Publicado em agosto 28th, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Vudu é pra jacu!
Summary:
3.2
Não adianta bancar o bruxo, se na hora que o Vudu é colocado na mesa você treme que nem vara verde. Encare seus medos e prepare sua contramágica.
Componentes
O jogo tem uma arte muito bonita, dados exclusivos e um acabamento bem trabalhado, deixa a desejar com os marcadores de pontos e a trilha de pontuação:
- 5 dados de ingredientes;
- 6 marcadores de pontuação;
- 30 cartas de maldição;
- 13 cartas de artefatos;
- 10 cartas de maldições permanentes;
- 1 carta de alvo;
- 1 boneco vudu;
- 1 manual de regras.
Objetivo do jogo
Em Vudu o objetivo é fazer 11 pontos primeiro, lançando maldições, fazendo jogadores quebrar as maldições lançadas neles e jogar cartas de artefatos e assim vencer o jogo.
Preparação do jogo
Separe as cartas de maldição (cartas amarelas) de 2 ingredientes e as embaralhe. Distribua 1 para cada jogador, depois as embaralhe de volta com as outras cartas de maldição formando um monte para compra. Embaralhe as cartas de artefatos (cartas azuis) e as cartas de maldição permanente (cartas vermelhas), formando mais dois montes para compras diferentes. O jogador mais azarado recebe o boneco Vudu e começa o jogo.
O jogo
Para melhor compreensão e praticidade, vamos dividir o turno do jogador em fases:
Fase 1 – Rolagem de dados
O jogador irá mexer seu caldeirão, rolando os 5 dados de ingredientes que possuem os seguintes lados (ingredientes): abóboras, ectoplasmas, pé de corvo, caveira, asa de morcego e uma estrela verde. Após a rolagem, o jogador verifica se os ingredientes revelados são suficientes para lançar uma maldição em alguém. Se for, ele deverá escolher um jogador e lançar sua maldição lendo-a em voz alta. Caso a combinação dos dados não seja suficiente para o lançamento do feitiço, é permitido separar um ou mais dados e descarta um outro qualquer para rerrolar o restante. É possível fazer isso enquanto houver dados para descartar.
Se você não quiser lançar nenhuma maldição, você pode rolar os seus dados e comprar novas cartas de maldições ou artefatos, ao custo de 2 ingredientes (2 dados) por carta. O jogado escolhe qual das cartas comprar. Como por exemplo: 1 de maldição e 1 de artefato, 2 de artefato, 2 de maldição, desde que tenha cacife pra isso. Caso restem apenas 2 dados, é possível também comprar apenas 1 carta.
As cartas de artefatos são muito importantes no jogo, pois elas vão lhe ajudar a se defender de maldições lançadas, criar situações em que você consegue pontuar, entre outras coisas, além de não ter custo para serem usadas.
Fase 2 – Lançando uma maldição
Havendo componentes necessários para lançar uma maldição, você pode lançá-la. O asterisco na carta indica que pode ser qualquer ingrediente.
O nome da carta e o seu efeito deve ser lido em voz alta, depois disso a carta é colocada na frente de quem a lançou. O jogador alvo deve fazer o que a carta pede e tem que receber a carta de alvo. O jogador que lançou recebe a pontuação da carta que é indicado na parte inferior da carta. No canto superior da carta também existe uma pontuação, essa pontuação é recebida quando o jogador que sofreu a maldição esqueceu de fazer o que é pedido, quebrando a maldição, assim ele se livra daquele encanto, porém, o jogador que a lançou pontua..
As cartas de maldição podem ser para você fazer algo durante o seu turno, antes de passar o boneco vudu, ou antes da rolagem de dados.
Fase 3 – Passando o Vudu
Sempre que você terminar o seu turno, você deve passar o boneco vudu para o próximo jogador (da esquerda), que iniciará o seu turno, lembrando de verificar se não existe sobre você uma maldição que o obrigue a fazer algo antes de passar o boneco.
Maldições permanentes
Você deve ter notado que na trilha de pontos existem umas caveiras vermelhas (em 3, 6 e 9 pontos), chamadas de “Caveirões”. Eles indicam que o jogador que alcançar aquela pontuação, deverá compra uma carta de maldição permanente. Essa maldição mesmo se for quebrada ficará com o jogador até o fim do jogo, se o jogador esquecer de fazer o que a carta perde ele deve aplicar o seu efeito.
Fim da partida e vencendo o jogo
O jogo acaba imediatamente quando um jogador fizer 11 pontos, sendo este o vencedor.
Considerações Finais
Vudu é um jogo com uma arte de encher os olhos, muito divertido e que garante boas risadas. Com certeza é o tipo de jogo pra animar a galera, dar uma quebrada no gelo e espantar os maus espíritos de um jogo ruim. É de fácil compreensão e ótimo para iniciantes. Se você quiser, esse jogo é perfeito para jogar com a criançada, basta que saibam ler e os pequenos irão se divertir muito!
O que não agradou muito foram os marcadores dos jogadores e a trilha de marcação de pontos, pois existe pouco espaço para colocar os marcadores e o material é muito frágil. Mas, nada que atrapalhe a diversão. O importante é lançar maldições nos outros jogadores, não esquecer das que você recebeu e ter em mente a frase do grande filósofo dos anos 70, Woody Woodpecker (também conhecido como Pica-Pau): “vudu é pra jacu!”.
Prós:
Setup rápido e fácil;
Temática interessante;
Mecânica simples;
Quanto mais gente, mais divertido;
Dinâmico e envolvente.
Contras:
Marcadores dos jogadores à desejar;
Trilha de marcação de pontos ruim;
Possui muita dinâmica o que pode afastar jogadores tímidos.
Recomendado para: novos jogadores, quem curte jogos divertidos, party gamers e fãs de jogos dinâmicos e rápidos.