Publicado em março 11th, 2022 | por Tábula Quadrada
Maharani: review em vídeo e escrito
Maharani é um jogo de colocação de peças e controle/influência de área de Wolfgang Panning, lançado lá fora pela Queen Games e aqui no Brasil pela Vem Pra Mesa Jogos.
Nele somos construtores auxiliando a colocar os mosaicos, peças que faltam para concluir a construção do maravilhoso Taj Mahal, construído em homenagem à princesa Maharani.
Neste vídeo, Renato J. Lopes faz um resumo geral sobre o jogo e ao final, conta suas impressões sobre o que achou de Maharani, dando sua opinião sincera sobre o jogo.
Confira após o vídeo a um review escrito.
Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.
Maharani: estratégico em 2, tático em mais
Apesar de ser um jogo muito bonito na mesa, não se engane: Maharani é maldade pura. Sim, você vai disputar peças e território a cada rodada, por isso, vai se ver na posição de ter que bloquear o amiguinho ou até mesmo pegar peças que não vão ser grande coisa pra você, mas que não vão deixar o seu amigo pontuar.
O seu objetivo é ganhar peças de ouro, que são os pontos desse jogo, colocando peças, posicionando trabalhadores e fechando quadrantes. Quem fizer mais ao final do jogo, vence.
Como se joga
Na sua vez você tem somente 2 opções, ou coloca peças de mosaico, 1 sem custo e a segunda pagando 2 pontos, ou vira suas peças de partes do palácio para o lado ativo.
Virar as peças de animal é algo bem simples. Ao usar você vira para o lado escuro. Ao fazer a ação de reativar, você vira elas para o lado claro do animal.
Para colocar peças, o jogador vira para si a roda onde estão localizadas as peças de mosaico e escolhe uma. A peça indica 4 espaços, que correspondem aos quadrantes do palácio. Se ele posicionar a peça no mesmo quadrante de onde ela está localizada, não tem custo algum. Caso ele coloque em um quadrante diferente, ele precisa virar a peça do animal que corresponde ao espaço de onde ele tirou aquela peça. Agora, para ele usar uma peça dali, somente depois de realizar a ação de reativar as peças dos animais.
A regra de colocação de peças é bem simples: ao colocar uma peça, o jogador não pode deixar meios pilares. É preciso combinar os meios pilares que estão na peça com os que estão no tabuleiro, ou o pilar inteiro no caso de algumas peças.
Quando o jogador coloca a peça ele vai pontuar por cores iguais de peças e se a flecha da peça apontar para aquele jogador, ele pode posicionar ali um dos seus trabalhadores. Se for a primeira peça daquela cor naquele quadrante, ele coloca um trabalhador da reserva. Se ele já possui um trabalhador naquela cor, ele tira da posição anterior e coloca na atual. Ao fazer isso, ele pode pontuar 1 ponto por cada um dos seus trabalhadores adjacentes. Após a avaliação, os trabalhadores voltam para o estoque dos jogadores.
Se ao colocar uma peça, o jogador fechar um quadrante, é feita a avaliação do quadrante. A avaliação é uma pontuação que acontece, sendo que os jogadores ganham pontos de acordo com a quantidade de trabalhadores que possuem dentro do quadrante. Os pontos variam de 1 trabalhador que dá 4 pontos, até 6 trabalhadores que dão 18 pontos.
Quando os 4 quadrantes forem completos, ou quando existirem peças que não se encaixam no tabuleiro, o jogo acaba e acontece a avaliação do quadrante restante. Em ambos os casos, quem possuir mais peças de ouro, ou pontos, vence.
Componentes e produção
A produção do jogo é toda feita no exterior, vindo lacrada. O jogo vem com diversos manuais, incluindo 2 em português, 1 da editora antiga que ia trazer o jogo e a versão final da Vem Pra Mesa.
Como a produção é feita lá fora, é bem boa. Todos os componentes com a mais alta qualidade. E a arte também é lindona, como a própria capa indica.
O que achei de Maharani
Maharani para mim é o tipo de jogo que é bem diferente, de acordo com a quantidade de pessoas que você joga.
Em 2 jogadores, é um jogo x1, altamente estratégico, em que você vai se contrapondo ao outro jogador, para tentar pontuar mais a cada peça que é colocada, e fechar os quadrantes com o máximo de trabalhadores possível. Você sempre sabe que vão sobrar ao menos 2 peças da jogada do seu adversário e consegue se programar para isso. Pra mim foi de longe a melhor experiência do jogo.
Em 3 é um jogo em que você tem menos controle do que pode fazer e ainda corre o risco de ter uma opção totalmente diferente a cada jogada. Isso dá ao jogo um pouco de downtime, porque sempre que for sua vez, você vai ter peças totalmente diferentes. Nesse caso, a disputa pelo controle de área dos quadrantes é mais suave, mas é preciso ficar de olho onde os outros jogadores estão indo, para pontuar em todos os quadrantes e não entregar o jogo para os outros jogadores.
Em 4 foi um pouco mais caótico do que eu esperava. Cada jogador demorou para fazer sua jogada e ficava até difícil tentar se programar para pontuar ou conquistar algum dos quadrantes.
Pra mim, Maharani é um jogo pra se jogar em 2 ou 3, em que você pode seguir alguns caminhos, como tentar pontuar peças da mesma cor, ou de cores diferentes adjacentes a seus trabalhadores para poder pontuar cor e trabalhador a cada roda. Mas, você não pode ignorar as pontuações de quadrante. Elas são muito importantes e acontecem no mínimo 4 vezes na partida.
Por isso, é importante você pensar bem onde vai colocar os seus trabalhadores, pois se eles se espalharem muito no tabuleiro, você pontua pouco e fica sem para momentos mais estratégicos. Por isso, o ideal é tentar focar em alguns quadrantes para fechá-los e recuperar os trabalhadores de volta.
As peças de animais são essenciais, em especial do meio do jogo para frente, porque os quadrantes fechados não vão mais pontuar. Então tê-los disponíveis é a certeza de conseguir colocar a melhor peça. Isso acontece porque você nem sempre tem ótimas opções de mosaico para colocar, por isso essas peças de animais ajudam bastante.
Colocar a segunda peça também é algo que nem sempre vale a pena. Porque você sempre perde 2 pontos, então para que seja algo interessante, é importante que a colocação da segunda peça te garanta ao menos 3 pontos, para ficar no positivo. Em alguns casos, se for muito estratégico, vale a pena colocar pra ficar no zero a zero, ou até perder 1 ponto. Mas, tem que tomar cuidado para não preparar o jogo para o outro.
Maharani é um jogo em que a leitura da mesa é muito importante, pois uma jogada não pensada, pode dar ao outro jogador muitos pontos. Por isso, bloquear o amiguinho aqui é muito importante. Às vezes, a custa de bons pontos para você.
No final, Maharani é um bom jogo de colocação de peças, com uma mecânica de controle/influência de área muito interessante o que traz um aspecto novo para esse estilo de jogo. Apesar de ter um tema e você construir os mosaicos do palácio, Maharani é muito mais um abstrato, do que um jogo temático.
Indicado para quem gosta de jogos de colocação de peças com uma pegada abstrata e um pouco de controle de área.
Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/
Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br
Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/
Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/
Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra
Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada
Twitter: https://twitter.com/tabulaboard