Publicado em janeiro 11th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Lords of Waterdeep: quem é o senhor?
Summary:
4.4
Para todos aqueles que conhecem o mundo de Dungeons & Dragons, a cidade de Waterdeep é um local muito conhecido. Para quem não conhece, ela é a cidade mais bonita e explendorosa de Forgotten Realms. Uma cidade tão bonita e rica assim, sem sombra de dúvidas atrairia uma corja de ladrões, manipuladores e pessoas sedentas por poder.
Em Lords Of Waterdeep você será um dos senhores ocultos da cidade, que busca ter maior prestígio sobre a cidade e se tornar o senhor mais influente, com o maior número de pontos.
Como você vai fazer esses pontos? Completando missões (Quests) com aventureiros recrutados por meio de seus agentes nos diversos lugares da cidade.
Componentes:
Os componentes de Lords of Waterdeep são muito bem feitos. A Wizards Of The Coast realmente caprichou na produção deste board game. Os componentes são extremamente temáticos, que ajudam na imersão do jogo, fazendo com que você se sinta dentro de Waterdeep. O tabuleiro e as ilustrações tem a pegada de D&D, num clima medieval. As ilustrações são bem feitas, e tudo impresso em material de alta qualidade. O único ponto negativo, são os cubos dos aventureiros, que se fossem miniaturas temáticas fariam do conjunto de componentes, perfeitos. Não é algo que atrapalhe, mas poderia ser mais bonito.
1 tabuleiro;
1 livro de regras;
5 tabuleiros de jogador;
100 cubos de aventureiros: 25 clérigos – brancos, 25 guerreiros – laranja, 25 ladinos – preto e 25 magos – roxo;
33 peças de madeira: 5 marcadores de pontuação, 25 agentes (5 de cada cor),1 embaixador, 1 tenente e 1 marcador de Primeiro Jogador;
121 cartas: 11 cartas de Senhores de Waterdeep, 50 cartas de Intriga e 60 Cartas de Missão (Quest);
170 marcadores: 24 construções, 45 marcadores de controle de construções (9 de cada cor), 60 marcadores de Ouro (50 de 1 e 10 de 5), 36 Pontos de Vitória 3 e 5 Marcadores de 100 Pontos de Vitória.
Preparação do jogo
Primeiramente será preciso colocar o tabuleiro no centro da mesa, colocando ao lado a reserva de aventureiros e moedas. Separe os montes de cartas de intriga e missões, além da pilha de construções. Coloque-as no respectivo lugar no tabuleiro.
Deixe cada jogador escolher uma cor de facção e dê para ele o tabuleiro individual, os marcadores de construção de sua respectiva facção, o marcador de 100 PV, o marcador de pontos e os agentes, de acordo com o número de jogadores:
Número de jogadores | Agentes por jogador |
2 | 4 |
3 | 3 |
4 | 2 |
5 | 2 |
Os jogadores colocam coloca a quantidade de agentes que será utilizada nesta partida na área “Reserva de Agentes”, além de um agente adicional no marcador da quinta rodada, nessa rodada ele entrará em jogo. Os marcadores de pontos de todos os jogadores são posicionados no número 0 na tabela da borda do tabuleiro.
As cinco facções do jogo são: Knights of The Shield (Cavaleiros do Escudo) na cor amarela, City Guard (Guarda da Cidade) na cor preta, Silverstars (Estrelas Prateadas) na cor azul, Harpers (Harpistas) na cor verde e Red Sashers (Faixas Vermelhas) na cor vermelha. Não há diferença de habilidades, apenas a cor que muda.
As ações serão realizadas posicionando os agentes em alguns lugares do tabuleiro, que representam alguns lugares da cidade, como veremos a seguir.
O tabuleiro dos jogadores
Os tabuleiros possuem áreas distintas para alocar cada componente durante o jogo.
Reserva de Agentes (Agent Pool): aqui ficam os Agentes que ainda não foram designados e para onde eles retornam no final da rodada.
Taverna: esse é o lugar onde ficam os aventureiros contratados até você usá-los para completar missões, aqui também fica armazenado o seu ouro.
Missões Completas (Completed Quests): local onde ficarão as missões completas.
Lord Of Waterdeep: lugar onde ficará escondida a sua carta de senhor.
Missões Ativas (Active Quests):à esquerda do seu tabuleiro ficarão as missões ativas no jogo.
Missões de Trama Completas (Completed Plot Quests): à direita ficarão viradas para cima as missões de trama que você completou, pois elas vão te dar bônus durante o jogo.
As construções e ações do jogo
As ações do jogo acontecem ao designar um agente para uma construção no tabuleiro. Ela fornece os recursos do jogo que você irá utilizar para realizar missões e fazer outras ações. Esses recursos podem ser aventureiros, ouro, pontos de vitória, puxada de cartas ou outras coisas. Você só pode designar seu agente em uma construção vazia, ou que ainda possuir espaços vazios.
Inicialmente o tabuleiro começa com 9 construções, mas elas podem ser aumentadas durante a partida. Nas iniciais existem um ou mais espaços de ação nos quais os agentes podem ser designados.
Ainda existem espaços para serem colocadas as construções adicionais, cujas 3 primeiras já estão posicionadas no Salão do Construtor (Builder’s Hall). As peças que restarem, ficam com a face para baixo formando uma pilha, ao lado do espaço próprio, próximo ao Salão do Construtor.
Para colocar uma construção no jogo, é preciso pagar o custo dela, que está localizado no canto superior esquerdo. Ao ser colocada em jogo, a construção possui um espaço central, onde estão indicados o lugar para colocar o agente e a recompensa de quem fizer essa ação. Abaixo, existe uma recompensa para quem construir aquela construção, que receberá toda vez que algum outro jogador utilizar essa ação.
Após você comprar uma construção, puxe outra do topo da pilha de construções e coloque-a com face para cima no espaço livre.
Construções iniciais
Builder’s Hall (Salão do Construtor): aqui você compra Construções, que adicionam novas ações em potencial para o jogo. Ao designar um agente lá, você escolhe uma das construções disponíveis, paga seu custo, pontua os PVs que estão na construção e coloca a peça em um dos espaços livres com o marcador de controle da facção que colocou a construção.
Cliffwatch Inn (Pousada Cliffwatch): diferente de outras construções, esta possui três espaços ao invés de apenas um. É possível designar mais de 1 de seus agentes se ainda houver um espaço de ação aberto.
No primeiro espaço você pega 1 carta de missão e duas moedas, no segundo uma carta de missão e uma de intriga e no último você descarta as cartas de missão que estão abertas, coloca 4 novas e escolhe uma. Sempre que um espaço fica vazio, é preciso colocar imediatamente outra carta.
Waterdeeep Harbor (Porto de Waterdeep): essa construção também possui três espaços de ação ao invés de um. Você pode designar mais do que 1 de seus Agentes para o Waterdeep Harbor se ainda houver espaços de ação abertos (mas você ainda não pode designar mais de 1 Agente por turno).
Aqui você joga uma carta de intriga que realiza seu efeito imediatamente. Entre as cartas existem as Missões Obrigatórias, que você joga em outro jogador, que terá que realizar primeiro essa missão para depois continuar seus planos. Uma ótima forma de atrasar os seus adversários. Ao final do turno, após todos os jogadores designarem seus agentes, você pode pegar seu agente no porto e redesigná-lo para uma construção vazia, desde que não seja essa.
Castle Waterdeep (Castelo Waterdeep): aqui você pega o marcador de primeiro jogador para começar jogando na próxima rodada e pega uma carta de intriga do deck de intrigas.
As outras construções básicas como Aurora’s Realms Shop, Blackstaff Tower, The Grinning Lion Tavern, The Plinth e Fields Of Triumph, dão os recursos indicados nas construções.
Cartas
O jogo possui 3 tipos de cartas: as dos Senhores, a de Missões e as de Intriga.
Cartas dos Senhores: representam os indivíduos poderosos conhecidos como os Senhores de Waterdeep que governam secretamente a cidadela de Waterdeep. Essas cartas são distribuídas, uma para cada jogador no início do jogo e deve permanecer secreta, pois ela apresenta condições secretas de vitória no final do jogo. Cada Senhor pontua de acordo com dois tipos de missões completadas ou por ter a maior quantidade de construções.
Cartas de Missões: no jogo você avança nos seus interesses completando Missões, que estão nas cartas de Missão. Embaralhe as cartas e distribua 2 cartas com face para cima para cada jogador. Estas cartas formam as Missões ativas de cada jogador e vão para o respectivo lugar no tabuleiro do jogador.
Em seguida, coloque as carta de Missão com face para cima nos 4 espaços de Cliffwatch Inn. O resto das cartas de Missão com face para baixo formam o deck de Missões que fica no espaço reservado no tabuleiro próximo a Cliffwatch Inn.
Cartas de Intriga: elas permitem que você manipule secretamente os outros jogadores e avance em seus objetivos, podendo beneficiar a si mesmo e outros, ou até mesmo atrapalhar algum jogador.
As cartas são embaralhadas e distribuídas 2 por jogador que devem deixar suas cartas ocultas em sua mão, para que ninguém saiba quais são suas possíveis ações. As cartas restantes ficam no monte de cartas de Intriga, no seu respectivo lugar do tabuleiro.
O jogo
O jogo acontece em 8 rodadas que são marcadas no jogo pelo indicador de rodadas, onde em cada rodada são colocados 3 pontos de vitória que são colocados um em cada construção disponível no Salão do Construtor (Builder’s Hall). Quando os últimos PVs são colocados nas construções, é engatilhada a última rodada.
O objetivo dos jogadores é conquistar a maior quantidade de pontos de vitória. Eles podem ser conquistados durante o jogo, ou no final do jogo.
Durante o jogo podem ser conquistados pontos de vitória distribuídos nas rodadas do jogo ao realizara a ação de construir, ao completar missões, com construções que dão PVs e cartas de trama.
No final do jogo podem ser conquistados PVs de acordo com os bônus que cada carta de missão dá ao senhor e os aventureiros e moedas que restarem em sua taberna.
Cada jogador tem um número de ações de acordo com os agentes utilizados no jogo, que podem ser aumentados de acordo com algumas cartas de trama, construções, ou na quinta rodada, quando entra mais um agente.
Início do jogo
Começa o jogo o jogador que esteve mais recentemente em outra cidade primeiro, ele recebe o marcador de Primeiro Jogador. Ele pega 4 ouros e os jogadores a sua esquerda, cada um vai pegar um a mais. O segundo pega 5, o terceiro 6 e assim por diante.
Cada jogador recebe 2 cartas abertas de missão e 2 fechadas de intriga.
Na trilha de rodadas no tabuleiro existem 3 marcadores de PV em cada espaço de rodada. A cada rodada, são tirados e colocados 1 sobre cada uma das construções disponíveis no Builder’s Hall.
Cada jogador realiza seu turno, iniciando com o jogador que tem o marcador de Primeiro Jogador e seguindo para o jogador a sua esquerda.
As ações do jogo
É possível realizar as seguintes ações: Designar Agente e Completar uma Missão.
Designar Agente
Você designa um agente por vez da sua reserva, colocando-o em um espaço de ação desocupado de uma Construção em jogo. Ao designar um Agente, siga as instruções para aquele espaço de ação e só poder realizá-lo apenas uma vez.
Se você possui Agentes disponíveis, não pode passar o turno, você deve designar 1 deles, apenas quando eles acabarem você poderá passar.
Completar uma Missão
Você pode completar uma missão, logo depois de designar um agente. As cartas de missão indicam quantos e quais os tipos de aventureiros que são necessários para completá-la, além de ouro. Não é obrigatório completar uma missão e só é possível completar uma por turno.
Ao completar uma Missão, descarte os Aventureiros e o Ouro necessários da sua Taverna, retornando esses marcadores para o suprimento, em seguida você coleta a recompensa indicada que geralmente são PVs, que devem ser contados no marcador imediatamente, mais algum tipo de recurso.
Existem 5 categorias diferentes de missão e cada uma dessas, tem um tipo específico de aventureiro que é mais importante para as missões: Desonesta- ladino, Guerra – guerreiro, Comercial – qualquer um mais ouro, Arcana – mago e Religiosa – clérigo.
Diferentes Senhores de Waterdeep pontuam PV de bônus por completar tipos específicos de Missões. Por exemplo, Khelben Arunsun pontua 4 PV de bônus para cada Missão Arcana e cada Missão de Guerra que o jogador completar.
Missões Obrigatórias
Entre as cartas de intriga existem algumas Missões Obrigatórias, que você joga em seus oponentes para atrapalhar os seus planos. O oponente que receber a carta, coloca-a com face para cima, em frete às outras missões. Ele não pode completar qualquer outra Missão até ele completar essa Missão Obrigatória.
Missões de Trama
Algumas Missões possuem o texto “Missão de Trama” (Plot Quest), que indica que elas são especialmente importantes para administrar com sucesso Waterdeep e vão lhe dar alguns benefícios durante o jogo, por isso que elas ficam viradas para cima ao lado do tabuleiro individual.
Final da Rodada
Após todos os agentes terem sido designados e os de Waterdeep Harbor redesignados, termina a rodada. Todos os jogadores retornam os seus agentes para a reserva. O jogador com o marcador de first player, começa a próxima rodada.
Final de jogo e pontuação
O jogo termina após a oitava rodada. Em seguida, são contados os pontos de cada jogador, avançando no marcador de acordo com os seguintes critérios:
Cada Aventureiro na taverna vale 1 PV.
Cada 2 ouros na taverna (arredondando para baixo) vale 1 PV.
Os pontos da Carta do Senhor especificado pela carta.
O jogador que alcançar o maior número de PVs é o vencedor. Se empatar, o desempate é feito na quantidade de ouro.
Considerações Finais
Um euro leve, mas extremamente estratégico e envolvente. Lords of Waterdeep é um jogaço que agrada a gregos e troianos, visto que ele é um euro com uma temática bem presente. É uma surpresa pensar que ele saiu das mesas de RPG, do mundo de Dungeons & Dragons e consegue ser tão estratégico.
Nele você precisa pensar muito, pois, os outros lordes estarão também tentando fazer a sua parte para controlar a cidade. É um jogo euro que vai certamente agradar aos amantes de ameritrash e rpgistas de plantão.
Um agradecimento especial para o amigo Sebá que tanto insistiu para que conhecêssemos esse jogo, que ele mesmo nos vendeu.
Se você gosta de D&D experimente jogar e não se empolgar. Se você é um eurogamer, também deve conhecer esse que é com certeza um dos melhores jogos da categoria.
Prós:
- Arte impecável.
- Estratégico e com pouco fator sorte.
- Um euro com uma temática muito presente.
- Altamente imersivo.
Contras:
- Os componentes dos aventureiros poderiam ser miniaturas. Provavelmente pensaram demais no público euro que é fissurado por cubos e deixaram esse detalhe passar.
Recomendado para: eurogamers, novos jogadores, jogadores experientes, fãs de RPG e D&D.