Publicado em fevereiro 19th, 2018 | por Renato J. Lopes
Review – Lorenzo Il Magnifico
Summary:
4.8
Seja uma família em Florença, na época da renascença acumulando prestígio e fama diante de Lorenzo de Médici, ou Lorenzo Il Magnifico. Aquele que conseguir mais pontos ao final do jogo é o vencedor. Para isso, você precisará utilizar os seus familiares para realizar ações e receber benefícios. Como fazer aquela moral com a Igreja, criar sua força militar e controlar lugares, construções, eventos e personagens influentes.
Componentes
A CMON junto com a Cranio Creations conseguiu produzir um ótimo jogo. Tudo muito bonito, bem produzido e com a arte incrível de Klemens Franz. Tudo a altura de um jogo de designers envolvidos na criação de jogos como Tzolk’in: The Mayan Calendar, As Aventuras de Marco Polo e Grand Austria Hotel.
O que vem na caixa: 1 tabuleiro central, 4 tabuleiros pessoais, 4 pilares de bônus pessoal, moedas (de valores 1 e 5), 3 dados (branco, preto e laranja), 16 familiares (4 para cada jogador, sendo 3 coloridos e um sem cor), 12 cubos de excomunhão (3 na cor de cada jogador), 16 marcadores (4 discos na cor de cada jogador), 21 bandeiras de excomunhão, 4 fichas de cobertura. Recursos: madeira (16 pequenos e 4 grandes), pedra (16 pequenos e 4 grandes), serviçais (18 pequenos e 5 grandes), 20 cartas de líder, 96 cartas de desenvolvimento, 4 folhas de adesivos, saquinhos de ziplock, 1 livro de regras e 1 guia rápido de referência.
O jogo
Um jogo de alocação de dados em que você não usa dados. Sim! Em Lorenzo Il Magnifico, você vai ter peças que representam os seus familiares e cada um deles, representa um dado de uma cor: laranja, preto e branco, além de um neutro. Eles têm adesivos na parte superior para indicar. No início da rodada, o jogador inicial rola 3 dados, que são das cores dos familiares. O valor deles será utilizado para realizar as ações disponíveis do jogo.
A partida acontece em 3 períodos, com 2 rodadas cada uma delas. Em cada rodada, os jogadores vão utilizar os 3 familiares de sua cor, mais um neutro. Ou seja, cada rodada é formada de 4 turnos. No final de cada período, acontece a fase de Juízo do Vaticano. Vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas logo abaixo.
Preparação do jogo
Abra o tabuleiro no centro da mesa e separe os 4 baralhos de cor diferentes, por eras I, II e III. Embaralhe as cartas da mesma era e crie um deck de cada cor, colocando as cartas III embaixo, seguido das II e das I. Coloque as cartas próximo das torres de cada cor do tabuleiro. Embaralhe as fichas de excomunhão e sorteie uma de cada período, colocando em seu respectivo lugar do tabuleiro.
Faça um estoque dos recursos do jogo e coloque os três dados próximos ao tabuleiro. Dê a cada jogador, os componentes de sua cor, junto de duas madeiras, duas pedras e 3 serviçais. Coloque um disco de cada cor no zero das trilhas de pontuação, religião e força militar. Defina quem será o primeiro jogador de forma aleatório e coloque os discos no espaço indicado da ordem de turno. O primeiro recebe 5 moedas, o segundo 6, o terceiro 7 e o quarto 8. Em caso de menos de 4 jogadores, tampe os locais indicados no tabuleiro. Dê a cada jogador, uma ficha de bônus que se encaixa na parte esquerda de seu tabuleiro pessoal. Para uma partida inicial, utilize os lados iguais.
Para uma partida avançada duas coisas acontecem. Primeiro, deixe a mostra os lados diferentes das fichas de bônus e em sentido anti-horário, a partir do último jogador, cada um escolhe uma ficha. Segundo, cada jogador ainda recebe 4 cartas de líder. Eles escolhem uma e passa as outras para esquerda. Isso acontece até que cada jogador tenha escolhido 4 cartas. Hora de começar o jogo!
As rodadas
Cada rodada acontece em 4 fases: A – Preparação, B – Ações, C – Juízo do Vaticano (somente nas rodadas 2, 4 e 6) e D – Fim da Rodada. Vamos ver com detalhes cada uma.
A – Preparação
Coloque 4 cartas de cada cor em seus respectivos lugares nas torres. O primeiro jogador rola os 3 dados e coloca-os nos espaços adequados, cuidando para não mudar os números.
B – Ações
Durante esta fase, os jogadores vão colocar os seus familiares nos locais disponíveis de ação e realizar a respectiva ação. A maioria dos lugares permite que somente um familiar seja alocado. Mas, existem alguns que permitem que mais de um faça a alocação.
Os valores dos dados rolados no início da rodada correspondem a cada um dos 3 familiares da sua cor. O familiar neutro tem valor zero. Para qualquer uma das ações do jogo, você pode gastar serviçais para aumentar em um o valor, por cada serviçal. Ou seja, para utilizar o neutro, terá que usar ao menos um serviçal.
Não é permitido colocar mais de um familiar da sua cor na maior das seções com mais de um espaço de ação. Mas, você pode colocar um da sua cor e o neutro. Isso nas torres e espaços de produção. Entretanto, na Sede do Concílio essa limitação não existe. Você pode colocar mais de um familiar da sua cor.
Vamos ver com detalhes cada um dos espaços de ação.
1- Torres das Cartas de Desenvolvimento
Em cada torre, existem 4 espaços para alocação de familiares com valores que variam de 1 a 7, sendo que nos de valor maior (5 e 7) de cada torre, existe um bônus. Basicamente, você coloca um familiar, paga um custo (caso exija) e pega a carta para si, colocando no seu respetivo lugar do player board e recebendo o bônus imediato. Este está indicado na carta com o símbolo de um raio. O bônus pode ser recursos, pontos de vitória ou até uma ação bônus, conforme estiver indicado na carta.
O primeiro jogador a colocar um familiar não paga nada pela ação. Quando já existir algum familiar (da cor ou neutro) em algum dos espaços da respectiva torre, o jogador terá que pagar 3 moedas para o banco para realizar aquela ação.
As cartas de desenvolvimento
Existem 4 tipos e cores: Territórios (verdes), Personagens (azul), Construções (amarelo) e Campanhas (roxo).
Territórios (verdes): as únicas que não possuem custos para pegar. Em contrapartida, a partir do segundo espaço no seu tabuleiro, para alocar uma dessas cartas, é preciso ter um determinado número de forçam militar. Isto está indicado no tabuleiro e na trilha de força militar. Essas cartas vão ser utilizadas para coletar recursos, com a ação Coletar. Ao final do jogo, elas dão pontos de vitória, de acordo com a quantidade no seu tabuleiro.
Personagens (azul): o custo dessas cartas é dinheiro e cada uma dá um bônus contínuo para ser utilizado durante o jogo. Isso varia de desconto, ações ou até pontos de vitória por algum tipo de carta. Ao final do jogo elas dão pontos de vitória, de acordo com a quantidade.
Construções (amarelo): os custos das cartas estão indicados em recursos. Elas vão entrar no espaço de produção (indicado por uma engrenagem). Ali, elas vão te dar recursos e pontos de vitória durante o jogo.
Campanhas (roxo): paga pegar essas cartas o custo pode ser recursos ou pontos militares. Elas dão pontos de vitória no final do jogo.
2 – Área de Coleta e Produção
Os dois lugares possuem dois espaços. O primeiro (à esquerda) somente um jogador aloca o familiar com o valor normal dele. No outro, os outros jogadores podem colocar, mas com um valor de -3 no dado. O valor daquele familiar pode ser aumentado com serviçais. Ele servirá para fazer a ação correspondente. O valor da ativação, vai ativar somente as cartas com valores menores ou iguais ao que você utilizou.
Produção: o lugar que tem o símbolo da engrenagem corresponde à produção, que será a ativação de todas as cartas amarelas do seu tabuleiro pessoal. Também é ativado o bônus indicado na ficha de bônus, à esquerda. O jogador realiza na ordem que quiser, mas tem que ter os recursos necessários no início da ação. Tudo o que ele ganhar de recursos, será pego no final da ação, ou seja, ele não pode utilizar recursos ganhos com essa ação.
Coleta: o espaço com um machado, representa o espaço de coleta. Ali, você ativa todas as suas cartas verdes e recebe os recursos indicados, incluindo o da ficha bônus. Os recursos ganhos ficam separados e só vão para o seu estoque depois de terminar a ação.
3- O Mercado
No mercado existem 4 espaços de ação (alguns não disponíveis para partidas com menos de 4 pessoas) que possuem indicação clara do que você recebe. O valor mínimo é 1. Da esquerda para a direita, os espaços são: colete 5 moedas, colete 5 serviçais, receba 3 pontos miliares e 2 moedas, e por último, ganhe dois privilégios diferentes da Sede do Vaticano.
4- A Sede do Vaticano
Neste espaço, cada jogador pode colocar a quantidade que quiser de familiares. Sempre que o fizer, recebe 1 moeda e 1 privilégio. O primeiro jogador a fazer essa ação, será o primeiro do próximo turno, o segundo na sequência e assim por diante. Jogadores que não realizarem essa ação, não avançam na ordem de turno, mas os outros sim.
Os privilégios disponíveis são: pegar 1 madeira e 1 pedra, 2 serviçais, 2 moedas, 2 pontos militares ou 1 ponto de fé.
Os líderes
Cada jogador começa com 4 líderes. Cada carta possui requerimentos e bônus. Os requerimentos são parâmetros que o jogador deve possuir para baixar uma carta de líder. Assim que ele atingir o indicado na carta, mostra-se a carta para ativá-la e pode seu bônus já pode ser utilizado. Os bônus podem ser passivos ou ações que podem ser realizadas uma vez por rodada. Conforme indicado na carta. No caso de dúvidas, consulte o guia de referência rápida.
O jogador pode realizar as ações bônus sem usar familiar, de cada um dos líderes apenas uma vez, virando a carta utilizada. Isto indica o seu uso naquela rodada. Ele pode fazer quantas diferentes quiser e não custa uma ação.
Caso ele possua em sua mão uma carta não ativada, ele pode descartá-la, para ganhar um do privilégios da Sede do Concílio. O jogador pode fazer isso, quantas vezes quiser e na hora em que quiser, durante seu turno.
C – Fase de Juízo do Vaticano
Ao final das rodadas 2, 4 e 6, acontece essa fase. Nessa fase, os jogadores optam se pagam ou não os pontos de religião para evitar punições. Cada jogador que não pagar os pontos de religião necessários sofrerão punições durante o jogo.
Se um jogador não possuir os pontos mínimos para pagar, ele coloca um de seus cubos de excomunhão sobre a peça da fase e sobre aquela punição pelo resto do jogo. Se o jogador possuir os pontos, ele pode escolher não pagar. Nesse caso, ele coloca o seu cubo e sofre a penalidade da mesma forma. Se o jogador possui os pontos e decide pagar, ele zera os seus pontos de religião (independente da quantidade) e não coloca ali o seu cubo. Assim, ele não sofrerá aquela punição.
Em cada uma das fases, o jogador tem que possuir o valor mínimo para pagar e zerar os seus pontos de fé. Algumas fichas do terceiro período tiram pontos no final do jogo, elas possuem o símbolo de pontuação final. A vantagem em avançar na trilha, é receber os pontos de fé indicados na trilha, conforme indicado no tabuleiro.
D – Fim da Rodada
Retire todas cartas que não foram compradas nas torres e coloque-as num monte de descarte. Ajuste a ordem da rodada, de acordo com a ordem na Sede do Concílio. Os jogadores recolhem os seus marcadores de familiares dos espaços de ação.
Final de jogo e pontuação
Ao final da fase de Juízo do Vaticano da sexta rodada, são somados os pontos de vitória de cada jogador.
Pontuação final
Primeiro, os pontos conquistados no espaço de tabuleiro por cartas de Território, de acordo com a posição de suas cartas. Depois, por personagens influenciados, de acordo com a quantidade de personagens, conforme indicado no tabuleiro. Soma-se os pontos de vitória de todas as cartas de campanha adquiridas. Em seguida, os pontos da trilha militar: o jogador que estiver na posição mais alta, ganha 5 pontos e o segundo 2. Por último, os jogadore recebem 1 ponto de vitória a cada 5 recursos coletados (moedas, serviçais, madeira e pedra). O jogador que fizer mais pontos é o vencedor. Em caso de empate, ganha quem estiver na frente na ordem de turno.
Considerações
Lorenzo Il Magnifico é realmente um jogo magnífico! Mais uma vez a turminha do Luciano (a forma carinhosa que chamo a equipe que fez tantos jogos incríveis) mandou bem! Um jogo de alocação de dados, em que os dados são iguais para todos. Mais justo, impossível! E ainda tem os serviçais para lhe ajudar a aumentar o número. Roda bem para qualquer quantidade de jogadores, apesar de em 4 ser o número ideal.
Os quatro tipos de cartas, geram uma infinidade de combos para pontuar. Você pode investir nas verdes que vão te dar muitos pontos e gerar recursos. As amarelas vão dar pontos e dinheiro durante a partida. As azuis vão te dar bônus interessantes, pontos na hora que forem pegos e no final da partida. E as roxas que costumam dar muitos benefícios e muitos pontos no final do jogo.
Ainda existem duas trilhas importantes: a de poder militar e de religião. A de poder militar você vai fazer ela subir se quiser colocar muitas cartas verdes e dá pontos para os dois melhores na trilha. A de religião, evita as penalidades dos três períodos, mas pode gerar muitos pontos de vitória se for o seu foco principal.
Tudo isso dentro de um tema bem interessante, uma arte belíssima e uma produção de jogo fenomenal. A única coisa que me incomodou um pouco foram os marcadores de familiares. Poderiam ser meeples como no Village e os adesivos das cores na frente deles para ser mais temático. Mas, compreendo que a forma como está, é bem prática.
Os líderes acrescentam ainda uma camada maior de estratégia, pois se você se planejar tendo eles em vista, vai aproveitar melhor as ações. Na maioria das partidas você não vai conseguir usar todos, então, não tenha medo de descartar para ganhar um privilégio. Uma ação muitas vezes necessária e que vai ajudar muito.
Dica de estratégia
A dica que dou é: não tente fazer tudo! Foque em um tipo de cartas que produzem (verde e amarela), pegue personagens que lhe dêem vantagens e muitas cartas roxas. Sobre as punições do Concílio, recomendo não ficar com as que tiram coisas básicos do jogo como reduzir serviçais e pontos militares. Se for deixar passar, tente reduzir isso com cartas ou fazer muitos pontos chegando ao final da trilha de religião.
Esteja pronto para adaptar sua estratégia. Como só existe uma carta de cada tipo, se você se planejar baseado em cartas exatas pode não conseguir avançar no jogo. Por isso, esteja sempre pronto para se adaptar e pegar o que melhor combinar com seu planejamento, de acordo com o que está disponível.
Dinheiros e serviçais nunca são demais! Sempre que puder, aumente ou pegue os bônus que garanta mais desses recursos. No mais, encare as possibilidades sem medo e bom jogo!
O que gostei em Lorenzo Il Magnifico
- Diversos combos possíveis;
- Mecânica de alocação de dados diferente;
- Divertido e envolvente;
- Exige adaptação a cada rodada;
- Roda bem em qualquer quantidade de jogadores.
O que não gostei em Lorenzo Il Magnifico
- Marcadores de familiares.
Indicado para
Fãs de euro games, jogos de alocação de dados e do tema renascentista.