Publicado em fevereiro 22nd, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Quartz: seja um anão malandro e conquiste a mina
Summary:
3.2
Anões são criaturas magníficas, quase sempre estão enchendo a cara em uma taverna, arrumando confusão por aí ou até mesmo fazendo aquela zoação com os elfos. Mas não os anões de Quartz! Aqui os anões descobriram uma nova mina (de cristais caríssimos) e decidiram fazer algo que gostam muito, que é apostar! A aposta é simples, 5 dias de trabalho, o anão que coletar o maior valor em cristais leva a mina.
Componentes
Os componentes são bonitos e bem temáticos. Você quase consegue ler o nome dos cristais na tabela de seu carrinho individual, mas está escrito no alfabeto dos anões. Os cristais são bem feitos, mas com o tempo podem apresentar sinais de desgaste por ficar dentro do saco em contato uns com os outros. As cartas tem uma qualidade ótima e a caixa segue o alto padrão de qualidade das caixas da Funbox.
84 fichas de dinheiro
06 fichas de experiência
55 cartas de ação
05 cartas de baú
68 cristais plásticos
01 marcador de turno
01 tabuleiro geral
05 carrinhos de mineração
01 saco de tecido
01 livro de regras
Preparação do jogo
Coloque o tabuleiro no centro da mesa, marcando o 1º dia de trabalho na mina. Organize as fichas de dinheiro e de experiência ao lado do tabuleiro, coloque todos os cristais no saco de tecido que representa a mina. Todos os jogadores recebem um carrinho de mineração e uma carta de baú. As cartas ficam abertas para todos os jogadores. Depois de embaralhar as cartas de ação, distribua 5 para cada player (seus adversários não devem saber as suas cartas de ações) e por fim, faça um baralho de compras com as cartas de ações que sobraram.
O jogador com a barba mais cumprida começa o jogo. Caso estejam todos de barba feita, ou não tenham barba, o jogador mais baixo começa o jogo, ou o que tiver a esposa ou namorada mais barbuda.
O jogo
Uma partida de Quartz dura 5 rodadas (5 dias de trabalho lembra?), onde no início de cada dia os jogadores abrem novas cartas de ações e as colocam no tabuleiro juntamente com fichas de dinheiro.
O número de cartas abertas deve ser igual ao número de jogadores menos um, ou seja, se são 3 jogadores abre-se 2 cartas, 4 jogadores 3 cartas, 5 jogadores 4 cartas. Adicione dinheiro sobre cada uma das cartas viradas, de acordo com o indicado no tabuleiro: no primeiro espaço não vai nenhuma, no segundo 1, no terceiro 2 e no último espaço 3.
O dia de trabalho na mina termina quando restar apenas um anão na mina, dando fim àquela rodada e iniciando uma nova (o dia seguinte).
Cada jogador tem somente uma das 3 ações disponíveis no jogo:
– Minerar (pegar um cristal no saco);
– Usar uma carta de Ação (de fundo azul);
– Encerrar seu dia trabalho (sair da mina).
1- Minerar
Com essa ação o jogador sorteia um cristal do saco e coloca sobre seu carrinho, deixando a mostra o cristal conquistado. Lembrando que o cristal pode ser valioso (o que é ótimo) ou instável (não é nada bom). O jogador poderá minerar uma vez por rodada até que decida parar ou sofra um acidente.
Cada cristal possui um valor diferente, sendo que os que existem em maior quantidade são menos valiosos e os mais raros mais valiosos: Quartzo (branco) vale 1$, Rubelita (rosa) vale 2$, Esmeralda (verde escuro) vale 3$, Safira (azul) vale 4$, Rubi (vermelho) vale 6$ e o Âmbar (dourado) vale 8$. Os cristais instáveis (verde claro) não valem nada.
Se o jogador coletar um cristal instável não acontece nada. Mas caso você pegue o segundo, você explode e sai da mina. A notícia ruim é que seus companheiros anões podem (e irão assim que puder) utilizar uma carta para jogar um outro cristal instável e fazer você explodir.
2- Usar uma carta de ação
Ao escolher usar a carta de ação, o jogador deverá executar seu efeito, após esta execução, a carta é descartada, fazendo uma pilha de descartes ao lado do tabuleiro central.
Existem dois tipos de cartas de ação: as de ataque (fundo azul) e de defesa (fundo roxo). As de ataque você utiliza em sua vez para realizar alguma ação que lhe favoreça ou que atrapalhe os colegas. As de defesa você utilizará para se defender de alguma carta de ataque dos outros anões gananciosos.
3- Encerrar o dia de trabalho
Se a sua decisão for encerrar o seu dia de trabalho, você anuncia aos demais jogadores que está saindo da mina e vira seu carrinho com a parte “Fora da Mina” para cima, colocando todos os seus cristais em cima dele.
Se ao sair ainda restar pelo menos dois jogadores na mina (o penúltimo jogador a sair não leva nenhuma carta bônus), você coleta uma carta (bônus de bravura) do tabuleiro central. Você não joga mais nessa rodada.
O último jogador a permanecer na mina pode optar sair e pegar uma carta, ou minerar mais 4 vezes (ou até sofrer um lindo e colorido acidente), abrindo mão da carta bônus e do dinheiro.
Importante: se você optou por minerar ou usar uma carta de ação, você não poderá sair da mina na mesma rodada que optou por essas ações, você só faz uma coisa por vez.
Acidentes
Quando um jogador sofre um acidente (coletando 2 cristais instáveis), ele recebe uma ficha de “livro para leigos”, que poderá ser usada em um próximo turno para eliminar um cristal instável coletado.
Os acidentes podem acontecer de diversas maneiras, por isso se chama acidente. Um colega anão pode te zoar, te doando um cristal instável, ou pode ter forçar com uma carta de ação a coletar 2 cristais, onde nessa ação o jogador que executou a ação escolhe um cristal pra ele e um de presente pra você (um belo presente de grego).
Se o jogador termina o 5º dia de trabalho sem usar sua ficha de “livro”, ela receberá por ela 3$.
Venda de Cristais
Ao final do seu dia de trabalho, você poderá vender os cristais coletados, podendo guardar até dois cristais na carta de baú para futuras combinações e obter uma melhor venda. Para ficar por dentro das combinações de cristais e de como vender por um preço melhor. Dos bônus disponíveis, o jogador pode escolher apenas um deles por dia de trabalho (rodada).
1- Três cristais iguais
Vendendo 3 cristais da mesma cor, você dobra o preço de um cristal à sua escolha sendo vendido no mesmo turno (uma boa não?).
Ex: Baromir vende 3 Quartzos e com essa combinação, poderá vender duas Safiras por 8$ cada. Os Quartzos vendidos gerarão o seu valor normal que é 1$, recebendo no total 11$.
2- Quatro cristais iguais
Na venda de 4 cristais da mesma cor, o jogador poderá dobrar o valor de dois outros cristais a sua escolha que serão vendidos no mesmo turno.
Ex: Tordek, vende 4 Esmeraldas e com isso ele pode vender duas Safiras por 8$ cada e dois Quartzo por 2$. As Esmeraldas mantém o seu valor de 3$ cada, recebendo no total 32$.
3- Cinco cristais diferentes
Com a venda de 5 cristais diferentes, o jogador ganha além do valor da venda, mais 8$.
4- Seis cristais diferentes
Vendendo 6 cristais diferentes, o jogador ganha além do valor de venda, mais 12$.
Próximo dia
Acabando o turno e vendidos os cristais, os jogadores compram uma carta cada um, avançam o marcador para o dia seguinte e desviram o carrinho para a “face de coleta”, porém, o jogador que irá começar a rodada é o último que ficou na mina no dia anterior.
Fim da partida e vencendo o jogo
A partida termina quando o 5º dia chega ao fim com a última venda de cristais feita, terminando assim a incrível jornada dos nossos anões na caça aos valiosos cristais. Se por acaso os jogadores possuírem cartas depois disso, eles podem vender suas cartas para obter mais riqueza, o valor da carta está no canto superior esquerdo.
O jogador que ostentar a maior riqueza se torna o vencedor da aposta e o mais novo dono da mina, pelo menos até ela ser colocada em jogo de novo.
Considerações Finais
Quartz é um jogo simples e divertido onde você é um anão minerador e disputa uma mina valiosíssima em uma aposta divertida, tensa e emocionante. A diversão é garantida, assim como um conjunto de boas risadas com as sacanagens arquitetadas por seus amiguinhos. Um jogo para levar pra qualquer lugar e que vai agradar a todos com certeza.
Existe uma certa dependência da sorte, mas com um pouco de esforço, a tal dependência da sorte pode ser descartada por uma simples estratégia e um pouco menos de ganância, mas não se prenda a isso. Você é livre para fazer suas escolhas, porém, arcará com as consequências (K-bum!!! AHuahauhauhau).
Prós:
- Setup rápido e fácil;
- Fácil de aprender;
- Imersão grande;
- Belos Componentes;
- Arte bonita.
Contras:
- Pode desfazer amizades;
- O grande manuseio das pedras que representam os cristais causam um desgaste acelerado das mesmas.
Recomendado para: quem ama anões, quem curte jogos divertidos, quem gosta de ser desafiado, quem gosta de se arriscar e para quem curte o Tábula Quadrada.