Publicado em outubro 18th, 2016 | por Renato J. Lopes
Jórvík: board game de vikings chegando ao Brasil
Que os vikings estão na moda, você está cansado de saber. O que você talvez não saiba é que o mestre Stefan Feld (Castelos de Burgundy, Trajan, AquaSphere, entre outros) lançou recentemente um board game com essa temática. Tá certo que ele não é um jogo totalmente novo, já que é uma reiplementação de The Speicherstadt, em que você adquire mercadorias e tenta vender a um preço melhor, mas mesmo assim, promete!
Em Jórvík você assume o papel de um jarl viking, ganhando pontos de prestígio por trocar mercadorias, fazer festas, financiar pilhagens e comissionar artesão e soldados que defendem sua cidade. Quem conseguir fazer mais pontos ao final de quatro estações é o grande jarl e vencedor da partida. Ele comporta de 2 a 5 jogadores e utiliza as mecânicas de alocação de trabalhador e leilão.
Cada rodada acontece em 4 fases: suprimento, demanda, compra e carregamento. Na fase de suprimento são abertas as cartas de itens que estarão disponíveis para compra. Na fase da demanda, os jogadores colocam seus trabalhadores no tabuleiro, indicando quais cartas eles têm interesse. Na fase de compras, os jogadores podem comprar as cartas disponíveis seguindo a posição dos seus vikings. E por último, na fase de carregamento, os jogadores recebem dinheiro, mercadorias e limpar sua área de carregamento.
A edição do jogo que será lançado aqui no Brasil pela Conclave Editora vem com dois modos de jogo: um que corresponde ao jogo básico do The Speicherstadt (Karl) e o modo avançado (Jarl), em que você joga como se utilizasse a expansão do jogo original (chamada Kaispeicher). Se os ventos soprarem a favor, o jogo deve chegar até o final do próximo mês. E aí, vai aproveitar a pilhagem, ou vai ser vítima do ataque dos outros jarls?