Reviews

Publicado em junho 4th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Zombicide Green Horde: pela horda!

Review – Zombicide Green Horde: pela horda! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.8


User Rating: 0 (0 votes)

A franquia de zumbis de maior sucesso de todos os tempos chega com seu novo filho: Zombicide Green Horde. Uma campanha de financiamento de sucesso com muitos extras, dragões e Stranger Things que promete ser a melhor edição do jogo. Será mesmo?

O jogo é uma continuação direta da versão medieval da franquia, o Zombicide Black Plague, que já fizemos review e gameplay. Então, não vamos nos atentar nas regras básicas do jogo, mas fazer uma análise das novidades que ele trouxe. Para saber sobre o básico, acesse os links do unboxing do Black Plague, dos extras, do review escrito e vídeo completo com regras e gameplay.

Green Horde

Componentes

Mais uma bela produção da CMON que sempre manda muito bem na produção. Minis bem detalhadas, cartas de qualidade e cartonados com boa gramatura. Nada além do padrão deles de produção. Um jogo que é uma obra de arte visual.

O que vem na caixa:

9 tiles de jogo de dois lados, 65 miniaturas de orcs zumbis (35 lerdos, 14 corredores, 14 balofos, 1 necromante e 1 abominação), 6 miniaturas e cartas de heróis, 1 mini de catapulta, 6 dashboards, 6 dados, 48 marcadores e 6 bases coloridas.

68 marcadores: 14 portas, 4 bile de dragão, 1 saída, 1 primeiro jogador, 18 de barulho, 1 de ação livre, 1 de apodrecido, 6 de barreiras/cercas vivas, 10 de objetivos e 12 de entrada de zumbis.

133 mini cartas: 1 referência de catapulta, 78 equipamentos e 54 cartas de zumbi.

Green Horde

Vai dizer que não é uma lindeza?

O jogo

Desta vez a aventura acontece na fronteira ocidental, em terras que misturam o preto e o verde. Nessa região havia uma luta constante contra os orcs selvagens famintos, quando a praga dos zumbis atingiu o reino.

Os orcs normais que já estavam com fome deram trabalho, imagine agora com a infecção zumbi? Eles vem em quantidade, com fome e muita força de destruição, por isso, somente a união entre os sobreviventes e o uso de poderosas armas e artefatos será capaz de conter a horda verde!

Zombicide Green Horde segue a mesma premissa de seu antecessor, Black Plague, mas promete mais dificuldade e mais poder aos sobreviventes.

Preparação do jogo

A preparação é feita em base na missão escolhida e quantidade de jogadores. Separe os tiles utilizados e guarde os restantes na caixa. Distribua os heróis entre os jogadores e distribua também as armas iniciais. Coloque os objetivos, zonas de entrada, catapulta e portas indicados nos espaços indicados no mapa da missão.

É preciso ler atentamente as instruções, para verificar se existe alguma regra especial e a forma e ordem para conquistar os objetivos. Deixe o monte de cartas de equipamentos e de entrada de zumbis ao lado do jogo e a carta de referência da catapulta.

Green Horde

O cenário está pronto, hora de destruir a horda

As rodadas

Elas acontecem como no anterior, sendo dividida em 3 fases: fase dos jogadores, fase dos zumbis e fase final. Assim que os objetivos da missão são conquistados, o jogo termina.

1- Fase dos jogadores

Cada jogador ativar seus sobreviventes, um após o outro em qualquer ordem. Cada um dos sobreviventes têm 3 ações disponíveis. Entre as ações ele pode fazer as seguintes: movimento, procura, abrir uma porta, reorganizar/trocar, ações de combate, encantamento , pegar ou ativar um objetivo, fazer barulho, ação de cerco (catapulta) ou não fazer nada. Assim que todos os jogadores tiverem terminado seu turno, começa a fase dos zumbis.

Green Horde

Os heróis são ativados um depois do outro

2- Fase dos Zumbis

Os zumbis que estão no tabuleiro são ativados, se movendo e/ou atacando. Zumbis atacam os sobreviventes que estão na mesma área que eles e se movem em direção aos sobreviventes visíveis, caso não aja nenhum, eles vão para a zona de maior barulho. Em seguida, entram zumbis nas zonas de entrada, na mesma ordem seguindo o sentido horário.

3- Fase final

São retiradas do tabuleiro todas as fichas de barulho e o marcador de primeiro jogador vai para o jogador à esquerda do atual primeiro jogador.

Novidades do Zombicide Green Horde

Os orcs zumbis

Eles tomaram um esteróide e estão mais poderosos. Os lerdos dão 2 dano no seu ataque, os balofos dão 3 e automaticamente matam os sobreviventes. Os corredores mantêm as mesmas características. A abominação dá dano indefensável por escudos e armaduras e o necromante dá 2 de dano.

Eles dão somente um ataque que dá o dano indicado. E a defesa de armadura e escudo são feitos para cada um desses ataques. Não é mais possível dividir os ferimentos

Green Horde

A zumbizada está com mais esteróides nesta edição

A horda

As cartas de entrada de zumbi do Green Horde, adicionam zumbis em um espaço ao lado do tabuleiro. Quando sair no baralho de entrada de zumbis uma carta Entre a Horda!, os zumbis acumulados ali, vão entrar naquele local de ativação. Para quem pegou no Kickstarter, vai vir um tile para o espaço da horda. Geralmente cada carta de entrada, vai adicionar um zumbi do mesmo tipo para a horda. Na carta do zumbi necromante, são adicionados um lerdo, um corredor e um balofo à horda.

Green Horde

A horda está pronta para terminar o seu jogo

Barreiras

Algumas missões introduzem as barreiras. Elas não podem ser ultrapassadas pelos sobreviventes, mas eles podem executar ataques à distância e habilidades, que necessitem de linha de visão para ser executadas.

Uma barreira pode fazer os zumbis desviarem o seu caminho. Mas se não houver uma rota para chegarem a sua zona de destino, eles destroem a barreira e fazem seu movimento em seguida.

Green Horde

Barreiras dão uma boa proteção aos sobreviventes

Cercas-vivas

As cercas-vivas interrompem a linha de visão de zumbis e sobreviventes, mas eles podem passar por ela. Quando um sobrevivente for passar por ela para uma área que não existe um sobrevivente com linha de visão, ele rola um dado. Se sair 1, aparece um lerdo na zona de destino.

Green Horde

As cercas-vivas são uma boa forma de se esconder dos bichões

Zonas de Banhado

Zonas de banhado são zonas com muita água, o que pode atrapalhar um pouco o movimento dos sobreviventes. Para se mover de uma área de banhado para outra, o jogador gasta uma ação adicional. Máquinas de cerco (catapulta, balestra) ao entrar em zonas de banhado são destruídas automaticamente. Fogo de dragão não funcionam nessas áreas.

Green Horde

As zonas de banhado são perigosas e úmidas

As zonas de charco são separadas das zonas secas por uma margem ou uma borda. A margem é uma zona fácil de passar e não traz penalidade para serem ultrapassadas. A borda possui uma linha escura que separa a área de charco e para um sobrevivente passar por elas, é preciso gastar uma ação extra. Zumbis não passam pela borda, precisam encontrar uma outra rota.

Catapulta (ações de cerco)

Um novo tipo de ação é acrescentado no Zombicide Green Horde: ações de cerco. São ações relacionadas a armas pesadas. No jogo base vem a catapulta, mas nos extras vem também a balestra. São duas ações permitidas: mover a catapulta, ou atirar gastando 3 ações para isso.

Os tiros da catapulta acontecem em uma zona específica de no mínimo 2 espaços de distância. Não é preciso ter linha de visão, pode ser em qualquer lugar do tabuleiro e segue as regras do fogo amigo.

Não é preciso recarregar, não faz barulho e seus tiros podem dar de 1 a 3 de dano, jogando de 1 a 6 dados. Se quiser jogar 6 dados, cada um vai dar somente 1 de dano (ótimo para hordas de lerdos e corredores). Para dar 2 de dano, jogam-se 3 dados e para dar 3 de dano, somente um dado é rolado. Para todos os tiros, o mínimo para acerto no dado é 4. Se a zona de destino estiver linha de visão de algum sobrevivente, o valor cai para 3.

Green Horde

A catapulta é uma mão na roda para se livrar das hordas

Considerações

Zombicide Green Horde consegue ser o melhor de todos? Olha, pode até não ser, mas depois de várias partidas, posso dizer que a sensação e experiência são mais legais. Primeiro que quando a horda começa a se formar você fica na tensão de não dar conta. Mas, com algumas armas e habilidades de personagem e principalmente, com a catapulta, você vê que é possível. A dificuldade aumentou, balofos podem te eliminar facilmente, o lerdo e o necromante dando 2 de dano podem te dar aquela rasteira. E ainda tem aquelas divertidas cartas de ativação extra para te botar no seu lugar.

O que já era uma guerra pesada e muito estratégica, ganha proporções maiores nessa edição do jogo. As missões são difíceis, mas possíveis, as cartas de horda e necromante surgem quando você estiver menos preparado e vai precisar pensar mais como um time para ganhar o jogo. Algumas podem até alongar o jogo, o que em alguns casos pode atrapalhar a experiência.

Senti a falta de um personagem liso na caixa base. Nas missões para pegar objetivos, ele seria uma boa ajuda, já que alguns cenários longos podem dificultar com hordas no meio do caminho.

A catapulta é a grande arma do jogo. Ela te ajuda a exterminar as hordas, a eliminar um necromante fujão e até a eliminar aquela abominação que acabou de entrar no tabuleiro.

A possibilidade de crossover com Black Plague e suas expansões, além das próprias expansões do Green Horde oferece uma gama infinita de aventura. Mais um jogo interessante que você vai querer colocar na mesa até terminar todas as missões e começar a criar as suas. Pela horda (verde)!

O que gostei em Zombicide Green Horde

  • Produção de jogo e arte incrível;
  • Novidades que acrescentam ao jogo;
  • Ainda mais envolvente, desafiador e estratégico.

O que não gostei em Zombicide Green Horde

  • Falta de habilidades como liso;
  • Algumas missões podem se alongar.

Indicado para

Fãs de Zombicide, fãs de jogos de zumbi, jogadores de dungeon crawlers e jogos de aventura e exploração.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑