Reviews

Publicado em maio 28th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – New Eden Project: vamos construir!

Review – New Eden Project: vamos construir! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.1


User Rating: 4.3 (1 votes)

New Eden Project é um jogo de reconstrução de um mundo destruído pela Terceira Grande Guerra. Para isso, o governo contratou empreiteiras que precisam mostrar seus projetos, cumprindo alguns requisitos de edital. A empresa que melhor pontuar nesses requisitos, será a contratada para reconstruir o novo mundo.

Um jogo rápido, mas ao mesmo tempo estratégico em que a escolha das cartas certas e a colocação no lugar exato podem fazer toda a diferença. A novidade é que esse jogo da Potato Cat entra em financiamento dia 30 de maio. Vamos ver o que ele oferece!

New Eden Project

Componentes

Como é um protótipo, não dá para fazer uma análise dos componentes, mas podemos falar da arte. Ela está muito bonita, com belas ilustrações, apenas a simbologia que está com um certo problema. Alguns símbolos de conexões estão confusos, o que nos fez perder algumas jogadas. Os modos de jogo no manual também não ficaram muito claros, ainda mais que as cartas de licitação estavam com os fundos trocados. Mas, em conversa com os criadores, tudo foi resolvido e eles disseram que para o projeto final isso será alterado. Se isso se resolver, vai ser show!

O que vem na caixa:

A ficha do jogo, indica os componentes que ele terá. 77 cartas de parte de cidade: 14 para cada estilo (Sustentável, Desconstrutivista, Futurista, Gótico e Renascentista), 2 curingas e 5 lixos atômicos. 40 cartas de objetivo individual (Epifanía), 20 cartas de Requisito do Edital e 3 cartas de custo. 4 dados D6, 1 marcador de primeiro jogador, 1 manual de regras e 1 cartilha de orientação.

New Eden Project

A arte das cartas é incrível!

O jogo

Em New Eden Project somos empresas buscando vencer o edital para reconstruir o mundo destruído por uma guerra. A empresas são as companhias de Reconstrução Emergencial de Cidades (RECs) que precisam obter a maior quantidade de pontos no final da partida​. Para isso, será preciso colocar cartas de parte de cidade em um projeto, conseguindo cumprir os requisitos de acordo com os 3 modos de jogo.

No modo Populista, serão abertas 3 cartas, 1 de cada baralho das letras A, B e C. Ali terão critérios a ser cumpridos que darão 1 estrela para o jogador que conseguir alcançar o objetivo. Essas estrelas ativam a pontuação das cartas. Existem cartas com 1, 2 e até 3 estrelas. Caso não seja alcançada a quantidade de estrelas da carta, ela valerá só um ponto. Note que as cartas de maior pontuação, exigem mais estrelas a serem alcançadas.

No modo Militar, todas as cartas do deck D são reveladas e elas indicam a pontuação de final de jogo. Afinal de contas, tempos de guerra não são fáceis. No modo Elitista, a pontuação acontece juntando os dois modos anteriores. É mais desafiador, porém, com mais recompensas.

Preparação do jogo

Dê uma carta de lixo atômico e um dado para cada jogador. A carta fica virada para baixo, com o dado sobre ela, no número 5. Embaralhe todas as cartas de partes de cidade e deixe ao lado. Posicione as cartas de custo de inspiração de acordo com o número de jogadores e em ordem da esquerda para a direita (A,B e C). Em seguida, coloque a quantidade de cartas indicada, a partir da direita. Elas indicam o custo de inspiração de cada carta de parte de cidade.

Em seguida, escolha o modo de jogo (Populista, Militar ou Elitista) e abra as cartas de edital de acordo com os critérios de pontuação do modo. Misture as cartas de Epifanía e dê duas para cada jogador que vai escolher uma e descartar a outra. Essa carta fica em sua mão oculta, sendo que cada jogador pode ter um máximo de 3 cartas na mão sem serem cumpridas. O primeiro jogador será aquele que explodiu algo por último, ou aquele que rolar o maior número no dado. Agora está tudo pronto para o início dos projetos.

New Eden Project

Vamos construir!

As rodadas

New Eden Project acontece em rodadas, divididas em 2 fases: inspiração e projeção. Essas rodadas acontecem até que um dos jogadores construa a décima carta de parte de cidade. Nesse momento, acontece a pontuação final. Vamos ver um pouco mais sobre cada uma das fases.

1- Fase de Inspiração

Os jogadores colocam o seu dado no número 5, que representa seus pontos de inspiração para essa rodada. A partir do primeiro jogador, seguindo em sentido horário, cada jogador poderá fazer uma ação em sua vez, até que todos tenham gasto os seus pontos de inspiração. As ações disponíveis são: comprar cartas de parte de cidade, comprar cartas de  Epifanía, refrescar a mente, ganhar pontos de meditação e meditar.

a) Comprar cartas

Gaste pontos de inspiração indicados para adquirir uma das cartas de parte de cidade. Essa carta vai ficar ao lado, não será colocada ainda. Desconte os pontos utilizados do seu dado.

New Eden Project

Compre a sua carta

b) Comprar cartas de Epifanía

Gaste 1 ponto de inspiração para sacar 2 cartas de Epifanía e ficar com uma. As cartas de Epifanía são pequenos objetivos a serem cumpridos durante o jogo.

New Eden Project

As cartas de Epifanía são boas formas de pontuar e conseguir habilidades especiais!

c) Refrescar a mente

Gaste 4 pontos de inspiração para descartar todas as cartas de partes de cidade na mesa, colocar novas e pegar uma sem custo.

d) Ganhar pontos de meditação

Descarte cartas guardadas, para ganhar pontos de inspiração, um por carta. Você ainda vai precisar gastar pontos de inspiração nesse turno e não pode fazer isso, caso tenha zerado os seus pontos.

e) Meditar

Medite e descarte todos os seus pontos de inspiração restantes para passar o seu turno.

2- Projeção

Agora é hora de posicionar suas cartas de parte de cidade. Você pode projetar quantas cartas quiser, inclusive as guardadas, sempre respeitando as seguintes regras:

a) Quanto mais conexões uma carta possua, menos pontos ela dará no modo populista;

b) As cartas devem estar conectadas por pelo menos 1 das conexões, não é necessário que todos os lados se conectem. Essa conexão tem que ser feita combinando a cor (estilo Arquitetônico) ou forma (tipo de local).

c) Se não houverem mais cartas com conexões livres, você precisará sobrepor uma das cartas para abrir novas conexões.

New Eden Project

Ela deve estar ligada a cidade por pelo menos um de suas conexões

Os curingas e lixo atômico conectam com qualquer tipo de carta, mas são considerados para os requisitos do edital. Nessa fase, você ainda pode guardar uma carta por rodada, colocando-a embaixo do seu dado de inspiração.

Também é nessa fase que podem ser validadas as Epifanias, mostrando que atingiu o objetivo. Nesse momento você pode escolher entre fazer a habilidade especial dela, ou ganhar sua pontuação no final do jogo. Se escolher a pontuação, guarde-a virada para baixo perto de você. Se for usar a habilidade, ela é colocada aberta, virada horizontalmente perto de suas cartas.

As cartas projetadas sobre outras tem alguns efeitos na pontuação. Para os requisitos de edital e epifanias, valem o estilo arquitetônico e o tipo de local da carta de cima. Já para os  requisitos A, B e C, vale a menor pontuação de carta e as estrelas de requisito da carta com mais estrelas. Para os requisitos D (militar), vale somente a instalação da carta ao fundo.

Cartas não projetadas e não guardadas são descartadas. O marcador de primeiro jogador passa para o jogador à esquerda do atual first player.

Final de jogo e pontuação

O jogo acaba ao final da fase de projeção em que um jogador projetar sua décima carta de parte de cidade. Em seguida, acontece a pontuação de acordo com o tipo de jogo. O jogador que conquistar mais pontos, é o vencedor de New Eden Project.

Modo Populista

Toda carta de cidade já vale 1 ponto e tem a pontuação potencial. Para ativar a pontuação potencial, será preciso ativar as estrelas dos requisitos de edital. Para cada requisito cumprido, ele ativa uma estrela no edital e marcará pontos de acordo com as cartas que possuem essas estrelas. As cartas em que ele não alcançou as estrelas, são viradas, pois elas vão valer somente 1 ponto.

Curingas não dão pontos e cartas de lixo te tiram 5 pontos nesse momento. Some os pontos das epifanias completas e caso o jogador completou uma estrela com a epifania e alcançou as outras 3, ele ganha mais 10 pontos. Por fim, todos os participantes ganham mais 5 pontos caso tenha projetado dez cartas de parte de cidade.

New Eden Project

Pontuação no modo populista

Modo Militar

São pontuados os objetivos do edital, de acordo com os símbolos de instalação subterrânea de cada carta. Cada uma das cinco cartas possui uma explicação indicado no guia. Essa será a única forma de pontuação da jogo.

Os jogadores também pontuam as epifanias completas e ganham 5 pontos se completar 10 cartas projetadas. As cartas de epifania com o ícone de ⅓ de estrela vão funcionar como um efeito qualquer.

New Eden Project

Pontuação no modo militar

Modo Elitista

No modo elitista, os jogadores pontuam tanto na forma populista, como na militar.

Considerações

Que jogão esse New Eden Project! Um jogo com uma mecânica simples, mas bem redonda e com um bom tanto de estratégia. Você precisa estar atento o tempo todo ao edital, às cartas disponíveis e ao que os outros jogadores estão fazendo. Cada modo exige de você um tipo de foco de estratégia e planejamento.

O modo populista, foi o que achei mais interessante. Porque você vai ter ali três coisas para cumprir, que já não são fáceis e não cumprí-las, pode trazer grande prejuízo na pontuação final. O modo militar eu achei mais fácil de jogar. Porque todo mundo ganha pontos, mesmo que sejam poucos, mas dificilmente você não fará pontos. O Elitista eu achei legal, mas pode exigir muito dos jogadores. Por isso, ele é recomendado apenas para quem já sabe jogar e está bem familiarizado com o jogo e as cartas.

O ponto negativo do jogo ficou por conta das conexões que em alguns casos estão ainda um pouco confusas. A explicação do manual sobre as formas de pontuação dos modos de jogo também me confundiram um pouco, principalmente porque no protótipo, o fundo das cartas vieram trocados. Mas, depois de uma conversa com os criadores e mais umas partidas, ficou tudo muito claro.

New Eden Project é um jogo de cartas bem interessante e original que vai encantar novatos e jogadores experientes. Principalmente fãs de jogos de construção de cidade e jogos de cartas. Por conta das diversas formas de jogo e sua alta rejogabilidade, vai ter um longo tempo de vida na sua mesa.

O que gostei em New Eden Project

  • Arte incrível;
  • Mecânica simples e original;
  • Diversas formas de jogo;
  • Envolvente e estratégico.

O que não gostei em New Eden Project

  • Conexões de algumas cartas;
  • Explicação da pontuação no manual.

Indicado para

Fãs de jogos de cartas, de jogos de construção de cidade e jogos com modos diferentes de jogo.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑