Reviews

Publicado em abril 23rd, 2018 | por Francis Weslen

Review – Ultimate Warriorz: agora o bicho vai pegar!

Review – Ultimate Warriorz: agora o bicho vai pegar! Francis Weslen
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4


User Rating: 0 (0 votes)

Chegou a hora de escolher seus campeões e colocá-los para digladiar em um confronto mortal. Ali, somente um poderá ser o vencedor. Bem-vindo a Ultimate Warriorz, jogo lançado aqui pela Conclave Editora.

Componentes

Aqui você vai encontrar um belíssimo jogo com componentes de alta qualidade e ilustrações de encher os olhos. Utilizar a caixa do jogo para formar a arena é genial, rápido e consegue tornar o jogo muito imersivo.

Na caixa de Ultimate Warriorz você vai ter 4 tiles de pilares que irão servir para montar a arena, 1 tile de trilha de Rounds, 8 personagens de papel dupla-face, 12 bases transparentes de plástico, 6 dados, 8 cartas de personagem, 64 cartas de ação, 74 fichas de Ponto de Vida/Pontos de Popularidade, 8 fichas grandes de “Primeiro Ferimento”, 8 fichas de Amuleto da Sorte, 2 fichas de Eletrochoque, 1 ficha de Crânio e 8 Zip Locks.

Ultimate Warriorz

Componentes de alta qualidade

O jogo

Ultimate Warriorz é uma versão melhorada de um outro jogo chamado Mad Arena. Aqui os jogadores vão assumir o papel de bravos guerreiros ou comandar um time deles. Utilize cartas de ação e algumas habilidades específicas de cada jogador para alcançar a tão visada vitória. Seja o vencedor d“O Estrondo da Tribo”, torneio organizado a cada eclipse solar, na legendária Ilha do Fim do Mundo. Seu objetivo é ser o último lutador em pé na arena, ou após a sétima rodada, ter mais pontos de prestígio que qualquer um. Preparado? Então vamos lá!

Ultimate Warriorz

Tudo pronto. Agora é soco no rim e tapa na cara!

Preparação do jogo

Utilize os 4 tiles de pilares para montar a arena de combate. Vire a caixa de cabeça para baixo, você vai anexar os 4 tiles nos vãos da tampa. Cada jogador agora pode escolher um heróis ou montar suas equipes, separando para si as fichas de Ponto de Vitória referente aos personagens e seus amuletos.

O jogador com guerreiro de menor estatura irá posicionar o personagem em um dos espaços vazios da arena e será o primeiro jogador. O tamanho está indicado no canto inferior direito. Seguindo a ordem decrescente, os demais personagens são posicionados. Caso esteja jogando com todos os heróis, os dois de maior estatura ficarão no centro da arena, os demais ficaram nos espaços ao redor do centro.

Ultimate Warriorz

Cartas de personagem

Cada jogador então posiciona a sua frente a carta de personagem que comanda virada com a face para cima e suas fichas de vida logo ao lado. A quantidade inicial está indicada no canto superior esquerdo dentro do coração. As 8 cartas de ação ficam em suas mãos, mas escondidas. As fichas de vida de um jogador, são pontos de prestígio para os jogadores que causarem dano àquele jogador.

As rodadas

O jogo acontece em 7 rodadas, sendo que cada uma acontece em 4 fases; que são compostos da seguinte sequência: 1) Escolha da carta de ação, 2) Iniciativa, 3) Ações e

4) Término do round. O jogo acaba caso reste somente um lutador vivo, ou ao final da sétima rodada. Vamos ver como cada fase funciona.

Ultimate Warriorz

Marcador de rodadas

1) Escolha de cartas de ação

Cada jogador separa secretamente uma de suas 8 cartas de ação, sem cobrir a carta ativa.

Ultimate Warriorz

Exemplo de carta de ação

2) Iniciativa

É feita uma contagem regressiva do 8 ao 1. O jogador que tiver a carta com o número correspondente de iniciativa revela seu “golpe” e o executa. Se houver empate de iniciativa, o jogador com menor tamanho tem preferência.

Ultimate Warriorz

Localização da iniciativa

3) Ações:

Na sua vez, o jogador executa as ações de suas cartas podendo andar, golpear ou até mesmo executar um “habilidade”, não importando a ordem escolhida. Ao ativar sua carta para fazer a ação, ela fica por cima da anterior e suas habilidades são as que valem a partir daí. Nesse momento, o jogador ativa as habilidades de sua carta.

Habilidade Especial: cada jogador possui duas cartas com habilidades especiais. Consulte o manual para entender melhor cada uma delas.

Ultimate Warriorz

Localização da Habilidade Especial

Movimento: para cada ponto de movimento que estiver indicado no símbolo de botas, o personagem poderá se mover somente esta quantidade. Lembrando que ele pode mover antes ou depois de seu ataque, desde que possua movimentos para isso.

Ultimate Warriorz

Indicador de Movimento

Mano-a-Mano (corpo-a-corpo): para fazer isso, é preciso que sua carta possua números no ícone de espada e aja um outro lutador no mesmo espaço que você. Se isso ocorrer, você usará a quantidade de dados indicados. Para cada número maior ou igual a defesa, um de dano é causado no oponente. A defesa é indicada pelo símbolo do escudo na carta do personagem.

Ultimate Warriorz

Indicador de golpe Mano-a-Mano

Atirar: é preciso ter um oponente a um ou mais espaços de distância do seu herói e números no símbolo de flecha na carta do seu lutador. Irá jogar a quantidade de dados que estão especificados com uma espada. Os números maiores ou iguais à defesa do personagem atacado darão danos naquele personagem.

Ultimate Warriorz

Indicador de Atirar ou Ataque a Distância

Ferimentos: toda vez que um herói provocar um dano em outro guerreiro, ele “rouba” o mesmo número de danos infligidos em fichas de PV do adversário. Sendo que o primeiro dano vale a ficha que indica o número 3 no verso.

Usar Amuleto da Sorte: uma vez por jogo, um herói poderá usar um Amuleto da Sorte para fazer seu adversário rerrolar até 3 dados ou inverter o lado de apenas um dado.

Ultimate Warriorz

Usando o Amuleto da Sorte

4) Término do round

Assim que todas as cartas de ação forem resolvidas, o round se encerra. Mova o marcador para o round seguinte e todos se preparam para começar um novo round.

Eliminação Precoce

Se até o 3º round um guerreiro for eliminado, a platéia não ficará nada contente com isso, já que eles querem é um bom espetáculo. Então, o herói que efetuou a “execução” será punido com uma chuva de pedras que está indicada na trilha de rounds. Sendo assim são rolados pelo oponente abatido a quantidade de dados indicados. Todos os danos infligidos serão descartados.

Final de jogo e pontuação

O torneio Estrondo Tribal chegará ao fim quando antes do sétimo round sobrar somente um lutador ou ao final da sétima rodada. Sendo assim, quem sobreviver ganha ou quem arrancar o maior número de PVs do outro. Assim teremos o grande campeão!

Ultimate Warriorz

Apesar do dois guerreiros sobreviverem, Sorgho conseguiu mais PPs que Zamioculcas. Então Sorgho é o grande campeão do torneio

Considerações

Ultimate Warriorz é um jogo para lutadores e fãs de jogos de arena. Sua temática e mecânicas vão agradar a todos, até os que não tem muita ligação com jogos de tabuleiro poderão se interessar por ele.

Um detalhe muito importante que em outros jogos é um ponto fraco são as ilustrações. Aqui todas as cartas de ações trazem ilustrações diferentes, representando cada golpe do Herói. Isso deixa o jogo imersivo e dinâmico, valorizando o trabalho do artista também.

As mecânicas do jogo conseguem deixar ele bastante redondo, porém a rolagem de dados deixa muito a desejar. Por se tratar de um jogo de luta, seria mais interessante ter foco na  habilidade e não na sorte. Sendo assim, alguns jogadores podem se frustrar bastante usando boas cartas e tendo péssimos resultados nos dados.

Imagine você tendo toda uma estratégia para fazer a movimentação e ações, para chegar nos dados e não conseguir acertar nenhum golpe. Mas, pode agradar à galera do RPG que gosta de um joguinho e rolação de dados. Se você não tem problemas com dados e sorte, esse jogo é para você.

Pelas rodadas serem rápidas e simultâneas, ele acaba sendo um jogo bem rápido e dinâmico. Você dificilmente ficará muito tempo sem fazer nada no jogo. Sempre está na sua vez e isso é bem legal. Outra coisa que pode não agradar, é a eliminação de jogadores. Por isso a mecânica das pedras, para que ao menos nas três primeiras rodadas, todos possam participar um pouco.

Ultimate Warriorz é recomendado para eventos e conquistar novos jogadores, além de dar aquele intervalo nos seus jogos mais pesados. Entre uma partida e outra, ele vai ver muita mesa.

Dica de estratégia

Basicamente você precisa analisar bastante as habilidades suas e de seus adversários. Para que utilize determinadas habilidades na hora certa. Uma boa utilização do Amuleto da Sorte também pode fazer muita diferença durante a partida, principalmente quando você recebe um combo de golpes.

O que gostei em Ultimate Warriorz

  • Ilustrações Belíssimas;
  • Fácil de jogar;
  • Divertido sem ser muito demorado.

O que não gostei em Ultimate Warriorz

  • Montagem da arena pode danificar a caixa;
  • Rejogabilidade baixa;
  • Muita dependência de sorte;
  • Eliminação de jogadores pode causar frustração.

Indicado para

Fãs de jogos de luta e arena, fãs de card games e jogos de rolagem de dados.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer, viciado em games digitais, quadrinhos e financiamentos coletivos.



Voltar ao Topo ↑