Publicado em maio 8th, 2017 | por Renato J. Lopes
Review – Barony: controle de território raiz!
Summary:
4.5
Você é um dos barões a disputar o título de duque de um reino distante e ser coroado rei. Para isso, será preciso conquistar territórios, construir e proteger vilas, fortalezas e cidades. Seja o nobre com mais pontos de vitória e vença em Barony.
Componentes
Quem tem jogos produzidos pela Matagot sabe o que é qualidade na produção. O que podemos falar de Cyclades, Kemet, Takenoko entre outros? Sempre com um padrão de qualidade altíssimo, são pérolas na coleção de todos que possuem. Peças em madeira, cartonados de qualidade e fichas bem feitas. A arte é outro show a parte. É o tipo de tabuleiro que você monta e fica admirando por um bom tempo. A caixa tem até hot stamp dourado na logo do jogo. Muito bonito!
O que vem na caixa: 36 fichas de território, 1 tabuleiro de pontuação, 80 fichas de recursos, 1 ficha de jogador inicial e peças de cada jogador. São elas 7 cavaleiros, 5 cidades, 2 fortalezas, 14 vilas, 1 marcador de pontos para cada um e 1 ficha de referência do jogador.
O jogo
Barony tem como mecânica principal o controle de área. Os jogadores são barões tentando aumentar os seus títulos, conquistando territórios, saqueando inimigos e retirando recursos. Quem conseguir a maior pontuação ganha o jogo e é coroado rei de todo aquele reino. Um jogo simples em suas ações básicas, mas complexo em sua estratégia.
Apesar de ter uma tentativa de tema, ele é um abstrato de categoria. Não se assuste se daqui alguns anos as pessoas ainda estiverem jogando Barony. É controle de território raiz!
Preparação do jogo
Cada jogador escolhe uma cor e pega os componentes. O tabuleiro de pontuação é colocado próximo da mesa. Em seguida, é montado o tabuleiro principal, pegando nove peças por jogador e encaixando-as de forma aleatória. A começar pelo primeiro jogador, todos colocam uma cidade e um cavaleiro em uma área do tabuleiro (evitando colocar em florestas, lagos e ao lado de outra cidade). Quando chegar a vez do último jogador, ele já coloca as suas três cidades. Em sentido anti-horário, os outros jogadores vão colocando duas cidades e duas tropas.
O turno do jogador
Em sua vez, o jogador vai poder fazer uma e apenas uma das seguintes ações: a) Recrutamento, b) Movimento, c) Construção, d) Nova Cidade, e) Expedição e f) Título de Nobreza.
a) Recrutamento
Escolha uma cidade e coloque nela 2 cavaleiros da reserva. Se for uma área ao lado de um lago, são colocados 3. Se não houverem mais cavaleiros, disponíveis, não é possível realizar essa ação.
b) Movimento
Mova 1 ou 2 cavaleiros um espaço. Não é possível mover o mesmo duas vezes. São movimentos independentes, não é necessário os dois estarem no mesmo lugar. Um cavaleiro não passa por lagos, cidades e fortalezas de oponentes, espaços contendo duas unidades de um mesmo oponente e nem uma montanha com um cavaleiro ou vila de um oponente.
Peões de vários jogadores podem ficar no mesmo espaço, desde que nenhum possuam um segundo. O jogador que colocar um segundo peão nesse espaço, destrói os outros peões. Ao entrar com dois peões em um espaço com apenas uma unidade inimiga, aquela unidade é destruída. Se for uma vila, ele escolhe uma ficha de recurso do oponente derrotado, se ele não tiver fichas, nada acontece. Peças adversárias voltam para a mão do jogador.
c) Construção
Troque um cavaleiro ou quantos você quiser por uma vila ou fortaleza. Ao realizar a construção, pegue do estoque a respectiva ficha de recurso. Não é permitido construir em um lugar que já houver uma construção ou se houver um cavaleiro de um oponente no espaço. A quantidade é limitada, quando acabar a construção, não é mais possível contruir esse tipo.
As 4 fichas de recursos possuem valores de pontos diferentes. O dourado serve para ser trocado na ação Título de Nobreza e o prateado serve como pontuação no final do jogo.
d) Nova Cidade
Troque uma vila por uma cidade. Não é permitido construir uma cidade em espaço de floresta, em um espaço adjacente a uma outra cidade e em espaços que ajam unidades inimigas. Ao construir uma nova cidade, o jogador ganha dez pontos no tabuleiro, descendo o marcador na linha de baixo.
e) Expedição
Pegue dois cavaleiros da reserva, tire um deles do jogo (não volta mais para o jogador nessa partida) e coloque o outro em um espaço da borda do tabuleiro vazio. Não é permitido colocar em espaço de lago.
F) Título de Nobreza
Descarte 15 pontos ou mais em fichas de recursos, para subir o seu título de nobreza, movendo o seu marcador para a direita. Só é permitido aumentar um título por vez.
Final de jogo e pontuação
Barony termina quando um dos jogadores se torna Duque, alcançando a pontuação da última coluna do tabuleiro com valores de de 60, 70 e 80. Termine a rodada e adicione os pontos de recursos, utilizando os números prateados. O jogador com mais pontos, se torna rei e o vencedor do jogo. Se empatar, quem estiver mais próximo do jogador inicial, na ordem de turno, vence.
Considerações
Que jogo classudo! Barony entrou na lista de melhores jogos de controle de área. Simples, divertido e altamente estratégico. Jogar ele é fácil. Agora, ganhar e conseguir montar uma estratégia interessante, vai levar algumas partidas.
Como abstrato, vai lembrar um pouco uma pegada no estilo xadrez, a diferença é que como cada partida vai ter um mapa e localização dos jogadores diferentes, você vai ter que adaptar a sua estratégia.
Nele cabem estratégias desde as mais agressivas, do tipo, ir pra cima de todo mundo e ir tomando as fichas ou as mais pacifistas. Você vai poder ficar no seu canto, tentando pegar fichas e fechar os pontos. Mas, ainda assim, prefiro uma linha híbrida, com você tentando conquistar fichas e estar ligado para saquear os amiguinhos mais distraídos.
É preciso analisar muito o lugar onde você vai construir suas cidades, para facilitar locomoção dos cavaleiros e proteger áreas. Tente fechar regiões, utilizando as montanhas, cidades e fortalezas para garantir que seus oponentes nem cheguem perto. Mas, acima de tudo, fique ligado nos movimentos dos adversários e tente antecipá-los para não sofrer invasões.
A única coisa que me incomodou um pouco foi a forma de pontuação. Só pontuar por cidade e a cada 15 pontos pode deixar alguns jogadores frustrados. Talvez se houvesse uma forma de pontuar a cada conquista de território e vencer batalhas. De qualquer forma, é um jogo muito divertido e interessante!
O que gostei em Barony
- Simplicidade de regras;
- Arte e componentes;
- Profundidade estratégica;
- Controle de área direto e puro;
- Ótimo balanceamento e rejogabilidade.
O que não gostei em Barony
- A pontuação do jogo.
Indicado para
Fãs de jogos de controle de área, abstratos e estratégicos. Admiradores de jogos rápidos, simples e divertidos.