Publicado em julho 25th, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Flip City: se vire para construir sua cidade!
Summary:
3.1
Cansados dos elevados impostos, os moradores de Flip City elegeram você para cuidar, administrar e evoluir sua cidade. Porém, nada de corrupção ou impostos altos, pois em Flip City todo poder emana do povo e eles te farão perder o jogo (eita rimou!).
Componentes
O jogo tem uma arte bonita e as cartas tem acabamento bem trabalhado. O criador Chih-Fan Chen é também o ilustrador do jogo. O cara realmente se empenhou em Flip City! A caixinha é bem resistente e com uma arte bem caprichada (assim como o jogo em todo), nela cabe tranquilamente as cartas sleevadas e o manual.
86 Cartas;
01 Manual de regras.
Objetivo do jogo
Em Flip City você terá que construir sua cidade a partir do seu baralho, sendo que você não poderá escolher suas cartas, pois você deverá pegar a carta que está em cima sem olhar, respeitando a ordem das cartas da sua mão, do seu deck embaralhado aleatoriamente. Mas cuidado! Existem cartas que vão gerar insatisfação da população e se tiver demais, você dança. Ganha o jogo aquele que conquistar 8 pontos primeiro no seu turno (indicados pelo símbolo de medalha), ou quem conseguir baixar junto da loja de conveniência, 18 cartas em seu turno.
Preparação do jogo
Cada jogador vai receber um deck básico, com as seguintes cartas:
4 Áreas Residenciais;
1 Loja de Conveniência;
1 Fábrica;
1 Apartamento;
1 Hospital;
1 Parque;
Em seguida, separe o deck de cartas a serem usadas no jogo, na seguinte quantidade:
12 Lojas de Conveniência;
10 Escritórios;
12 Hospitais;
8 Fábricas;
8 Parques.
Lembrando que a carta Escritório faz parte da expansão e não deve ser adicionada se o jogo for para 1 jogador. O jogador que mais recentemente virou uma mesa começa o jogo.
O jogo
O jogo acontece em rodadas dos jogadores, sendo que cada rodada possui duas fases: a fase de jogar cartas e a fase de construção. O acúmulo das cartas e a construção é o caminho certo para a vitória. As moedas, pontos de vitória e marcadores de insatisfação não são acumulativos, ou seja, só valem para aquela rodada.
É importante ressaltar que em momento algum você poderá olhar as cartas que estão em sua mão, somente a de cima. Além disso, também não é permitido reembaralhar ou organizar as cartas, somente quando for pegar o descarte para embaralhar. Caso as cartas caiam de sua mão, pegue-as do jeito que está sem olhar e as coloque em sua mão, continuando o jogo normalmente.
Fase de Jogar Cartas: O jogador deverá embaralhar suas cartas (sem olhar) e começar a baixar as cartas do topo do seu baralho, sendo que nunca, never, jamé, será permitido olhar a próxima carta da sua mão sem jogar a que está no topo. Ele sempre terá que decidir se baixa a próxima carta ou se para por aí. Caso o baralho acabe, ele ainda pode escolher reembaralhar as cartas do descarte e continuar jogando novas cartas. Caso você atinja o nível de 3 insatisfações, você deverá passar as cartas jogadas para a pilha de descarte e passar sua vez para o próximo jogador.
Quando decidir parar de baixar, você utiliza os recursos (moedas) que puder, para poder agir na fase de construção. Porém as cartas possuem elementos a serem observados, tais como, moedas (valor do recurso que vai gerar), taxa para virar (valor para você virar e utilizar o outro lado da carta), efeitos (é importante observar o efeito da carta e não esquecer de fazer o que ele manda), e insatisfação (sabe como é, ninguém gosta de pagar muitos impostos).
Fase de Construção
A fase de construção tem início logo após a fase de jogar cartas, nesta fase você irá utilizar os recursos que as cartas te darão. Você poderá realizar uma dessas três ações (ou duas, caso baixe um parque):
1ª comprar: pegue uma carta e pague o seu custo normal (indicado no canto superior direito), em seguida coloque a carta no seu descarte;
2ª virar: escolha uma das cartas do descarte, pague o custo de virá-la (indicada no canto inferior direito) e em seguida a vire;
3ª desenvolver: escolha uma carta do monte de compras e coloque-a no seu descarte, já virada, pagando o valor dela mais o custo para virá-la.
Vamos a uma breve explicação de cada carta, indicando os seus dois lados e explicando os efeitos que elas causam. Os custos e benefícios estão indicados nas cartas:
Área Residencial/Apartamento
A Área Residencial obriga o jogador à jogá-la quando estiver no topo. O Apartamento pode ser usado para sacanear o coleguinha, pagando o custo de 8 para virar ela (para Área Residencial) e colocá-la no baralho dele.
Shopping Center/Loja de Conveniência
A Loja de Conveniência te dá a vitória caso você consiga jogar 18 cartas ou mais no seu turno. O Shopping Center te obriga a jogar outra carta, caso o seu baralho não esteja vazio.
Fábrica/Usina Elétrica
A Fábrica obriga você a descartar a última carta do fundo do seu baralho, caso seu baralho não esteja vazio. A Usina Elétrica você poderá virá-la para voltar a ser uma Fábrica e colocar uma carta de Apartamento do seu descarte na pilha de descarte de outro jogador (essa ação não tem custo, é só virar a carta de volta), limpando o seu baralho e sujando o do outro jogador.
Estação/Parque
Essa com certeza é a carta que vai facilitar sua vitória, pois ao jogar essa carta você poderá na fase de construção comprar 1 carta, além de realizar a ação escolhida anteriormente. A Estação permite que fase de construção você vire 1 carta, além da outra ação escolhida anteriormente, caso você deseje, poderá virá-la novamente e ganhar 1 ponto de vitória temporariamente.
Hospital/Igreja
A carta de Hospital te dá 1 de recurso para cada nível de insatisfação acumulado no jogo, incluindo o desta carta. Mas cuidado, lembre-se de não ultrapassar o nível permitido. A Igreja vai te dar uma tolerância de +1 no nível de insatisfação no seu turno (cumulativo).
Escritório/Centro Empresarial
Quando for embaralhar suas cartas, você pode deixar o(s) Escritório(s) no topo do seu baralho. O Centro Empresarial permite a você virar a carta e embaralhar o seu monte descarte de volta à sua mão ao custo de 1 insatisfação.
Fim da partida e vencendo o jogo
O jogo acaba automaticamente caso você consiga fazer o incrível feito de baixar 18 cartas ou mais juntamente com a carta de Loja de Conveniência, ou conseguindo baixar cartas suficientes para somar 8 pontos. O jogador que fizer uma dessas duas opções, vence o jogo.
Considerações Finais
Flip City é um card game competitivo muito divertido e com uma temática bem interessante, que pode ser a sua porta de entrada para o mundo da política e despertar o prefeito dentro de você. É um jogo rapidinho e leve, além de ter um tom imersivo, pois fica aquela sensação de “revolta” dos moradores de Flip City quando se “cobra impostos demais”.
Prós:
- Setup rápido e fácil;
- Mecânica de “flipar” as cartas é muito divertida;
- Jogo bonito e simples.
Contras:
- Manual um pouco confuso;
- Pouca interação entre os jogadores;
- Algumas partidas podem se estender um pouco e deixar o jogo cansativo.
Recomendado para: novos jogadores, fãs de jogos de cartas, fãs do tema construção de cidades.