Publicado em junho 25th, 2018 | por Renato J. Lopes
Review – Capital Lux: a disputa pelos cidadãos
Summary:
4.3
Capital Lux é um jogo que a primeira vista pode parecer bobinho, mas ele oferece muito mais. Um jogo filler com muita estratégia e reação tática a cada turno das 3 rodadas em que o jogo acontece. Junte cidadãos com mais pontos em sua cidade, mas sem ultrapassar o total dos valores da capital no centro da mesa. Pontue nas rodadas e no final e seja o grande controlador dos cidadãos em Capital Lux da PaperGames.
Componentes
Uma produção muito interessante, seguindo os padrões da PaperGames. As moedas vieram em cartonado, diferente da versão européia que veio com discos de plástico, mas cumpre bem sua função.
O que vem na caixa: 72 cartas de profissão, 4 cartas de Capital, 4 cartas de modificadores, 8 moedas de ouro e 1 manual.
O jogo
Capital Lux acontece em 3 rodadas, em que cada jogador recebe cartas, faz um draft, joga elas e pontua. No final da última rodada, quem fizer mais pontos na cidade e na pontuação, vence o jogo.
Coloque as 4 cartas de personagem de capital no centro da mesa. Distribua cartas para os jogadores (para 2 e 3 jogadores, 6 cartas, para 4, 4 cartas). Em seguida, distribua as cartas de modificadores entre os jogadores, quem pegar a maior carta é o jogador inicial. Pegue-as novamente embaralhe e coloque perto das cartas de capital. Coloque também as moedas próximo a essas cartas.
As rodadas
Cada uma das rodadas acontece em 3 fases: 1- escolher cartas, 2- jogar cartas e 3- final da rodada. Vamos ver o que cada uma das fases compreende.
1- Escolher cartas
O primeiro jogador distribui as cartas para os jogadores de acordo com a quantidade. Cada jogador escolhe 2 cartas, coloca a sua frente. Em seguida passa as cartas que sobraram para o jogador à esquerda. Isso acontece, até que todos tenham a mesma quantidade de cartas do início do draft.
2- Jogar cartas
A partir do primeiro jogador, cada um joga uma das cartas da mão, em uma das duas opções: na sua cidade natal ou na sua capital.
Ao jogar a carta na sua cidade, nada acontece, mas vale para a pontuação do final de rodada e do jogo. Ele deve agrupar as cartas pelas cores. Ao jogar uma carta na capital, ele coloca a carta no respectivo personagem e ativa a habilidade dele.
Habilidades dos personagens:
Cientista (verde): permite comprar uma carta de profissão da pilha, essa carta vai para a sua mão.
Mercador (amarelo): pegue uma moeda de ouro da reserva e coloque perto da sua área de jogo.
Agente (azul): compre a primeira carta da pilha de modificadores e coloque sem revelá-la em uma das cartas de Capital.
Clérigo (rosa): retire a carta de menor valor de um dos outros personagens (azul, amarela ou verde) e colocar em sua cidade natal.
3- Final da rodada
Quando um dos jogadores jogar sua última carta da mão, os outros jogadores jogam mais uma carta e termina a rodada. As cartas que os jogadores tiverem na mão, precisam ser jogadas em sua cidade natal.
Primeiro, revele todas as cartas modificadoras. Em seguida, cada jogador compara o valor total de cada cor em sua cidade natal com o valor total daquela cor na Capital. Para cada cor que ultrapassar o total da capital, os jogadores precisarão descartar todas as cartas daquela cor de sua cidade natal. É possível, pagando com moedas de ouro a diferença do valor, manter as cartas em sua cidade natal na rodada atual. Uma moeda para cada unidade de diferença.
O jogador com o maior valor em sua cidade natal de cada cor, vai ganhar uma carta bônus de pontuação. Ele vai receber a carta de maior valor naquela cor da capital. Se empatar, quem foi primeiro na ordem de turno recebe a carta maior e o segundo recebe a segunda maior carta. Essa carta bônus fica virada para baixo na mesa e será contabilizada no final do jogo.
Preparação da próxima rodada
As cartas modificadoras são embaralhadas novamente e o jogador que possuir a maior soma em sua cidade natal é o primeiro jogador da próxima rodada. Em caso de empate, é o jogador mais próximo do jogador inicial em sentido horário. O primeiro jogador distribui novamente as cartas e se começa uma nova rodada.
Final de jogo
Ao final da terceira rodada, não acontece a preparação da próxima rodada. Cada jogador soma os pontos das cartas de bônus, das cartas que estão em sua cidade natal e um ponto para cada moeda não utilizada. Quem fizer mais pontos, vence o jogo. Se empatar vence quem tem mais cartas de valor 6. Se o empate permanecer, vence quem tiver mais cartas de valor 5, depois 4 e assim por diante.
Considerações
Um filler incrível. A princípio o jogo pareceu ser bobinho e muita gente pensou que era só mais um lançamento. Mas, Capital Lux é muito mais que isso. Ele é um jogo estratégico em que acontece muito blefe e leitura de jogo.
A cada momento você precisa prestar atenção no que está acontecendo na mesa. E a cada jogada, até voltar a você tudo pode ter mudado. Então, aquela jogada que estava preparada, pode não acontecer, ou ter uma opção melhor.
Cada personagem tem uma função tática bem interessante e de certa forma temática. O clérigo vai converter cidadãos da capital para a sua cidade natal. A agente vai se infiltrar de forma sorrateira para alterar os resultados. A cientista vai te dar mais recursos. E o mercador te dá dinheiro.
As habilidades também são bem interessantes e cada uma delas vai ser interessante em determinado momento do jogo. A agente dá aquela blefada, a cientista te permite ter mais cartas e possibilidades. O mercador vai te ajudar a manter as cartas que estourariam e o clérigo vai dar aquela zoada na capital. Ele é o que causa as surpresas durante a rodada. Você está todo pimpão achando que não vai estourar o mercador. De repente algum oponente joga um clérigo na capital e pega a carta de mercador. Aí vai lá todo um trabalho para tentar consertar o estrago.
Se você joga de jogos rápidos que não sejam party games e que exija uma certa estratégia, Capital Lux é para você.
O que gostei em Capital Lux
- Simples e rápido;
- Estratégico e tático;
- Filler com bom recheio.
O que não gostei em Capital Lux
- Moedas de papel poderiam ser de plástico.
Indicado para
Fãs de jogos rápidos, mas estratégicos. Jogadores de jogos de cartas e jogos de blefe.