Publicado em julho 11th, 2016 | por Thiago H. Ferri
Review – Reinos e Relíquias: entre Luz e Trevas
Summary:
3
Reinos e Relíquias é um jogo de cartas que se tornou realidade através de financiamento coletivo em 2015. Nele cada jogador representa um personagem em batalha que deve tentar conseguir as relíquias sagradas para que seu reino seja o vencedor. Mas há um detalhe muito importante: o jogo traz algumas variantes e muitas vezes você não vai saber quem é seu aliado ou inimigo.
Componentes
O projeto veio através de financiamento coletivo com produção independente de seus criadores. A caixa é fraca, mas para isso colocaram um insert em MDF interno que resolveu bem o problema, mas alguns jogadores podem não gostar. As cartas são de qualidade mediana, mas faltou seus cantos arredondados. Também vieram marcadores de derrota em acrílicos bem bacanas, uma bolsinha bordada somente para guardar os marcadores, alguns marcadores de elemento adesivados em MDF. Estes marcadores não ficaram legais, e também não tem indicação de seu uso no manual.
Jogo base
9 cartas de exércitos, sendo: 3 Ordem da Luz, 3 Facção das Trevas e 3 Vanguarda Neutra;
12 cartas de personagens;
10 cartas de relíquias;
90 cartas do baralho principal divididas em 7 tipos (Comum, Água, Fogo, Terra, Vento, Cura e Proteção);
15 marcadores de derrota;
marcadores de elemento;
1 manual de regras.
Preparação
Antes de começar a preparação do jogo deve-se definir que modo de jogo será utilizado, dividido entre, Luz, Bruma, Penumbra e Sombra. Cada um com sua peculiaridade especial.
Luz: todas as cartas de Reinos começam o jogo reveladas, ou seja, todos os jogadores sabem a qual reino pertence.
Bruma: os jogadores só sabem o próprio reino e o reino do jogador a esquerda.
Penumbra: o jogador sabe apenas o seu reino.
Sombra: nenhum jogador sabe a que reino pertence.
Dando continuidade a preparação, deve ser embaralhado um número de cartas de reinos conforme a quantidade de jogadores e então distribuir entre os jogadores. Da mesma forma é embaralhado os personagens e distribuídos 2 para cada jogador, 1 deles será seu personagem ativo e o outro o personagem reserva. Monte o baralho de relíquias embaralhando aleatoriamente a quantidade igual ao número de jogadores e 1 adicional e deixe duas reveladas sobre a mesa. Deixe os marcadores de derrota próximo a todos. Embaralhe todas as cartas do baralho principal. O primeiro jogador é o mais novo se ainda for dia, se for noite é o mais velho.
Objetivo de jogo
O objetivo em Reinos e Relíquias é conquistar o maior número de pontos de vitórias para seu reino. Para conseguir pontos de vitória o jogador deve derrotar outros jogadores e assim conquistar uma relíquia. Mas para cada personagem derrotado de seu reino ele terá um marcador de derrota, cada marcador de derrota reduzirá seus pontos finais. O jogo termina quando todas as relíquias forem coletadas.
Como funciona uma rodada?
A rodada é dividida em 5 etapas.
1 – “Início do Turno”: algumas relíquias podem ser ativadas.
2 – “Puxar 2 Cartas”: puxe 2 cartas do topo do baralho principal.
3 – “Loja”: a ultima carta que estiver na pilha de descarte pode ser comprada. Nesse caso, o jogador deve descartar um número de cartas que seu valor seja igual ou superior a carta a ser comprada.
4 – “Realizar Ações”: o jogador pode equipar e usar cartas quantas quiser, porém, somente 1 ataque.
5 – “Descarte”: nessa fase cada jogador pode ter somente 5 cartas na mão, caso esse valor exceda essa é a hora de descartar.
Heróis
Cada jogador terá 2 cartas de personagens, o ativo e o reserva. O reserva deve vir ao jogo quando o ativo for derrotado. Todos os personagem têm 5 pontos de vida que devem ser marcados com a carta do personagem reserva.
Todos os personagens tem um elemento e uma habilidade, o elemento é usado para melhorar poderes de cartas do baralho principal.
Relíquias
As relíquias são o objetivo principal. Quando um jogador é derrotado, o jogador que o derrotou deve pegar uma relíquia e revelar outra. Algumas cartas de relíquias têm habilidades especiais e pontos concedidos aquele reino. Os pontos podem variar dependendo do reino que seu portador pertence.
Baralho Principal
As cartas são dívidas em brancas e pretas. As brancas são magias, habilidades e eventos, ao serem usadas devem ser descartadas. Já as pretas são armas, armaduras e itens, toda carta preta fica sobre a mesa.
As cartas também têm elementos, conforme o elemento da carta e o personagem que a usou seu efeito pode mudar.
A carta de magia é do elemento terra, se o personagem pertencer a esse elemento o efeito de baixo da carta que é considerado.
Distância
O jogo traz um calculo de distância parecido com Bang, onde cada arma tem uma distância de onde pode acertar o outro jogador conforme sua posição na mesa e deve ser contado para ver se tem alcance. Para deixar isso mais legal, existem cartas do baralho principal que são aliados que dão algum bônus e servem para dificultar essa distância, contando como se mais um jogador estivesse a mesa.
Considerações
Reinos e Relíquias é um jogo de cartas simples bem interessante e desafiador. Nossa preferência foi o modo luz, em que os jogadores sabem a que reino pertence, podendo combinar ataques e estratégias entre a equipe. Mas os outros modos são tão divertidos quanto, por existem cartas que você pode mudar de reino ou ver o reino de algum jogador. Você pode estar matando um aliado sem saber para pegar uma relíquia, o que às vezes pode custar caro.
Um ótimo jogo de cartas, seu problema foi na produção. Infelizmente o jogo não saiu como seus criadores queriam na impressão, já na em sua jogabilidade é muito legal.
Prós
- Fácil de aprender e de jogar;
- Insert de mdf;
- Temática bacana;
- Ilustrações muito legais;
- Variantes de jogo fáceis e simples de usar.
Contras
- Produção e material;
- Dependendo das relíquas em jogo, quem começar derrotando pode ter vantagens;
- Pouco conhecido.
Indicado para: jogadores que gostam de jogos de cartas no estilo Munchkin e ainda assim querem uma leve pitada de estratégia.