Publicado em outubro 3rd, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Flick´Em Up: o peteleco mais rápido do oeste!
Summary:
3.5
Mostre aos seus oponentes quem é que manda e quem tem o gatilho mais rápido do velho oeste. Em Flick’em Up você vai precisar mostrar que tem pontaria e destreza antes que a equipe inimiga para vencer o desafio. Você tem duas formas de jogar: seguindo as missões do jogo, ou de forma livre, pra ver quem é o mais perigoso atirador de todo o oeste.
Componentes
O jogo tem uma arte muito bonita e um acabamento bem trabalhado, a caixa contém um belo insert em que cabem todas as peças perfeitamente.
- 12 Peões Tridimensionais: 2 peões neutros (1 azul e 1 rosa), 5 caubóis vestidos de branco (os mocinhos) e 5 caubóis vestidos de preto (os bandidos);
- 12 chapéus removíveis e reversíveis: 10 numerados de 1 a 5 (2 de cada) e 2 sem número;
- 6 Construções: Saloon, Delegacia, Banco, Mercearia, Prefeitura e Casa Funerária;
- 1 Forca;
- 72 fichas: 38 pontos de vida, 11 sacos de ouro, 6 interdições, 5 pistolas Colt, 2 rifles Winchester, 4 fichas de água pura/envenenada, 2 dinamites, 1 iniciativa (Pretzel) e 1 refém;
- Outras 37 peças: 13 blocos de suporte, 5 barris, 3 cactos, 4 cercas, 4 palheiros, 1 disco de movimento, 4 balas, 1 tambor do Winchester, 1 dinamite e 1 relógio da prefeitura.
Objetivo do jogo
Em Flick’Em Up é possível ter objetivos diversos, como: derrotar todos os seus oponentes, resgatar vítimas de sequestro, salvar seu comparsa da forca e muito mais. Tudo vai depender da missão que você está jogando.
Preparação do jogo
Escolha uma superfície lisa e plana que seja acessível para todos e por todos os lados. Monte o cenário que irão jogar e separe os jogadores em 2 equipes de números iguais ou, não tendo um número perfeito para divisão, escolha uma equipe para ficar com um integrante a mais. Começa o jogo o jogador indicado na missão que estiver com a ficha do Pretzel e então o jogo se dá de forma alternada entre os jogadores.
Cada personagem começa com o que está em sua ficha. O item inicial pode mudar de acordo com a missão escolhida.
O jogo
O jogo é bem simples e suas ações são feitas através de petelecos, porém, sem que o dedo indicador se apoie em outro dedo ou na mesa para fazer pressão. Ele deve estar livre e a jogada é feita apenas com o movimento deste dedo, como no exemplo a seguir:
No decorrer do jogo você poderá fazer 2 das seguintes ações: andar ou atirar, podendo repetir a mesma ação, ou seja, andar 2 vezes, atirar 2 vezes, pegar ou largar um item, ou andar e atirar. Para melhor compreensão vamos separar as ações:
Ação de atirar
O jogador irá colocar o disco de tiro à esquerda ou à direita, à um disco de distância do seu meeple e com o movimento do indicador dar um peteleco no disco. Se o projétil atingir o inimigo e derrubá-lo, significa que o inimigo perde 1 de vida e fica caído até que se levante para agir, não podendo ser atingido novamente enquanto estiver no chão. Se o tiro não derrubar o inimigo, significa que pegou apenas de raspão e não o causa dano. Quando o personagem perder todos os seus pontos de vida ele morre e a carta dele deve ser virada para o lado da lápide. Atenção! O tiro ricocheteado não é válido.
Ação de movimento
O jogador irá retirar seu meeple do lugar, colocar o disco branco (que representa o movimento) e do mesmo modo do tiro, dar um peteleco no disco. Se o disco não atingir nada e nem ninguém, o movimento foi possível. Caso o disco atinja algum objeto ou alguém, o movimento foi infrutífero e o jogador pode tentar de novo ou se não houver mais ações, deixar seu meeple onde estava.
Ação de pegar ou largar itens
Esta ação só é possível nos casos em que um jogador está dentro de uma construção que possua algum item ou arma, então ela surge como mais uma ação. Cada jogador pode carregar até 2 itens, se o jogador decidir pegar um terceiro item, deve largar um dos itens que carregava antes.
Importante!
Após o jogador da vez terminar suas ações, este deverá virar o chapéu do seu meeple. Por exemplo, se o jogo começou com a torre no horário das 3 horas (de cor azul), significa que todos os meeples devem estar com os chapéus do lado da cor azul em cima, então após fazerem suas as ações, os chapéus devem ser virados para o lado vermelho, cor da próxima hora do relógio, que indica que esse meeple já foi usado nessa rodada que a próxima terá início com todos os meeples com os chapéus nas cores vermelhas.
Regras adicionais
Durante o jogo aparecerão algumas situações que precisam ser observadas que são regras adicionais. Vejamos:
Entrando numa construção
Para entrar em uma construção é bem simples: basta que o disco de movimento ultrapasse um pouco a linha imaginária que divide o meio da porta do recinto e pronto, você está dentro. O grande detalhe é que quem está fora da construção não pode atirar em quem está dentro, mas quem está dentro pode atirar em quem está fora, seguindo as mesmas regras do tiro, porém para atirar de dentro da construção, você coloca o projétil atrás da construção e mira entre os suportes, ou seja, o disparo tem que passar pela porta sem atingir nada no caminho.
Duelo
O duelo acontece quando um jogador se encontra dentro de uma construção e um outro jogador inimigo adentra na mesma construção, então começa o duelo. É importante ter uma parte da mesa separada para os duelos.
No duelo, os meeples ficam em uma distância considerável um do outro e o jogador que entrou por último no recinto começa atirando. Caso este erre, o jogador adversário coloca o disco branco (de movimento) a frente de seu meeple, colado nele e pula pra frente do disco, fazendo assim um movimento de aproximação para efetuar o seu disparo, caso erre também, o outro jogador faz o mesmo até alguém acertar. O meeple atingido deve ser arremessado (com o disco de movimento) para fora da construção.
Forca (específica de missão)
Para liberar seu comparsa da forca, você deverá derrubar o comparsa de cima do barril com um tiro e escoltá-lo até seu bando. Caso não consiga realizar a escolta, os mocinhos o levarão à forca novamente.
Fim da partida e vencendo o jogo
O fim da partida e a equipe vencedora vai depender de qual missão você estiver fazendo e objetivo da mesma. Pode ser eliminar seus inimigos ou salvar uma vítima de um sequestro e por aí vaí. Porém, no final apenas uma equipe sai vencedora.
Considerações Finais
Flick’Em Up é um jogo de encher os olhos, que com certeza chamará a atenção de quem estiver por perto pelo seu cenário bacana, além de ser muito divertido e garantir boas risadas. Com certeza é o tipo de jogo pra animar a galera e para resolver seus conflitos em um duelo de meeples ao melhor estilo faroeste. É de fácil compreensão e ótimo para iniciantes. Se você quiser, esse jogo é perfeito para jogar com a criançada.
O que não me agradou muito, foi o fato dos discos caírem da mesa quase sempre que são lançados. Por isso é bom ter cuidado para que não se perca nenhum disco. Outra coisa que pode acabar acontecendo é o desgaste das bases de construções, uma vez que tem que ser montadas e desmontadas sempre que for jogar e a versão brasileira não vem com os protetores contidos na versão internacional.
Prós:
- Setup rápido e fácil;
- Temática interessante;
- Mecânica simples;
- Dinâmico e envolvente;
- Possui expansões;
- Insert bem desenvolvido.
Contras:
- Facilidade de se perder peças;
- Possível desgaste nas bases das construções;
- Tende a perder o dinamismo com muitos jogadores, o que pode fazer a espera por sua vez de jogar ser grande.
Recomendado para: novos jogadores, quem curte jogos divertidos, party gamers e fãs de jogos dinâmicos, rápidos e ao melhor estilo velho oeste. Recomendado por Billy The Kid.