Publicado em janeiro 25th, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Dixit: abra a sua mente!
Summary:
3.5
Solte a imaginação, seja livre para narrar, cantar ou contar histórias. Em Dixit, você não fica preso a nada e a regra principal é deixar o pensamento livre! Liberte-se, abra sua mente!
Um jogo divertido para toda a família. Dixit é um dos party games mais jogados no Brasil e em eventos, pela facilidade em aprender e a diversão que ele proporciona. Cada jogador será uma vez o narrador quando contará a sua história. Os outros jogadores tentarão colocar cartas para roubar votos e marcar mais pontos, além de tentar acertar a carta do narrado. O objetivo é marcar o máximo de pontos, como veremos a seguir.
Componentes:
– 1 trilha de pontos (ou tabuleiro);
– 84 cartas de imagens;
– 36 fichas de votação, numeradas de 1 a 6, em 6 cores diferentes;
– 6 coelhos de madeira em cores diferentes.
Preparação do jogo
Cada jogador escolhe um coelho de uma cor e o coloca na “casa” de número 0, logo após, distribui-se 6 cartas para cada jogador (não deixe seu adversário ver), as que sobrarem, formarão o monte de compras. É distribuído também as fichas de votação, enumeradas de 1 a 6, com a respectiva cor do seu coelho, distribua conforme descrito abaixo:
– Em uma partida com 4 jogadores, cada um pega 4 fichas de votação (numeradas de 1 a 4);
– Em uma partida com 5 jogadores, cada um pega 5 fichas de votação (numeradas de 1 a 5);
– Em uma partida com 6 jogadores, cada um pega 6 fichas de votação (numeradas de 1 a 6);
O jogo
O jogador que ao olhar suas cartas e já tiver uma frase, música ou história para ela, inicia o primeiro turno.
O turno do narrador funciona em 5 etapas: narração, escolha e entrega de carta dos outros jogadores, embaralhar e ordenar as cartas, votação e pontuação. Depois disso, o jogador à esquerda é novo narrador e assim por diante.
O turno
1º Narração
O narrador terá que escolher dentre suas 6 cartas (sem revelar aos demais), uma para que você fale algo sobre ela seja uma frase, uma história, uma música… o que você quiser. Tente não ser tão claro de modo que seja muito fácil acertar e ao mesmo tempo não tão secreto que ninguém acerte. Se todos acertarem a sua carta, você não pontua e se ninguém acertar também.
2º Escolha e entrega de carta dos outros jogadores
Nesse momento os jogadores adversários buscam entre as 6 cartas da mão deles alguma carta que tenha a ver (ou não) com o que o narrador disse, para confundir a todos na hora da votação. Isso lhe ajudará a marcar pontos extras e deixar o seu coelhinho lá na frente. Em seguida, o narrador recolherá as cartas escolhidas pelos adversários (é isso aí, simples assim).
3º Embaralhar e ordenar
Neste passo, o narrador embaralha as cartas dos adversários com a dele, na ordem que quiser e as revela, fazendo uma ordem em escala de 1 a 6 (casa haja 6 jogadores na mesa). É importante tomar cuidado para não demonstrar qual é a sua carta, evitando expressões ou algo que revele aos outros jogadores.
4º Votação
Cada jogador (menos o narrador) escolhe a ficha de votação (aquela enumerada) de acordo com a posição da carta que ele julga ser a do narrador (hora do suspense, hehehe).
Por exemplo: Barbosa acha que a carta de nº 3 é a carta do narrador, então ele, secretamente, escolhe a ficha de número 3º e a deixa com a face para baixo na mesa. Quando todos escolherem suas fichas de votação, todos revelam juntos e pontua-se.
5º Pontuação
Se todos os jogadores descobrirem a carta do narrador, todos os jogadores, menos o narrador, ganham 2 pontos, acontece o mesmo se ninguém acertar.
Caso apenas alguns jogadores acertem a carta do narrador, quem acertou e o narrador ganham 3 pontos.
Caso as cartas dos outros jogadores tenham conquistado votos, em vez na do narrador, esse jogador ganhará 1 voto conquistado.
Em seguida todos os pontos são marcador no tabuleiro.
Fim do Turno
Após todos os jogadores que tiverem pontuado moverem seus coelhos no tabuleiro, o turno chega ao seu fim. Então todos compram mais uma carta, voltando a ficar com 6 cartas novamente e o jogador a esquerda do narrador, se torna o novo narrador. As rodadas seguintes continuam assim, até o fim do jogo.
Fim do jogo
O jogo termina quando a última carta do jogo é comprada, neste caso, o jogador com mais pontos vence a partida.
Para tornar o jogo mais rápido e dinâmico, você pode terminar o jogo quando o primeiro jogador passar a última casa do tabuleiro, tornando-se o grande vencedor.
Variante para 3 jogadores
Em um jogo com 3 participantes, os jogadores ficam com 7 cartas na mão ao invés de 6. Nesse caso, jogadores (menos o narrador) devem passar 2 cartas cada um ao narrador, ao invés de apenas 1, como normalmente fariam. Fazendo assim, teremos 6 cartas visíveis na mesa, precisando que todos tenham as 6 fichas de votação.
Contagem dos pontos: quando apenas um jogador encontra a carta do narrador, ambos marcam 4 pontos ao invés de 3.
Considerações Finais
Um jogo altamente envolvente, dependente apenas da imaginação. Pessoas que gostam de música, literatura, cinema, poesia e arte em geral vão se identificar bastante com o jogo. O suspense é levantado a cada novo turno, o que torna o jogo bem interessante. As surpresas em não imaginar que uma pessoa iria chegar à certa conclusão sobre algumas imagens. É um jogo incrível que agrada muito não gamers e iniciantes, pela facilidade e envolvimento no jogo. É jogo ideal para apresentar sua namorada ou esposa para o mundo dos board games.
Prós:
- Fácil de aprender;
- Não depende de idioma;
- Já possui expansões lançadas no Brasil;
- Estratégico e divertido;
- Ótimo como gateway para novos players.
Contras:
- Pessoas que não tem muita criatividade podem ter dificuldade de jogar;
- Por ser apenas imagens, pode parecer um jogo bobo.
Recomendado para: novatos e experientes, pessoas que gostam de jogos para soltar a imaginação, players que querem jogos envolventes e rápidos.