Publicado em agosto 18th, 2015 | por Renato J. Lopes
Mexica: os astecas não morreram!
E vão estar em breve numa caixa perto de você. Mais um lançamento da Conclave Jogos.
No ano de 2002, a Ravensburger e a Rio Grande Games lançaram o terceiro jogo da “Trilogia da Máscara”, Mexica (os outros dois são Tikal, de 1999, e Java de 2000), um jogo de alocação de trabalhadores, bloqueio e maioria, com regras simples e sutis. O jogo não foi distribuído no Brasil, só sendo possível comprá-lo exclusivamente através de importação. Até agora. A Conclave Jogos anunciou para a próxima semana a pré-venda desse jogão.
O jogo
O jogo de Michael Kiesling e Wolfgang Kramer foi totalmente reformulado para o lançamento nacional, com peças mais bonitas e melhores que a original, além de facilitar a imersão no tema.
Nele, voltamos ao ano de 1325, quando os astecas (mexicas), visando realizar uma antiga profecia decidem construir Tenochtitlan, a capital de seu império. Você é um “Pilli Mexica”, um nobre asteca encarregado de participar na construção da cidade.
Utilize sabiamente seus pontos de ação para construir distritos, escavar os canais de navegação, construir pontes e frustrar os planos de seus adversários.
O jogo se desenrola em 2 períodos com um número limitado de templos de valores a serem alocados. As rodadas são feitas com cada jogador possuindo 6 pontos de ação por turno, que pode utilizar para realizar diferentes ações: mover seu “Pilli Mexica”, posicionar peças de canais, erguer templos, construir pontes, entre outros.
Por que comprá-lo?
Além de ser um clássico, ele é uma criação de dois grandes game designers e é um euro leve. Dá pra jogar de 2 a 4 players, o que facilita a vida de quem tem grupos pequenos, ou quer fazer uma jogatina a dois. Apesar do não terem sido divulgados valores, acreditamos que vai estar num valor acessível, como nos outros jogos da editora, em torno de R$ 200,00.