Reviews Shipwrights Of The North Sea

Publicado em outubro 21st, 2019 | por Renato J. Lopes

Review: Shipwrights Of The North Sea

No início de 2018 a Meeple BR Jogos lançou por aqui o jogo Invasores do Mar do Norte, da Garphill Games de Shem Phillips. Na época gostei muito dele e descobri que ele era o segundo jogo da Trilogia do Mar do Norte. Junto dele estavam Shipwrights Of The North Sea e Explorers Of The North Sea. Hoje vamos falar do primeiro deles.

Este é o primeiro texto dos jogos dessa trilogia com expansões e a campanha chamada The North Sea Runesaga. Confira aqui o primeiro e em breve veja os outros.

Shipwrights Of The North Sea
Preparação para 3 jogadores

Shipwrights Of The North Sea

O primeiro jogo da Trilogia do Mar do Norte começa com estilo. Somos vikings iniciando a construção de barcos para ir em busca de novas terras. Então, o foco do jogo é esse. Pegar recursos, contratar mão de obra especializada, escolher os melhores barcos e quem sabe fazer algumas construções ou ter ferramentas que lhe ajudem? Você ainda pode contar com a ajuda dos cidadãos da vila que podem lhe fazer favores. Crie os melhores barcos e seja o maior construtor do mundo viking.

A produção do jogo é muito boa e a arte do querido Mihajlo “Mico” Dimitrievski é fenomenal. Tanto que o jogo veio com um livro com as artes dele. Apesar de não ter um tabuleiro de jogo, cada jogador tem seu próprio tabuleiro onde vai marcar o ouro (8 inicial), armanezar os trabalhadores, recursos e onde fica a oficina de barcos. Ali eles ficam sendo preparados até serem construídos. 

O tabuleiro de jogador

O JOGO

As rodadas seguem até que um dos jogadores consiga construir 4 barcos. Cada rodada acontece em 3 fases: Manhã (planejamento), Tarde (fase de ações) e Noite (descanso).

Na fase da manhã acontece um draft, começando com o primeiro jogador comprando uma quantidade de cartas no número de jogadores mais 1. Cada jogador fica com uma carta e a carta que sobra, é descartada. Isso acontece por três vezes, até que todos os jogadores tenham 3 cartas.

Na fase da tarde, acontecem as ações. A partir do primeiro jogador, cada um realiza todas as suas ações de uma vez. Geralmente serão 3 ações relacionadas às cartas ou outras ações. Depois disso, passa-se a vez e é o próximo jogador. Quando todos tiverem realizado sua fase da tarde, essa fase se encerra. Todas as cartas excedentes devem ser descartadas quando jogador passar. Não é permitido guardar cartas para a próxima rodada.

Na fase da noite, os jogadores recebem ouro no número de trabalhadores na vila, mais 1, além de somar os ícones de navio dourado nos barcos construídos (ou construções). Ele recebe trabalhadores no número de 1 mais 1 por ícone de trabalhador com a seta para cima em cartas construídas. Por fim, se confere a capacidade de recursos no moinho que pode ser aumentado por cartas de navio e construções. O que exceder o valor armazenado, é descartado.

O tile de referência dos itens necessários para construir um barco

AÇÕES POSSÍVEIS

As ações vão estar relacionadas às cartas que eles possuírem nas mãos e ainda existem ações que não precisam de cartas.

Comprar recursos

Os jogadores compram recursos pagando 2 de ouro e 2 trabalhadores. Ao comprar, o jogador vai olhar a carta do topo de cartas do jogo e escolher uma das linhas de recurso. Como no exemplo abaixo.

Aqui o jogador poderia escolher uma das opções: comprar 1 madeira, 2 ovelhas ou 3 ferros

Começar a construir um barco

O jogador precisa ter uma carta de barco em sua mão. Para isso, ele baixa a carta em uma das duas oficinas disponíveis no seu tabuleiro. Se não houver uma oficina livre, o jogador precisa descartar a carta de sua mão.

Baixe o barco em um dos espaços de oficia

Finalizar a construção de um barco

O jogador paga os custos indicados na carta de barco para construí-lo. Ao fazer isso, ele devolve os recursos para o estoque geral e retira o barco da oficina, colocando-o acima de seu tabuleiro. Note que cada barco precisa de uma quantidade e tipos diferentes de artesãos. Atente-se a isso, olhando no tile de ajuda que cada jogador recebe.

Pague os recursos e construa o barco

Comprar uma ferramenta

O jogador precisa ter uma carta de ferramenta na mão e pagar o custo indicado na carta. Em seguida, ele coloca a carta à esquerda de seu tabuleiro individual. Ferramentas geralmente vão te dar benefícios relacionados a ações ou ganhar recursos.

Ferramenta em Shipwrights Of The North Sea
Com essa ferramenta, você não paga o ferro ao construir um barco

Contratar um artesão

O jogador precisa ter a carta de artesão em sua mão (de fundo vermelho) e a coloca aberta na mesa, logo abaixo do seu tabuleiro. O máximo que um jogador pode ter, são 4 artesãos. Se tiver mais que isso, ele deve descartar um deles.

Escolha a carta vermelha de artesão para baixá-lo

Construir um edifício

O jogador baixa uma carta de construção de sua mão e paga o custo em dinheiro e trabalhadores, colocando-o à direita de seu tabuleiro. Construções geralmente dão pontos diretos ou sobre alguns itens no final do jogo.

Construções em Shipwrights Of The North Sea
Esta construção garante 3 pontos ao final do jogo

Chame os habitantes da cidade

Os habitantes da cidade são cartas que possuem o fundo cinza e habilidades poderosas e polêmicas, por conta do take that. Algumas habilidades permitem roubar recursos, artesãos ou moedas de outros jogadores, descartar artesãos, ou outros itens dos outros jogadores e muito mais. É uma interação direta que pode não agradar a jogadores de euro games.

Townsfolk Shipwrights Of The North Sea
Alguns dos caras da cidade

FINAL DE JOGO E PONTUAÇÃO

Ao final da fase da noite em que um ou mais jogadores tenham construído o quarto barco, o jogo termina. Em seguida, confere-se quem tem o maior poder militar (bandeiras vermelhas nos barcos construídos) e esse jogador recebe o marcador de 3 pontos. 

Em seguida, os jogadores contam os seus pontos de vitória: navios construídos, construções e bônus militar. Quem alcançar a maior pontuação vence. Em caso de empate, vence quem possuir mais dinheiro.

Pontuação final em Shipwrights Of The North Sea
O jogador fez 19 pontos: treze com os barcos, 3 por ter o maior poder militar e 3 da construção

A EXPANSÃO THE TOWNSFOLK

The Townsfolk Expansion é uma mini expansão para o jogo que auxilia em algumas situações. Ele adiciona um mini tabuleiro em que os jogadores podem escolher uma dessas ações para serem feitas por rodada, colocando um trabalhador. são cinco ações que ajudam bastante no jogo.

A primeira é o Cartógrafo que permite você construir um barco, substituindo um artesão por outro que você tiver disponível.

A segunda é o Joalheiro permite que você descarte cartas por dinheiro 1 por 2 de ouro, 2 por 3 de ouro ou 3 por 5 de ouro.

A terceira é o Forasteiro que permite mudar o mercado de recursos, descartando a carta do topo do baralho. Depois de fazer isso, o jogador escolher um recurso para ganhar.

A quarta é o Porteiro, que permite recolher os trabalhadores alocados em todos os espaços, inclusive o dele mesmo.

A última é a Escudeira que permite ao jogador remover 1 artesão ou navio não-construído do seu tabuleiro ou ganhar 1 escudo. O escudo pode ser colocado sobre um navio na oficina ou um artesão que fica protegido de ataques. Ao construir o navio, o escudo volta para o estoque geral.

Além disso, com a expansão, os jogadores recebem 2 trabalhadores a cada dia, ao invés de 1.

Expansão The Townsfolk para Shipwrights Of The North Sea
A expansão ajuda bastante a desenvolver o jogo

Considerações sobre Shipwrights Of The North Sea

Shipwrights Of The North Sea é o primeiro e o mais simples da Trilogia do Mar do Norte. Nele o foco é fazer os melhores barcos , de preferência com o maior poder militar neles. Pois isso garante 3 pontos ao final da partida.

É um jogo com uma pontuação baixa e cada pontinho é valioso. Por isso, as construções são decisivas no final do jogo. Elas podem lhe ajudar a disparar ou a virar o jogo. Ferramentas são boas, mas não essenciais.

O take that do jogo me incomodou bastante na primeira partida. Ao ponto de pensar que não era possível fazer mais nada no jogo por conta de ataques seguidos. Mas, para minha surpresa, ainda consegui virar o placar e sair vitorioso da primeira vez. 

De qualquer forma, realmente é um ponto que deve ser levado em consideração. Se esse tipo de interação não faz sucesso no seu grupo, Shipwrights Of The North Sea provavelmente não vai ser bem recebido. Se você gosta desse tipo de interação ou sabe lidar com isso sem muito incômodo, vale a pena conhecer.

Da trilogia é o jogo que eu achei o mais fraco, pois não aponta muitos caminhos estratégicos. É basicamente construir navio, antes que alguém destrua uma carta importante e fazer construções para ganhar pontos extras.

A expansão evita que o jogo fique muito travado, pois ela oferece saídas para as ciladas que podem aparecer. Primeiro os artesãos que acabam demorando para vir os certos na hora certa. Depois, ela possibilita ganhar ouro, girar o mercado, ganhar trabalhadores e proteger cartas.

Shipwrights mostra o potencial do autor que seria elevado a outro nível nos jogos seguintes, mas cumpre bem o seu papel de um jogo rápido de draft e set collection.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑