Reviews capa western legends

Publicado em junho 26th, 2020 | por Tábula Quadrada

Review – Western Legends: eu sou a lenda!

Review – Western Legends: eu sou a lenda! Tábula Quadrada
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


User Rating: 0 (0 votes)

Em Western Legends, os jogadores disputarão entre si o título de maior lenda do oeste. Para isso, existem dois caminhos: ser um procurado ou um justiceiro. Cada uma das formas te oferece diferentes formas de pontuar. Independente do caminho que você escolher, uma coisa é certa: a diversão! Vamos ver um pouco mais sobre ele em nosso review do jogo lançado por aqui pela Conclave Editora.

WESTERN LEGENDS

Prepare seu equipamento para desvendar o velho oeste e se tornar uma lenda. Western Legends é um sandbox no tabuleiro, um jogo em que você tem um mundo aberto para fazer as ações que desejar. Você pode explorar o tabuleiro em diversas ações, seguindo um dos papéis do jogo: justiceiro ou procurado, ou mesmo ficar neutro, o que pode ser menos interessante.

ficha tecnica western legends

O seu objetivo é ser o jogador com a maior quantidade de pontos lendários no final da partida. Você ganha esses pontos de diversas formas, como duelos, vendendo ouro ou em alguns lugares da cidade, além de ações e cartas de história. Seja a maior lenda viva que o oeste selvagem já viu!

Tudo pronto para iniciar a partida

“Hey, cowboy! Quem é você e o que faz aqui em nossa cidade? O xerife não gosta de gente desconhecida por aqui. Sabe-se lá se você não é um procurado?” .

Cidadão de Dark Rock

Fase de preparação

Prepare o tabuleiro com os seus componentes no centro da mesa. Os jogadores recebem um tabuleiro pessoal e duas cartas de personagens. Cada um deve escolher o seu personagem e 1 miniatura que o represente, colocando uma base plástica na respectiva cor. Na frente da carta do personagem, existe uma habilidade lendária que é ativada, assim que o jogador passar da marca dos 5 pontos lendários.

As miniaturas são representativas, logo, não existe uma miniatura específica para cada jogador. Escolha a que mais gostar! Depois disso, escolha uma miniatura para o xerife, colocando uma base marrom e 6 para serem os bandidos, com a base cinza.

Depois de escolher o personagem, os jogadores olham atrás da carta para ver quais são os itens iniciais e onde ele começa no mapa. Eles pegam as cartas de poker, os itens correspondentes do armazém e marca pontos de justiça ou procurado, caso  esteja indicado. 

Os jogadores escolhem o personagem e pegam os itens iniciais

Também é importante definir se vão jogar com as cartas de objetivo, utilizando o lado do tabuleiro individual correspondente. Além disso, é preciso pegar as cartas de objetivo, descartando 1 delas de forma aleatória e ficando com as outras 3. Nesse modo, também são utilizadas as fichas lendárias que são embaralhadas e colocadas viradas para baixo na mesa.

Os jogadores decidem a duração da partida: curta (15LP), normal (20LP) ou longa (25LP), colocando o marcador de relógio no lugar determinado. O jogador que fizer a pontuação determinada, dispara o final de jogo e termina a rodada atual. Em seguida, todos os jogadores fazem um último turno e a partida se encerra.

Tudo pronto para começar a partida

FLUXO DO JOGO

Cada jogador joga o seu turno inteiramente, depois o outro e assim sucessivamente. Cada turno é composto de 3 fases: fase inicial, ação e fase final.

Fase inicial do turno

Nesse momento, o jogador decide entre: comprar 2 cartas de poker, ganhar 20$ ou comprar 1 carta e ganhar $10. Ele também precisa escolher a montaria e a arma a serem utilizadas neste turno. Importante ressaltar que os jogadores podem sempre carregar o máximo de 120$. Eles não podem sequer pegar mais dinheiro que isso.

Fase de ação

Esse é o momento principal do jogo, onde acontece a maioria das coisas, além de muitas tretas. Os jogadores podem fazer até 3 ações por turno e são as seguintes possíveis:

A) Mover

B) Usar uma ação de carta

C) Lutar contra outro jogador

D) Fazer uma ação de local

A) Mover

Os jogadores se movem por espaços adjacentes do tabuleiro por 2 espaços sem uma montaria, ou o espaço indicado na carta de montaria. Eles podem se mover ortogonalmente ou diagonalmente, mas, não podem atravessar os desfiladeiros marcados com linhas vermelhas.

Algumas habilidades se referem a espaços dentro e fora das cidades. Para estar dentro, o jogador precisa ficar nas regiões de linhas grossas ao redor de Darkrock e Red Falls. Todo o resto é considerado fora.

Se ao mover, ele encontrar um bandido, ele para o seu movimento e precisa enfrentá-lo. Para fazer isso, o jogador à direita pega 2 cartas de combate e escolhe uma delas, enquanto o jogador ativo, escolhe 1 carta de poker para jogar. Acontecem os efeitos pré-combate, os jogadores revelam e o jogador ativo pode ainda jogar cartas de reação. O maior valor vence, com o bandido vencendo empates. 

O jogador encontra o bandido, mas ele é mais rápido no gatilho que o malfeitor

Se o jogador vencer, ele pode escolher 1 ponto lendário ou 1 ponto de justiça. Se ele perder, recebe 1 ferimento e compra 1 carta de poker. Procurados não podem escolher ponto de justiça. As cartas utilizadas vão para o descarte.

B) Usar uma ação de carta

Para realizar uma ação de carta, o jogador abre a carta na mesa e lê o texto. Se for uma carta de poker, ele precisa descartá-la em seguida. Se for ação de carta de personagem ou item, basta seguir o texto.

Cartas de ação em Western Legends
As ações de cartas

C) Lutar com outro jogador

Ao lutar com outro jogador, é possível realizar 3 tipos diferentes de luta: roubar, duelar ou prender. Cada luta é dividida em 4 partes: declaração, revelar, reação e recompensa.

Declaração

O jogador ativo revela qual tipo de combate vai realizar: duelo, roubo ou prender. A partir do jogador que iniciou a luta, eles ativam suas habilidades antes de uma luta. O jogador ativo escolhe uma carta de poker da sua mão e coloca na mesa, virada para baixo. o jogador alvo escolhe se vai lutar ou não. Se for lutar, ele também escolhe uma carta e coloca virada para baixo. Caso não queira lutar, pule para a fase de recompensa.

Revelar

Os jogadores revelam as cartas simultaneamente e resolvem os efeitos das cartas.

Reação

A partir do jogador ativo, os jogadores decidem jogar cartas de reação. Isso acontece até que os dois decidam não jogar cartas de reação.

Recompensa

De acordo com o tipo de luta, os jogadores recebem penalidades e recompensas. Quem manteve a maior carta, vence. No caso de empate, o jogador ativo vence o empate. Independente da luta, o perdedor sempre recebe 1 ferida e compra uma carta de poker. Se o jogador alvo se recusar a lutar, perde imediatamente.

western legends
Uma luta entre dois jogadores, mas um deles era uma lenda vida

O duelo pode ser feito por qualquer jogador e dá 2 pontos lendários ao vencedor.

A prisão só pode ser feito por um jogador com pontos de lei e ele tem que prender um jogador com pontos de procurado. Ao vencer a luta, ele recebe 1 ponto de justiça. O perdedor recebe 1 ferimento, compra uma carta de poker, zera os seus pontos de procurado, todas as fichas de gado, e metade do seu dinheiro e pepitas de ouro, arredondados para cima. Em seguida, coloca sua miniatura no espaço de cadeia, onde o xerife inicia o jogo.

O roubo só pode ser feito por foras da lei. Se ele vencer, recebe 1 ponto de procurado, pode roubar metade do dinheiro ou do ouro do jogador alvo, além de roubar sua ficha de gado, caso ele possua.

As cartas utilizadas vão para o descarte e um jogador só pode iniciar uma luta com um mesmo jogador, uma vez por turno. As cartas seguem a ordem crescente de 2 ao A (J,Q,K,A).

O jogador perdedor ganha 1 ferimento e isso pode diminuir sua mão de cartas

D) Fazer uma ação de local

Os locais do mapa oferecem ações para serem feitas. Cada uma delas fornece benefícios que vão lhe ajudar a ganhar dinheiro e pontos lendários.

O jogador pode fazer compras no armazém

1) Armazém (símbolo da ferradura)

Ao parar em um espaço adjacente a um armazém, o jogador gasta uma ação para fazer quantas compras ou aprimoramento de itens quiser, pagando o seu custo. Só é possível ter uma cópia de cada carta e carregar até 3 itens diversos. Os itens que podem ser aprimorados são somente armas e montarias e sendo aprimorados dão pontos no final da partida.

O armazém geral e seus itens
Os itens normais do armazém

2) Jogar poker (símbolo de cartas)

Ao parar a um espaço adjacente a um dos saloons, o jogador pode iniciar uma partida de poker. Se houver mais algum outro jogador na cidade (não precisa estar adjacente ao saloon), também pode participar da partida, se não, ele joga contra a casa e o jogador à direita faz o crupier. A casa sempre paga 50$ para o vencedor, independente da quantidade de jogadores.

Quem não gosta de uma boa partida de poker?

Cada jogador participante paga 10$ para começar a jogar e compra uma carta. Em seguida, abrem-se três cartas do topo que vão ser as cartas da mesa. Os jogadores escolhem duas cartas de sua mão para fazer a melhor combinação de poker. Quem tiver a melhor mão, vence, levando todo o dinheiro apostado e os 50$ do banco. Se o jogador ativo vencer, ele também ganha um ponto lendário. Todos os perdedores ganham 1 carta de poker.

3) Procurar ouro (símbolo de picareta)

Nas três minas do tabuleiro, é possível minerar por ouro. Para isso, o jogador rola os dois dados e recebe o resultado de seus dados. O símbolo da pepita dá ao jogador 1 pepita de ouro, o de dinheiro dá 10$, o símbolo de fecha com cifrão dá ao jogador 10$ e ele pode rolar novamente o dado e no X (cascalho), ele não ganha nada. Os jogadores podem carregar até 4 pepitas de ouro.

O jogador conseguiu minerar 2 pepitas de ouro

4) Vender pepitas de ouro (símbolo de cifrão)

No banco, os jogadores podem vender as pepitas de ouro, por 20$ cada e 1 ponto lendário.

Ao vender o ouro, o jogador consegue 4 pontos lendários e 80 de dinheiro

5) Roubar o banco (símbolo de cifrão)

Um jogador no espaço do banco, pode escolher roubar o banco, mas terá que lugar contra o guarda do banco. Para isso, o jogador à direita compra 3 cartas de luta e procedem como uma luta normal, ativando os efeitos pré, reações e outros itens.

Se o jogador ativo vencer, ganha 80$ e 3 pontos de procurado. Se perder, ganha 1 ponto de procurado, 1 ferimento e 1 carta de poker. As cartas usadas são descartadas.

6) Curar ferimentos (símbolo de medicina)

No espaço de médico, o jogador pode pagar 10$ e curar todos os seus ferimentos. Para cada ferimento curado, ele recebe 1 carta de poker.

western legends
O jogador paga 10$ e cura seus ferimentos

7) Cabaré (símbolo de teatro)

O jogador pode comprar pontos lendários no cabaré, gastando 30$ para cada ponto lendário comprado.

Mas pega fogo o cabaré!

8) Adquirir gado (símbolo de gado)

Na fazendo o jogador pega o gado

Gastando uma ação, o jogador pode pegar uma ficha de gado e coloca em seu tabuleiro. Ele só pode carregar 1 ficha sem entregar. O jogador pode olhar a ficha a hora que desejar, mas ele só recebe a recompensa ao entregá-la. Existem duas formas de fazer isso e não gastam ação:

Escoltar gado: ao finalizar seu movimento em um espaço de Estação de Trem, o jogador revela a ficha e recebe a recompensa. Depois disso, ele recebe um ponto de justiça. Misture a ficha com as outras no tabuleiro.

Escoltar o gado dá pontos de justiça

Roubar gado: ao terminar o movimento em um rancho oposto a ficha adquirida, o jogador pode revelar a ficha para receber a recompensa indicada e um ponto de procurado. Depois disso, mistura a ficha com as outras, em seu lugar de origem.

9) Trabalhar

Em qualquer lugar que estiver, o jogador pode gastar uma ação para ganhar 10$.

Fase de final de turno

Resolva as cartas de história completas (2 espaços para 2-4 jogadores, 3 para 5-6). Elas recebem fichas de um jogador quando durante o seu turno, ele cumpre o requisito indicado, mas só pode colocar 1 disco por turno. Para resolver, ele retira as fichas em cima da carta e a vira, resolvendo os efeitos indicados no texto. A carta também indica onde nascerão novos bandidos nos esconderijos A, B e C. Caso um dos lugares esteja ocupado por outra miniatura, não entre bandido lá. O jogador que colocou o último marcador e ativou a carta, pode movimentar o xerife conforme está indicado na carta.

Quando uma carta tem os marcadores suficientes
Ela é revelada e seus efeitos realizados

O jogador descarta cartas até ter a quantidade máxima de sua mão. Se ele tiver pontos na trilha de procurado, ganha os respectivos pontos. Se tiver alcançado na trilha de pontos lendários o valor de final de jogo, aciona o encerramento da partida. A rodada atual termina e cada jogador fará mais um turno. Se o jogo não terminar, o próximo jogador em sentido horário se torna o jogador ativo e faz seu turno.

TRILHAS DE JUSTIÇA E PROCURADO

O jogador só pode trilhar uma das trilhas por vez. O jogador que segue a Trilha de Justiça, ao ganhar pontos de procurado, perde seus pontos de justiça e move seu cubo para a de procurado. 

A trilha de procurado dá pontos por turno

Jogadores procurados não podem ganhar pontos de justiça, a não ser que zerem os pontos de procurado, sendo presos pelo xerife. Sempre que o jogador passar por um espaço, ganha o que está indicado naquele lugar. Se não houverem jogadores procurados, o xerife não é ativado.

A trilha de justiça dá pontos ao passar pelos espaços e no final do jogo

Quando o xerife se movimenta para um espaço onde exista um ou mais procurados, todos os jogadores ali precisam descartar uma carta de poker de sua mão. Em seguida, o jogador que movimentou o xerife escolhe contra quem ele irá lutar. 

Dessa forma, acontece uma luta como contra o banco ou o bandido, mas o xerife saca 4 cartas de combate. Os efeitos são resolvidos e caso o jogador vença o xerife, nada acontece e o xerife volta para a cadeia. Caso o xerife ganhe, o jogador ganha 1 ferimento, saca 1 carta de poker, coloca a miniatura dele e do xerife na cadeia, além de perder fichas de gado e metade de seu dinheiro e pepitas de ouro, arredondados para cima.

CARTAS DE POKER

Cartas de bônus Western Legends
As cartas de bônus

Além de ações, as cartas de poker podem oferecer outras possibilidades, como bônus para algumas ações ou até reações a outras ações. Esse é um dos pontos legais desse jogo, ele pega um baralho normal e coloca várias coisas diferentes nele, enriquecendo as possibilidades do jogo.

cartas de reação Western Legends
As cartas de reação

VARIANTE PARA 2 JOGADORES

Para jogar em 2 jogadores, o manual oferece a variante do Homem de Preto. Ele possui um deck com as ações que ele fará a cada turno. A jogabilidade continua a mesma, mas o Homem de Preto também estará na disputa por se tornar a lenda do oeste.

FINAL DE JOGO

Quando um dos jogadores alcançar o valor na trilha de pontos lendários de final de jogo, ele dá o gatilho para encerramento. Assim, a rodada atual termina e todos jogam mais um turno, de forma a todos terem a mesma quantidade de ações. Depois disso, são contados os pontos lendários de final de jogo. 

Final de Western Legends
Ao passar pelo marcador, o final do jogo é engatilhado

Além dos pontos da trilha, os jogadores adicionam pontos por armas e montarias aprimoradas e 1 ponto por cada 60$ de dinheiro. Cada ferimento faz com que o jogador perca 1 ponto. 

Itens aprimorados Western Legends
Itens aprimorados dão pontos de vitória

Os procurados recebem pontos: o que avançou mais longe na trilha, recebe 3 pontos e cada outro 1 ponto (no caso de empate cada 1 ganha somente 1 ponto). Os delegados recebem os pontos da linha que pararam. Se  a partida foi jogada usando os objetivos de jogador, cada jogador revela suas fichas lendárias e contam também esses pontos.

Quem possuir mais pontos depois disso, vence a partida de Western Legends.

Western Legends
O jogador com alguns objetivos cumpridos

CONSIDERAÇÕES SOBRE WESTERN LEGENDS

Desde a primeira vez que ouvi falar sobre Western Legends, o jogo me encantou. Um sandbox com tela de velho oeste, com caminhos diversos para vencer me chamou bastante a atenção. Quando finalmente consegui jogá-lo, foi amor à primeira vista! Na minha primeira partida contra jogadores veteranos, fiz minha própria estratégia que parecia muito doida e venci. Nas partidas seguintes, busquei caminhos diferentes de jogo e mesmo quando perdia era muito divertido.

Western Legends realmente te permite seguir por diversos caminhos e traçar estratégias variadas. Você pode jogar bem sendo delegado, procurado ou até neutro. Pegar pepitas e entregá-las no banco é uma estratégia atraente, mas pode chamar a atenção em uma mesa com procurados. Ser procurado pode ser uma boa, mas os riscos são grandes. Escolher a trilha do delegado é mais tranquilo, mas é mais difícil de pontuar. Juntar dinheiro para ir ao saloon também pode ser interessante, mas a qualquer momento você pode perder essa grana. Você pode inclusive jogar a partida toda sendo uma coisa e na última rodada mudar a trilha de procurado ou delegado. Sendo procurado, é bom ter opções de movimento rápido, como já ter uma montaria ou cartas que te ajudam a se movimentar.

Minha estratégia preferida é focar no ouro, tentando descolar uns pontos de procurado ou delegado durante a partida, não curto ficar neutro, mas é bem possível de jogar bem assim.

É um jogo muito interessante que você se sente no controle dele o tempo todo. Você escolhe suas ações, arca com as consequências e pronto. A maioria das informações são abertas, então você consegue se preparar bem para cada situação. Por isso é importante ter sempre cartas na mão para estar preparado para qualquer ação e não virar um alvo fácil.

Coisas boas em Western Legends

O jogo é muito imersivo! Para te ajudar, os personagens são históricos, com as cartinhas contando as histórias deles, o que te ajuda a assimilar melhor o tema. As ações e lugares são realmente temáticos, você se sente roubando gado, assaltando banco, minerando ouro ou até em busca dos prazeres no saloon ou cabaré.

A jogabilidade de Western Legends é bem agradável e os combates possuem uma mecânica simples e sem enrolação. Uma coisa que me enchia o saco em Merchants & Marauders por exemplo, era aquele combate sem fim. Aqui não tem isso. Você escolhe o que vai fazer, aplica efeitos, joga carta e pronto. Ganhou, pega recompensa, perdeu, recebe uma carta e ferimento. 

O problema que pode acontecer nos combates é você ficar sem cartas e se tornar o alvo de todos na mesa. Por isso, tenha sempre cartas na mão.

Se fosse indicar algo que não gostei, foi não ter miniaturas para cada personagem. Não sei o quanto isso deixaria o jogo mais caro, mas me deixaria muito feliz. Alguns detalhes da produção poderiam ser melhor também, mas nada que incomode ou atrapalhe a jogabilidade. Já a arte eu achei sensacional, combina muito com o jogo.

Pra mim Western Legends é disparado o melhor sandbox nos tabuleiros. É divertido, te força a ter pensamento estratégico e tático, além de muita interação entre os jogadores. Mesmo que você leve uma sova, você pode começar a próxima rodada, pegar 10$, ir se curar e tentar correr atrás do prejuízo. 

É legal de jogar com mesa de galera que interage muito, como com quem não interagem muito. É um jogo divertido a qualquer momento. Western Legends conquistou meu coração fora da lei.

O que gostei em Western Legends

  • Jogabilidade;
  • Altamente imersivo;
  • Você tem o controle do seu jogo;
  • Muita interação;
  • É verdadeiramente um sandbox;
  • Arte.

O que não gostei em Western Legends

  • Não tem miniaturas de todos os personagens.

Indicado para fãs de:

  • Sandbox;
  • Jogos de velho oeste e bang bang,
  • Jogos competitivos e interação direta.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑