Publicado em agosto 21st, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Red 7: arco-íris na escuridão
Summary:
3.3
Gosta de jogos rápidos, divertidos, envolventes e inteligentes? Precisa conhecer o Red 7, lançado no Brasil pela PaperGames, responsável pelo já lançado aqui Flip City e que já está com o premiado Isle Of Skye na agulha. Conheça um pouco deste divertido jogo de cartas em que você tem a obrigação de estar ganhando no final do seu turno para continuar no jogo.
Componentes
É um jogo de produção boa, a arte não é lá aquelas coisas, mas cumpre seu papel. As cartas tem qualidade bacana, impressão bem feita e o acabamento impecável. Como é um jogo só de cartas, não há muito o que falar dos componentes. Destaque para a caixa com um insert simples, mas que cabem todas as cartas com sleeves (aprendam isso editoras!) que não vai te fazer carregar as cartas num saquinho avulso por aí.
- 58 cartas;
- 1 livro de regras.
Preparação
A carta vermelha inicial é colocada no centro da mesa, sendo este lugar chamado de tela. cada jogador recebe 7 cartas para baixo que vão compor a sua mão, depois disso, cada um ganha uma carta virada para cima que vai ser a primeira carta da paleta de cada jogador. O jogador com a carta mais alta começa ganhando o jogo, logo o jogador inicial vai ser o jogador a sua esquerda. Em caso de empate, ganha quem tiver a carta da cor mais próxima do vermelho (conforme a carta de referência).
Objetivo de jogo
Ganha Red 7 o jogador que conseguir continuar no jogo por último. O objetivo é simples: você precisa no seu turno jogar pelo menos uma carta e estar ganhando no final. Se não conseguir fazer isso, você está fora do jogo.
O turno
Na sua vez você pode escolher uma das 4 opções: 1- jogar uma carta na tela e mudar as regras do jogo, 2- jogar uma carta na sua paleta, 3- jogar uma carta na sua paleta e uma na tela, ou 4- não fazer nada e perder. Lembrando que você precisar estar ganhando o jogo no final do seu turno, ou você automaticamente está fora. Para saber como funciona isso, vamos falar um pouco sobre as cores das cartas e as regras que cada uma contém.
Regras e cores
Cada vez que você coloca uma carta na tela, ela muda as regras de acordo com a sua cor: vermelho: a mais alta, laranja: mais do mesmo número, amarelo: mais de uma mesma cor, verde: mais números pares, azul: mais cores diferentes, anil: mais números em sequência e violeta: mais números abaixo de 4.
Final de jogo
O jogo termina quando restar apenas um jogador em jogo. Caso esteja sendo feita uma partida avançada (confira aqui nosso gameplay de uma partida avançada) com mais rodadas, o vencedor pontua, pegando as cartas que o fez ganhar aquela rodada, colocando essas cartas embaixo de sua carta de referência de cores. Nesse caso ganha quem fizer mais pontos de acordo com o número de jogadores: 2 jogadores, 40 pontos, 3 jogadores, 35 pontos e 4 jogadores, 30 pontos.
Partida avançada
Para se jogar uma partida avançada, algumas regras são adicionadas. Primeiro, toda vez que você jogar uma carta na tela com o número maior que a quantidade de cartas que você tem na paleta, compra uma carta. Segundo, você vai utilizar os ícones existentes nas cartas ímpares para realizar uma ação toda vez baixar uma delas na sua paleta. Com a carta 1 você pode tirar uma carta da paleta de outro jogador e voltar para o baralho. Com a 3 você pode comprar uma nova carta. Com a 5 você pode baixar mais uma carta na sua paleta e ainda baixar uma carta na tela. E com a 7 você pode tirar uma carta da sua paleta e colocar na tela. Essas regras servem para alongar a partida e permitir que você renove sua mão, tendo cartas a mais para continuar jogando.
Considerações
Um jogo rápido, divertido, envolvente e inteligente. Ele vai mexer com a sua cabeça, já que você tem que prestar atenção em cada jogada dos adversários antes de fazer a sua e tomar muito cuidado para não jogar uma carta errada, isso pode custar a sua saída do jogo.
Evite jogar duas cartas em uma rodada de forma a se manter mais tempo em jogo, além de se beneficiar com as jogadas que vão te dar mais uma carta. Tente fazer com que os outros jogadores gastem mais cartas para que assim eles gastem mais e você ganhe o jogo. A variante de pontuação é muito interessante e acaba se tornando mais estratégica, já que você pode se recuperar nas rodadas seguintes. É um joguinho que vai agradar a jogadores iniciantes, quando experientes.
Prós
- Dá pra levar no bolso;
- Pode ser jogado como um jogo rápido ou demorado (várias rodadas);
- Divertido, envolvente e fácil de fazer setup e explicar.
Contras
- Baixa rejogabilidade;
- Arte muito simples.
Indicado para: quem gosta de card games, jogos rápidos e estratégicos.