Reviews

Publicado em Maio 7th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Troyes, messieurs!

Review – Troyes, messieurs! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 0 (0 votes)

O ano é o de 1200, sua família foi convocada pelo bispo local, a ajudar na construção da catedral de Troyes. Mas, calma lá que não vai ser um trabalho fácil! Serão 4 séculos até que ela seja concluída. Então, junte recursos, maneje bem seus familiares nas 3 ordens (militar, religiosa e civil) e conquiste pontos de influência e vitória. Só assim você será o grande vencedor em Troyes.

Troyes

Componentes

Componentes bem feitos, mas uma produção bem sóbria, sem muito brilho. Tudo bem feito, mas nada de extraordinário. Quem disse que jogo bom precisa de muita coisa na produção? A Pearl Games caprichou no arroz com feijão bem feitinho, o que dá gosto de jogar Troyes. Esperamos que a Ludofy Creative mantenha o bom padrão dos jogos distribuídos por aqui!

O que vem na caixa: 1 tabuleiro, 56 cidadãos (12 para cada jogador e 8 neutros na cor cinza). 90 cubos (20 na cor de jogador e 10 cubos neutros). 8 discos de madeira (2 na cor de cada jogador): 1 marcador de influência e 1 marcador de distrito. 9 cartas de atividade de cada tipo (militar: vermelho; religioso: branco; civil: amarelo). 16 cartas de evento: 8 vermelhas. 4 brancas e 4 amarelas. 6 cartas de personagem, 1 carta de jogador inicial e 6 cartas de ajuda ao jogador. Marcadores de pontos de vitória: 24 de 1 ponto, 10 de 3 pontos, 10 de 5 pontos e 10 de 10 pontos. 24 dados em 4 cores diferentes: 6 dados vermelhos (militar), 6 dados brancos (religioso), 6 dados amarelos (civil) e 6 dados pretos (inimigos). Dinares em valores de: 1 (24 unidades), 5 (12 unidades) e 10 (4 unidades). 1 apêndice de uma página, explicando as cartas de atividade, evento e personagem e 1 manual de regras.

Troyes

Aquela produção arroz com feijão que dá gosto de jogar

O jogo

Troyes é um jogo de alocação de dados diferente. Nele você vai posicionar seus meeples em prédios de cada um dos três poderes que a cada rodada vão te dar dados apropriados.  Na diocese você consegue os dados brancos, que representam influência na igreja. Na prefeitura você consegue os dados amarelos, influenciando a população civil. E no Palácio do conde, os dados vermelhos, que representam poder militar.

Ao longo de 6 rodadas (em 4 jogadores, 5 rodadas para 3 e 4 para 2 players) você terá que conquistar mais pontos de vitória. Estes são conquistados nas cartas de atividades, enfrentando eventos, construindo a catedral e de acordo com o seu personagem. No jogo base são 6 diferentes, com critérios específicos de pontuação.

Preparação do jogo

Coloque o tabuleiro no centro da mesa e crie uma reserva geral, separando cidadãos neutros, dados, Dinares e os pontos de vitória (PVs).

Dê a cada jogador o seguinte: um marcador de distrito e de influência, posicionando nos respectivos lugares e 5 Dinares. 20 cubos da sua cor 1 carta de personagem e cidadãos iniciais de acordo com a quantidade de jogadores. Em 4 cidadãos em 4 jogadores, 5 com 3 e 6 com 2. Os outros cidadãos precisam ser comprados para ser utilizados, ao custo de 2 pontos de prestígio por cada, conforme explicaremos a frente.

Separe as cartas de atividade por cor (branco, amarelo e vermelho) e número (I, II e III). Embaralhe os montes e coloque sem olhar o verso, 1 carta de cada cor de cada número nos respectivos lugares. As que sobrarem voltam para a caixa e não serão usadas nesta partida.

Pegue as cartas de evento e separe as três cores. Pegue 6 cartas vermelhas e coloque ao lado da área de eventos do tabuleiro (parte inferior). As outras cartas vermelhas voltam para a caixa. Deixe ao lado também, o monte de cartas amarelas e brancas.

Rodada inicial

Antes do jogo começar, existe uma rodada inicial, onde se colocam os cidadãos da reserva nos prédios. A partir do primeiro jogador, seguindo em sentido horário,  cada um vai colocar um cidadão em um dos prédios. Quando chegar no último ele coloca dois e volta em sentido anti-horário com os jogadores colocando somente 1. Isso é realizado até que todos tenham colocado seus cidadãos no tabuleiro.

Ao final, os cidadãos neutros (cinzas) são colocados nos espaços que ficaram vazios, isso no caso de partidas para 3 ou 4 jogadores. Em 2, os cidadãos são colocados antes, conforme manual.

Troyes

Hora de construir a catedral de Troyes

As rodadas

Troyes vai acontecer em rodadas, com os jogadores intercalando turnos, até que todos passem ou acabem os dados do tabuleiro. Ao final da última rodada é feita a contagem de pontos de vitória e quem possuir mais, vence o jogo.

As três primeiras rodadas vão ter 6 fases:

0- Revelar carta de atividade;

1- Rendimentos e salários;

2- Juntar mão-de-obra;

3- Eventos;

4- Ações;

5- Final de rodada.

As outras rodadas não vão ter a fase 0, pois as três cartas de cada cor já estarão reveladas. Vamos ver como funciona cada uma delas:

0- Revelar carta de atividade

A cada um dos três primeiros turnos será aberta uma carta de cada cor, com o número correspondente a rodada. Assim, a partir da terceira rodada, não haverá mais cartas para abrir.

Troyes

Revele a carta correspondente a rodada atual

1- Rendimentos e salários

Nessa fase cada jogador recebe 10 Dinares e paga o salário de seus cidadãos nas construções. Na diocese paga 1 por cidadão, no Palácio 2 por cidadão e na prefeitura não se paga nada. Se não for possível pagar, o jogador paga o que puder e perde 2 pontos de vitória.

Troyes

O jogador azul recebeu 10, mas terá que pagar 5 de salário

2- Juntar mão-de-obra

Cada jogador recebe 1 dado por cidadão, de acordo com os cidadãos alocados nas construções. As cores dos dados estão indicados nas construções. Em seguida, cada um rola os seus dados e os coloca no seu espaço de distrito no tabuleiro. Por fim, o primeiro jogador rola os dados do distrito neutro.

Troyes

Os jogadores recebem dados de acordo com seus cidadãos nas construções

3- Eventos

Abre uma carta vermelha de eventos e a coloque no espaço mais à esquerda da trilha de eventos. Ela irá indicar mais uma carta de evento, branca ou amarela, que é colocada à direita da vermelha aberta. Na trilha existe uma carta que fica sempre aberta e nunca sai (Marauding).

Troyes

A carta pediu uma carta branca que possui um efeito

Existe dois tipos de carta de evento, as que possuem um dado preto que representam invasores e outras com efeito. Cada uma delas tem sua explicação na folha de auxílio.

Primeiro se resolve o efeito da carta de evento. Em seguida, o primeiro jogador rola a quantidade total de dados pretos indicados nas cartas abertas. Nesse momento, o primeiro jogador tem que combater o dado mais alto de ataque.

Para combater, ele precisa descartar um ou mais dos seus dados que cheguem a um valor igual ou superior ao dado preto. Em seguida, o jogador à esquerda do primeiro deve combater o próximo dado preto, considerando o mais alto. Assim que todos os dados pretos sejam eliminados, essa fase termina.

Cada dado defendido dá 1 ponto na trilha de prestígio. Os dados vermelhos valem o valor do dobro contra os dados pretos. O jogador pode escolher eliminar quantos dados quiser, mas somente o primeiro é sua obrigação. Caso ele não consiga defender, ele descarta o dado preto e perde 2 PVs. É permitido usar influência antes de combater o dado preto, mas não é permitido usar dados de outros jogadores para isso.

Troyes

A cidade precisa ser defendida dos invasores

4- Ações

Cada jogador, a partir do primeiro pode usar um dos dados para realizar uma ação ou passar. Para realizar ação, os jogadores podem usar de 1 a 3 dados vindos de um dos 5 distritos da cidade.

Você não paga para usar os seus dados, mas os dos outros jogadores sim. O preço varia de acordo com a quantidade total de dados que você vai usar na sua ação. Se for fazer uma ação com apenas um dado, este dado custa 2 Dinares. Se for realizar uma ação com 2 dados, cada um custa 4 Dinares. Se for usar uma ação com 3 dados, cada um custa 6 Dinares. O dinheiro é pago para o jogador(es) que você pegou os dados, ou para a reserva, caso seja do distrito neutro.

Existem 5 ações possíveis de serem feitas no seu turno:

  1. a) Ativar uma carta de atividade;
  2. b) Construir a Catedral;
  3. c) Combater os eventos;
  4. d) Colocar um cidadão num edifício principal;
  5. e) Agricultura;
  6. f) Passar.

a) Ativar uma carta de atividade;

Use de 1 a 3 dados da cor indicada na carta para ativar a carta de atividade. Para isso, você precisa ter ali um cidadão. Caso não possua um cidadão, deve contratar o cidadão pagando o valor em Dinares indicado na carta e coloque o cidadão em um espaço vazio da carta. O cidadão pode vir da sua reserva pessoal (podendo ser contratado por 2 de influência) ou de qualquer lugar do tabuleiro. Na hora que contratar o cidadão, é preciso alocar os dados nessa atividade.

Geralmente você vai colocar ali os dados da cor indicada, somando o seu valor, dividido pelo número indicado na carta. As cartas de efeito imediato precisam realizar o seu efeito na hora, a quantidade de vezes do resultado da divisão do valor dos dados.

As de efeito atrasado permitem a você colocar cubos ali na quantidade do resultado da divisão. Isso significa que você pode usar quando quiser o efeito. Quando for realizar, você retira um dos cubos da carta. Lembrando que cada ação pode ser modificada apenas uma vez por cubo.

Troyes

Ativando esta carta com o dado 6, será possível ganhar 3 vezes o benefício

b) Construir a Catedral

Use um grupo de um a três dados brancos para ajudar na construção da catedral de Troyes. A construção tem 3 níveis e seis fileiras. É preciso primeiro construir o primeiro nível para fazer o segundo e o segundo para fazer o terceiro. Ao construir nas fileiras de 1 a 3, o jogador ganha 1 ponto de vitória e 1 de prestígio. Nas fileiras 4 a 6, ganha 1 ponto de vitória e 2 pontos de influência. No final do jogo, para cada nível que um jogador não auxiliou a construir, ele perde 2 pontos de vitória.

Troyes

Com dois dados brancos, o jogador verde construiu dois andares, ganhou 4 de prestígio e 2 PVs

c) Combater os eventos

O jogador pode usar um conjunto de 1 a 3 dados da cor indicada na parte esquerda da carta de evento. Novamente é feita a soma dos valores e dividido pela razão indicada. Para o total do resultado, o jogador coloca um cubo em cada espaço de bandeira da carta. Para cada cubo, o jogador ganha 1 ponto de influência.

Quando uma carta é completa, existe uma pontuação. Os dois primeiros jogadores que mais colocaram cubos ali, ganham os pontos  indicados no lado esquerdo da carta. O primeiro ganha a pontuação maior e o segundo o menor. Se um jogador completou a carta sozinho, ganha a soma dos pontos. Em caso de empate no primeiro, soma-se e divide por 2, arredondando para baixo. No caso de empate no segundo lugar, a mesma coisa. O jogador que colocou mais cubos, pega a carta para si. No caso de empate, leva quem colocou um cubo primeiro. O espaço Marauding não sai do tabuleiro.

Troyes

Defenda os eventos e ganhe influência e PVs

d) Colocar um cidadão num edifício principal

O jogador pode usar um dos dados para colocar um de seus cidadãos em um dos edifícios da cidade. A cor e o número do dado vai indicar o espaço em que o cidadão deve ser colocado.

Na prefeitura e na diocese, você coloca no espaço mais à esquerda da linha indicada e move todos os cidadãos à direita. Isso vai fazer com que o cidadão que está no último espaço saia do prédio e vá para o espaço da figura do prédio.

No Palácio, você coloca o cidadão em um espaço específico e caso esteja ali outro cidadão, você expulsa ele para o espaço da figura do Palácio.

Você não pode fazer essa ação se for para expulsar um cidadão de uma cor que já tenha um cidadão na figura do prédio. Por isso, no final do turno, todos os jogadores recolhem seus cidadãos nas figuras. A proteção só vale por um turno.

Troyes

Coloque um cidadão e expulse um outro

e) Agricultura

Nessa ação você ganha dinheiro com dados amarelos. Aloque ali de 1 a 3 dados, divida o total por 2 e ganhe isso em dinheiro.

Troyes

Ganhe dinheiro com a agricultura

f) Passar

Se ainda houverem dados na mesa, mas você não quer mais fazer ações, você pode passar. Nesse caso, coloque 2 moedas no seu distrito, para indicar que passou a rodada. Você não realiza mais ações na rodada, mas toda vez que chegar em você, você ganha mais um Dinar que vai para o seu espaço do distrito.

Troyes

Ganhe algumas moedas ao passar

Ações de influência

Os jogadores podem gastar influência para fazer ações livres durante o seu turno ou antes de combater um dado preto.

Com 1 ponto, o jogador pode rerrolar um dado de seu distrito, não é permitido fazer isso com dados de outros jogadores.

Com 2 pontos, o jogador compra um novo cidadão da reserva geral para a sua reserva pessoal.

Com 4 pontos, o jogador pode virar de 1 a 3 dados do seu distrito para o lado oposto. Essa ação não é permitida com dados de outros jogadores.

5- Final de Rodada

Em Troyes, quando todos os jogadores passarem ou acabarem todos os dados, a rodada termina. Os cidadãos que estão nas ilustrações das construções são devolvidos a reserva pessoal de seus donos. O jogador inicial passa a carta de primeiro jogador para o jogador à sua esquerda e começa a próxima rodada.

Final de jogo e pontuação

Ao final da sexta rodada, a partida termina e acontece a pontuação final. Cada jogador ganha 1 PV por carta de evento não combatida que ele tenha um cubo. Ganha os PVs das cartas de atividade em que ele tem um cidadão. Perde 2 PVs por nível da catedral de Troyes que não ajudou a construir. Por último, revela sua carta de personagem e faz a pontuação ali indicada. Depois conta-se os PVs de cada jogador e aquele que possuir mais, é o vencedor.

Troyes

O jogador azul terminou com 36 pontos

Considerações

Troyes era um jogo que sempre tive curiosidade de jogar, mas pela dificuldade de encontrá-lo fui adiando esse encontro. Quando tive a oportunidade de comprar de um conhecido, aproveitei e garanti o meu. A primeira partida foi bem difícil e já deu para sentir a pegada do jogo: trabalho com poucos recursos e poucos pontos.

Ele é um jogo de alocação de dados que você não precisa ter dados para jogar. Sim! Como os dados ficam disponíveis para todos, você pode ir comprando dos outros jogadores. Claro que ter dados vai ser mais barato e te dar melhores oportunidades, mas existem outros caminhos.

A sorte é um fator que tem alguns caminhos para ser mitigado. Um deles são os pontos de prestígio. Por 1 ponto, você pode rolar novamente um dado. Por dois pontos, você pode usar o lado oposto de até 3 dados seus. E se nenhum desses for possível, compre o dado desejado de outro jogador.

Com certeza é um dos meus top 3 jogos de alocação de dados. Por seu aperto nos recursos e pontos, te faz ficar atento o jogo inteiro na sua jogada e dos outros jogadores. Ele te envolve e faz pensar em estratégias e formas de conseguir a pontuação desejada.

A pontuação final pode gerar um pouco de reclamação das pessoas, por conta de não dar PVs por recursos, a não ser que seu personagem permita. É um jogo de construção da Catedral de Troyes, uma obra que demorou 400 anos para ficar pronta! Então é normal e temático que seja tudo muito escasso. Não tenha pressa e escolha bem os seus dados!

Dica de estratégia

Uma das primeiras coisas que você recebe ao começar a jogar Troyes é o seu personagem. E não é à toa! Eles vão guiar bastante a sua forma de jogar. Ganhar 6 pontos no final do jogo é algo imprescindível! Mas, não esqueça de ajudar na construção da Catedral e a defender a cidade das ameaças.

Como já disse acima, mantenha sempre o olho no que os seus adversários fazem. Tente descobrir o que cada um está buscando como objetivo e tente evitar que ele chegue lá. Ao mesmo tempo, é preciso blefar e evitar que os outros jogadores descubram o seu.

É importante sempre ter influência, pois ela é usada para mitigar a sorte e contratar cidadãos. Como é um jogo apertado, cuide para não fazer ações erradas, pois podem custar caro ao decorrer do jogo.

Troyes

Os personagens vão orientar e direcionar a sua forma de jogar

O que gostei em Troyes

  • Mecânicas bem encaixadas na temática..
  • Mais de um caminho para mitigar a sorte dos dados.
  • Arte bonita e funcional.
  • Altamente estratégico.
  • Boa rejogabilidade.

O que não gostei em Troyes

  • Pontuação final.

Indicado para

Fãs de jogos euro com recursos escassos, fãs de temática medieval e jogos de alocação de dados.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑