Notícias

Publicado em Abril 5th, 2018 | por Renato J. Lopes

Tábula Entrevista – Calamity Games: a calamidade chega ao Brasil

Já ouviu falar da Calamity Games? A empresa está chegando por aqui no mercado de board games para lançar jogos incríveis. A editora é comandada por mulheres fortes que pretendem agitar o mercado nacional.

Calamity Games

Logo da empresa

Até agora anunciaram dois jogos: Merlin de Stefan Feld e Metro de Dirk Henn, ambos da Queen Games. Conversamos com Marina Miranda de Mattos e Paula Soares Faria, da editora para saber mais sobre a iniciativa e o que estão trazendo de bom para a gente. Confira

Tábula Quadrada (TQ): O que é a ?

Paula Soares (PS): A Calamity Games é uma editora de boardgames, localizada em Belo Horizonte – MG. Somos grandes amantes de boardgames e achamos que esse mercado seria um bom investimento. Nosso principal objetivo é fornecer aos nossos clientes o que gostaríamos de receber como consumidores.

As investidoras e empreendedoras da empresa são todas mulheres e procuramos uma inspiração feminina que nos representasse. Foi assim que chegamos à personagem da Calamity Jane, uma mulher pioneira e destemida da história do faroeste americano. Ela fez de tudo um pouco, foi generosa e desafiadora. Achamos que seria uma boa representação nossa e para o que queremos fazer: causar calamidade no mercado.

TQ: Quem faz parte da equipe?

PS: A Marina é a chefe operacional, mas que atualmente está focada no relacionamento com nossos parceiros internacionais. Também está fazendo a prospecção de novos títulos e parcerias, e tudo mais o que for preciso. Ela está morando na Suíça atualmente e acreditamos ser uma vantagem para nós. Pois vimos que dá segurança aos parceiros, uma vez que as editoras internacionais têm muitas histórias e algumas experiências ruins vividas nas relações com o mercado editorial brasileiro.

Calamity Games

Marina e Paula

Eu, Paula, sou  a presidente e cuido de tudo que aparecer. Mas basicamente do operacional. Organizo a importação, armazenagem, distribuição, etc. Além disso, estamos sempre pesquisando como melhorar preços, negociando produção nacional etc. O Daniel é nosso colaborador e cuida da contabilidade. Eu e a Marina nos conhecemos na Faculdade de Letras e o Daniel é marido da Marina.

TQ: O que cada um faz e como cada um entrou no hobby?

PS: Nossa, não lembro mais como comecei com os jogos modernos (risos). Acho que comecei a investir de verdade depois de assistir à série do Will Wheaton, “Tabletop”.

Marina Matos (MM): Fui introduzida aos boardgames pela Paula (risos). Desde então, sempre que estou aqui juntando a turma para jogar.

TQ: Vocês pretendem seguir quais linhas de jogos? Euro, infantil, party, family, ameritrash?

PS: Queremos trazer de tudo um pouco. Até o momento, nossa linha principal é de euros. Estamos atrás de um bom ameritrash para o ano que vem. Queremos trazer jogos para todos os gostos.

TQ: Quais os jogos que vocês vão trazer? Por que escolheram esses jogos?

PS: Bem, ainda queremos manter o suspense sobre os lançamentos, principalmente porque só queremos anunciar quando estiver absolutamente certo que o jogo vem. De preferência, só faremos o anúncio quando já estiver em produção. Até o momento, absolutamente certo temos o Merlin, Metro e o Kingdom Builder. Esse último ainda não fizemos o anúncio oficial, mas está certo e chega junto com os outros dois.

Calamity Games

Jogo anunciado com exclusividade: Kingdom Builder

O Merlin foi um grande sucesso na feira Spiel de Essen no ano passado e achamos que seria um ótimo jogo de peso para trazermos. O Metro em contrapartida, é um jogo que foi renovado pela Queen Games, cuja caixa básica já vem com 4 expansões. Uma das expansões faz o jogo mudar completamente, então é quase um 2 em 1.  É um jogo bem leve e ideal para iniciantes.

O Kingdom Builder é um jogo excelente que foi premiado em 2012. Ele também tem regras bem simples, mas exige boas táticas e estratégias para vencer e tem uma boa rejogabilidade. Além disso, já temos certo um party games e um card game com elementos de storytelling. E ainda temos muito mais por vir por aí. Fiquem ligados e aguardem!

TQ: Podemos esperar mais jogos dessa parceria com a Queen Games? Quais outras editoras vocês têm parceria?

PS: Sim, com certeza. Temos uma colaboração firmada por pelo menos 2 anos, com exclusividade com a Queen. Vamos selecionar os melhores jogos deles. Estamos sempre atentas aos comentários, interesses e pedidos das pessoas com relação aos jogos da Queen. Além disso, já temos planejado um lançamento simultâneo com a Europa para o fim do ano. Também temos como parceiro a Atlas Games, dos EUA e a 999 Games, da Holanda.

TQ: Quais são os jogos preferidos de vocês?

PS: Nossa, acho que meus favoritos vão sempre mudando. Um que me apaixonei recentemente foi o Alquimistas. Mas acho que Lords of Waterdeep é um do qual nunca canso.

MM: Gosto dos clássicos, como Catan, que é um jogo que agrada todo mundo e é bom para se aprender. O que são os jogos modernos, afinal? Não é à toa que está aí há muitos anos. Além disso, estou sempre aberta a testar os jogos infantis e sou apaixonado por jogos de zumbi.

TQ:  Acompanham canais de conteúdo escrito, falado e audiovisual? Quais são seus preferidos?

PS: Além do Tábula Quadrada, seguimos o “E aí, Tem Jogo?“, o “Divino Meeple” e o “Turno Extra“. Mas o sonho da Marina mesmo, é conhecer o pessoal do Jovem Nerd, que ela ama de paixão, hahaha.

TQ: O que podemos esperar da Calamity Games?

PS: Como diz o nome, calamidade, é claro, ;-). Queremos sempre inovar, trazer jogos do mundo inteiro, exóticos e um conteúdo divertido para os fãs de boardgames. Queremos entender os nossos seguidores e difundir os boardgames cada vez mais pelo Brasil.

Podem esperar seriedade, qualidade, honestidade e profissionalismo. Como eu já mencionei, só vamos anunciar e/ou fazer pré-vendas de jogos que já estiverem em produção. Nós primamos pela qualidade, pois como consumidoras é algo que procuramos. Os jogos da Queen Games, por exemplo, serão produzido na mesma fábrica que eles usam para os jogo deles, na Holanda. Ou seja, terão a mesma qualidade européia, mas queremos manter os preços o mais próximo possível da realidade do brasileiro. Além disso, em breve, pretendemos expandir nossos horizontes produzindo e vendendo acessórios para boardgames e outros produtos relacionados.

TQ: Considerações finais e outras informações que acham importante conter no texto.

PS: Sigam as nossas páginas no Facebook e no Instagram. Temos muito por vir ainda e vamos sempre postar conteúdos interessantes e participar de muitos eventos neste ano. Queremos ouvir a opinião das pessoas sobre o que elas querem ler e os jogos que querem ver no Brasil para que possamos ajustar a experiência ao gosto de todos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑