Publicado em dezembro 21st, 2016 | por Mr. D
Tábula Rules #01: King of Tokyo com algumas variantes
O natal está chegando e você provavelmente, além de encher o bucho de comida, vai querer se divertir com a família e amigos jogando algum Board Game. Monstros gigantes se degladiando para saber quem é o maior de Tóquio é uma ótima pedida! Que foi? King of Tokyo é super natalino. Haha!
Brincadeiras a parte, vou falar aqui sobre algumas regras que vi em fóruns na internet sobre algumas house rules (regras da casa) que afetam o desenvolvimento do jogo. Não gosta da eliminação de jogadores? Temos opções pra isso. Os monstros só ficam acumulando energia pra comprar cartas? Ninguém quer sair no soco e querem só ganhar por pontos? Quer jogar com mais do que 6 jogadores? Temos house rules para tudo isso. Vem com a gente!
Estimulando a agressividade
Muitas vezes os jogadores ficam só acumulando energia, se curando para pegar uma evolução ou apenas ficam fazendo pontos. Essas coisas fazem o jogo se prolongar mais do que deveria e se, além disso, você é como eu que acha que os monstros tem que sair no tapa, aqui vão algumas ideias.
- Ataque Imutável: Garras não podem ser re-roladas. Nunca!
- Evolução violenta: Ao invés de evoluir apenas com 3 corações, os monstros também podem evoluir com 3 ataques (necessita da expansão Power Up).
Eliminando o Player Elimination
As partidas nem sempre são rápidas e às vezes alguns jogadores morrem muito cedo e tem que esperar um bocado pro jogo acabar. Se você também acha isso muito chato, veja essas regras.
Ele não morreu, só desmaiou: Quando um monstro chega a 0 (zero) de vida, ao invés de morrer e sair do jogo, seus pontos de vitória são zerados e as cartas que ele comprou são descartadas (exatamente igual a carta “Ele tem um filho” que deve ser retirada do jogo). Além disso, evoluções devem voltar para o baralho de evoluções do monstro e reembaralhadas.
Forças Militares em Ação: Os jogadores que forem eliminados, abandonam seus monstros e assumem um exército. Já vi pessoas usando bonequinhos de plástico ou cartas feitas com a própria arte do jogo para representar o exército, mas você pode fazer o que achar melhor.
- Cada exército começa com 3 pontos de vida;
- Cada exército rola 1 dado por ponto de vida que tiver. Pontuação e energia não tem valor. Ataques causam dano normalmente e corações recrutam mais pessoas para o exército (no máximo 6 total);
- Se um exército for destruído, o jogador perde a vez e depois volta com um exército reagrupado (3 pontos de vida);
- Cada jogador eliminado pode controlar um exército;
- Forças militares não podem ganhar o jogo, afinal só um monstro pode ser o Rei de Tóquio. Caso todos os monstros sejam eliminados, ninguém vence! Os exércitos só servem pra infernizar os monstros!
Mais Monstros! Mais jogadores! Mais insanidade!
Se você possui as expansões Power Up e Halloween, você tem um total de 9 monstros. Se você tiver 9 amigos pra jogar, porque não? Haha!
O problema é que com muitos monstros em jogo não vale a pena ficar em Tóquio. Como mudar isso?
Tokyo Rock Star: A pontuação por entrar e passar a rodada inteira em Tóquio aumenta proporcionalmente e com isso a agressividade também, pois ninguém vai deixar um monstro ficar de boas em Tóquio ganhando milhares de pontos.
- Entrar em Tóquio: 2 pontos de vitória;
- Começar seu turno em Tóquio: 1 ponto de vitória pra cada monstro fora de Tóquio (se você estiver usando também a House Rule “Forças Militares em Ação” considere 1 ponto de vitória pra cada 2 exércitos).
E aí, curtiu alguma dessas House Rules? Deixe-nos um comentário sobre o que achou dessas regras e caso tenha testado, diga-nos o que achou. Conte-nos suas regras para o jogo e peça opinião para House Rules de outros jogos.
Um abraço e desce o cacete nos outros monstros!!