RPG

Publicado em março 8th, 2017 | por Rafa Almeida

0

RPG: Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros!

Não é novidade que o cenário nacional de jogos de tabuleiro e RPGs têm crescido exponencialmente, e nós só temos que aproveitar. Dentro dessas novidades a editora Pensamento Coletivo coloca em financiamento o Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros. O livro é uma criação de Diogo Nogueira, o mesmo autor de Bruxos e Bárbaros. Espadas está chegando com uma pegada “old school”, porém com regras singulares e muita autenticidade.

“Em eras passadas, grandes reinos cobriam este mundo. Agora, suas ruínas estão espalhadas pelas regiões selvagens que cercam as poucas e decadentes Cidades-Estados. Neste perigoso cenário, bravos aventureiros, empunhando espadas afiadas e feitiços sinistros, buscam glória, ouro e segredos proibidos”.

eafsPC

A belíssima capa do livro

O sistema também usa dados de 20 faces (d20), porém não da mesma maneira. Todas as rolagens são baseadas nos atributos, jogadores devem conseguir tirar abaixo de seus atributos para conseguir um sucesso, e monstros e NPC’s acima dos atributos. Existem circunstâncias que ajudam ou dificultam nos testes, reduzindo ou aumentando a dificuldade.

Atributos

Há quatro atributos principais: Físico, Agilidade, Intelecto e Vontade. Existe um sistema de arquétipos e vocações que permitem uma enorme gama de personalização para os personagens dos jogadores. Por exemplo, o bárbaro, o cavaleiro, o patrulheiro, o pirata, o mercenário ou qualquer outra coisa que você quiser. Não existe limitação ou uma lista fixa para isto, as características podem ser adaptadas.

Outra coisa muito interessante é que não existe sistema de círculos ou níveis de magia. A dificuldade de conjurar magias está nos riscos que ela impõe, ou seja, quanto mais forte a magia mais riscos. Sendo assim, qualquer personagem pode conjurar qualquer magia que tenha aprendido na aventura, ou em seu background, levando sempre em consideração os riscos que inclui até morte.

Armaduras não funcionam de maneira usual, elas não dificultam que uma criatura acerte um ataque, mas reduzem o dano.

Sorte em Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros

Existe algo interessante que o jogo mede como “Sorte”. Às vezes um personagem pode realmente ter sorte e isso influencia em momentos no jogo que fogem ao controle do personagem. Ter um pouco de sorte sempre vai bem, afinal centímetros podem definir vida e morte em Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros.

É claro que já que existe um fator sorte, também existem as complicações, eventos aleatórios e momentos que podem ocorrer algumas coisas que atrapalham ou agravam situações que vivem os personagens.

espadas afiadas

As ilustrações em preto e branco são incríveis

Tom de realidade ao jogo

O sistema de carga, é bem simples e intuitivo, e o peso dos equipamentos podem realmente atrapalhar. Isso dá mais realidade ao jogo, além do mais, não existe cura mágica. Realmente é necessário repouso, medicamentos e cuidados especiais para se livrar de um ferimento, ou doença. Sendo assim, os jogadores devem pensar várias vezes se vale a pena entrar em um combate.

Dentro do próprio livro existe um gerador de aventuras, com misturas de ideias e ferramentas para improvisação. Isso ajuda mestres mais novos e mestres experientes que precisem de ganchos ou ideias iniciais para centrar sua campanha.

O cenário

O cenário é como os jogos de fantasia medieval tradicionais. Existe um mundo chamado de Terra Antiga ou Anttelius. Muitos impérios, raças e civilizações passaram por esse mundo que já foi rico e de grandiosidade exuberante. Porém, atualmente ele é decadente, são ruínas, sombras de um passado imponente.

Os habitantes de Anttelius dividem espaço e cultura. Existem histórias, passado, ambições e desejos. Os aventureiros serão personagens comuns dos jogadores que buscam glória, ouro ou caçam algum objetivo pessoal como vingança ou uma vida mais confortável.

A diferença é que não existem elfos em todas as florestas, ou anões minerando o coração de cada montanha. Essas raças são lendárias, assim como dragões e criaturas incríveis. São raras e a maioria dos povos sequer viu alguma delas.

A magia também é pouca ou rara. Ela põe medo em muitos mortais devido aos seus efeitos reversos. Geralmente uma espada e uma velha armadura é tudo o que os personagens tem para se proteger e tentar sobreviver a essas incríveis aventuras.

O sistema é muito interessante, além de ter mais realidade e passar mais medo aos personagens durante os desafios e aventuras. Ele tem um lado “anti heroico”, como os super-heróis que vemos com menos poderes que precisam compensar de outras formas.

Os personagens

Os personagens são frágeis, e ao mesmo tempo incríveis, e isso é fantástico. A possibilidade de aventuras sociais, políticas ou de exploração é incrível, e as perspectivas de personalização dos personagens são demais!

Recomendo a todos que curtem sistemas de fantasia medieval, não apenas a galera que curte os jogos mais antigos. Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros tem regras novas, que tornam o jogo único em sua criação e despende pouco tempo na criação de aventura. Só o seu sistema de aventuras aleatórias conta com mais de 2 milhões de possibilidades. Confira a página do Catarse de Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros e participe do financiamento coletivo para garantir a sua cópia

Curta nossa Página no Facebook, se inscreva em nosso canal no Youtube. Faça isso e fique por dentro das novidades no universo dos board games e RPG’s. Sempre tem novidades e promoções, além de conteúdo exclusivo!

Um sucesso decisivo a todos e um bom jogo. Espero que tenha curtido!

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo ↑