Reviews Alhambra

Publicado em outubro 18th, 2018 | por Renato J. Lopes

Review: Alhambra – uma construção das arábias

Review: Alhambra – uma construção das arábias Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.5


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Alhambra é um desses clássicos premiados que todo mundo deveria conhecer. Regras simples, alta rejogabilidade e diversão garantida. Não é à toa que venceu o prêmio Spiel Des Jahres de 2003.

Nele, somos empreiteiros em busca de fazer a melhor cidade e para isso, vamos contratar trabalhadores de diversos povos. Cada um quer receber em sua moeda. Ter a quantidade certa de dinheiro no momento exato em que aqueles construtores querem fazer uma obra é essencial.

Edifique torres, projete jardins, erga arcadas e pavilhões, construa aposentos e serralhos. Só assim você poderá construir a melhor Alhambra e ser o vencedor deste jogo de colocação de peças, lançado pela Flick Game Studio.

Alhambra

Componentes

A edição da Flick veio toda fabricada na fábrica original da Queen Games, logo, tudo veio muito caprichado. Cartas bem acabadas, peças em cartonado perfeitas e acabamento impecável. Como todo jogo deveria ser!

O que vem na caixa: 6 peças iniciais, 54 peças de construção, 1 mercado de construções, 1 tabuleiro de pontuação, 12 marcadores, 6 reservas, 1 saquinho, 2 cartas de pontuação, 108 cartas de dinheiro e 1 manual de regras.

Alhambra

Produção caprichada de Alhambra

O jogo

O seu objetivo em Alhambra vai ser um só: ter a maior quantidade de peças de cada tipo nas fases de pontuação. Sua maior muralha construída também te dará pontos em cada fase de pontuação. Quem tiver mais pontos após a terceira e última fase de pontuação, vence o jogo.

A preparação

Cada jogador pega uma peça inicial e coloca um marcador de sua cor e coloca em cima. Coloque as peças de construção no saco de pano, coloque no centro da mesa o tabuleiro de mercado e o de pontuação. Pegue 4 peças e coloque-as no mercado, começando pelo primeiro espaço.

Os jogadores recebem também uma reserva com tabela de pontuação. Embaralhe as cartas de dinheiro e abra para pegar a carta inicial de jogador. São abertas cartas, até dar o total mínimo de 20 ou mais na soma, não importando o tipo de moeda. Quem tiver menos moeda é o primeiro jogador. Abra 4 cartas de dinheiro ao lado do tabuleiro.

Agora você montará o deck de cartas. Divida as cartas de dinheiro restantes em 5 montes iguais. o. Coloque a carta  de 1ª Rodada de Pontuação no segundo monte e a carta de 2ª Rodada de Pontuação no quarto monte. Coloque os montes um sobre o outro na sequência e coloque ao lado do mercado. Agora está tudo pronto para começar!

Alhambra

Construa a melhor Alhambra e pontue muito

As rodadas

A partida acontece em rodadas, começando pelo jogador inicial. Ele deve realizar uma das três ações: 1- pegar dinheiro, 2- comprar e posicionar uma peça de construção ou 3- reorganizar sua Alhambra. Quando o jogador termina o seu turno, ele repõe as peças de dinheiro e as peças de construção removidas.

Os jogadores vão revezando-se fazendo ações, até cada fase de pontuação. Isso acontece quando sai a primeira e segunda carta de pontuação e no final de jogo. Depois das duas primeiras fases de pontuação, a rodada continua de onde parou. Vamos ver cada uma das açõe e como acontece as fases de pontuação.

1-  Pegar dinheiro

O jogador pega uma carta de dinheiro qualquer ou várias, desde que o seu valor não exceda 5.

Alhambra

Pegando dinheiro

2- Comprar e posicionar uma peça de construção

É bem simples: você paga o preço escrito sobre a peça, na moeda indicada. O tabuleiro de mercado possui 4 espaços diferentes, sendo que cada um deles corresponde a uma moeda. Só é possível pegar na moeda indicada e ainda sem troco. Então escolha bem as cartas para jogar, porque se você pagar o valor exato (sem sobras), você pode fazer mais uma das três ações do jogo.

Em seguida, você pode colocar a peça na sua Alhambra ou na reserva, sendo que não há limite de peças na reserva.

Colocar uma peça possui algumas regras:

  1. a) Ela deverá ser colocada na mesma orientação da peça inicial, ou seja, todos os tetos para cima;
  2. b) Os lados precisam ser iguais e se encaixar;
  3. c) Você tem que ter acesso à nova peça a partir da peça inicial. Ou seja, ela não pode se isolar do resto da Alhambra;
  4. d) A peça nova deve estar conectada à sua Alhambra por pelo menos um lado;
  5. e) Não é permitido espaços vazios cercados por peças.
Alhambra

O custo foi pago e a peça colocada na Alhambra

3- Reorganizar sua Alhambra

Existem 3 formas de fazer isso:

  1. a) Colocando uma peça da sua reserva na Alhambra;
  2. b) Tirando uma peça das suas construções e colocando na reserva;
  3. c) Trocando uma peça da reserva por uma das suas construções.
Alhambra

A peça da reserva pode ser colocada ou substituir outra peça

Final do turno

No final do turno, o jogador por colocar as peças que adquiriu durante a sua rodada. Reposicione as cartas de dinheiro que saíram do jogo e espaços vazios do mercado. Se acabarem as cartas de dinheiro, pegue o descarte, reembaralhe e forme um novo monte.

Parece que alguém vai fazer muitos pontos

Parece que alguém vai fazer muitos pontos

Fases de pontuação

As duas primeiras acontecem durante o jogo, quando sai uma carta de pontuação. Quando ela sair, deixe-a de lado e complete o espaço das cartas de dinheiro. Em seguida, acontece a pontuação. Quem possuir mais cartas de um tipo, ganha pontos.

Na primeira fase de pontuação, somente os jogadores com o maior número de construções de cada tipo pontuam. Na segunda fase, o primeiro e o segundo de cada construção pontuam. Em caso de empate, a pontuação é dividida por 2 e arredondada para baixo. No final do jogo, acontece a terceira fase de pontuação. Nesse caso, pontuam os 3 primeiros de cada tipo de construção. O ponto de cada jogador, está indicado nas cartas de pontuação e na peça de reserva de cada jogador.

Por último, os jogadores marcam em cada fase de pontuação, pontos pela sua maior muralha contínua. Cada segmento de muralha, garante 1 ponto. Todas as pontuações são marcadas no tabuleiro de pontos na hora

Alhambra

A tabela de pontuação

Final de jogo

A partida termina no final do turno de um jogador quando for preciso repor peças do mercado e não houverem mais peças no saco. As peças que sobram no mercado vão para os jogadores que tiverem em suas mãos a maior quantia em dinheiro da respectiva moeda onde se encontra a peça. No caso de empate, ninguém pega a construção.

As peças adquiridas nesse momento podem ser colocadas na Alhambra e acontece a terceira e última pontuação. O jogador que tiver mais pontos, vence a partida. No caso de empate, a vitória é compartilhada.

Alhambra

A última pontuação acontece e o jogo termina

Variante para 2 jogadores

O jogo oferece uma variante para 2 jogadores. Como cada carta tem 3 cópias, você tira uma de cada e joga com 72 cartas. Um terceiro jogador autômata joga contra vocês, o Dirk. Ele não constrói, mas coleciona as peças e pontua nas rodadas por ter mais de um determinado tipo, mas não pontua muralhas.

No início do jogo, o Dirk recebe 6 peças aleatórias do saquinho. Depois da primeira pontuação, ele vai receber outras seis peças. Depois da segunda pontuação, ele recebe um terço das peças que restarem no saco. Além das ações normais, os jogadores podem escolher de uma de suas peças para o Dirk.

As promos

A edição nacional veio com duas promos, Promo 1: As Construções Mágicas e Promo 2: As Medinas. Cada uma traz um novo flavor ao jogo.

As Construções Mágicas são construções que podem ser giradas durante a ação de reorganizar. Isso pode abrir novos caminhos durante o jogo. É uma boa saída estratégica para reposicionar peças.

As Medinas deixam o jogo mais punitivo, pois quem possuir menos Medinas, perde pontos. Na primeira rodada de pontuação, um jogador, na segunda os dois que tiverem menos e na última os três com menos peças da construção. Pra piorar um pouco, os jogadores que não tiverem construído nenhuma Medina, perde pontos adicionais. 1 ponto na primeira pontuação, 2 na segunda e 3 na última.

Alhambra

As Medinas e as Construções Mágicas

Considerações

Um clássico que ainda é sucesso. Alhambra combina aquele requinte que poucos jogos conseguem fazer: regras simples, fáceis e uma boa porção de estratégia e tática. É um jogo que você tem que prestar atenção em todo mundo na mesa, pois só vai pontuar quem estiver a frente.

Como todo jogo de cartas, Alhambra tem um bom tanto de sorte, pois a sequência das peças de acordo com as moedas e quanto você tem, pode mudar drasticamente o destino do jogo. Mas, o lado bom é que é igual para todo mundo, então aquela peça que você quer, pode acabar vindo na hora certa.

De certa forma, gosto desta imprevisibilidade do jogo e se você for pegando o jeito, vai conseguir mitigar isso um pouco. Uma boa dica é sempre tentar ter bastante dinheiro, ou dinheiro o bastante para construir melhor depois da primeira pontuação. Como ela é baixa, acaba não influenciando muito no final do jogo. Comece as primeiras rodadas juntando grana para pontuar nas duas últimas fases de pontuação.

Dicas de Alhambra

Invista em longos muros. Eles são pontos só para você e que nenhum outro jogador vai poder tirar. Pontuar bem eles durante as três pontuações é fundamental para ir bem no jogo. Tente pegar somente peças que vão servir na sua Alhambra, pois gastar ação para depois reposicionar uma peça, pode ser uma desvantagem. Mas, também pode ser uma saída, no caso de travar o seu mapa e não conseguir desenvolvê-lo melhor.

A arte do jogo é bonita na medida certa e traz uma coisa muito boa: as cores das peças tem símbolos. Isso mesmo! Caso você seja ou tenha um amigo dautônico, não terá problemas em distinguir as peças.

É um jogo recomendado para quem é jogador iniciante e experiente. Regras simples, jogabilidade fácil, diversos caminhos para pontuar, faz de Alhambra merecedor do Spiel des Jahres de 2003. Ele ainda continua um jogo atual de muita qualidade e muita rejogabilidade.

O que gostei em Alhambra

  • Simples e estratégico;
  • Para toda a família;
  • Boa rejogabilidade;
  • Cores amigáveis.

O que não gostei em Alhambra

  • A questão sorte. Isso me incomoda em qualquer jogo.

Indicado para

Fãs de euro games, jogos de construção de cidade e colocação de peças. Bom para jogadores iniciantes e experientes.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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