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Publicado em julho 25th, 2016 | por Jonathan Sampaio

Review – Flip City: se vire para construir sua cidade!

Review – Flip City: se vire para construir sua cidade! Jonathan Sampaio
Complexidades das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.1


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Cansados dos elevados impostos, os moradores de Flip City elegeram você para cuidar, administrar e evoluir sua cidade. Porém, nada de corrupção ou impostos altos, pois em Flip City todo poder emana do povo e eles te farão perder o jogo (eita rimou!).

Ficha Tecnica Flip City

Componentes

O jogo tem uma arte bonita e as cartas tem acabamento bem trabalhado. O criador Chih-Fan Chen é também o ilustrador do jogo. O cara realmente se empenhou em Flip City! A caixinha é bem resistente e com uma arte bem caprichada (assim como o jogo em todo), nela cabe tranquilamente as cartas sleevadas e o manual.

86 Cartas;

01 Manual de regras.

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O jogo é composto totalmente por cartas

Objetivo do jogo

Em Flip City você terá que construir sua cidade a partir do seu baralho, sendo que você não poderá escolher suas cartas, pois você deverá pegar a carta que está em cima sem olhar, respeitando a ordem das cartas da sua mão, do seu deck embaralhado aleatoriamente. Mas cuidado! Existem cartas que vão gerar insatisfação da população e se tiver demais, você dança. Ganha o jogo aquele que conquistar 8 pontos primeiro no seu turno (indicados pelo símbolo de medalha), ou quem conseguir baixar junto da loja de conveniência, 18 cartas em seu turno.

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Fique sempre de olho nas cartas de medalha

Preparação do jogo

Cada jogador vai receber um deck básico, com as seguintes cartas:

4 Áreas Residenciais;

1 Loja de Conveniência;

1 Fábrica;

1 Apartamento;

1 Hospital;

1 Parque;

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Deck de jogador pronto para começar o jogo

Em seguida, separe o deck de cartas a serem usadas no jogo,  na seguinte quantidade:

12 Lojas de Conveniência;

10 Escritórios;

12 Hospitais;

8 Fábricas;

8 Parques.

Lembrando que a carta Escritório faz parte da expansão e não deve ser adicionada se o jogo for para 1 jogador. O jogador que mais recentemente virou uma mesa começa o jogo.

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Setup pronto. Hora de construir!

O jogo

O jogo acontece em rodadas dos jogadores, sendo que cada rodada possui duas fases: a fase de jogar cartas e a fase de construção. O acúmulo das cartas e a construção é o caminho certo para a vitória. As moedas, pontos de vitória e marcadores de insatisfação não são acumulativos, ou seja, só valem para aquela rodada.

É importante ressaltar que em momento algum você poderá olhar as cartas que estão em sua mão, somente a de cima. Além disso, também não é permitido reembaralhar ou organizar as cartas, somente quando for pegar o descarte para embaralhar. Caso as cartas caiam de sua mão, pegue-as do jeito que está sem olhar e as coloque em sua mão, continuando o jogo normalmente.

Fase de Jogar Cartas: O jogador deverá embaralhar suas cartas (sem olhar) e começar a baixar as cartas do topo do seu baralho, sendo que nunca, never, jamé, será permitido olhar a próxima carta da sua mão sem jogar a que está no topo. Ele sempre terá que decidir se baixa a próxima carta ou se para por aí. Caso o baralho acabe, ele ainda pode escolher reembaralhar as cartas do descarte e continuar jogando novas cartas. Caso você atinja o nível de 3 insatisfações, você deverá passar as cartas jogadas para a pilha de descarte e passar sua vez para o próximo jogador.

Quando decidir parar de baixar, você utiliza os recursos (moedas) que puder, para poder agir na fase de construção. Porém as cartas possuem elementos a serem observados, tais como, moedas (valor do recurso que vai gerar), taxa para virar (valor para você virar e utilizar o outro lado da carta), efeitos (é importante observar o efeito da carta e não esquecer de fazer o que ele manda), e insatisfação (sabe como é, ninguém gosta de pagar muitos impostos).

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Contabilizando as moedas, só dá pra comprar uma fábrica

Fase de Construção

A fase de construção tem início logo após a fase de jogar cartas, nesta fase você irá utilizar os recursos que as cartas te darão. Você poderá realizar uma dessas três ações (ou duas, caso baixe um parque):

1ª comprar: pegue uma carta e pague o seu custo normal (indicado no canto superior direito), em seguida coloque a carta no seu descarte;

2ª virar: escolha uma das cartas do descarte, pague o custo de virá-la (indicada no canto inferior direito) e em seguida a vire;

3ª desenvolver: escolha uma carta do monte de compras e coloque-a no seu descarte, já virada, pagando o valor dela mais o custo para virá-la.

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Baixando cartas e construindo

Vamos a uma breve explicação de cada carta, indicando os seus dois lados e explicando os efeitos que elas causam. Os custos e benefícios estão indicados nas cartas:

Área Residencial/Apartamento

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A Área Residencial obriga o jogador à jogá-la quando estiver no topo. O Apartamento pode ser usado para sacanear o coleguinha, pagando o custo de 8 para virar ela (para Área Residencial) e colocá-la no baralho dele.

Shopping Center/Loja de Conveniência

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A Loja de Conveniência te dá a vitória caso você consiga jogar 18 cartas ou mais no seu turno. O Shopping Center te obriga a jogar outra carta, caso o seu baralho não esteja vazio.

Fábrica/Usina Elétrica

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A Fábrica obriga você a descartar a última carta do fundo do seu baralho, caso seu baralho não esteja vazio. A Usina Elétrica você poderá virá-la para voltar a ser uma Fábrica e colocar uma carta de Apartamento do seu descarte na pilha de descarte de outro jogador (essa ação não tem custo, é só virar a carta de volta), limpando o seu baralho e sujando o do outro jogador.

Estação/Parque

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Essa com certeza é a carta que vai facilitar sua vitória, pois ao jogar essa carta você poderá na fase de construção comprar 1 carta, além de realizar a ação escolhida anteriormente. A Estação permite que fase de construção você vire 1 carta, além da outra ação escolhida anteriormente, caso você deseje, poderá virá-la novamente e ganhar 1 ponto de vitória temporariamente.

Hospital/Igreja

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A carta de Hospital te dá 1 de recurso para cada nível de insatisfação acumulado no jogo, incluindo o desta carta. Mas cuidado, lembre-se de não ultrapassar o nível permitido. A Igreja vai te dar uma tolerância de +1 no nível de insatisfação no seu turno (cumulativo).

Escritório/Centro Empresarial

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Quando for embaralhar suas cartas, você pode deixar o(s) Escritório(s) no topo do seu baralho. O Centro Empresarial permite a você virar a carta e embaralhar o seu monte descarte de volta à sua mão ao custo de 1 insatisfação.

Fim da partida e vencendo o jogo

O jogo acaba automaticamente caso você consiga fazer o incrível feito de baixar 18 cartas ou mais juntamente com a carta de Loja de Conveniência, ou conseguindo baixar cartas suficientes para somar 8 pontos. O jogador que fizer uma dessas duas opções, vence o jogo.

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Medalhas contadas e 9 pontos conquistados. Fim de jogo

Considerações Finais

Flip City é um card game competitivo muito divertido e com uma temática bem interessante, que pode ser a sua porta de entrada para o mundo da política  e despertar o prefeito dentro de você. É um jogo rapidinho e leve, além de ter um tom imersivo, pois fica aquela sensação de “revolta” dos moradores de Flip City quando se “cobra impostos demais”.

Prós:

  • Setup rápido e fácil;
  • Mecânica de “flipar” as cartas é muito divertida;
  • Jogo bonito e simples.

Contras:

  • Manual um pouco confuso;
  • Pouca interação entre os jogadores;
  • Algumas partidas podem se estender um pouco e deixar o jogo cansativo.

Recomendado para: novos jogadores, fãs de jogos de cartas, fãs do tema construção de cidades.

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Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



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