Notícias

Publicado em setembro 13th, 2017 | por Gilberto Guerra

Inteligências Múltiplas nos Board Games

Atualmente temos uma grande disponibilidade de board games no mercado nacional, com mecânicas e temas que agradam qualquer jogador. O gosto pessoal sobre um determinado tipo de jogo de tabuleiro, que é o que mais impacta na hora de escolhe-lo, também está diretamente ligado ao tipo de inteligência que a pessoa tem mais desenvolvida ou maior prazer em exercitar, mesmo que subconscientemente. 

O presente texto tem o objetivo de relacionar diferentes tipos de inteligência descritos pelo psicólogo Howard Gardner com jogos de tabuleiros, exemplificando-os como uma forma de exercício. O artigo não abrange todos os tipos de inteligência, pois algumas não podem ser associadas diretamente com a atividade lúdica e os board games nos exemplos, em muitos casos, poderiam ser aplicados a mais de um tipo de inteligência, mas optou-se por simplificar e diversificar. 

Inteligência Linguística 

Caracterizada como a grande facilidade de se expressar na forma oral ou escrita, além de sensibilidade para entender a comunicação alheia. Predominante em poetas e escritores.

Desta forma, a pessoa com inteligência linguística aprimorada teria bom desempenho em jogos de blefe, que exigem grande capacidade de comunicação e interpretação da comunicação adversária, precisando também de controle emocional. 

Sheriff of Nottingham em que você precisa manter um diálogo com o oponente a fim de conseguir identificar se ele está dizendo a verdade ou não, ou então saber escolher as palavras e ter cuidado com a linguagem corporal para não deixar óbvio o que você está contrabandeando, é um bom exemplo neste aspecto.

Sheriff of Nottingham trabalha a Inteligência Linguística

Inteligência Lógica

Vinculada a alta capacidade de memória e talento para matemática e lógica em geral. Tem maior facilidade em lidar com problemas complexos, reduzindo-os em problemas menores.

Terra Mystica: trabalha a Inteligência Lógica

Problemas lógico matemáticos são muito comuns em jogos Euro, no qual vários possuem um algoritmo, que quando decifrados, facilita a elaboração de uma estratégia adequada que pode levar a vitória. Jogos com estratégias complexas e com baixa aleatoriedade e fator sorte como Agricola e Terra Mystica são ótimos exemplos para exercício desta inteligência.

Agricola

Inteligência Espacial  

Relacionado a criatividade e sensibilidade, comum a desenhistas e designers. Pessoas assim conseguem compreender o mundo visual com precisão. Estudos identificaram que essa inteligência é comum a jogadores de Xadrez e possivelmente seriam também a jogadores de board games em geral, realizando-se a analogia do fator importante comum, chamado de “leitura de mesa”.

Os jogos modernos são visuais. Ter vantagem em compreender os sinais expostos na mesa é consequência da aplicação deste tipo de inteligência. Jogos em que há boa interação entre os jogadores, especialmente os de controle de área e domínio de território como Mexica, ou Wargames como Cry Havoc, são bons exemplos de exercícios nessa área.  

Mexica

Inteligência Musical 

É um tipo raro de inteligência, relacionado a habilidade de compor e executar padrões musicais, podendo “enxergar” através de sons. A sua aplicação em jogos de tabuleiro também é rara, talvez podendo ser aplicada a Pablo, em uma escala simples. 

Inteligência Interpessoal e Intrapessoal 

Inteligência Interpessoal é ligada a capacidade de liderança, quem as desenvolve são calmas e conseguem influenciar e convencer as pessoas, sabem identificar qualidades de quem os cerca, e conseguem coordenar trabalhos em conjunto dando sinergia a equipe. Já o Intrapessoal também diz respeito a liderança, mas de uma forma mais sútil, com base na compreensão do que as pessoas sentem e desejam, são reservados, carismáticos e influenciam por ideias e ações.

A aplicabilidade de ambos é semelhante para os jogos modernos, podendo ser exercitadas em jogos cooperativos, especialmente naqueles em que há um líder definido, como em Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island (jogador inicial) ou em XCom: The Board Game. Entretanto, se a inteligência interpessoal for exercitada de forma muito invasiva e inconveniente, pode caracterizar um “jogador alfa”. Exercitar a Inteligência Intrapessoal é o ideal, entretanto, é o tipo mais raro de inteligência.

Caixa do jogo Robinson Crusoe

Observa-se que esse tipo de inteligência também pode e deve ser usado ao formar um grupo de jogadores de Board Games coeso, algo que não é tão simples assim. Saber identificar o perfil de amigos e conhecidos para selecionar um jogo que agrade consideravelmente a todos, por si só, já é um exercício desafiador destes tipos de inteligência na maioria das situações.

 

 Gostou do tema tratado no artigo? Tem ideia de outros jogos que possam ser considerados como um exercício dos tipos de inteligência? Deixe como postagem nos comentários para ajudar nos próximos artigos que visam trabalhar mais detalhadamente alguns dos tipos de inteligência que podem ser exercitados com Board Games.  

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑