Reviews

Publicado em julho 17th, 2015 | por Jonathan Sampaio

Review – Una facções, sacaneie seus amigos e Smash Up!

Review – Una facções, sacaneie seus amigos e Smash Up! Jonathan Sampaio

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

3.5

Nota Final


User Rating: 4.1 (4 votes)

Se você é daqueles que quando criança “inventava” poções mágicas, misturando sabores de refrigerantes, ou até mesmo chegou a possuir (ou sempre quis ter) aqueles kits de alquimia, unindo todos os componentes químicos contido em seu kit, sem se importar em explodir sua casa, esse é o jogo certo pra você!

Agora você poderá ser um Ninja-Pirata (quem nunca quis ser um ninja ou pirata?) ou até mesmo Dinossauro-Mago (fala sério, tem algo mais legal que isso?). Não está satisfeito? Que tal um Alien-Zumbi? Robô-Gnomo? Ainda não entendeu? Você pode ser o que quiser! Na caixa base, são 8 facções, em que 4 jogadores escolhem 2 e as juntam para uma jogatina insana com intuito de destruir as bases e se tornar o grande campeão Smash Up!

Componentes
A caixa contém 8 facções. cada uma com 20 cartas (160 cartas no total), com 16 cartas de bases, fichas de pontuação (20 fichas de valor 1 e 8 fichas de valor 5) e o livro de regras. A versão brasileira é idêntica à original, saindo atrás apenas no quesito expansão, que de cara, após as primeiras jogatinas é o que pensamos a respeito, pois a vontade que dá é de expandir a insanidade do jogo, em outras palavras: aumentar a zoeira!

Ficha Tecnica Tabula

A arte é muito bonita, com ilustrações para cada facção, personalizado para cada tipo de lacaio e ações de cada facção e das bases. Recomendamos o uso de sleeves para maior durabilidade das cartas, enquanto as fichas de pontos deixam um pouco a desejar pelo fato de que irão descamar com o tempo.

As cartas de lacaios possuem o identificador de lacaio, nome, pontuação, habilidade e símbolo da facção. As de ação tem o nome, a habilidade e o símbolo da facção. Será com as cartas de lacaio que você irá juntar poder para explodir uma base, enquanto as cartas de ações, irão maximizar o poder de um lacaio, protegê-lo de seus adversários, destruí-los, anulá-los ou até mesmo mover seus lacaio ou de outras facções.

As cartas de base possuem um nome, o limite de pontos que ela comporta sem explodir, os pontos de vitórias para o jogador com mais pontos de lacaio na base, para o segundo e o terceiro, e ainda a habilidade da carta caso ela possua.

Preparação do Jogo Básico
Com o jogo básico, separam-se as 8 facções onde o jogador que acordou mais cedo ganha o direito da primeira escolha de fação, passando a vez para o jogador da sua esquerda (sentido horário), este faz a sua escolha e assim se faz até o último jogador escolher sua fação, sobrando apenas 4 fações na mesa. Agora o último jogador que escolheu é quem tem o direito de escolher primeiro a sua segunda facção (acreditem, esse vai ser um modo bem justo de escolher), invertendo a ordem de escolha.

Após todos estarem com suas fações, é hora de embaralhar suas cartas, dando vida ao seu deck híbrido (nesse momento a tensão e a adrenalina entram em jogo). Em sequência embaralham-se as cartas de base em um único baralho, onde serão compradas e reveladas à mesa uma base a mais que o número de jogadores, ou seja, para 2 jogadores serão 3 bases, para 4 jogadores serão 5 bases.

Após as bases serem reveladas à mesa, os jogadores compram 5 cartas de seu próprio deck, caso algum jogador possua apenas cartas de “Ação” em sua mão, este jogador deve revelar as 5 cartas de “Ação” que tem na mão, descartando todas as cartas (direto para o cemitério!) e comprando uma nova mão de 5 cartas, sem direito de troca nesta. Como na escolha das cartas, começa o jogador que acordou mais cedo, continuando em sentido horário.

Caso você tenha duas cópias do jogo, há a possibilidade de unir as cópias e os jogadores assim poderão utilizar a mesma facção de um outro, não sendo permitido 1 jogador repetir uma facção que já possui.

Como Jogar
O jogador da vez pode jogar uma carta de lacaio e uma de ação, ou somente a de lacaio, ou somente a de ação, podendo até mesmo não fazer nenhuma das duas, porém é permitido apenas um lacaio e uma ação por turno, a única maneira de se colocar mais de um lacaio ou mais de uma ação é se a carta lançada assim o disser, pois a interpretação neste jogo é literal. No final do turno, o jogador compra duas cartas. Não é permitido a mão exceda o número de 10 cartas, se isso acontecer, será preciso descartar cartas de modo aleatório até ficar com a quantidade de 10.

Vamos imaginar que o jogador 1 acaba de lançar seu primeiro lacaio na base Tortuga, o lacaio lançado é da facção Robô, de nome “Robô-Zape”, de poder 2, onde sua habilidade descrita fala o seguinte: “você pode jogar um lacaio extra de poder 2 ou menos”. Mas nobre cavaleiro da tábula quadrada, o senhor me disse anteriormente que era apenas um lacaio por turno. Sim meu caro aspirante a destruidor de bases, assim como eu disse que há cartas que permitem jogar mais de um lacaio ou ação e é exatamente isso, o jogador 1 se possuir em sua mão um lacaio de poder 2 ou menos, ele poderá lançá-lo ao jogo. Da mesma forma acontece com as cartas de ação extra, porém diferentemente dos lacaios que devem permanecer em suas bases, as ações são descartadas após a resolução de seu efeito. Uma ação só não é descartada caso ela seja permanente, sendo permanente, esta carta só será descartada quando a base explodir ou se ela estiver causando efeito à um lacaio e esse lacaio for destruído (assim serão destruidos o lacaio e a ação).

Mas cuidado! Há cartas de efeito imediato e cartas de efeitos futuros, como dito anteriormente, as habilidades das cartas são literais é exatamente o que está escrito. Em caso de conflito de regra, prevalece o que diz a carta, em caso de conflitos entre cartas, como por exemplo, uma carta mandar fazer enquanto outra manda não fazer, prevalece a que manda não fazer.

A pontuação de uma base é conjunta e cumulativa, ou seja, a base Tortuga para pontuar (explodir) tem que ter 21 pontos ou exceder os 21 pontos. Vamos imaginar que o jogador 1 possui 4 lacaios na base, calculando o valor total de 12 pontos, enquanto o jogador 2 possui na mesma base 7 pontos de lacaios e por fim o jogador 3 possui 2 pontos de lacaios na mesma base, totalizando assim 21 pontos. Logo o jogador 1 pontua como primeiro colocado, ou seja, ganha 4 pontos de vitória (PV), enquanto o jogador 2 que fez 7 pontos de lacaio fica em segundo colocado, obtendo 3 PV, e o jogador 3 com menor ponto de lacaio, fica em último, ganhando 2 PV.

Aquele jogador que primeiro acumular 15 pontos de vitória é o grande vencedor, o orgulho do Smash Up!

Considerações Finais
Pós: É um jogo divertido, envolvente e ótimo para jogar com uma galera. A temática é interessante e não deixa que o jogo caia na mesmísse, uma vez que a cada jogo há uma nova possibilidade de se montar uma facção diferente da anterior, formando assim novas estratégias e desafios para o jogador. Cada combinação traz uma experiência diferente, cada facção tem um estilo diferente. A caixa não é muito grande e você pode levar o jogo consigo pra onde for.

Contras: O acabamento das moedas de ponto poderia ser melhor, além do não lançamento das expansões. No início o jogo parece bem confuso, mas com 3 ou 4 partidas se pega o jeito. Depois que se pega o jeito, vem o sentimento de necessidade da expansão.

Recomendado para: todos, desde iniciantes à experientes e apaixonados por card games, que gostam de uma boa competitividade e não se importam de explodir as coisas, nem mesmo em prejudicar um colega. Pessoas que gostam de jogos megatemáticos de insanidade total, para “manos” e “minas” legais.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑