Publicado em novembro 2nd, 2015 | por Caio Romero
Review – Tinco: o jogo mais frenético que já vimos
Notas Tábula Quadrada
Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.
3.2
Nota Final
Pense aí num jogo frenético. Agora pare, aliás, não pare. Não há tempo pra ficar parado, isso porque Tinco é tinco vezes mais insano e frenético do que qualquer jogo que você tenha pensado. “Um jogo nada zen de ações frenéticas e kung fu superior”. Isso mesmo! Kung fu superior é tudo que você precisa para ser o melhor. Mas… você ainda é fraco, é um simples aprendiz que precisa lutar tinco vezes melhor que isso. Ouviu bem? Tinco vezes melhor!
Ba Tsen Doh é mestre. Você é só mais um aprendiz dela. Como mudar isso? Impressionando geral! Lute com os Mestres-Animais e forme o Tinco antes de todo mundo, colete os cacos do medalhão da Concórdia, evite o lago da Reflexão Concreta e suba a torre da Perfeita Harmonia para encontrar Ba Tsen Doh e vencer o desafio!
Componentes
A caixa traz 42 cartas, 5 marcadores destacáveis e 6 mini clipes.
As 42 cartas estão divididas em:
1 carta Trinco (ou Xi, a Discórdia);
5 Águias Altaneiras (azul, branco, verde, vermelho e rosa);
5 Dragões Celestiais (azul, branco, roxo, vermelho e rosa);
5 Grous Airosos (amarelo, azul, roxo, verde e rosa);
5 Louva-Deus Guerreiros (amarelo, azul, branco, vermelho e rosa);
5 Macacos Trapaceiros (amarelo, branco, roxo, verde e vermelho);
5 Serpentes Sorrateiras (amarelo, branco, roxo, verde e rosa);
5 Tigres Caçadores (amarelo, azul, roxo, verde e vermelho);
6 cartas da torre da Perfeita Harmonia.
Os 5 marcadores destacáveis são os cacos do medalhão da Concórdia. Falaremos da sua função adiante. Os 6 mini clipes são as peças de papel que os jogadores utilizarão para marcar sua pontuação a cada rodada.
Preparação
Ba Tsen Doh disponibilizou dois desafios: Xing e Hong. É preciso escolher um dos desafios antes de começar a jogar.
Xing é o desafio da forma. É o modo de jogo mais simples e o recomendado para quem nunca jogou. Se esse for o desafio escolhido, um dos objetivos principais do jogo será reunir cartas de um mesmo animal.
Hong é o desafio das cores. É o modo hard de jogo e recomendado para quem já jogou algumas vezes. Se esse for o desafio escolhido, um dos objetivos principais do jogo será reunir cartas em que os animais carreguem fragmentos de uma mesma cor.
“A mestre abre a porta; o aprendiz entra sozinho… ou com a ajuda de um tapa certeiro na nuca”.
Cada participante fica com uma carta da torre da Perfeita Harmonia e um clipe que é usado para marcar a posição de cada um enquanto sobe rumo à vitória, ou afunda no lago da Reflexão Concreta rumo ao fracasso. Todos começam na base da torre sobre a superfície do lago (posição 0).
Separe as cartas e os cacos do medalhão da Concórdia que serão usados na partida de acordo com o número de participantes e o desafio escolhido:
Participantes | Cartas | Cacos do Medalhão | Trinco | Quinas de animais(Desafio Xing) | Quinas de cores(Desafio Hong) |
3 | 21 | 2 | 1 | 4 | 4 |
4 | 26 | 3 | 1 | 5 | 5 |
5 | 31 | 4 | 1 | 6 | 6 |
6 | 36 | 5 | 1 | 7 | 7 |
*Quina é um conjunto de cinco cartas com um elemento igual, seja um animal ou a cor de um fragmento.
Como jogar
“O sábio entina com o peso das mãos, e não com as palavras. Ba Tsen Doh é muito sábia”.
Após a separação dos componentes que serão utilizados na partida, os cacos do medalhão da Concórdia ficam no centro da mesa, ao alcance de todos, sempre um a menos que o número de jogadores.
Cada jogador coloca seu mini clipe sobre a posição 0 na carta da torre da Perfeita Harmonia, e um dos jogadores entrega todas as cartas que serão usadas na partida, alternadamente, a todos na mesa. Dependendo do número de jogadores, alguém ficará com mais cartas. Não tem problema, é assim mesmo.
Tá, mas que raio é Tinco? Vamos lá: Tinco é o conjunto de cinco cartas com um elemento igual que você buscará reunir a cada rodada. Ou seja, dependendo do desafio que vocês escolheram antes de começar o jogo, o Tinco será um conjunto de cinco animais iguais (Xing) ou cinco cores de fragmentos iguais (Hong).
Entregues as cartas a todos, os jogadores as olham e a primeira rodada tem início. Aqui começa a treta: não existe turno de jogo ou hora certa pra jogar. Como assim?! É simples: sempre é a vez de todo mundo. Entendeu porque Tinco é nada zen e porque será preciso mostrar seu kung fu superior?
Nesse momento, os jogadores trocarão cartas uns com os outros freneticamente. Como assim?! Pedindo: “duas! duas!”, ou “três!, três!”, ou todas, ou nenhuma. Enfim, quantas quiserem. Mas não é um caos total: só se pode trocar a mesma quantidade de cartas, duas por duas, três por três, e assim por diante. E mais um detalhe: as trocas são feitas sem que os jogadores olhem as cartas que estão recebendo no momento da permuta.
Ok, existem as cartas da torre da Perfeita Harmonia para se marcar a pontuação, cartas de Mestres-Animais para se formar o Tinco, mas o que seria aquela carta com um medalhão destroçado? Ba Tsen Doh bem que te alertou pra que evitasse a Discórdia! É disso que trata aquela carta, ela é o Trinco, e só serve para atrapalhar quem está com ela.
Em resumo, faça suas trocas para formar o Tinco e passe o Trinco adiante a qualquer custo! O primeiro jogador que formar o Tinco pega um dos cacos do medalhão da Concórdia no centro da mesa. O lance é que esse cara não precisa (nem deve) avisar ninguém que está fazendo isso. Os outros devem ficar atentos aos cacos e, assim que o primeiro sumir, cada um que use o seu kung fu e dê conta de si para apanhar um caco!
Ao fim dos cacos no centro da mesa, as trocas se encerram e a pontuação é conferida. Todos mostram suas cartas e seus cacos (caso tenham kung fu superior pra isso) e os pontos são contados:
Fez o Tinco + caco = +1 (sobe um andar)
Só fez o Tinco = -1 (desce um andar)
Não fez o Tinco + caco = continua onde está
Não fez o Tinco = -1 (desce um andar)
Quem ficar com o Trinco, em qualquer uma das situações acima, adiciona -1 à sua pontuação na rodada, ou seja:
Fez o Tinco + caco + Trinco = continua onde está
Só fez o Tinco + Trinco = -2 (desce dois andares)
Não fez o Tinco + caco + Trinco = -1 (desce um andar)
Não fez o Tinco + Trinco = -2 (desce dois andares)
Uma nova rodada se inicia. Quem dá as cartas agora é o jogador à esquerda de quem deu as cartas na rodada anterior.
A partida termina quando um dos jogadores chegar ao andar mais alto da torre (+5), ou quando alguém chegar ao fundo do lago da Reflexão Concreta (-5). No último caso, vence o jogador que estiver na posição mais alta após a última rodada. Caso jogadores dividam a posição mais alta ao fim da partida, fica decretado empate.
Considerações Finais
O jogo é rápido e insano. Apesar de parecer maluquice, a troca de cartas funciona muito bem (eu mesmo não botava muita fé ao ler as regras, até que joguei e pude comprovar o quanto essa parada frenética é divertida). Ah, a arte do jogo é linda! Combina muito bem com a proposta e, sem dúvida, é uma demonstração suprema de kung fu superior pra deixar até Ba Tsen Doh de boca aberta.
Não jogue bêbado, ou a chance dos cacos desaparecerem da mesa num piscar de olhos aumenta drasticamente. O Tábula Quadrada adverte: mantenha suas unhas aparadas para jogar Tinco, ou as chances de meio mundo sair com as mãos arranhadas após as trocas frenéticas de cartas aumenta em tinco vezes! Falando sério agora (não que o que veio antes fosse total brincadeira), tem muita gente reclamando dos componentes do jogo… Realmente, os mini clipes são de papel e poderiam ser de um material melhor. Mas não é pra tanto, é só um detalhe que não chega a tirar o brilho do jogo.
Prós:
- Arte repleta de kung fu superior.
- Rápido, simples e divertido.
Contras:
- Os mini clipes poderiam ser de um material melhor.
- O jogo pode enjoar rápido. Ainda assim, é uma boa pedida entre uma jogatina e outra.
- Tinco é para ser jogado de 3 a 6 pessoas, porém, as trocas de cartas perdem um pouco da graça com apenas 3 jogadores. Quanto mais gente, mais insano fica.
Recomendado para: quem almeja ter kung fu superior, gosta de jogos rápidos, ou quer apenas um momento de descontração entre jogatinas mais complexas e estratégicas.