com boa impressão, tabuleiro do jogo , dos jogadores, marcadores de ponto e de espaços especiais caprichados e bonitos. Mesmo a paleta de cores escura, não incomoda e acaba sendo temática com tudo combinando. O que deixou a desejar, foram algumas cartas com errinhos de revisão, mas nada que atrapalhe a jogabilidade.

Tiranos da Umbreterna

Tudo bonito em Tiranos da Umbreterna

O jogo

Tiranos da Umbreterna é um jogo de controle de área e construção de baralho. O objetivo do jogo é fazer pontos, seja com as áreas controladas, os locais controlados totalmente, as cartas no deck (isso inclui as da mão e do descarte), cartas promovidas e fichas de ponto de vitória conquistadas durante as rodadas ao controlar totalmente os lugares mais importantes do tabuleiro.

Ter controle em um lugar, é ter a maioria simples nos espaços daquela região. Controle total é ocupar todos os espaços do local com as suas tropas. Isso é muito importante para proteger uma região e fazer mais pontos no final do jogo.

O jogo termina no final da rodada em que as cartas do mercado teminam, ou quando um jogador coloca todas as suas tropas em jogo. Geralmente o jogo termina mais pelas tropas do que pelos mercados. A duração média de uma partida é de uma hora e meia, duas horas.

Tiranos da Umbreterna

Hora de mostrar quem manda no submundo

Preparação

No início, os jogadores recebem um tabuleiro de facção, um deck inicial de 10 cartas (7 nobres e 3 soldados), uma peça de círculo interno, 40 tropas e 5 espiões. O tabuleiro é colocado no centro da mesa, onde são colocadas as tropas brancas nos lugares indicados por um par de armas. Em menos de 4 jogadores, algumas áreas do mapa não são utilizadas, indicadas pelo tracejado e localizado nas bordas do tabuleiro. Em três jogadores, não se utiliza uma dessas áreas. Em 2, não se utiliza nenhuma das duas. Coloque também o tabuleiro de mercado logo abaixo do mapa.

Também é escolhido 2 dos 4 decks do jogo base: Drows, Dragões, Demônios e Elementais. Cada deck tem uma força e combina de certa forma com os outros baralhos.

Embaralhe bem os dois baralhos e coloque no espaço indicado no mercado. Separe também as cartas básicas no tabuleiro de Sacerdotisa de Lolth e Guarda da Casa. Se jogar com o deck dos Demônios coloque também as cartas de Exilado Insano.

Em seguida revele 6 cartas do deck de Minions no tabuleiro de mercado, coloque os marcadores das áreas com o texto Controle Total virado para cima. Separe os marcadores de PV de acordo com o valor ao lado do tabuleiro. Escolha aleatoriamente o jogador inicial e dê a ele a respectiva ficha, isso não muda durante o jogo.

A partir do primeiro jogador, cada um coloca uma tropa em um espaço de fundo preto. Este será o espaço inicial daquele jogador, por isso, não é permitido colocar em um espaço que já exista outro jogador. Cada jogador compra suas primeiras 5 cartas e começa jogando a partir do primeiro jogador.

Tiranos da Umbreterna

O mercado de minions

Sequência de jogo

O jogo acontece em turnos dos jogadores, começando com o primeiro jogador, seguindo em sentido horário. Em sua vez, o jogador vai baixar uma carta, realizar os efeitos dela, depois poderá colocar tropas, assassinar tropas inimigas ou retornar um espião inimigo. Além disso, ele poderá adquirir cartas no mercado, pagando os custos de influência que ele possuir nas cartas que baixou naquela rodada, colocando a(s) carta(s) compradas no descarte.

Se alguma carta tem o efeito “Promova”, ele promove as cartas indicadas. Em seguida, ele recebe os PVs caso tenha direito nas fichas dos lugares ou cartas. Por fim, coloca em seu descarte as cartas utilizadas em seu turno e compra 5 novas cartas. Vamos agora falar sobre os efeitos das cartas.

Tiranos da Umbreterna

Controle parcial de uma área

Efeitos e ações

Quando jogar uma carta, coloque-a sobre a sua frente na mesa e realize os efeitos dela que podem ser diversos. Alguns efeitos só podem ser realizados quando um jogador tem presença no lugar. Ter presença, quer dizer ter uma tropa no espaço indicado, em um espaço de tropa adjacente ou ter um espião naquela área. Confira os efeitos que as cartas podem fazer.

Tiranos da Umbreterna

Com o controle total você ganha pontos durante o jogo e pontos adicionais no final da partida

Habilidades com custos

As habilidades com custos vão exigir uma ação ou um pagamento. Pode ser retornar um espião, devorar uma carta ou descartá-la. Sem o pagamento do custo,o efeito não é ativado.

Foco

Se você jogar uma carta com Foco e jogou outra carta com a mesma palavra-chave neste turno ou revelou uma carta da sua mão com esse com esse aspecto, o efeito Foco é ativado.

Assassinar uma tropa

Você precisa ter presença no local. Retire uma tropa do lugar e coloque em sua sala de troféus, na parte inferior do seu tabuleiro de jogador. Isso pode ser um efeito de cartas ou ainda uma ação, gastando 3 de poder militar.

Tiranos da Umbreterna

Assassinando uma tropa

Posicione uma tropa

Você só pode posicionar uma tropa onde tem presença. Coloque uma peça de tropa em um espaço vazio. Você pode fazer isso gastando 1 de poder militar, além de um efeito de cartas.

Tiranos da Umbreterna

Coloque a tropa em um espaço vazio

Devore uma carta

Escolha uma carta da sua mão e coloque-a no espaço indicado do tabuleiro. Essa carta não poderá mais ser utilizado por você, nem outro jogador durante essa partida.

Pegue uma carta

Pegue uma carta do seu deck e coloque em sua mão, podendo ser utilizada nessa rodada.

Mova uma tropa

Mova uma tropa de um local onde você tenha presença, para qualquer lugar vazio de tropa no mapa.

Tiranos da Umbreterna

A tropa pode ser posicionada em qualquer lugar do tabuleiro

Infiltre o Espião

O espião não ocupa espaço de tropas e não conta para controle de território. Ele fica ali infiltrado de forma oculta, mas te permite ter presença em locais onde não tem alcance normal. Coloque-o na área do nome do espaço. Caso estejam todos infiltrados, mova um dos que estão no tabuleiro, ou não fazer nada.

Tiranos da Umbreterna

Infiltrando um espião

Promova uma carta

Ao promover uma carta, você a coloca no seu marcador de círculo interno. Isso quer dizer que não vai mais utilizá-la durante o jogo, mas ela vai te dar mais pontos, pois ela valerá os pontos do círculo azul das cartas.

Recrutar uma carta

Geralmente, recrutar uma carta é adquirir uma carta do mercado, pagando o seu custo com pontos de influência nas cartas (teia de aranha). Mas, algumas cartas podem te dar esse efeito, sem custos.

Retornar uma tropa ou espião

Você retorna uma tropa ou espião para o quartel general de seu dono, de regiões em que tenha presença.

Suplantar uma tropa

É o efeito mais poderoso do jogo, pois você assassina uma tropa e coloca uma sua no lugar. É basicamente 4 pontos de poder militar em apenas uma ação.

Final de jogo e pontuação final

O jogo se encerra ao final da rodada em que acabarem as cartas do mercado ou um jogador colocar todas as suas tropas. Caso o último jogador dê o gatilho, a partida termina no final do seu turno.

Depois é contada a pontuação de cada jogador, existe inclusive uma tabelinha para marcar a pontuação. Primeiro verifique o valor em PV de cada região controlada, adicionando 2 PV por cada região que houver controle total. Em seguida, o jogador ganha 1 ponto por cada tropa em sua sala de troféus e o valor de PV (ícone preto) em cada carta em seu deck, mão e pilha de descarte. Depois, conte o valor de PV de cada ícone (círculo azul) das cartas no círculo interno. Por último, conte os marcadores de PV recebidos durante a partida. Quem tiver a maior soma, vence o jogo.

Tiranos da Umbreterna

Conte os seus itens de final de jogo

Considerações

Tiranos da Umbreterna é realmente um jogo digno de figurar entre os grandes jogos dentro do tema Dungeons & Dragons. Apesar de toda a decepção do cancelamento da pré-venda depois de quase um ano, valeu a pena esperar por ele. É um grande jogo, com grande tema e mecânicas bem amarradas.

O deck building tem tudo o que um jogo como Dominion oferece. Até as mecânicas e cartas se parecem bastante, com um bom toque de tema e imersão nos minions dos decks. Cada combinação de dois decks faz coisas diferentes e deixa o jogo bem diferente.

Quer um jogo com combos? Coloque os Elementais! Eles têm a habilidade de foco que é imprescindível para fazer várias ações. Quer cartas poderosas e muita furação de olho com o amiguinho? Jogue com os Demônios! As cartas tem poderes que potencializam a interação, dão poderosos efeitos de eliminação de tropas e muitos pontos, além de ter poderes de limpar o deck das porcarias.

O deck dos Drows é mais básico, mas com as habilidades de espião você vai conseguir fazer bastante coisa. Já o deck dos Dragões tem poderosas criaturas que vão fazer a diferença no seu baralho.

Já a parte de controle de território é um charme a parte. A forma como esse mecanismo combina com os efeitos das cartas é incrível. Você realmente vai para a treta eliminar os inimigos, enviando espiões e tropas para dominar o tabuleiro. Em especial os lugares especiais que dão pontos de vitória por domínio total. Fazer 15 a 20 pontos nesses lugares durante o jogo, podem garantir a vitória.

Dominar totalmente o máximo de lugares que for possível também é uma poderosa ferramenta para garantir aqueles pontinhos que vão fazer a diferença no endgame.

Por último, mas não menos importante, a promoção de cartas pode garantir uma boa pontuação. Não tenha dó de promover aquela carta boa no meio do jogo, pois a pontuação dela ali no círculo é bem interessante. Pense sempre que a possibilidade de você usar aquela carta novamente às vezes não é tão alta assim.

2 em 1

É um jogo que combina dois jogos: imagine um Dominion com Small World, por exemplo. Tiranos da Umbreterna consegue unir as principais mecânicas desse jogo com uma arte incrível, temática rica e muita diversão.

O único ponto negativo do jogo fica por conta de alguns erros de revisão nas cartas. Alguns errinhos bobos que poderiam ter sido evitados com uma boa revisão final, até porque tempo houve de sobra. Nada que atrapalhe a jogar, mas pode incomodar um pouco os mais perfeccionistas.

A arte, a temática, a integração das mecânicas e a rejogabilidade fazem de Tiranos da Umbreterna um dos grandes candidatos a jogo do ano. Fique de olho!

O que gostei em Tiranos da Umbreterna

  • Arte;
  • Mecânica;
  • Tema;
  • Rejogabilidade;
  • Integração tema e mecânicas.

O que não gostei em Tiranos da Umbreterna

  • Erros de revisão.

Indicado para

Fãs de jogos estratégicos, jogos de carta, deck building, controle de área e o tema Dungeons & Dragons.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑