Notícias

Publicado em outubro 10th, 2017 | por Emmanuel Deodato

Imersão BG: Terraforming Mars e o planeta vermelho

Fala, galera! Neste novo Imersão BG vamos falar de um dos jogos mais aclamados do momento e contribuir com a sua imersão e sua experiência. Em Terraforming Mars da Meeple BR, assumimos uma missão incrível: terraformar Marte e tornar este planeta habitável para os seres humanos. Ao final, algumas indicações para aumentarem o entendimento neste assunto que vive no pensamento humano há milênios: a exploração do espaço.

Marte, o Planeta Vermelho

 

O planeta vermelho

Marte vive no imaginário popular há centenas de anos, como na obra A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, escrita em 1897. Essa fascinação por entender esse planeta, gerou inúmeras criações culturais. Os primeiros estudos básicos remetem aos babilônios (400 a.C.) e a Copérnico (em  1.500 aproximadamente). Marte é o quarto planeta a partir do Sol e é conhecido como o planeta vermelho. O planeta possui essa cor característica devido aos depósitos de óxido ferro em seu solo.

Enquanto a Terra se localiza a aproximadamente 149 milhões de quilômetros do Sol, Marte está a 228 milhões de quilômetros aproximadamente. Possui ainda, duas luas bastante conhecidas no jogo: Phobos e Deimos. Se a translação da Terra ocorre ao longo de 365 dias, em Marte tem-se o prazo de 687 dias (em medidas terrestres).

Apesar da imagem avermelhada e árida, Marte é um planeta bastante frio e sua temperatura média é de -62ºC. Aplica-se tudo isso com 62,5% a menos de gravidade e temos uma imagem (quase palpável) do que o jogo nos propõe a enfrentar.

Missões para Marte

 

Sonda Curiosity registrando sua selfie em Marte

Se Marte desperta o interesse da sociedade há tempos, o primeiro desafio seria chegar lá. E, após algumas falhas e erros, chegamos. Existem dezenas de missões que efetivamente cumpriram seu papel em Marte, assim como outras dezenas que falharam por diversos motivos.

A primeira missão com efetivo sucesso foi a Mariner 4, que em 1965, orbitou Marte e conseguiu enviar 21 fotos próximas do planeta. Entretanto, as primeiras missões a pousar em Marte com sucesso (após várias tentativas falhas) foram Viking 1 e Viking 2, no ano de 1976.

Primeira foto da Viking 1 após o pouso

A nave Viking 1 posou eficientemente em Chryse Planitia. A importância das missões Vikings é referenciada pelo jogo com o espaço Viking Site no tabuleiro.

Atualmente, existem aproximadamente oito missões ativas em Marte. Isso contando as da NASA, da Agência Europeia, da Agência Russa e Indiana. Outras ainda estão em pleno desenvolvimento como as de, além das agências apontadas, Japão e China que após falhas recentes, tentam ter missões bem sucedidas

Ainda, existe hoje em Marte dois rovers em funcionamento: Opportunity e Curiosity. Eles enviam imagens e pequenas pesquisas diretamente do solo marciano.

O Futuro das Missões

Evolução das missões – NASA

Se o interesse primordial era conhecer Marte isso já foi superado. Esse desejo se transformou em um planejamento para a primeira viagem tripulada para Marte.

Existem inúmeros projetos em andamento que revelam pouco ao público.

Neste ano, o presidente norte americano Donald Trump aprovou a lei de investimentos para a NASA, denominada Marte 2033. Que é o ano da previsão inicial de uma viagem tripulada. O que não significa necessariamente que iremos pisar em solo marciano.

Recentemente também, a NASA informou que a nave Orion (que será capaz de levar tripulação para a Lua e Marte) foi testada e funcionou sem problemas.

A NASA planeja, entre 2018 e 2030, praticar interações mais diretas, com a espaçonave Orion se aproximando bastante da órbita marciana. Acreditem ou não, com o redirecionamento de asteroides para a exploração próxima à Lua, as cartas de evento do jogo relativas ao uso de asteroides, fazem bastante sentido.

A última etapa do programa da NASA (de 2030 e  anos seguintes) é o envio de outro rover, mais robótico e capaz de fazer a viagem de retorno à Terra. Essa experiência servirá para avaliar todos os fatores de viagem final: entrada na atmosfera, pouso e local de pouso, para a viagem tripulada que efetivamente pousará em Marte.

Terraforming Mars

O tabuleiro do jogo conta com inúmeros dados científicos corretos

Como explicamos, Marte possui dois satélites naturais, Phobos e Deimos. Mas por que, apenas um possui referência direta no tabuleiro do jogo? Isso ocorre, pois a lua Phobos é outro local de pouso cobiçado pelas missões, devido ao tamanho das luas. Enquanto Phobos possui cerca de 22,2 quilômetros de diâmetro, Deimos possui apenas 12,6 quilômetros. Outro fator positivo ao uso de Phobos como local de pouso é sua proximidade com Marte. Ele é um dos satélites naturais mais próximos do planeta-mãe do sistema solar.

Assim, o jogo aplicou a realidade ao tabuleiro: Phobos você pode utilizar como um porto espacial, enquanto Deimos é uma carta utilizada como os asteroides explicados anteriormente.

existem nomes reais de diversos locais marcianos que, porém, não correspondem a geografia

Outro local fora de Marte possível de se construir é em Ganimedes. Ele não se refere a um satélite natural do planeta base, mas sim de Júpiter. Ganimedes é o maior satélite natural do sistema solar e, o mais distante de Júpiter, fazendo com que fique próximo ao planeta vermelho. É também estudado para se tornar um local de pouso para missões futuras, por sua localização estratégica.

Merece destaque também, a cidade com tile especial no jogo, Noctis City. Embora ainda não exista de verdade, o espaço à sua esquerda no tabuleiro é verdadeiro e, se chama Noctis Labyrinthus (o labirinto da noite). Lá existe uma importante formação rochosa no terreno marciano.

A difícil tarefa de Terraformar

Se já estamos chegando perto de Marte, o mesmo não se aplica à mudança

Se a cada dia ficamos mais perto de missões tripuladas e mais eficientes para o planeta vermelho, o mesmo não se pode dizer da tarefa de terraformação. Embora Marte compartilhe inúmeras características com a Terra (proximidade do dia, quatro estações, condições climáticas similares), as condições atuais do planeta são bastante agressivas.

Marte não apresenta uma magnetosfera (campo magnético presente na Terra que influencia nos processos físicos ocorridos), sendo assim a radiação cósmica não é devidamente filtrada. Isso afeta diretamente o planeta e qualquer um que lá estiver. Sem uma magnetosfera o planeta acaba por possuir uma atmosfera extremamente delicada.

Além disso, as baixas pressão e gravidade atrapalham fortemente os planos para habitar o planeta. Com a baixa pressão o ar marciano também não é possível de ser respirado.

Mas essa árdua tarefa é toda sua, no controle de uma corporação em Terraforming Mars – arrisque-se e vença! (ou morra enquanto a água da sua boca ferve. Sim, isso é possível lá!).

Pontos Finais

Um dia tudo isso será um belo campo de futebol – ou uma arena alienígena

Indiscutivelmente um dos melhores jogos do ano. Indiscutivelmente um dos melhores jogos de todo o sempre. Terraforming Mars cativa não apenas por seu aspecto sci-fi, não apenas por nos trazer o sonho de transformar Marte, mas por fazer isso de forma real.

As informações do tabuleiro são precisas e bem estruturadas (quer entender o motivo dos valores de cada parâmetro global? O manual te explica cientificamente). No jogo tudo foi pesquisado e colocado de forma precisa. Se a tarefa de terraformar é difícil e distante, o jogo te coloca próximo a tudo isso de forma científica.

O jogo não te deixa perdido em Marte (referência clichê), mas te faz organizar de maneira palpável a terraformação do planeta. Você está no controle.

Esse texto é um auxílio para entender alguns pontos da imersão do jogo, porém, apenas o fato de jogar Terraforming Mars já te faz sentir como uma corporação, em uma corrida pela fama (vitória), mas também em uma corrida pela evolução do planeta vermelho.

Algumas fontes para pesquisa extra:

Espero que tenham gostado e nos encontramos em um próximo Imersão BG. Se quiser, deixe nos comentários qual o próximo jogo que você gostaria de ver aqui.

Abraços!

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑