Reviews fuse

Publicado em junho 16th, 2020 | por Renato J. Lopes

Review – Fuse: olha a bomba!

Review – Fuse: olha a bomba! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.3


User Rating: 0 (0 votes)

Atenção! Invasores implantaram bombas em nossa nave e se não as desarmarmos em 10 minutos, ela voará pelos ares do espaço em pedaços! Essa é a história de Fuse, jogo cooperativo em tempo real, com rolagem de dados. Confesso que quando vi essa combinação fiquei com dúvidas da qualidade do jogo. Mas, ao jogá-lo, me surpreendi com o quão desafiador é, nos mais diferentes níveis. Confira o nosso review.

FUSE

Fuse é um jogo cooperativo em tempo real, em que 1 a 5 jogadores precisam desarmar as bombas que estão na nave em 10 minutos. Caso consiga desarmá-las, vocês vencem a partida e pontuam. Caso não, deu ruim e vocês perdem. É um jogo imersivo, rápido e divertido.

Você vai precisar de um cronômetro para jogar ou baixar o aplicativo da Renegade Games, Renegade Games Companion que tem funções interessantes para outros jogos da empresa como Clank!, Flatline e Lanterns.

preparação-fuse
Tudo pronto para começar a partida

Fase de preparação

Separe as cartas de bomba e de fuse (fusível). Separe as cartas de 6 e as tire do jogo. Caso queira uma partida mais difícil, as mantenha no baralho. Em seguida, dê a cada jogador 2 cartas de bomba, que ficam abertas em sua frente. Se for um jogo solo, abra 4 cartas de bomba em sua frente. 

fuse
Cinco cartas ficam abertas no centro da mesa

Os jogadores precisam receber 1 carta fácil (1 ou 2 pontos) e uma média (3 ou 4 pontos). No modo solo, o jogador precisa ter 3 cartas de números diferentes. Distribua novas cartas até que isso aconteça. Em seguida, você vai definir a quantidade de cartas de bomba, de acordo com o número de jogadores e a dificuldade:

Nº jogadoresTreinoPadrãoExpertEliteInsano
11619212325
21720222426
31821232527
41922242628
52023252729

O resto das cartas voltam pra caixa e 5 cartas de bomba são abertas na mesa. Em seguida, são colocadas 6 cartas de fuse no baralho de bombas e embaralhadas. Os dados são colocados no saco e um jogador pega ele e todos se preparam para começar.

FLUXO DO JOGO

O cronômetro é ligado e os jogadores têm dez minutos para desarmar as bombas do jogo. A partir do primeiro jogador, cada jogador pega no saco uma quantidade de dados igual ao número de jogadores e rola na mesa. Em seguida, cada jogador pega um dado. Em dois jogadores são 2 dados por jogador e no modo solo são 3 dados.

relógio fuse
O relógio começa e é preciso agilidade

Se dados a mais são retirados do saco, todos voltam e são sacados novamente na quantidade correta. Se forem retirados a menos, o jogador pode pegar a quantidade restante. Lembre-se: é um jogo cooperativo, então é interessante se comunicarem para ver qual dado fica melhor para cada jogador. 

dados de fuse
Existe uma boa quantidade de dados a serem usados

Cada jogador precisa encaixa o seu dado em uma de suas cartas de bomba. Os dados que não podem ser alocados em nenhuma carta são rolados um de cada vez. Para cada dado, os jogadores precisam descartar um dado da mesma cor ou número que voltam junto com os dados não utilizados para o saco. Dados presos por outros dados, estão protegidos e não podem ser retirados.

bag of dice
Uma das formas de agilizar o jogo é saber pegar a quantidade certa de dados

Depois disso, o saco passa para o próximo jogador que repete o processo, comprando novos dados.

Cartas de bomba

As cartas de bomba são divididas por dificuldade e tipo. A dificuldade é indicada pelo número no canto superior direito, que também são pontos de vitória que seu time recebe por aquela carta no final do jogo, caso vençam.

Existem as cartas regulares não exigem uma ordem específica para os dados serem colocados nas cartas, somente a carta de pilha e a de pirâmide.

Algumas cartas de bomba

As cartas de pilha, exigem que você coloque dados no espaço branco maior, um em cima do outro, seguindo a ordem indicada na carta.

As cartas de pirâmide indicam quais os dados que devem ser alocados na base e qual o que vai sobre eles. É obrigatório seguir a ordem indicada.

Símbolos

O # quer dizer que o que importa é o número.

O símbolo de cores, quer dizer que o que importa é a cor.

O fundo branco quer dizer que pode ser de qualquer cor.

Os símbolos de > e < querem dizer que os números precisam ser maiores que o anterior ou menores. Ou seja, ordem crescente (#<#<#<) ou decrescente (#>#>#>#).

Desarmando uma bomba

Assim que todos os dados indicados são colocados em uma carta, o jogador devolve os dados para o saco e coloca a carta de lado. Em seguida, ele pega uma carta de bomba do centro da mesa e abre uma nova no lugar.

Caso uma carta de Fuse seja aberta, os jogadores precisam realizar o seu efeito. Essa carta indicará uma cor ou um número e isso fará com que cada jogador descarte um dado igual, caso possua. Se não possuir, nada acontece.

Se em algum momento os dados caírem da carta, todos os dados daquela carta voltam para o saco. Sabe como é, desarmar bombas é um trabalho delicado. A mesma coisa acontece caso os dados tenham sido colocados no lugar errado.

desarmando bomba em fuse
As duas bombas quase desarmadas

FINAL DE JOGO

O jogo termina com vitória dos jogadores, caso eles consigam desarmar bombas na quantidade indicada do jogo. Isso acontece quando a última carta é retirada do meio da mesa. Os jogadores param o cronômetro e o jogo se encerra. Caso o contrário, os jogadores perdem.

No modo insano, os jogadores precisam desarmar também as bombas que ficam na sua frente. Depois disso é feita a contagem da pontuação.

Por vencer o jogo, os jogadores ganham 10 pontos, mais 1 ponto por cada 10 segundos restantes no relógio, além dos pontos nas cartas de bombas desarmadas e 2 pontos por cada carta de Fuse ativada.

CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS

Para partidas mais desafiadoras ou diferentes, você pode fazer configurações diferenciadas. Separe as cartas por nível de dificuldade e após escolher a dificuldade e a quantidade de cartas, faça uma mistura de níveis que lhe agrade. Para partidas mais fáceis use mais dos níveis mais baixos. Para pontuações maiores e partidas desafiadoras, coloque cartas mais difíceis.

Você ainda pode juntar tudo em um deck, misturando as cartas de Fuse, sempre deixando 5 cartas abertas no centro da mesa. Ou, deixar os 4 níveis separados com as cartas viradas para cima. Nesse caso, quando o jogador desarmar uma bomba, ele pode pegar qualquer uma das cartas abertas ou ativar uma carta de Fuse.

cartas de fuse
As cartas de fusível (fuse)

CONSIDERAÇÕES SOBRE FUSE

Fuse é um jogo muito divertido e envolvente, onde cada um tem um papel claro a cumprir, desarmar suas próprias bombas. A tensão do tempo e a necessidade de acelerar o jogo, já elimina algo que sempre me incomoda nos cooperativos normais: o alfa player. Sim, jogando Fuse, ele não vai ter tempo de ficar cuidando do jogo dos outros.

O jogo é bem imersivo, pois você se sente realmente desarmando bombas rapidamente com a ajuda de todo o esquadrão. Precisa ser delicado, pois um descuido pode fazer com que todo o seu trabalho vá por água abaixo.

Ele tem poucas regras, mas é difícil de dominar os dados. Isso pode incomodar jogadores com uma pegada mais euro. Mas, isso acaba tornando o jogo mais imersivo, afinal de contas, explosivos são instáveis e não é fácil de se desarmar uma bomba. Assim, serão dez minutos de muita tensão envolvendo a todos os jogadores na mesa.

Dicas

Dicas importante são, sempre tentar balancear cartas fáceis com difíceis. Se você fica com duas cartas muito complicadas, pode levar muito tempo para desarmá-las, o que pode custar a vitória do seu time. Outro ponto é tentar agilizar os processos, pois cada milésimo de segundo ganho, te ajuda a melhorar o tempo. Assim, tente sempre ver qual jogador tem menos possibilidades e tentar deixar com que o dado dele seja prioridade.

Outra forma de agilizar o jogo é treinar para tirar a quantidade de dados necessária para a rodada de uma vez só. Como é um jogo de tempo, cada segundo é precioso, então cada segundo ganho, é um passo para a vitória.

Com mais partidas, os jogadores vão pegando o jeito e melhorando, conseguindo enfrentar dificuldades maiores e aumentando a pontuação. 

Um jogo que reúne simplicidade, diversão e tensão estratégica em partidas de dez minutos. Ele tinha tudo para ser lançado no Brasil, podendo ser inclusive todo fabricado em território nacional. A pergunta é: por que não foi lançado por aqui ainda?

O que gostei em Fuse

  • Arte;
  • Altamente imersivo;
  • Diversão em tempo real;
  • Sem espaço para alfa player;
  • Produção do jogo.

O que não gostei em Fuse

  • Difícil de controlar a sorte;
  • Não foi ainda lançado no Brasil.

Indicado para fãs de:

  • Family games;
  • Jogos em tempo real;
  • Jogos cooperativos.

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑