Publicado em abril 25th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Zona Mágica: seja o mais poderoso mago do tabuleiro
Summary:
3.7
Um jogo sensacional, brasileiro e já financiado? Esse é o Zona Mágica, o jogo que você precisa ter na sua coleção. Um jogo simples de aprender, rápido de jogar e muito divertido, com contagem de pontos no final, take that durante os turnos, leilão e jogadores com diferentes habilidades. O jogo analisado é o protótipo, feito para divulgação do financiamento. O projeto está nos últimos, terminando no dia 30/04, para participar acesse o link.
Componentes
Apesar de ser um protótipo, a qualidade dos componentes é muito melhor que muitos jogos brasileiros ou até internacionais. Tudo preparado com muito capricho pela Arcano Games, dando a impressão de que a versão final vai ser sensacional. A arte é bonita, cumpre seu papel, apenas o tabuleiro que é um pouco poluído e pode atrapalhar um pouco a compreensão.
5 cartas de mago;
25 cartas de implemento;
65 mini-cartas de mana:
13 mini-cartas de mana de água;
13 mini-cartas de mana de fogo;
13 mini-cartas de mana de terra;
13 mini-cartas de mana de ar;
13 mini-cartas de mana arcana;
65 cartas de magia;
15 peças marcadoras de magos;
3 maguinhos azuis;
3 maguinhos verdes;
3 maguinhos vermelhos;
3 maguinhos roxos;
3 maguinhos brancos;
2 pedrinhas marcadoras de dragão (ambar);
2 pedrinhas marcadoras de fada (azul);
1 pedrinha marcadora de ciclo (roxa);
1 tabuleiro rígido dobrável.
Objetivo de jogo
Seu objetivo é ser o maior mago no torneio de magia Dragão e Fada, executando as melhores magias, juntando cristais e atacando os seus oponentes durante o jogo. Quem conseguir fazer a maior quantidade de pontos depois de todas rodadas (que é igual à quantidade de jogadores: 3, 4 ou 5) ganha.
Como jogar
Comece colando manas nos círculos de Dragão e Fada e na parte inferior do tabuleiro, onde ficam as manas dos elementos. São colocados os marcadores de cristais nas laterais dos dois círculos (Dragão e Fada), no número 3.
Sorteie entre os jogadores os personagem, cada um receberá em seguida o implemento correspondente ao elemento do seu personagem. São dadas mais 4 cartas de implementos para cada jogador, que juntará a carta recebida do seu personagem e faz um draft, ficando cada um com 5 cartas. Uma carta será ativada, duas descartadas e outras duas colocadas no monte de implementos para os leilões de jogo.
São posicionados os maguinhos de cada jogador nos marcadores de cristais de Dragão e Fada, de acordo com a carta do personagem e ao lado do marcador de pontos no topo do tabuleiro, no número zero.
Turno do jogador
A primeira coisa a se fazer é conferir se o jogador da vez possui 5 cartas. Se ele possuir mais, descarta as cartas a mais. Em seguida, ele escolherá um dos elementos na base do tabuleiro (ar, água, fogo, terra e arcana), sendo que se for no canto esquerdo, a torcida daquele lado comemora e aumenta em 1 o marcador de cristais da torcida do Dragão e se for do lado direito, no de Fada.
Depois disso, ele poderá executar uma das seguintes ações: descansar, executar uma magia ou comemorar com a torcida.
Descansar: escolhe uma das gemas e coloca a sua frente de forma permanente para ser utilizada durante a ação de executar a magia, garantindo os manas que podem não existir em outros turnos.
Executar uma magia: de acordo com o símbolo na carta, o mago realiza a magia em um dos círculos, substituindo o elemento marcado pelo cristal pelo mana escolhida na base, combinando os elementos em uma carta de magia, podendo utilizar os manas que ficam permanentes na frente do personagem. O efeito da magia acontece na hora, seguindo as instruções na carta para os efeitos posteriores, ficando em jogo, até que ela sofra algum efeito que faça ela ser descartada.
Comemorar com a torcida: descartando a mana no marcador ao lado da torcida para receber a quantidade de cristais indicados no marcador (depois disso mova o marcador para o mínimo, 3).
Após realizar sua ação, o jogador compra duas cartas e termina seu turno. Se o jogador sofrer uma magia que pule seu turno, ele deverá em sua vez, apenas escolher uma mana e descartar.
Após todas as cartas de mana serem utilizadas, acaba o ciclo. Após o primeiro ciclo, será realizado um leilão por implementos (1 carta por jogador), começando o jogador com a maior quantidade de pontos, passando para o próximo jogador no sentido horário e assim por diante. O valor a ser pago é uma quantidade de cristais de Dragão e Fada, na combinação que quiser. A última carta que sobra, vai de graça para o último jogador. Depois que cada jogador ganhar uma carta, termina o leilão. Haverá ainda um segundo leilão, sendo depois do segundo ciclo (para 3 e 4 jogadores) ou depois do terceiro (5 jogadores).
Considerações
Zona Mágica é um jogo equilibrado e bem divertido. Nele você vai suar muito para manter a pontuação mais alta possível, tentando se proteger dos efeitos das magias dos outros jogadores, executando magias que possam lhe dar mais pontos e combar no final.
Tente focar no elemento do seu personagem, buscando cartas que garantam um bônus maior nos tipos de magia dele, para isso é importante no início do jogo tentar reservar uma boa quantidade de manas do seu elemento. Por exemplo, se você for o mago do fogo, tente reservar 3 manas, para garantir que nos últimos turnos, quando os elementos começam a ficar raros, você consiga realizar as magias mais poderosas.
Outro aspecto importante são os cristais. No final do jogo, cada um deles dá 24 pontos para o primeiro colocado, 18 para o segundo, 12 para o terceiro e o quarto 6. Ou seja, se você consegui ser o primeiro nos dois, vai garantir 48 pontos só com os cristais, além de ser a moeda dos leilões.
O jogo força a interação entre os jogadores, então não tenha medo de atacar o amiguinho, afinal de contas, ele também vai precisar te atacar. Muitas magias ajudam a manter o jogo equilibrado, guarde essas magias que tiram pontos para utilizar em jogadores que estejam muito a frente no jogo, ou tente se proteger para evitar perder preciosos pontos no jogo.
Zona Mágica mistura o melhor do amerithrash, forçando você a atacar os adversários, com alguns elementos de euro, como o combo de pontos no final, set collection, entre outros. Ele vai fazer você se divertir e encontrar novas formas de realizar a melhor estratégia para vencer o jogo.
Prós
- Fácil de jogar, mesmo para quem não é heavy gamer;
- Componentes bem feitos, mesmo para um protótipo, em especial os maguinhos;
- Referências: ótimas referências nas ilustrações do jogo;
- Alta interação entre jogadores;
- Equilibrado. As partidas quase sempre terminam com pouca diferença de pontos.
Contras
- O tabuleiro um pouco poluído pode ser um pouco confuso a princípio;
- O layout das cartas é um pouco confuso, com símbolos um pouco difíceis de compreender, e em alguns casos, até o texto está um pouco confuso sobre os efeitos.
- O manual um pouco confuso em algumas partes.
Obs: passamos esses pontos para o criador que disse que já realizou diversas mudanças, principalmente no manual, explicando as diferenças de símbolos e os efeitos, além de algumas outras melhoras na arte e visual.
Indicado para: jogadores iniciantes, jogadores experientes, fãs do tema magia e cultura pop.