Publicado em setembro 6th, 2018 | por Renato J. Lopes
Review: Grand Austria Hotel
Summary:
4.2
Mais um jogo divertido que a PaperGames lança por aqui. Grand Austria Hotel te leva para dentro do mundo da hotelaria, na Viena do século XX. Você terá que escolher os melhores hóspedes, atender suas exigências de comida e bebida para depois acolhê-los num quarto adequado. Além disso, não poderá se esquecer de agradar ao Imperador durante o seu trabalho. Confira mais sobre este game incrível.
Componentes
Como dá para ver neste vídeo aqui, a produção tá bem legal e caprichada, como já é tradicional da PaperGames.
O que vem na caixa
Tabuleiros: 1 central, 1 de ações e 4 de hotel (dupla face). Cartas: 56 de hóspedes, 48 de funcionários, 12 de política e 4 de ajuda. Cubos de madeira: 30 de cada cor, sendo branco, marrom, preto e vermelho. 14 dados e 24 marcadores em madeira.
Peças de papel: 84 de quarto, 12 do imperador, 9 de ordem do turno, 4 de pontos de vitória, 1 lata de lixo e 1 marcador de rodada. Além de 1 manual de regras.
O jogo
Grand Austria Hotel acontece em 7 rodadas, em que os jogadores tentarão fazer pontos escolhendo os melhores funcionários e clientes. Estes precisarão ser atendidos e colocados nos seus respectivos quartos. Além disso, será preciso agradar ao imperador e pontuar nas rodadas 3, 5 e 7. Depois da sétima rodada acontece ainda uma pontuação final. Quem tiver mais pontos depois disso, vence o jogo.
A preparação
Coloque o tabuleiro de jogo no centro da mesa e o de ações ao lado. Posicione a lata de lixo e os marcadores de pontos de vitória próximo aos tabuleiros. Separe os cubos de pratos e bebidas por tipo. Embaralhe as cartas de Hóspede e coloque as 5 cartas, viradas para cima, nos espaços de Hóspede do tabuleiro.
Embaralhe as cartas de política por letra e pegue aleatoriamente uma de cada, colocando nos lugares do tabuleiro. Faça o mesmo com as peças do Imperador A, B e C. Crie um estoque com os quartos, separando por cor.
De acordo com a quantidade de jogadores, separe a quantidade de dados e coloque perto do tabuleiro de ações. Serão 10 dados em 2, 12 dados em 3 jogadores e 14 em 4 jogadores. Os não utilizados voltam para a caixa.
De acordo com o número de jogadores, selecione as peças de ordem de turno, o restante volta para a caixa. Dê a cada jogador um tabuleiro de hotel, uma carta de ajuda e 6 discos de madeira de uma cor.
Coloque um disco de madeira de cada cor nos espaços 0 da trilha do imperador e pontos de vitória. Cada jogador ainda coloca um disco de madeira no espaço 10 da trilha de dinheiro no seu tabuleiro. Deixe os discos de madeira restantes ao lado dos tabuleiros de hotel. Os jogadores recebem um café, um vinho, um bolo e um strudel da reserva e coloca na sua cozinha.
Distribua 6 cartas de funcionários a cada um. Caso queira um jogo avançado, faça um draft, escolhendo uma carta e passando as outras para o jogador à esquerda, até que todos escolham 6 cartas. Posicione o marcador de rodada no espaço “1” da trilha de rodada.
Últimos detalhes
Decidam qual lado do tabuleiro de hotel vão utilizar na partida. O do dia é padrão para todos e o da noite é diferente para cada um. Defina quem vai ser o primeiro jogador e distribua a partir dele em sentido horário as peças de turno em sequência crescente.
A partir do último jogador, cada um escolhe uma carta de hóspede e coloca em seu restaurante sem custos. Sempre que um for escolhido, deslize o restante para a direita e reponha o espaço vazio.
Por fim, cada jogador prepara 3 quartos, começando do quarto do canto inferior esquerdo de seu tabuleiro de Hotel. Os seguintes devem estar adjacentes a um ou mais quartos. Os jogadores pagam os custos dos andares. Role os dados e separe-os de acordo com os números tirados no tabuleiro de ações.
As rodadas
O jogo acontece em 7 rodadas e cada rodada acontecem em 2 etapas: 1- pegar um hóspede e 2- pegar um dado e fazer uma ação. Além disso, o jogador pode fazer ações adicionais. Isso vai acontecer de acordo com a peça de ordem de turno. Quem tiver o menor número vazio realizar uma ação. Dessa forma, o último jogador vai fazer duas ações seguidas. Pois a partir do primeiro jogador cada um faz uma ação, em sentido horário. Depois volta em sentido anti-horário, a partir do último jogador.
1- Pegar um hóspede
No início do seu turno, o jogador pode pegar um hóspede do tabuleiro central, pagando o custo indicado embaixo dele. Em seguida deslize os hóspedes para a direita e coloque um novo no espaço vazio. Escolher bem o hóspede vai fazer toda a diferença no seu jogo. Se não houver espaço vazio em seu restaurante, você não pode pegar um novo hóspede.
2- Pegar um dado e fazer uma ação
Escolha um espaço de ação que tenha ao menos um dado para fazer a respectiva ação. A quantidade de dados naquela ação, mostra quantos itens você recebe ou o desconto em dinheiro daquela ação. Retire um dado e coloque sobre a sua peça de turno com o menor número disponível.
Independente da ação, existe uma regra geral sobre os recursos. Sempre que você for receber pratos e bebidas, pode colocá-los imediatamente sobre um hóspede. O restante, vai direto para a cozinha.
As ações
Número 1
Para cada dado você pode pegar 1 strudel (marrom) ou 1 bolo (branco), sendo que não pode pegar uma quantidade maior de bolo que de strudel.
Número 2
Para cada dado você pode pegar 1 vinho (vermelho) ou 1 café (preto), sendo que não pode pegar uma quantidade maior de vinho que de café.
Número 3
Para cada dado neste espaço, você pode preparar um quarto. Você deve sempre posicionar de forma adjacente a uma peça já colocada com a porta aberta para frente. Pague os custos de acordo com a linha. A cor deve ser igual a do espaço. Se você posicionar em um espaço na parte superior direita, ganha os pontos indicados no espaço.
Número 4
Cada dado permite a você pode andar 1 espaço na trilha do imperador ou de dinheiro, podendo dividir o total entre as duas.
Número 5
Ao escolher esse espaço você pode jogar uma carta de funcionário e cada dado reduz em 1 o custo de baixar a carta.
Número 6
Pague 1 Krone para realizar qualquer uma das ações anteriores. A ação acontece na quantidade de dados que mostram “6”, e não no espaço original.
Ações Adicionais
Em seu turno você pode realizar ações adicionais, quantas vezes quiser, exceto a de pagar 1 Krone para adicionar um dado.
a) Pague 1 Krone para adicionar 1 à quantidade de dados no espaço de ação.
b) Pague 1 Krone para movimentar até 3 pratos e/ou bebidas de sua cozinha para as cartas de Hóspede.
c) Caso alcance o objetivo indicado em uma carta de política, coloque um disco de madeira e ganhe os pontos de vitória indicados.
d) Utilize um efeito de “uma vez por rodada” de uma carta de funcionário, virando a carta para o outro lado.
e) Mova um hóspede que foi atendido para um quarto livre de sua cor. Receba imediatamente o número de pontos de vitória da carta e a recompensa. Ao fazer isso, descarte a carta e vire a peça de quarto para o lado ocupado. Se for o último quarto de um grupo, ganhe o bônus respectivo
Os blocos azuis dão pontos de vitória, os amarelos pontos na trilha do imperador e os vermelhos dão dinheiro. Consulte a tabela na parte superior do tabuleiro de jogador. Um hóspede não sai de seu restaurante de outra forma, a não ser que seja atendido.
Passar
Caso o jogador não goste dos dados disponíveis no momento, ele pode passar para tentar uma outra seleção de dados. Depois que todos executarem suas ações ou passarem, o jogador com o menor número livre na sua peça de ordem do turno pega os dados restantes.
Ele vai tirar um deles para a lixeira e rola-os novamente, separando-os por número e colocando-os de volta nos espaços. Então ele pode realizar seu turno ou passar de novo. Isso acontece até que todos tenham feito suas duas ações.
Final de rodada
No final da rodada, os jogadores viram suas cartas de funcionário para cima novamente. Depois, passam a peça de ordem de turno para o jogador à esquerda. O novo jogador inicial movimenta o marcador de rodada e rola os dados, separando nos espaços do tabuleiro de ações.
No final da 3ª, 5ª e 7ª rodada, acontece a Pontuação do Imperador. Os jogadores ganham os pontos de vitória do lugar em que seus discos de madeira estão. Em seguida, eles voltam os espaços indicados. Na terceira, três, na quinta, cinco e na sétima, sete.
Depois verifica o espaço que ficou. Se ficou nos espaços acima do número 3 da trilha, o jogador ganhará o bônus indicado na parte superior da ficha de Imperador daquela rodada. Se ficou nos espaços 1 ou 2, não ganha bônus e não leva punição. Se para no espaço zero, leva a punição indicada na parte inferior de ficha daquela rodada.
Final de jogo e pontuação final
No final da sétima rodada, acontece uma pontuação final.
Os jogadores recebem pontos das cartas de funcionários, depois pelos quartos ocupados. 1 ponto para cada quarto na primeira linha, 2 para cada quarto na segunda linha, 3 para cada quarto na terceira linha e 4 para cada quarto na última linha.
Cada Krone não utilizado e recursos (comida e bebida na cozinha somente) dão 1 ponto de vitória. Cada hóspede não atendido no restaurante fornece 5 pontos negativos.
Depois disso, quem tiver mais pontos de vitória vence. Em caso de empate, vence quem tiver mais recursos restantes somados.
Considerações
Grand Austria Hotel é um jogo de alocação de dados bem diferente, que consegue ser tático e estratégico. Basicamente vai ser, pegar uma carta de hóspede, pegar um dado para fazer uma ação e as ações adicionais que puder. Com o tempo, depois de conhecer melhor as cartas, é possível traçar coisas a serem feitas. Mas, cada jogo vai ser diferente e sempre tem que fazer no seu turno a melhor jogada possível.
Os objetivos vão te dar alguns nortes, mas também é possível ignorá-los e tentar fechar os blocos dos cartas e atender a clientes. Mas, o jogo propicia o combo dos dois, pois eles podem te ajudar a traçar uma estratégia. A questão é que a cada nova rodada, as opções que você vai ter, serão bem diferentes do final do turno anterior. Dessa forma, você precisa estar atento ao jogo dos outros jogadores.
Coisas que nunca são demais: funcionário, hóspedes atendidos e quartos cheios. Isso sempre vai te dar vantagem. Sobre os hóspedes, procure os que vão te dar benefícios de acordo com a sua estratégia. Pontos de vitória são bons, mas às vezes é muito melhor ganhar ações extras e com bônus.
Para quem jogou Space Cantina, dá pra ver que ele foi bastante influenciado por esse jogo, mas Grand Austria Hotel vai além. Ele é mais estratégico, complexo e com mais caminhos para pontuar e mitigar a sorte.
As ferramentas para mitigar a sorte são muitas! Você consegue bônus com os funcionários, tem a ação do dado 6 e ainda pode passar para tentar pegar uma nova série de dados. Isso ajuda e muito, pois você pode ir tentando novas possibilidades e quem sabe até consegue fazer a sua ação do jeito que quer.
Grand Austria Hotel
Os únicos pontos negativos ficam por conta de ser difícil se recuperar do meio do jogo para a frente e a famosa paralisia de análise. Como as coisas mudam durante a rodada, vão acontecer momentos de AP em partidas com novos jogadores. O que pode fazer com que a partida demore um pouco.
Grand Austria Hotel é um jogo inteligente, divertido e com uma necessidade de se pensar muito no que vai fazer. Caminhos para pontuar são diversos e as possibilidades de ganhar são muitas. Mas, ainda assim, ele é Grand não só no nome. Vale a pena ter ou ao menos conhecer.
O que gostei em Grand Austria Hotel
- Mecânica inteligente;
- Diversas opções de mitigar a sorte;
- Divertido e de regras simples;
- Estratégico e tático ao mesmo tempo.
O que não gostei em Grand Austria Hotel
- Difícil de se recuperar do meio para a frente;
- Pode gerar paralisia de análise.
Indicado para
Euro gamers, fãs de jogos táticos e jogos com peso médio de regras. Roda bem em qualquer quantidade, mas melhor em 2 e 3.