Publicado em outubro 9th, 2015 | por Renato J. Lopes
Kemet Ta-Seti: o que tem de novo?
Kemet, jogo da Matagot, recentemente lançado no Brasil pela Galápagos, ganhou sua primeira expansão, que está sendo lançado esta semana durante a feira de Essen.
A história do jogo conta que misteriosamente surge uma cidade ao sul de Kemet (Egito): Ta-Seti. Mas o caminho para chegar lá é uma jornada longa e perigosa. Seus sacerdotes precisão viajar para esta cidade durante as batalhas que ainda acontecem entre as tribos. Lá você poderá alistar novas criaturas, adquirir objetos mágicos poderosos e desencadear as forças das trevas das pirâmides negras.
A expansão (você precisa ter o jogo base para usá-la) traz 5 novos módulos para você utilizar em conjunto ou separadamente:
Módulo 1: uma nova cor pirâmide com 16 fichas de poder;
Módulo 2: uma nova fase: Amanhecer;
Módulo 3: um novo mecanismo: o caminho para Ta-Seti;
Módulo 4: uma nova condição de vitória;
Módulo 5: novas cartas de batalha e cartas de intervenção divina.
Vamos falar rapidamente de cada uma delas:
Módulo 1: uma nova cor de pirâmide
Você terá disponíveis para usar, 4 pirâmides, mas sua cidade continua possuindo apenas 3 espaços para elas, ou seja, você terá que deixar uma de fora. Mas, será possível ter o poder da cor que lhe faltar, conquistando-a de outro oponente.
Nos poderes da pirâmide negra você tem 6 mercenários (3 masculinos e 3 femininos), 3 novas criaturas, 3 fichas de ação extra, entre outras ações que facilitarão no recrutamento e nas batalhas.
Módulo 2: uma nova fase: Amanhecer
A fase do Amanhecer substitui a fase de decisão de ordem de jogadores do próximo turno. Agora, será realizada uma batalha ao amanhecer, para decidir quem começa o próximo turno, usando cartas de batalha e tokens do Amanhecer. Quem somar o maior número de pontos do Amanhecer, escolhe o lugar que coloca o seu marcador de ordem e depois o que ficou em segundo e assim sucessivamente.
Módulo 3: um novo mecanismo: o caminho para Ta-Seti
O caminho de Ta-Seti é formado de 4 tabuleiros de duas faces, que encaixados corretamente fazem o caminho. Antes de começar o jogo, escolha aleatoriamente um dos lados para jogar.
Ali você posicionará os componentes em seus respectivos lugares: fichas de bônus temporários, os símbolos de objeto nível 1 e 2, token de habilidade e um ponto de vitória permanente no final do caminho para Ta-Seti. Também serão posicionadas as 3 miniaturas de sacerdote de cada jogador o início do caminho. Eles serão movimentados sempre que um jogador utilizar a sua ação atacar/mover. Ali eles poderão pegar algum objeto ou habilidade e sair do caminho com eles, ou continuar até o final. Na fase noturna, todos os itens que foram retirados do caminho, são preenchidos com novos.
Módulo 4: uma nova condição de vitória
Durante a fase diurna, antes de colocar um de seus marcadores de ação, se o jogador ativo possuir pelo menos 8 Pontos de Vitória, podem acontecer duas coisas:
Se ninguém possuir mais Pontos de Vitória que ele, imediatamente ganha o jogo, ou se um ou mais dos seus adversários tiverem mais PVs do que ele, ninguém ganha no momento, mas a o jogo acaba no fim desta fase diurna.
Módulo 5: novas cartas de batalha e cartas de intervenção divina
Cada jogador ganha 2 novas cartas de batalha no início do jogo, junto com as outras 6 do jogo base. Cada jogador agora tem 8 cartas de batalha para usar.
Novos cartões de intervenção divina são adicionados. Cada jogador ainda recebe uma carta de intervenção divina no início do jogo, com a possibilidade de receber uma das novas.
Apesar de não aumentar a quantidade de players no jogo, Ta-Seti com os 5 novos módulos dá a impressão de trazer muita coisa nova e mudar bastante a jogabilidade. São muitas novidades: poderes negros (o lado negro da força?), criaturas, mercenários, objetos e habilidades adquiridos no caminho de Ta-Seti. Tudo isso parece ajudar bastante nos combates. A nova pirâmide vai forçar você a roubar um de seus adversários para poder ter os poderes das 4 cores. Agora nos resta esperar a Galápagos Jogos lançar logo isso no Brasil, ou encomendar numa loja do exterior e torcer para os nossos amigos da alfândega não enrolarem muito. Ou quem sabe pedir para aquele seu parente na Europa? Conte pra gente o que você espera desta expansão.