Publicado em maio 16th, 2018 | por Gilberto Guerra
Mecânica BG: Pegar e Entregar
A mecânica de hoje fornece uma melhor profundidade a mecânica de movimento pelo tabuleiro. Em Pegar e Entregar, a agilidade é muito importante e você não pode perder tempo parado. Ser o melhor entregador é um grande desafio em um ambiente cheio de obstáculos.
Pegar e entregar requer que o jogador pegue um ou mais itens em determinado ponto do tabuleiro. Depois, ele vai precisar entregar em um outro ponto, para ganhar recompensas. O local inicial pode ser predeterminado ou aleatório e as regras determinam para onde o item precisa ir. Pegar e Entregar funciona conjuntamente com a mecânica de movimentação (já descrita neste texto) ou com a mecânica de construção de rotas (já discutido aqui).
Sugestão de jogos
Flash Point
Jogo cooperativo em que a mecânica ocorre ao resgatar as vítimas de incêndio do prédio em chamas. Depois, precisa levá-las para o local seguro de prestação de socorro. É uma boa opção para iniciantes e fãs de jogos cooperativos.
Istanbul
Em Istanbul você tem seu carrinho de mão que pode ser aprimorado durante o jogo. No mercado de Istanbul você deve coletar itens para entregar em determinados locais. Isso inclui conseguir favores da mesquita, liras ou até mesmo diretamente pelos cobiçados rubis. Jogo simples e estratégico. Vence aquele que conseguir otimizar o percurso para obter primeiro os cinco ou seis rubis necessários.
Merchants & Marauders
A mecânica principal para quem escolhe ser mercador. Coletar recursos em um porto e entregá-los onde a demanda por eles é prioritária, é muito vantajoso. As recompensas são moedas de ouro, que quando enterradas funcionam como pontos de vitória. Seu diferencial são os perigos que podem ser encontrados no tabuleiro, influenciando seu percurso. Se você ficar muito rico com as entregas, poderá chamar atenção dos piratas. Se você não gosta da mecânica, pode se tornar um pirata para saquear os amiguinhos que optaram por um trabalho honesto.
KeyFlower
O diferencial na aplicação da mecânica, é que ela se dá por construção de rotas. Não basta possuir um bom tile de geração de recursos. É preciso ter uma boa rota para garantir que cheguem ao local correto. Em Keyflower, assim como ir bem nos leilões, você deve conseguir utilizar os recursos obtidos nos tiles corretos.
Pegar e Entregar: mecânica que veio para acrescentar
Dificilmente alguém não gostará da mecânica de pegar e entregar. Ela apenas acrescenta ao jogo, sendo em alguns casos de realização facultativa. Ela torna a movimentação mais temática, inserindo elementos do contexto do tema. Talvez desagrade aqueles jogadores que não gostam de corrida por recursos. Mas como é um elemento comum em euros, é um perfil raro de jogador.
E aí, o que achou? Gosta da mecânica? Conhece algum bom jogo que vale a pena ser mencionado? Deixe a indicação nos comentários e até a próxima!