Reviews

Publicado em dezembro 14th, 2015 | por Caio Romero

Review: Star Wars – Império vs Rebelião, escolha seu lado!

Review: Star Wars – Império vs Rebelião, escolha seu lado! Caio Romero

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

2.9

Nota Final


User Rating: 0 (0 votes)

Prepare-se. Star Wars: Império vs Rebelião traz a emoção dos confrontos e estratégias para vencer a Guerra Civil Galáctica direto pra sua mesa de jogo. O destino da galáxia depende das cartas sob seu controle. Recrute seu exército e supere seu oponente nos momentos definitivos da guerra.

Ficha Tecnica Star Wars Imperio vs Reveliao

Componentes

A caixa traz 48 Cartas de Recurso (24 Cartas de Recurso Rebelde e 24 Cartas de Recurso Imperial), 24 Cartas de Evento, 10 Cartas de Estratégia (5 Cartas de Estratégia Rebelde e 5 Cartas de Estratégia Imperial), 16 Fichas de Influência, 1 Ficha de Equilíbrio e 1 Livro de Regras.

Game Setup Star Wars Imperio Rebeliao

Cartas, ficha de equilíbrio, fichas de influência e mesa pronta pro duelo!

Preparação

A primeira coisa a se fazer é embaralhar e formar uma pilha única com as Cartas de Evento, que devem ficar acessíveis aos dois jogadores.

Cartas de Evento

Algumas Cartas de Evento

Depois disso, cada um dos jogadores escolhe uma facção e pega as Cartas de Recurso e de Estratégia da facção escolhida: Rebelde ou Imperial. A preparação das Cartas de Estratégia acontece com cada jogador criando uma pilha dessas cartas com a face para baixo em sua área de jogo.

Dentre as Cartas de Recurso, existem as Cartas de Recurso de Personagem. Na preparação, cada jogador escolhe secretamente quatro Cartas de Recurso de Personagem e as separa. As demais Cartas de Personagem formam uma pilha de Reserva, que fica com a face para baixo.

Personagens Rebeldes

Cartas de Personagens Rebeldes

Personagens Imperiais

Cartas de Personagens Imperiais

As Cartas de Recurso de Personagem escolhidas são misturadas às outras Cartas de Recurso, formando uma pilha de Recurso para cada jogador, que também fica com a face voltada para baixo.

Cartas de Recurso Rebelde

Exemplos de Cartas de Recurso Rebelde

Cartas de Recurso Imperial

Exemplos de Cartas de Recurso Imperial

Os jogadores recebem cada um duas Fichas de Influência. Com as demais fichas, é formado o estoque.

A Ficha de Equilíbrio pode ser jogada como uma moeda para determinar aleatoriamente qual a face voltada para cima (que indica a facção que agirá primeiro na Fase de Confronto, explicada adiante).

Neste ponto, os dois jogadores estarão com suas áreas de jogo prontas para iniciar a primeira rodada.

Como jogar

Após a Preparação, começa a primeira rodada de jogo. Cada rodada é composta por três fases, as quais cada jogador deve completar para iniciar uma nova. Fase de Planejamento, Fase de Confronto e Fase de Controle.

Fase de Planejamento

Os jogadores revelam a carta do topo da Pilha de Evento e a deixa com a face para cima entre os dois. Este será o evento da rodada atual. Depois de revelado o evento, cada jogador escolhe uma das suas Cartas de Estratégia e a separa das demais, deixando-a com a face virada para baixo. O efeito dessa carta será aplicado no fim da rodada.

Fase de Confronto

Nesta fase, os jogadores jogam em turnos alternados. A face voltada para cima da Ficha de Equilíbrio determina qual a facção que fará o primeiro turno.

Em seu turno, o jogador deve escolher uma das ações explicadas a seguir:

Jogar uma carta: o jogador compra a carta do topo da sua Pilha de Recurso e a coloca em sua área de jogo, deixando-a preparada (em pé, ou na vertical). O objetivo do jogo é vencer eventos e conquistar pontos de vitória. Por isso, fique atento ao jogar uma Carta de Recurso: as Cartas de Evento possuem um limite representado por hexágonos que determinam a quantidade de Cartas de Recurso que cada jogador pode ter revelada em sua área de jogo. Além disso, as Cartas de Evento possuem o Valor do Objetivo e cada Carta de Recurso tem um valor individual de recurso. O jogador com o maior valor total de recursos que não exceder o Valor do Objetivo do evento vence o confronto, mas isso será explicado na Fase de Controle.

Usar um poder: o jogador usa o poder de uma Carta de Recurso preparada deixando-a exausta (virando-a na horizontal). Observe que Cartas de Recurso de Personagem possuem poderes mais fortes, entretanto seu valor de recurso diminui quando estão exaustas.

Gastar influência: o jogador pode pagar uma Ficha de Influência para preparar uma de suas Cartas de Recurso exaustas, retornando-a para a vertical e podendo usar seu poder num turno posterior.

Passar: o jogador pode não fazer nada e passar a vez. A fase de confronto acaba quando os dois jogadores passam sucessivamente.

Fase de Controle

Depois do confronto, os jogadores revelam a Carta de Estratégia que escolheram na Fase de Planejamento e aplicam seu efeito. O efeito de uma Carta de Estratégia só é aplicado se o valor total de recursos do jogador não excedeu o valor total do objetivo do evento.

Cartas de Estrategia Rebelde

Cartas de Estratégia Rebelde

Cartas de Estrategia Imperial

Cartas de Estratégia Imperial

Como já dissemos, o jogador com o maior valor total de recursos que não excede o Valor de Objetivo do evento vence esse evento. Caso haja empate, o lado da Ficha de Equilíbrio que estiver voltado para cima determina a facção vencedora desse evento.

O vencedor do evento coloca a Carta de Evento em sua área de jogo voltada para cima. Na Carta de Evento, além do limite e do Valor de Objetivo, há o valor do evento (que determina quantos Pontos de Vitória o jogador conquistou ao vencê-lo) e o valor de influência (que dá ao jogador que venceu esse evento a quantidade equivalente de Fichas de Influência). Se o evento tem algum efeito, agora é o momento em que ele pode ser aplicado.

Se o valor total de recursos dos dois jogadores excedem o Valor de Objetivo do evento, ninguém vence esse evento e ele retorna com a face para baixo debaixo da Pilha de Eventos.

Renovar: os jogadores recolhem todas as suas Cartas de Recurso embaralhando-as para formar uma nova pilha. A Ficha de Equilíbrio fica com a face da facção que tem menos Pontos de Vitória voltada para cima. Se houver empate, a ficha fica com o lado virado para cima que representa a facção que perdeu o evento da rodada atual. Por último, cada jogador descarta a Carta de Estratégia que usou na rodada, deixando-a com a face voltada para cima, próxima às outras que ainda não foram usadas. Somente quando um jogador tiver utilizado todas as suas Cartas de Estratégia, ele as recupera e volta a ter a possibilidade de usá-las como se fosse o começo do jogo.

A partida segue, rodada a rodada. Quando um jogador atingir sete ou mais Pontos de Vitória, ele imediatamente vence o jogo.

Considerações Finais

É Star Wars, então já é um puta ponto a favor. Mas, infelizmente, não dá pra negar que o jogo tem seus contras. Também não precisa derramar lágrima alguma. O jogo é legal, simples, parece cumprir seu papel e, como eu disse, a simplicidade da sua proposta. Não merece ser criticado como uma trilogia aí que, bom… deixa pra lá. Enfim, vale a jogatina.

Prós

  • Proposta simples que cumpre seu papel.
  • Regras claras e que funcionam bem.
  • Arte bacanuda com cenas da trilogia clássica.

Contras

  • Dois jogadores apenas. Aliás, acho que esse é realmente o maior contra. Como a jogabilidade é simples, seria do caramba se houvesse a possibilidade de mais jogadores. Ao menos uma disputa em duplas, ou algo assim.
  • Não chega a incomodar, mas parece que a temática não está totalmente atrelada à jogabilidade. Dá a impressão que poderia ser qualquer outra coisa que não Star Wars.

Recomendado para: Quem quer lutar pela galáxia junto aos rebeldes, tocar o terror ao som da Marcha Imperial, e jogar um joguinho, de boa, com o melhor amigo.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑