Tábula Ticket To Ride Europe 15 anos

Publicado em fevereiro 3rd, 2021 | por Tábula Quadrada

O Guia da Semana: Ticket To Ride Europe 15 anos, Pandemic Hot Zone e mais

Sejam mais que bem-vindos a essa coluna rápida recheada dos assuntos que foram novidade nessa última semana no cenário de jogos de tabuleiro. Estou dando esse início numa versão escrita em parceria com o pessoal do Tábula Quadrada para trazer destaques. Diariamente na página do Instagram e Facebook do O Guia Do Jogador você vai encontrar todas as informações de forma bem resumida. Começamos hoje com novidades como Ticket To Ride Europe 15 anos, Pandemic e mais.

O critério para esses destaques é minha bússola moral, olhando aqui e ali atrás das informações, seleciono aquelas que me agradaram e trago comentários extras, com minhas expectativas, desejos e crenças. Agora segue com a leitura das maravilhas discutidas nessa última semana.

Ticket To Ride Europe 15 anos

Começamos a segunda passada (25/01) bem agitada com o anúncio da Days of Wonder da edição de aniversário do jogo Ticket to Ride Europe. A gente já nem liga mais com quantas expansões e versões de aniversário esse Allan R. Moon vai esfolar a gente, é só sacar o cash e pagar. Faz a alegria da turma em casa com muita beleza e elegância. 

Nesse tipo de coluna eu me sinto meio “fofoqueiro” e não vejo como não estranhar esse anúncio. Você deve estar refletindo: “Esse Pedro é um perdido!”. Mas eu tô encasquetado com o que a Days of Wonder está pensando: será que ficaram tão chateados com o faturamento de 2020 que resolveram decidir que esse ano não existiu? 

Calma, eu explico. O Ticket to Ride Europe é de 2005 e acho que o plano da editora está atrasado em 1 ano, mas tudo bem. Seria estranho comemorar o décimo sexto aniversário do jogo. Sim, produção impecável e preço alto.

Ticket to Ride Europe 15 anos, Days of Wonder, 2021 — components (image provided by the publisher)

 Rose Gauntlet Entertainment 

Aconteceu também uma série de anúncios ligados a uma nova editora, que mesmo sendo nova já se mostrou bem arrojada. Vão lançar um tabuleiro, um RPG e um jogo digital (vá-lha me Deus esse povo trabalhador em prol da nossa alegria). Estou falando da Rose Gauntlet Entertainment que tem como fundador Isaac Vega, designer do Dead of Winter. 

Honestamente, achei legal todos os anúncios e destaco aqui o RPG que pode não ser seu foco nessa coluna, meu caro leitor, e embora eu te respeite quero lembrá-lo que eu é que estou dando os “pitaco”. 

O livro de RPG é o “Life After Dungeon”, jogo cooperativo de exploração de masmorras que com uma arte de divulgação muito bonita e chamativa, já deu um tom mágico para a ambientação. Isso mostra a ideia de ter um sistema voltado para lidar com aventureiros que já passaram dessa para melhor. Eu gostei da ideia de criar um personagem que já “rodou” e agora só consegue se aventurar que nem alma penada. Você vem visitar os vivos e reparar erros da sua jornada de herói ou simplesmente modelar vasos de barro com o amor da sua vida.

Life After Dungeon, Rose Gauntlet Entertainment — promotional banner by Alyssa Menold (image provided by the publisher)

Pandemic Hot Zone Europe

Daí veio anúncios de mais e mais reprints e novidades requentadas. Estou falando do homem de um jogo só Matt Leacock, teremos mais um Pandemic: Zona Crítica Europa dando continuidade ao anterior, da América do Norte. Não sei você, mas nesse momento, por maior que seja a sensibilidade do tema, Pandemia é a última palavra que eu quero ouvir. Desculpe Leacock, em outra circunstância eu até cantaria pra você “O Leacockinho eu sou seu fã”, mas depois de 2020, isso vai ter que esperar!

Pandemic: Hot Zone – Europe, Z-Man Games, 2021 — front cover (image provided by the publisher)

Lançamentos da Lookout

Já se encaminhando para o “grand finale” temos a Lookout chutando a nossa cara com uma série de lançamentos e reimpressões. Tem coisas daquele cara que aparece com vários jogos no Top 100 do BGG, um tal de “Uwe Heisenberg” (nome divulgado pelo revisor da Galápagos, conhece?) Pois é, fazendas e cavernas, cavernas e fazendas, peças e mais peças. O cara é uma máquina de imprimir dinheiro. Só que em todo esse esquema, eu quero mesmo é puxar a sardinha para a reimpressão do 1880: China (sou fã da série e isso é coisa linda demais). Também para o queridíssimo Family Business que esteve presente nas nossas mesas abrindo inúmeras jogatinas. 

1880: China, Lookout Games, 2021 — placeholder cover (image provided by the publisher)
Family Business, Lookout Games, 2021 — placeholder cover (image provided by the publisher) Ticket to Ride Europe 15 anos

E é isso, semana que vem tem mais se vocês gostarem. Se só o pessoal do Tábula gostar vai ter também e fica o lembrete pra seguir a gente no Insta e Face (@oguiadojogador), lá vai ter independente de qualquer coisa. Se quiser saber mais, deixe um comentário que assim eu fico sabendo das suas dúvidas e se eu puder te ajudar talvez ajude mesmo. Ah, ouve o nosso Podcast também, em qualquer um dos agregadores que você costuma ouvir e se você não tem esse costume, mude seus hábitos! Obrigado demais se você leu até aqui. Aquele abraço!

Texto por Pedro Miranda do O Guia do Jogador.

Imagens: Board Game Geek.

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑