Reviews Above and Below

Publicado em agosto 30th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Above And Below: adentre as cavernas

Review – Above And Below: adentre as cavernas Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.6


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Above And Below vai te levar a um mundo de aventuras. Você e seu povo vivia de boas numa lugar pacato e bonito quando de repente os bárbaros chegaram. Só lhe restaram juntar as trouxas e procurar um novo lar.

Vocês chegaram lá e descobriram que embaixo da sua vila existe um mundo de descobertas. Centenas e quem sabe até milhares de cavernas aguardam para serem exploradas. Bora lá descobrir o que elas têm?

Componentes

A produção da Red Raven Games e Conclave Editora está primorosa. Peças de papel em alta qualidade, cartas bem feitas e uma arte temática e sensacional.

O que vem na caixa

1 tabuleiro de reputação, 81 fichas de mercadorias (12 frutas/peixes/cogumelos, 10 potes/cordas/papéis, 8 minérios, 7 ametistas). 7 dados, 1 marcador de rodada, 4 cubos (em 4 cores), 1 carta de jogador inicial, 10 fichas de cidra, 20 fichas de poção, moedas (36 um, 6 cinco, 8 dez). 4 tabuleiros do jogador, 1 livro de encontros, 25 cartas de casa, 4 cartas de casa iniciais, 24 cartas de entreposto, 9 cartas de casa chave, 6 cartas de casa estrela e 25 cartas de caverna. 12 aldeões Iniciais, 18 aldeões e 6 aldeões especiais.

Above And Below é bonito de cima a baixo

O jogo

Above And Below acontece em 7 rodadas. Durante cada rodada, os jogadores poderão realizar uma ação por vez, além das ações opcionais. Eles vão desenvolver a sua vila com construções, explorações, aldeões e recursos. Ao final da sétima rodada, será feita a contagem de pontos e quem conseguiu a maior quantidade, vence o jogo.

Preparação

Dê a cada jogador 7 moedas, um tabuleiro individual, uma casa inicial e um de cada tipo dos 3 aldeões iniciais, colocando-os na área de prontidão. Em jogos com 4 jogadores, coloque somente o com o símbolo do martelo como pronto. Em dois jogadores, dê ao segundo uma moeda extra. Se estiverem em três, dê ao segundo e ao terceiro uma moeda extra. Se estiverem em quatro, dê ao último player uma moeda extra.

Coloque as cartas com estrela e deixe-as viradas para cima, em uma linha. Embaralhe as cartas com chave e separe 4, logo abaixo da linha de casas com estrela. Posicione o tabuleiro de reputação abaixo das linhas de cartas. Coloque o marcador de rodadas no primeiro espaço do túnel. Coloque os cubos dos jogadores no espaço inicial da trilha de reputação.

Misture os aldeões normais e encha a fila no tabuleiro. Separe as moedas, cidra, poções e recursos, criando um estoque próximo ao tabuleiro. Coloque uma Cidra no espaço do tabuleiro.

Embaralhe as cartas de caverna e faça um monte com elas viradas para cima. O primeiro jogador (escolhido de forma aleatória) recebe a carta de jogador inicial. Embaralhe as cartas de casas e entrepostos, Abra uma linha abaixo do tabuleiro com 4 cartas de casas e outra com 4 de entrepostos. Por fim, deixe o livro de encontros e os dados ao alcance dos jogadores.

Pronto para começar a explorar em Above And Below

As rodadas

Cada rodada de Above And Below começa com os jogadores fazendo suas ações, em sentido horário. Em sua vez, o jogador faz uma ação e quantas ações livres quiser e puder. As ações possíveis são Exploração, Construção, Colheita, Treinamento, Trabalho, Ações Livres e Passar. Vamos ver cada uma delas.

Exploração

Utilize dois ou mais aldeões para ir para uma exploração. Pegue a carta de cima do baralho de deck de cavernas, role o dado e verifique o número. Em seguida, dê o livro de encontros para o jogador à esquerda de quem está jogando para ler o encontro. Ele vai ler as opções, mas somente as partes em negrito.

Em seguida, o jogador vai resolver o encontro, escolhendo uma das opções. Comparando as lanternas necessárias, rolando um dado para cada aldeão e conferindo a quantidade de lanternas reunidas. Ele ainda pode ferir um aldeão para somar 1 lanterna, colocando o aldeão na área de feridos. Ganhe as recompensas ou punições indicadas no encontro. Se bem sucedido, o jogador fica com a carta de caverna.

Pegue a carta, coloque os trabalhadores e mãos à obra

Construção

Canse um aldeão com martelo e escolha uma das construções. As de entrepostos só podem ser construídas em cartas de caverna vazias. Pague o custo, pegue os recursos indicados na carta e coloque a carta, colocando-a ao lado do seu tabuleiro, ou sobre as cavernas.

Escolha uma das construções e pague seu custo

Colheita

Canse um ou mais aldeões para recolher recursos nas suas casas. Cada aldeão pode recolher uma ficha de recurso de uma de suas construções. Os recursos podem ser colocados à venda, no canto superior esquerdo do tabuleiro, na trilha de avanço ou guardado para outro uso posterior.

Colhendo recursos

Para colocar na trilha de avanço, coloca-se sempre do espaço vazio mais à esquerda. Só pode ser colocado em um novo espaço, recursos diferentes. Os iguais são empilhados no espaço que já existia outra ficha. Note que a cada espaço, o valor da renda aumenta e a pontuação por recurso também. A renda colhida sempre é somente do espaço mais avançado, enquanto da pontuação final é de cada espaço.

A trilha de avanço dá pontos e dinheiro

Treinamento

Canse um aldeão com o símbolo da pena para comprar um novo aldeão, pagando o custo na trilha do tabuleiro. Ele entra cansado e só poderá ser utilizado posteriormente.

Escolha com sabedoria os aldeões

Trabalho

Canse seus aldeões para ganhar moedas, uma por cada. Se for o primeiro a fazer isso em uma rodada, ganha a ficha de cidra do tabuleiro.

Pegue a Cidra e uma moeda

Ações Livres

Compre um recurso de outro jogador que esteja no espaço de venda. Pague no mínimo 3 moedas.

Coloque um item para vender no espaço do tabuleiro.

Renove a linha de construções, pagando uma moeda, substituindo uma das linhas de casas ou posto avançado. Só pode ser feito uma vez por turno.

Cidra: gaste uma cidra para mover um aldeão do espaço cansado para ativo.

Poção: gaste uma poção para tirar um aldeão de ferido para cansado.

A poção e a cidra podem ajudar muito durante o jogo

Passar

Quando o jogador não puder ou não quiser mais fazer ações, ele passa e não joga mais nessa rodada.

Encerramento de rodada

Quando todos os jogadores passarem, a rodada terminará. Para isso, avance o marcador para o próximo espaço da caverna e coloque uma nova ficha de cidra no tabuleiro. Em seguida, mova os aldeões para a esquerda e complete os espaços vazios.

Descanse os aldeões, movendo-os para a esquerda. Para cada cama que o jogador tiver, ele pode mover um aldeão para o espaço à esquerda. Não se pode usar duas camas para o mesmo aldeão, mas pode-se usar uma poção para mover o aldeão da área de feridos para área de exaustão. Depois, uma cidra da área de exaustão para área ativos.

Os jogadores coletam os seus rendimentos, de acordo com o nível da trilha de avanço, mais os símbolos de dinheiro e + nas suas casas. Se houverem cartas com o símbolo de renovação vazio, coloque um recurso correspondente sobre ela. Em seguida, passe a carta de primeiro jogador para o jogador à esquerda.

Mova o marcador de fase, preencha o espaço da cidra, atualize os aldeões

Final de jogo

Ao terminar a sétima rodada, o jogo termina e acontece a pontuação do jogo.

Trilha de Avanço

Os jogadores vão ganhar pontos para cada recurso na trilha de avanço. Cada ficha vale o ponto indicado no espaço, multiplicando caso exista mais de uma ficha do mesmo recurso.

Construções

Cada construção vale um ponto, incluindo casas e entrepostos.

Reputação

O jogador que for mais longe na trilha, ganha 5 pontos, o segundo 3 e o terceiro 2. Ganhe ou perca a quantidade de pontos indicada no espaço onde o marcador do jogador terminou.

Bônus das Cartas

Some os pontos das casas e os bônus das cartas de que dão pontos por algum tipo de item.

A pontuação final determinará o vencedor

O vencedor

O jogador que conseguiu mais pontos, vence o jogo. Em caso de empate, vence quem tiver mais moedas. Em novo empate, quem possuir mais aldeões. Por último, no caso de empate, vence quem tiver mais construções.

Considerações

Above And Below é um divertido jogo de exploração, construção e coleta de recursos. Com foco são nas explorações nas cavernas. Ali está o charme do jogo, o seu flavor, mas ao mesmo tempo, sua fraqueza. Já explico porque.

Ryan Laukat é o cara. Ele fez o jogo, a arte e tudo se encaixa de uma maneira incrivelmente boa. É um jogo temático com o tema pulsando em cada uma das ações e o decorrer da partida. Se o pessoal que estiver jogando dar uma pitada de interpretação, fica ainda mais legal. As aventuras pelas cavernas, personagens que encontra e as surpresas, são geniais. Só isso já vale o jogo.

A primeira partida pode te deixar um pouco confuso por conta das mecânicas e opções de pontuar que são diversas. Dá pra focar em exploração, construção, trilha de progresso com os recursos. Assim, com o tempo e novas partidas, dá pra ir melhorando a pontuação.

Os trabalhadores também são destaque. Eles têm habilidades diferentes que fazem a diferença de acordo com as ações que irá realizar. O sistema de cansar, ferir, deitar na cama e usar poção e cidra são bem diferentes. Aqui cabe até uma discussão sobre se o jogo é ou não um alocação de trabalhadores. Ao menos na exploração, você aloca os trabalhadores para fazer a ação. No resto, os trabalhadores acabam sendo pontos de ação. A mecânica está ali, mas de forma sutil.

Meu único ponto negativo fica por conta da rejogabilidade das cartas de caverna. Apesar de existirem 25 cartas, com até 6 possibilidades, depois de algumas partidas, os resultados podem ficar óbvios. Principalmente quando saem cartas que você já jogou e o mesmo número no dado. Mas, mesmo assim, ainda vai precisar de muitas partidas para esgotar as possibilidades em Above And Below.

O que gostei em Above And Below

– Temática encaixada com mecânica;

– Histórias;

– Linda arte e produção;

– Trabalhadores diferentes..

O que não gostei em Above And Below

– Rejogabilidade.

Indicado para:

Fãs de jogos com história, exploração e aventura, jogos de peso leve/médio e fãs de jogos temáticos. Joga bem tanto para novos players quanto para jogadores mais experientes.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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