Reviews

Publicado em setembro 12th, 2016 | por Francis Weslen

Review – ZNE – não deixe a zoeira morrer, não deixe a zoeira acabar

Review – ZNE – não deixe a zoeira morrer, não deixe a zoeira acabar Francis Weslen
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3


User Rating: 4.8 (1 votes)

Ano passado participamos do financiamento coletivo e ficamos esperando ansiosamente pelo jogo. Ele chegou, não é tudo aquilo que esperávamos, mas é até que divertido. É um jogo pra zoar seus amigos do grupo de board, seu melhor amigo ou até mesmo aquele primo chato! Zueira Never Ends é feito pra isso, usando cartas você vai poder provocar, blefar, sacanear geral e ser o campeão da zoeira!

ficha-tecnica-zne

Componentes

Neste jogo, os componentes são muito frágeis, mas a qualidade de impressão dos materiais ficou impecável.

_fra6102

Tudo que uma Zueira precisa

O que vem na caixa:

21 cartas de ataque;

21 cartas de defesa;

06 cartas de desafio;

02 cartas únicas;

06 cartas de personagem;

03 cartas cenário;

01 carta de cola;

24 marcadores de ação;

36 marcadores de moral;

06 marcadores x5 de moral;

01 livro de regras.

Preparação

Cada jogador deve escolher um dos personagem disponíveis, ou fazer um sorteio aleatório, fica a critério da mesa decidir isso. Da mesma forma, todos devem olhar as cartas de cenário e decidir ativar apenas uma que será utilizada naquela partida, as demais retornam à caixa. Em seguida, cada um recebe 3 marcadores de Pontos de Ação e 10 de Pontos de Moral. As cartas que sobrarem são embaralhadas e colocadas no centro da mesa, formando a pilha de compra. Lembre de deixar um espaço ao lado para a pilha de descarte.

Feito isso. Cada jogador compra 5 cartas do monte formando assim sua mão inicial. A escolha do jogador inicial cabe a todos os participantes escolherem a melhor forma de decidir. O jogo segue o sentido horário.

_fra6114

Tudo preparado para a Zueira começar

Objetivo de jogo

Em Zueira Never Ends você precisa de muita astúcia para conseguir baixar os pontos de moral de seus amiguinhos e sobreviver a todo esse monte de zoeira que não terá fim.

As cartas

No baralho básico do jogo podemos encontrar 6 tipos de cartas, sendo elas:

_fra6103

Os tipos de carta do baralho do jogo

 

  • Cartas de Ataque: identificadas pela cor avermelhada. Elas são usadas para reduzir pontos de moral;
  • Cartas de Defesa: cartas azuis. Utilizadas para bloquear um ataque e proteger seus pontos de moral;
  • Cartas Únicas: identificadas pela cor laranja. Elas concedem ao jogador um efeito mais poderoso do que as demais cartas;
  • Desafio: identificadas pela cor roxa, podem aumentar sua pontuação de moral e também diminuir a dos seus adversários;
  • Personagem: identificadas pela cor amarela, é obvio que é a carta que lhe representará a partida toda. Cada personagem tem habilidades próprias que podem ser ativadas apenas uma vez por turno;
  • Cenário: estas cartas indicam algumas regras e mecânicas que a partida deverá seguir. Permanecendo o jogo todo ativa na mesa.

Simbologia

_fra6104

Preste muita atenção nos símbolos, eles farão muita diferença nas partidas

 

  • Instantâneo: as cartas com o símbolo de raio podem ser ativadas a qualquer momento da partida, desde que seu personagem tenha pontos de ação suficientes para baixar a carta. Muito importante enfatizar que seu efeito deve ser resolvido antes de qualquer carta jogada antes dela (ela se torna prioridade).
  • Prolongado: as cartas com o símbolo de ampulheta, após serem ativadas em um jogador alvo, elas permanecem com o efeito pelo tempo indicado na carta ou até o jogador utilizar uma carta que a anule.
  • Sem Símbolo: as cartas sem simbologia só podem ser utilizadas no seu turno e descartadas assim que seu efeito for aplicado.
  • Item (expansão): todas as cartas que tiverem o simbolo de uma mochila, ficam ativas na mesa junto ao personagem, a menos que sofram algum efeito.

Elementos das cartas

  • Custo: ao lado do nome de cada carta, você vai encontrar uma numeração que vai de 1 a 3. Ela indica a quantidade de Pontos de Ação que deverão ser gastos para baixá-la e ativar seu efeito;
_fra6106

O custo da carta exemplo é de 1 e você pode descobrir o segredo de seus amigos

 

  • Ativação: cada personagem tem uma habilidade distinta do outro e para ativá-la você também precisa gastar pontos de ação. No início do texto descritivo da habilidade você vai encontrar uma numeração que indica o custo para ativá-la. Lembrando que essa habilidade só pode ser usada uma vez por turno. Quando um desafio for ativado, no canto inferior direito da carta indicará o resultado de quem ganha/perde o desafio.
_fra6105

O desafio foi ativado, seu custo pago e quem ganhá-lo leva 3 pontos de moral e o perdedor perde 1

  • Efeito Passivo (expansão): seu efeito permanece ativado o tempo todo no jogo, até que outra carta anule seu efeito.
_fra6107

A mochila indica esta habilidade

Turno

Cada turno é dividido em três fases que seguem uma ordem específica, sendo elas:

  • Preparar: se você tiver ativado alguma carta no turno anterior, recolha todos os Marcadores de Ação que voltam pra você, em seguida coloque as cartas utilizadas na pilha de descarte.
_fra6110

Retirando a carta e o marcador de custo do turno anterior

  • Comprar: compre uma carta da pilha de compra;
_fra6112

Comprando!

  • Agir: chegou a hora de aplicar a zoeira. Você pode escolher baixar uma ou mais cartas utilizando seus pontos de ação para atacar, se proteger, ativar uma habilidade de personagem ou item desde que tenha pontos de ação suficientes para utilizá-las. Quando  ativar uma carta, coloque em cima dela os Marcadores de Ação referentes ao seu custo. Caso prefira, você ainda pode gastar 1 ponto de moral para comprar mais uma carta neste turno.
_fra6113

Eu escolho a Zueira em dobro

Zoando fora do seu turno

Caso você tenha uma carta com efeito instantâneo e não utilizou todos os pontos de ação em seu turno, a qualquer momento da partida você pode ativá-la, utilizando os pontos de ação que restaram. Seus efeitos acontecem sempre antes do efeito do jogador alvo.

Final de jogo

Como o ZNE é um jogo de eliminação, se você for o último jogador que ainda tiver pontos de moral na mesa, é consagrado o campeão.

Considerações

ZNE é um game que consegue divertir a galera. Com uma dinâmica rápida e objetiva, as partidas fluem rapidamente, garantindo bastante gargalhadas e muitas vezes até vão lhe fazer descobrir alguns segredinhos podres do coleguinha.

A arte tem ilustrações simples mas extremamente caricatas, utilizando easter eggs e memes da cultura pop, dando a ele um visual agradável para alguns, mas para outros muito caricato demais. Mas, as referências valem a pena, principalmente para quem acompanha memes da internet, o que pode ser um problema para quem não está ligado nesse universo.

Uma das coisas que sentimos muita falta neste game são as “zueiras físicas”, afinal nem só de palavras se faz uma “zueira hue BR” não é? O jogo tem muitas cartas de ações que tiram, adicionam pontos ou bloqueiam efeitos de carta, podendo não agradar a maioria dos players. Na expansão “Pug Life” a coisa não muda muito, tendo pouquíssimas cartas de ação física e muitas de subtração e adição de pontos.

Apesar de ser um jogo legal, não é o melhor de sua categoria de party games, tendo inúmeras outras opções muito melhores, com mecânicas mais interessantes. Mas, vale a pena conhecer e ver mais uma produção nacional.

Prós

  • Qualidade de impressão;
  • Ilustrações simples e divertidas;
  • Setup rápido e fácil;
  • Quanto mais players, mais divertido fica;
  • Mecânica simples.

Contras

  • Caixa do jogo frágil;
  • Marcadores frágeis;
  • Diagramação do manual confusa;
  • Referências muito específicas;
  • Variedade baixa de cartas no baralho.

Indicado para: quem curte uma bela zoeira, novos jogadores, passar o tempo com os amigos dando boas gargalhadas, fãs de jogos rápidos e memes da internet.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Designer Gráfico, nerd de carteirinha, cinéfilo e streamer. Apaixonado por jogos de miniaturas e cooperativos. Lutando todos os dias pela glória de um bom ameritrash.



Voltar ao Topo ↑