Publicado em novembro 4th, 2019 | por Renato J. Lopes
Review – Marco Polo II: a Serviço do Khan
As Aventuras de Marco Polo, lançado aqui pela Devir é um dos melhores dice placements já lançados. O jogo dos italianos Simone Luciani e Daniele Tascini é um dos preferidos de muita gente e um grande jogo. Recentemente foi anunciado Marco Polo II, não uma expansão, mas um jogo novo. Vamos conferir mais sobre as novidades.
MARCO POLO II: A SERVIÇO DO KHAN
Podemos começar falando que Marco Polo II: a Serviço do Khan é sim um novo jogo. Mas, a sensação é de estar jogando o jogo original. As mecânicas são basicamente as mesmas, mas com algumas novidades. O mercado mudou, a forma de adquirir contratos mudou, além de ter vários novos itens, como a jade, os escudos e os selos das guildas.
Voltamos ao mundo de Marco Polo, mas dessa vez estamos na corte do Khan prestando serviços. Para isso, precisaremos viajar pela Ásia e África
O JOGO
O fluxo do jogo é o mesmo, assim como o tabuleiro de jogador (com os entrepostos) e a maioria dos recursos. Cada jogador tem 5 dados que são rolados no início da rodada e colocados em seu tabuleiro pessoal.
Na sua vez, o jogador pode alocar um dado em um dos espaços disponíveis que funcionam igual ao original. Existem espaços para alocação de 1, 2 ou 3 dados. Ao usar um ou mais dados, o valor menor é o que vale e se houver alguma outra cor de dado, o jogador precisa pagar o custo do dado que está ativando naquela ação. Os espaços também não podem ser usados por dados da mesma cor na mesma rodada, a não ser os dados pretos.
Além das ações de lugar, os jogadores podem fazer ações livres: cumprir um contrato (pagando os custos), atualizar um selo de guilda, gastar um camelo para rerrolar um dado, dois camelos para aumentar um dado em + ou – 1, três camelos para comprar um dado preto ou usar o saco de dinheiro com um dado. Esta ação é bônus e oferece uma das opções: 3 moedas, 2 camelos ou 1 jade.
Os camelos continuam no jogo, assim como os recursos continuam lá: seda, especiarias e ouro, além do novo recursos: a jade. Ela é exigida em contratos, nos cursos de viagem e pode ser trocada no mercado por outros recursos.
Quando nenhum jogador pode realizar mais ações, acontece a fase de atualização de final de rodada. Nesse momento são atualizadas as ações de livro, as duas cartas de cidade disponíveis a todos, todos os dados são recolhidos e devolvidos para os seus donos.
Em seguida, uma nova rodada começa com cada jogador recebendo seus bônus de receita de cidades, selos e personagens.
AS CIDADES
No primeiro jogo, existiam cidades em que você recebia um bônus ao construir primeiro e ofereciam ações para quem tivesse um entreposto ali. Também existiam cidades que ofereciam recursos a cada nova rodada. Isso continua, além de existirem alguns locais que oferecem as duas coisas.
Outra novidade é que os contratos agora estão nas cidades. Existe o espaço de ação para pegar os contratos, mas é preciso ter um entreposto em uma cidade que oferece contratos. Ao construir o entreposto lá, o jogador já pode pegar um dos contratos disponíveis e posteriormente usar o espaço de ação para pegar outros contratos. Algumas cidades ainda oferecem ações relacionadas aos selos das guildas.
Para as ações as regras são as mesmas: podem ser feitas quantas vezes o dado permitir, ou realiza o efeito de acordo com o indicado na carta.
Outra novidade, é que a cada rodada duas cartas de cidade ficam disponíveis para serem utilizadas por qualquer jogador.
Outra possibilidade que pode mudar radicalmente a pontuação no final do jogo, são os escudos que as cidades possuem. Alguns escudos são únicos nas cidades e outros estão disponíveis em duas cidades. Ao final do jogo, existe uma nova pontuação, de acordo com a quantidade de escudos diferentes em que os jogadores construíram.
NOVOS LUGARES
Vamos falar agora sobre as ações e o que cada lugar permite fazer. As ações são semelhantes às originais, mas mudaram e outras novas foram acrescentadas.
Os livros
São 3 lugares diferentes onde se consegue recursos, que pode ser usado um dado de acordo com o número, de no mínimo 1, de no mínimo 3 e de no mínimo 5. Você pode usar dados de valores maiores, mas sempre precisa seguir o mínimo.
Nesses lugares, existem 4 áreas: duas em que você ganha recursos e duas em que você troca jade por recursos. A novidade é que a parte da troca, muda a cada rodada, com tiles modulares que entrarão em sequências diferentes a cada partida.
O favor do Kahn
São 4 espaços, onde um dado pode ser colocado, mas precisa ser igual ou maior que o anterior. O primeiro pode ser em qualquer número, depois segue a regra de maior ou igual. O jogador recebe 4 de dinheiro e 2 camelos.
Selos da Guilda
O espaço requere o uso de 2 dados. Ao colocar o dado ali, dependendo do valor do dado, o jogador recebe um dos 4 selos de guilda e pode receber uma quantidade de jade, de acordo com o selo escolhido. Cada jogador pode ter apenas 1 selo de cada guilda. Eles entram como básicos e podem ser desenvolvidos ao pagar o custo indicado na sua frente. Ao fazer isso, o jogador recebe na hora o bônus e na fase de receita de cada rodada, recebe aquele bônus.
Viajar
Aqui está uma das grande novidades do jogo: custa menos viajar. Dessa vez existem 3 espaços de viagem: de 1 dado para 1 trecho, 2 dados para até 3 trechos e 3 dados para até 6 trechos e a possibilidade de colocar um entreposto na cidade final e em alguma outra que fez parte do trajeto. O jogador recebe bônus dos dois lugares.
Os lugares com 2 ou 3 dados não tem custos, a não ser que alguém já ocupe o lugar. O de 1 dado custa 2 moedas. Os custos do espaço de ação melhoraram, mas o custo dos trechos aumentou. Cada trecho do mapa possui custos que podem ser em moedas, camelos, jades ou possuir um selo de guilda, que são específicos das viagens de rio. Estas não têm custos, precisando somente ter o selo básico.
Pegar contratos
O espaço permite que você coloque um dado de qualquer número e pegue 1 ou 2 contratos de cidades que ofereçam contratos e que você tenha um entreposto. Além disso, você ganha 3 moedas. Essa foi outra mudança radical, pois agora você é obrigado a chegar nas cidades que oferecem contratos, que não estão próximo da cidade de saída, Beijing.
Os mapas da cidade
São duas cartas de cidade abertas em que os jogadores podem alocar ali dados para executar a ação correspondente.
OS PERSONAGENS
Como no jogo base, os personagens de Marco Polo II são bem poderosos.
Möngke Khan: ao viajar pode pular acampamentos e ao fazer isso ganha 3 pontos mais 2 moedas ou 1 camelo.
Abha Basu: recebe 2 moedas na fase de receita e sempre que completa um contrato, recebe 1 jade. Sempre que recebe 1 jade, ganha 1 ponto.
De Wu: pode fazer a ação dos selos de guilda com somente um dado. Sempre que atualiza um selo, recebe 1 jade e vale como mais um escudo na pontuação final.
Mailin e Tian Chin: o jogador começa com 2 meeples e ganha 3 moedas. Nas ações de viagem, pode dividir entre os dois marcadores. Na fase de receita, recebe um dos incomings de cidade em dobro.
Filippo Vitello: sempre que alguém recebe um bônus de cidade, depois de recebê-lo, o jogador passa quem tiver esse personagem. Na sua vez, ele pode usar esse marcador como uma ação bônus uma vez por turno. Depois de fazer isso, ele devolve o marcador para a caixa.
Isabella Donati: ao rolar no início da rodada ou ao rolar um dado preto recém adquirido, o jogador recebe um bônus, de acordo com indicado na peça de personagem, por um cado ou duplos.
Gantulga Od: para realizar uma viagem no tabuleiro, só pode usar a ação de um dado. Mas, ele não paga os custos em moeda e camelo indicados no tabuleiro. Os custos de 2 da ação e se já houver alguém utilizando aquele lugar precisam ser pagos. Nas ações de cartas, o jogador poderá realizar mais de um espaço, mas não pagará os custos de dinheiro e camelo das trilhas.
FINAL DE JOGO E PONTUAÇÃO FINAL
Assim como no jogo anterior, a partida dura 5 rodadas. Ao final disso, acontece a pontuação final.
Os jogadores abrem as cartas de objetivo que receberam no início do jogo e para cada selo atualizado indicado recebe os pontos ali marcados.
São contados os brasões das cidades onde foram construídos entrepostos e para cada um dos selos indicados na carta de objetivo onde o jogador conseguiu construir, vale mais 1 brasão, independente dele já ter sido contado nas cidades normais. Cada +1 indicado nos contratos, selos de guilda e peça de personagem, soma-se esses valores. Ao final, o jogador ganha a pontuação da soma final, de acordo com a tabela indicada no tabuleiro.
Cada 2 mercadorias dão 1 ponto: jade, especiarias, seda e ouro. Cada 10 de dinheiro também dá um ponto. Por fim, conta-se os contratos completos de cada jogador, quem fez mais, ganha 8 pontos e o segundo colocado ganha 4.
Que possuir mais pontos, vence o jogo. No caso de empate, vence quem tiver mais camelos.
CONSIDERAÇÕES SOBRE MARCO POLO II
Quando saiu o anúncio de que Marco Polo II seria um novo jogo e não uma expansão fiquei surpreso. Graficamente era muito parecido com o primeiro e a preocupação é se valeria manter os dois na coleção.
Enquanto no primeiro, viajar era algo custoso e em muitos casos não compensava investir muito, o novo jogo trouxe uma novidade. Por conta dos contratos que são adquiridos em algumas cidades, os jogadores vão precisar ir atrás disso. Quem não viaja, não tem contratos.
Isso acaba te fazendo no início do jogo, planejar para onde ir, qual o melhor caminho a ser feito. De forma a aproveitar dos bônus, pegas as ações de cidade que melhor funcionarão para sua estratégia e conseguir contratos. Posso citar também, os selos e os escudos que trazem uma boa carga de novidade.
Os selos dão benefícios durante o jogo e são formas de atravessar os rios pelas guildas. Além disso, eles podem te dar pontos de acordo com sua carta de objetivo, assim como os escudos.
Os escudos oferecem uma nova forma de combar, principalmente se o jogador conseguir pegar os contratos que oferecem mais um escudo e se o personagem ainda beneficiar isso. São até 43 pontos adquiridos só com os escudos.
Os personagens são poderosos como na primeira edição e também auxiliam nos combos e dão um novo frescor ao jogo.
Os recursos continuam difíceis de serem conseguidos, mas o dinheiro ficou algo mais abundante. Não que ele sobre, mas existem mais caminhos possíveis para conseguí-lo. O novo recurso jade, oferece possibilidades de trocas bem boas nos mercados e contratos.
Conclusão sobre Marco Polo II
Podemos afirmar sem dúvida que Marco Polo II é uma evolução em relação ao primeiro. Ele oferece mais camadas estratégicas, mais possibilidades de viajar e conseguir dinheiro, além de mudar a forma de pegar recursos e contratos. Ele passa o mesmo feeling do original, mas com a sensação de que “viajar” as viagens de Marco Polo agora são obrigatórias. O jogo funciona como uma “segunda temporada” de As Viagens de Marco Polo. Se você é fã do primeiro, vale a pena conhecer esse, talvez até manter os dois na coleção.