Publicado em julho 4th, 2022 | por Tábula Quadrada
Santa Monica – review em vídeo e escrito
Confira um overview em vídeo sobre o jogo Santa Monica, lançado aqui no Brasil pela Vem Pra Mesa Jogos.
Em Santa Monica, você está tentando criar o bairro mais atraente do sul da Califórnia. Você escolherá criar uma praia calma e tranquila, focada na natureza, uma praia movimentada e cheia de turistas ou algo intermediário para atrair os habitantes locais?
Renato J. Lopes passa sobre as regras do jogo e dá os pontos positivos e negativos sobre Santa Monica, do designer Josh Wood, lançado lá fora pela AEG.
Review Santa Monica: vamos a la plaia
Pensa num jogo gostoso de jogar. Santa Monica é um jogo de construção de praia e cidade, em que você vai receber turistas, nativos e VIPs com o objetivo de fazer eles ficarem nas posições que vão te dar mais pontos. Ele tem regras simples e alta rejogabilidade.
Durante a partida até rola uma playlist de músicas praieiras para entrar no clima. Então, “vamos a la plaia….”
Componentes e produção
Produçãozinha caprichada, componentes lindos e tudo perfeito para deixar sua mesa brilhando de elegância e beleza. As artes das cartas são muito bonitas e trazem o clima que você precisa para se envolver nos passeios praísticos. Destaque para os meeples personalizados de VIPs, nativos, visitantes, faminto e food truck, além das bolachas do mar.
Como se joga
No início do jogo, as cartas de recurso são embaralhadas e abertas em duas linhas, uma superior e uma inferior. 2 fichas de Bolacha-do-mar são colocadas à esquerda das cartas. Escolha 1 das 3 Fichas de Objetivo de Pontuação e coloque-a à direita das cartas.
Posicione os meeples e demais recursos ao alcance de todos. O último jogador a ter ido à praia vira o primeiro jogador. O último jogador escolhe onde vai o marcador de food truck. O faminto é colocado a dois espaços à direita dele.
Na ordem inversa, os jogadores escolhem uma das peças de recurso inicial que contém um espaço de cidade e de praia, indicando os recursos que começam.
Depois, a partir do primeiro jogador, cada um pode fazer 1 de 2 ações:
Pegar a carta da fila inferior: ele não tem custo e se o espaço tiver o food truck, ele recebe uma bolacha do mar e na sequência, mova o food truck por 1 espaço à direita. Se tiver o faminto, pode mover uma pessoa. Se encontrar os dois, pode pegar uma bolacha do mar e mover uma pessoa, ou ganhar 2 bolachas, ou mover 2 pessoas.
A outra ação é pagar a quantidade de bolachas do mar e fazer a ação indicada nas fichas de bolacha do mar.
Em ambos os casos, o jogador pega a carta indicada e faz a ação nela indicada, colocando ela na cidade ou na praia, além de receber as bolachas do mar indicadas e meeples na carta, de acordo com o indicado na carta.
Final de jogo
Assim que um jogador posicionar a sua 14ª carta, continue a rodada até que o último jogador na ordem de turno termine seu turno e então o jogo terminará.
Todos os jogadores podem fazer o “movimento final” de todo o seu pessoal. Cada turista e VIP poderá mover 1 espaço, e cada nativo poderá mover até 3 espaços.
Na sequência é feita a pontuação da cidade e quem fizer mais pontos, vence o jogo. As cartas podem dar pontos por adjacência (cartas com ícones na posição ortogonal), cadeia específica ou contínua, bolachas do mar não usadas, meeples específicos dentro dos círculos, pegadas e objetivos da partida. Estes dão bônus por onda, um diverso e penalidade por para pessoas fora de um círculo.
O que achei de Santa Monica
Santa Monica é um jogo bonito e muito inteligente. O jogo foi criado por Josh Wood, conhecido por seu trabalho como desenvolvedor dos jogos na AEG, além de ter criado algumas expansões para Tiny Towns. Este é o segundo jogo, ao lado de Cat Lady. Mas, já mostra o seu pontencial.
A forma elegante das regras e a jogabilidade simples faz de Santa Monica um jogo muito interessante e gostoso de jogar. A escolha das cartas com bônus, ou usar as bolachas do mar para fazer outras ações é muito divertido.
A questão é como fazer a melhor pontuação? Onde investir mais? O jogo vai te oferecendo opções a cada rodada e você tem que ir se decidindo as melhores combinações. Vale a pena pegar uma carta melhor ou pegar uma carta menos interessante, mas que tem o bônus do food truck ou do faminto? Foco na praia ou na cidade? Será que vale a pena focar nos objetivos da partida?
Todos esses questionamentos vão passar na sua cabeça a cada rodada, o que pode gerar um pouco de AP com jogadores que têm dificuldade em fazer escolhas mais rápidas.
Mas, basicamente você terá 14 ou menos rodadas para combinar as cartas que estão disponíveis na sua vez, ou aproveitar as ações daquela partida para fazer mais pontos possíveis. É um jogo se seleção de cartas com uma espécie de “engine building” de pontos.
Pra mim o destaque do jogo é a produção de primeira, arte maravilhosa, os meeples personalizados e a classe da jogabilidade. É o tipo de jogo que você consegue usar para apresentar para novos jogadores ou fazer uma partida mais competitiva com jogadores mais experientes.
Ele é um jogo mais tático, mas dá pra pensar em estratégia mais longa, desde que jogue em menos jogadores, pois as cartas vão rodar menos. Com mais jogadores, a situação vai mudar mais a cada rodada. Mas, ele funciona em qualquer quantidade de jogadores, mesmo que em 2 ele acabe ficando mais estratégico.
Recomendado para jogadores que gostam de jogos de construção de cidade, jogos de peso médio e linda produção.
Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.
Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/
Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br
Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/
Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/
Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra
Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada
Twitter: https://twitter.com/tabulaboard