Publicado em dezembro 4th, 2016 | por Mr. D
Review – Potion Explosion: poções e emoções
Summary:
3.7
Em Potion Explosion você vive o seu último ano na Academia de Feitiços Horribilorum para Bruxos Brilhantes e é hora de provar que você não é um trouxa passando na prova final de confecção de poções! Mas não basta apenas passar na prova, você precisa provar para o Reitor Alvo Soumelhor que você é o melhor aluno da classe preparando as poções mais poderosas e adquirindo mais fichas de competência. Embarque de cabeça nessa aula de fantasia desse belo jogo da Galápagos Jogos.
Componentes
Os componentes da versão nacional deste jogo são muito bons. O colorido das bolas de gude que representam os ingredientes são bem legais, o dispensador é muito bom e as poções são lindas, com uma arte cheia de detalhes que diferenciam a poção de acordo com seus nomes e efeitos.
O que vem na caixa:
1 dispensador; 80 bolinhas de gude; 8 bolinhas de gude reserva em caso de uma ou outra estar defeituosa; 15 fichas de competência; 64 fichas de poções; 21 fichas de ajuda; 4 bancadas; 1 ficha de primeiro jogador.
Preparação
Cada jogador pega uma bancada e coloca a sua frente.
O jogador que preparou um drink pela última vez, é o primeiro jogador.
Dos oito tipos de poções, exclua dois (preferencialmente o Bálsamo da Viscosidade Extrema e a Filtro da Lavamancia, pois são um pouco mais complicadas de usar. Mas depois que se habituar ao jogo, podem ser dois tipos aleatórios). Separe as poções que tem estrelas, pois elas marcam quais são as poções iniciais. Embaralhe as poções iniciais e sorteie 2 para cada jogador, colocando-as no centro da mesa com o lado da fórmula virado para cima.
A partir do primeiro jogador, em sentido horário, todos pegam uma das poções. Quando o último jogador pegar sua primeira poção, ele também pega sua segunda e assim, em sentido anti-horário, todos os jogadores pegam a segunda poção.
Derrame os ingredientes (bolinhas de gude) no dispensador. Não escolha onde colocá-las, apenas deixe-as seguir o caminho natural, mas se alguma ficar travada, empurre-a para alguma faixa que ainda tenha espaço.
Organize as poções restantes (incluindo as poções iniciais que não entraram no sorteio) em cinco pilhas com o lado da receita virado pra cima.
Faça uma pilha com todas as fichas de ajudinha do professor ao lado do dispensador.
Faça também uma pilha com as fichas de competência. O número de fichas é igual ao número de jogadores + 2. Porém, você tem toda a liberdade para aumentar ou diminuir esse número fazendo as partidas serem mais longas ou mais curtas.
Agora é só começar a diversão, digo, a prova final da Academia de Feitiços Horribilorum para Bruxos Brilhantes!
Objetivo de jogo
O objetivo em Potion Explosion é fazer mais pontos. Quanto mais complexa a poção, mais pontos ela vale. Porém, poções mais complexas precisam de mais ingredientes. Fichas de competência também valem pontos no final da partida. Em contrapartida, a ajudinha do professor tira pontos no final do jogo. Então é preciso balancear tudo isso.
O turno de Potion Explosion
Os jogadores, em sentido horário, podem fazer algumas ações durante seus turnos. Note que os jogadores podem fazer essas ações em qualquer ordem, com exceção de comprar novas poções, pois essa ação sempre finaliza o turno.
Coletar Ingredientes: O jogador pode pegar um ingrediente do dispensador. Essa é a única ação que pode desencadear uma explosão.
O desencadeamento de uma explosão ocorre quando dois elementos iguais que estavam separados, se encostam após a remoção de um ingrediente qualquer. Quando isso ocorre, o jogador deve pegar para si todos os elementos que explodiram, ou sejam, daquela cor que se encontram na sequência da explosão. Se, ao retirar os ingredientes que explodiram, outros dois elementos iguais colidirem, uma nova explosão ocorre.
Essa ação não é opcional. O desencadeamento de explosão dessa ação também não é.
Pedir uma ajudinha do professor: Ao fazer isso, o jogador pode pegar um ingrediente do dispensador. A ajudinha não causa um desencadeamento de explosão. Nunca. Só pode ser usada uma vez por turno. Cada ficha de ajudinha faz o jogador perder 2 pontos no final da partida.
Usar os ingredientes: os ingredientes coletados, com ou sem explosão podem ser colocados nas receitas das poções (buracos vazios de cores correspondentes) e/ou na reserva da bancada, que futuramente podem ser usados para fazer outras poções.
Finalizar uma poção: Ao preencher todos os espaços das receitas com os ingredientes correspondentes, a poção está completa e pronta para ser utilizada. Retire-a da bancada e vire o lado da receita para baixo. Devolva os ingredientes utilizados ao dispensador.
Beber uma poção: Uma vez que a poção está pronta você pode utilizá-la a qualquer momento do seu turno, inclusive no turno em que ela foi feita. Explicarei mais sobre os efeitos das poções depois.
Após beber a poção, vire-a de cabeça para baixo. Assim fica indicado que aquela poção já foi usada. Não se esqueça que cada poção só pode ser usada uma vez por jogo (a não ser que alguma poção a reativa novamente).
Devolvendo ingredientes ao dispensador: Em algumas situações, o jogador precisará devolver os ingredientes ao dispensador. Ao fazer isso, ele deve largar as bolinhas aleatoriamente na tampa do Dispensador e só deve empurrar alguma caso a faixa onde ela parou esteja cheia. Ou seja, o jogador não pode escolher em que faixa quer colocar os ingredientes.
Manter ingredientes na mão: Essa é uma dúvida comum. O jogador pode manter os ingredientes em sua mão até o fim do seu turno. Porém, antes do fim do turno, ele deve ou usar os ingredientes em alguma poção, ou colocá-los na sua reserva, ou devolvê-los ao dispensador.
Comprar poção: O jogador compra das cinco pilhas de poções, 1 ou 2 para completar sua bancada de poções. Essa é a última ação possível. Ou seja, não dá pra mover ingredientes da sua reserva para as poções recém-compradas. O jogador também não pode ter ingredientes em sua mão ao fazer essa ação.
Final do jogo e pontuação
Quando um jogador pega a última ficha de competência ou não houver mais poções disponíveis para compra, começa o fim do jogo. Isso quer dizer que o jogo acaba quando chegar na vez do primeiro jogador. Deixando claro, o primeiro jogador não joga mais.
Soma-se os pontos de todas as poções completadas (usadas ou não), das fichas de competência e das ajudinhas do professor. Quem tiver mais pontos foi o melhor aluno da Academia de Feitiços Horribilorum para Bruxos Brilhantes!
As poções
Em Potion Explosion você encontra 8 tipos diferentes de poções que são descritas na contracapa do manual.
Poção de Sabedoria: Pegue um ingrediente do dispensador sem desencadear uma explosão (é igual a ajudinha do professor, mas não perde ponto no final).
Elixir do Amor Cego: Roube todos os ingredientes da reserva de um adversário (famosa poção de fura olho).
Poção da Atração Magnética: Pegue dois elementos diferentes que estejam adjacentes na mesma faixa (parece complicado, mas é não é).
Poção da Alegria Prismática: Você pode usar os ingredientes da sua reserva como se fossem de qualquer cor (só os da reserva, elementos na sua mão não são afetados pela poção).
Destilado Abissal: “Pegue até 1 ingrediente de cada cor da linha inferior das faixas do Dispensador. Você só pode pegar 1 ingrediente de cada faixa” (Sério, não dá nem para parafrasear o manual nessa).
Areias do Tempo: Reutilize uma poção (sim, tem que ser uma que você já tenha usado).
Bálsamo da Viscosidade Extrema: Pegue dois ou mais ingredientes iguais que estejam adjacentes na mesma faixa (essa poção também não desencadeia explosão).
Filtro da Lavamancia: Pegue até 5 ingredientes da mesma cor e da mesma faixa e devolva ao dispensador (essa poção também não desencadeia explosão).
Ficha de Competência: Toda vez que um jogador completar 3 poções iguais ou 5 poções diferentes, ele pega uma Ficha de Competência das disponíveis no ínicio do jogo. Caso as fichas tenham acabado, o jogador pode pegar Ficha de Competência da reserva (mas o fim do jogo continua em andamento).
Considerações
Que jogo fantástico! Em Potion Explosion os componentes são bonitos. A arte é excelente. O manual é super engraçado com seus nomes em latim falso e os comentários sarcásticos de Alvo Soumelhor. O lore do jogo com a descrição dos ingredientes (a saber: Lágrima de Unicórnio, Fumaça de Dragão, Muco de Ogro e Caspa de Fada) e como consegui-los é uma embromação muito divertida. O nome das poções e seus comentários são ótimos. Há também a experiência de montar o Dispensador que é muito satisfatória, pois faz crescer a vontade de estrear logo o jogo e ainda tem opções diferentes de arte que, dependendo do lado que o dono escolher montar, dá um detalhamento especial para o jogo.
O downtime é baixo, pois você já vai tentando antecipar sua jogada (e depois percebe que outro jogador fez a ação que ferrou sua jogada).
Aleatoriedade. Em alguns jogos isso é muito ruim, mas é parte do estilo desse jogo. Ela pode tanto ajudar muito em um turno como travar em outro, porém os jogadores podem lidar com ela usando as poções e ajudas do professor da forma mais estratégicas possíveis. Portanto, escolha bem também as poções que vai fazer.
Minha ressalva pro número de jogadores (eu queria jogar com 5 ou no máximo 6), para a descrição do uso das poções porque às vezes é difícil de entender seus efeitos (espero ter explicado bem) e pras moscas da bancada e do dispensador porque afetam meu TOC.
Porém o jogo é ótimo, é estratégico e divertido!
Prós
- Super divertido;
- Arte incrível;
- Tem estratégia com pouco downtime;
- Boa rejogabilidade.
Contras
- Poderia ter explicação mais ilustrativa pras poções;
- Poderia ter opção de mais jogadores;
- Moscas na arte (sério, gente, desnecessário!).
Indicado para: fãs de jogos estratégicos, fãs de jogos casuais, jogadores iniciantes