Reviews

Publicado em Abril 25th, 2016 | por Renato J. Lopes

Review – Zona Mágica: seja o mais poderoso mago do tabuleiro

Review – Zona Mágica: seja o mais poderoso mago do tabuleiro Renato J. Lopes
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.7


Um jogo sensacional, brasileiro e já financiado? Esse é o Zona Mágica, o jogo que você precisa ter na sua coleção. Um jogo simples de aprender, rápido de jogar e muito divertido, com contagem de pontos no final, take that durante os turnos, leilão e jogadores com diferentes habilidades. O jogo analisado é o protótipo, feito para divulgação do financiamento. O projeto está nos últimos, terminando no dia 30/04, para participar acesse o link.

 

Ficha Tecnica - Zona magica

 

Componentes

Apesar de ser um protótipo, a qualidade dos componentes é muito melhor que muitos jogos brasileiros ou até internacionais. Tudo preparado com muito capricho pela Arcano Games, dando a impressão de que a versão final vai ser sensacional. A arte é bonita, cumpre seu papel, apenas o tabuleiro que é um pouco poluído e pode atrapalhar um pouco a compreensão.

Zona-Magica-12

As manas dos elementos: fogo, ar, arcana, água e terra

5 cartas de mago;

25 cartas de implemento;

65 mini-cartas de mana:

13 mini-cartas de mana de água;

13 mini-cartas de mana de fogo;

13 mini-cartas de mana de terra;

13 mini-cartas de mana de ar;

13 mini-cartas de mana arcana;

65 cartas de magia;

15 peças marcadoras de magos;

3 maguinhos azuis;

3 maguinhos verdes;

3 maguinhos vermelhos;

3 maguinhos roxos;

3 maguinhos brancos;

2 pedrinhas marcadoras de dragão (ambar);

2 pedrinhas marcadoras de fada (azul);

1 pedrinha marcadora de ciclo (roxa);

1 tabuleiro rígido dobrável.

Zona-Magica-14

Um protótipo de respeito e qualidade

 

Objetivo de jogo

Seu objetivo é ser o maior mago no torneio de magia Dragão e Fada, executando as melhores magias, juntando cristais e atacando os seus oponentes durante o jogo. Quem conseguir fazer a maior quantidade de pontos depois de todas rodadas (que é igual à quantidade de jogadores: 3, 4 ou 5) ganha.

Ganha quem atingir a maior pontuação no final do jogo

Ganha quem alcançar a maior pontuação no final do jogo

 

Como jogar

Comece colando manas nos círculos de Dragão e Fada e na parte inferior do tabuleiro, onde ficam as manas dos elementos. São colocados os marcadores de cristais nas laterais dos dois círculos (Dragão e Fada), no número 3.

Zona-Magica-06

As manas no tabuleiro e nos círculos

Sorteie entre os jogadores os personagem, cada um receberá em seguida o implemento correspondente ao elemento do seu personagem. São dadas mais 4 cartas de implementos para cada jogador, que juntará a carta recebida do seu personagem e faz um draft, ficando cada um com 5 cartas. Uma carta será ativada, duas descartadas e outras duas colocadas no monte de implementos para os leilões de jogo.

Zona-Magica-11

Os personagens e seus respectivos implementos de elemento

São posicionados os maguinhos de cada jogador nos marcadores de cristais de Dragão e Fada, de acordo com a carta do personagem e ao lado do marcador de pontos no topo do tabuleiro, no número zero.

Zona-Magica-07

Posição inicial dos magos nos marcadores de cristais

 

Turno do jogador

A primeira coisa a se fazer é conferir se o jogador da vez possui 5 cartas. Se ele possuir mais, descarta as cartas a mais. Em seguida, ele escolherá um dos elementos na base do tabuleiro (ar, água, fogo, terra e arcana), sendo que se for no canto esquerdo, a torcida daquele lado comemora e aumenta em 1 o marcador de cristais da torcida do Dragão e se for do lado direito, no de Fada.

Depois disso, ele poderá executar uma das seguintes ações: descansar, executar uma magia ou comemorar com a torcida.

Descansar: escolhe uma das gemas e coloca a sua frente de forma permanente para ser utilizada durante a ação de executar a magia, garantindo os manas que podem não existir em outros turnos.

Zona-Magica-05

É importante reservar manas permanentes para facilitar suas magias

 

Executar uma magia: de acordo com o símbolo na carta, o mago realiza a magia em um dos círculos, substituindo o elemento marcado pelo cristal pelo mana escolhida na base, combinando os elementos em uma carta de magia, podendo utilizar os manas que ficam permanentes na frente do personagem. O efeito da magia acontece na hora, seguindo as instruções na carta para os efeitos posteriores, ficando em jogo, até que ela sofra algum efeito que faça ela ser descartada.

Zona-Magica-04

Para executar a magia é preciso ter a combinação certa de elementos

 

Comemorar com a torcida: descartando a mana no marcador ao lado da torcida para receber a quantidade de cristais indicados no marcador (depois disso mova o marcador para o mínimo, 3).

Zona-Magica-03

O jogador verde pegou cristais do Dragão para usar nos leilões e pontuar no final do jogo

 

Após realizar sua ação, o jogador compra duas cartas e termina seu turno. Se o jogador sofrer uma magia que pule seu turno, ele deverá em sua vez, apenas escolher uma mana e descartar.

Após todas as cartas de mana serem utilizadas, acaba o ciclo. Após o primeiro ciclo, será realizado um leilão por implementos (1 carta por jogador), começando o jogador com a maior quantidade de pontos, passando para o próximo jogador no sentido horário e assim por diante. O valor a ser pago é uma quantidade de cristais de Dragão e Fada, na combinação que quiser. A última carta que sobra, vai de graça para o último jogador. Depois que cada jogador ganhar uma carta, termina o leilão. Haverá ainda um segundo leilão, sendo depois do segundo ciclo (para 3 e 4 jogadores) ou depois do terceiro (5 jogadores).

Zona-Magica-02

Escolha bem o implemento no leilão para marcar mais pontos no jogo

 

Considerações

Zona Mágica  é um jogo equilibrado e bem divertido. Nele você vai suar muito para manter a pontuação mais alta possível, tentando se proteger dos efeitos das magias dos outros jogadores, executando magias que possam lhe dar mais pontos e combar no final.

Tente focar no elemento do seu personagem, buscando cartas que garantam um bônus maior nos tipos de magia dele, para isso é importante no início do jogo tentar reservar uma boa quantidade de manas do seu elemento. Por exemplo, se você for o mago do fogo, tente reservar 3 manas, para garantir que nos últimos turnos, quando os elementos começam a ficar raros, você consiga realizar as magias mais poderosas.

Zona-Magica-09

Algumas das cartas de magia

Outro aspecto importante são os cristais. No final do jogo, cada um deles dá 24 pontos para o primeiro colocado, 18 para o segundo, 12 para o terceiro e o quarto 6. Ou seja, se você consegui ser o primeiro nos dois, vai garantir 48 pontos só com os cristais, além de ser a moeda dos leilões.

O jogo força a interação entre os jogadores, então não tenha medo de atacar o amiguinho, afinal de contas, ele também vai precisar te atacar. Muitas magias ajudam a manter o jogo equilibrado, guarde essas magias que tiram pontos para utilizar em jogadores que estejam muito a frente no jogo, ou tente se proteger para evitar perder preciosos pontos no jogo.

Zona Mágica mistura o melhor do amerithrash, forçando você a atacar os adversários, com alguns elementos de euro, como o combo de pontos no final, set collection, entre outros. Ele vai fazer você se divertir e encontrar novas formas de realizar a melhor estratégia para vencer o jogo.

Zona-Magica-10

As cartas de implementos

 

Prós

  • Fácil de jogar, mesmo para quem não é heavy gamer;
  • Componentes bem feitos, mesmo para um protótipo, em especial os maguinhos;
  • Referências: ótimas referências nas ilustrações do jogo;
  • Alta interação entre jogadores;
  • Equilibrado. As partidas quase sempre terminam com pouca diferença de pontos.
Zona-Magica-13

Os maguinhos do jogo

Contras

  • O tabuleiro um pouco poluído pode ser um pouco confuso a princípio;
  • O layout das cartas é um pouco confuso, com símbolos um pouco difíceis de compreender, e em alguns casos, até o texto está um pouco confuso sobre os efeitos.
  • O manual um pouco confuso em algumas partes.

Obs: passamos esses pontos para o criador que disse que já realizou diversas mudanças, principalmente no manual, explicando as diferenças de símbolos e os efeitos, além de algumas outras melhoras na arte e visual.
Indicado para: jogadores iniciantes, jogadores experientes, fãs do tema magia e cultura pop.

Zona-Magica-08

O tabuleiro pronto para iniciar uma partida

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑