Artigos Sombras_Urbanas

Publicado em outubro 19th, 2017 | por Rafa Almeida

Sombras Urbanas em financiamento coletivo

Sombras Urbanas é um RPG de fantasia urbana em que você interpreta personagens. Eles lutam para sobreviver em um ambiente urbano sombrio, afogado em políticas sobrenaturais. O jogo foca na criação do drama e na violência pesada como visto em obras como True Blood, Angel, Buffy, Vampire Hunter D, Blade, Lost Boys, Vampire Diaries, Teen Wolf, Penny Dreadful e Constantine. A melhor notícia é que ele está chegando ao Brasil.

O livro é o mais novo lançamento da Aster Editora, em parceria com a Lampião Game Studio. Caso seja financiado, estará sendo distribuído em terras tupiniquins em junho do próximo ano

A temática em Sombras Urbanas.

Sombras Urbanas foca na temática de comunidade. A história se passa em uma cidade urbana habitada secretamente por inúmeras criaturas sobrenaturais. Mas não são criaturas sobrenaturais feéricas como Twilight, é algo mais trevas como World of Darkness ou True Blood.

As facções

No jogo existem 4 facções e 10 arquétipos divididos entre elas. A primeira é a Mortalidade, ela foca nas pessoas mundanas. Humanos Normais, que podem ou não, ter conhecimento do sobrenatural. Despertos, que são pessoas que têm um conhecimento do sobrenatural e buscam saber mais sobre esse mundo. Caçadores que são os clássicos caçadores de monstros. Veteranos que são pessoas que habitaram a cidade e se aposentaram. Geralmente são mentores ou guias para caçadores e despertos.

Escolha sua facção

A facção Noturna foca nas ruas e nos monstros que habitam esse local. O Vampiro aqui é o vampiro clássico e sedutor, um assassino de sangue frio. O Lobo é o lobisomem tradicional, líder de matilha e territorialista. O Espectro é representado por fantasmas, espíritos perturbados, que podem ser violentos ou solidários, que ainda estão rodando o mundo dos vivos.

A facção do Poder é uma facção diferenciada que olha a cidade por uma outra perspectiva. É a facção de Magos e Oráculos que decidem o destino da cidade e o futuro de seus habitantes.

E por último, a facção Selvagem, domínio de Criaturas Estrangeiras. Monstros que venderam suas almas aos demônios e hoje trabalham para o oculto. Criaturas Feéricas e maravilhosas de Arcádia e outros mundos distantes.

Existem alguns livros extras, incluindo outras facções como Anjos, Dragões, Imortais, Acadêmicos e Receptáculos. Além de vários arquétipos novos, muitos incluídos nas metas estendidas do financiamento coletivo brasileiro.

O sistema de Sombras Urbanas

O sistema de Sombras Urbanas é baseado no Apocalypse World Engine, ou AWE. Este sistema venceu diversos prêmios e que também alimenta jogos como Sonhos TortosDungeon WorldMonsterhearts e muitos outros RPG’s. É um sistema elegante e enxuto, centrado na resolução de problemas por meio das Manobras. Estas são focadas no que as personagens querem fazer durante o jogo.

Ilustrações do livro

O sistema traz mecânicas que impulsionam a história para fins empolgantes e inesperados. Suas ações são resolvidas usando o mínimo de regras e o máximo de interpretação.

Porém, existem duas modificações inovadoras no sistema que tornam a experiência única. A Corrupção e os Débitos.

A corrupção é uma nova trilha de evolução que recompensa os personagens por seus impulsos mais sombrios. Ela age no sistema como um sistema de pontos de experiência. Durante o jogo você desbloqueia movimentos e habilidades que proporcionam aos personagens mais acesso à corrupção. O perigo disso, é que se você abraçar o lado sombrio, você perde o controle de seu personagem. E isso faz de você uma ameaça nova na cidade.O que lembra bem o cenário de Ravenloft em D&D.

Os débitos, ou esse sistema de débitos, substitui o clássico sistema de obrigações de AWE. Essa pequena diferença muda as coisas para melhor, pois esse sistema regula as obrigações entre jogadores. Isso inclui até NPC’s, ou seja, regula os favores do jogo. O que um jogador pode dever a outro, ou a algum NPC. Dentre os favores, têm de todos os tipos de benefícios possíveis. Ajuda em comércio, rolagens de dados, vantagens e oportunidades. O melhor é que fica mais dentro da interpretação e a negociação de favores é mais livre.

Sessão do Mestre

Dentro do livro tem uma sessão específica para o mestre. E esta é a cereja do bolo. É completíssimo, abrange várias possibilidades de movimentos e situações entre jogadores e personagens do mestre. Além de ajudar a explorar a cidade, comunidades e criaturas que povoam o cenário.

Temos além disso, muitos exemplos de como criar ameaças, lidar com tempestades, entre outras coisas. Isso ajuda na personalização do jogo. Existem exemplos de movimentos que você pode criar, exemplo de jogo solo e várias outras dicas. Além disso, o jogo encoraja a usar movimentos personalizados para os personagens. Já que o livro ajuda a criar e usar esses movimentos.

Muita treta, vixi!

Considerações

Sombras Urbanas é um jogo incrível de ação rápida e relacionamento político entre criaturas sobrenaturais. É incrível pelas possibilidades criativas e os infinitos movimentos que podem ser criados para cada personagem, os tornando totalmente únicos.

O jogo está em financiamento coletivo, no Catarse até o dia 08 de dezembro. Você pode saber mais sobre o jogo conferindo o site da Aster Editora.

Não se esqueça de curtir nossa Página no Facebook. Se inscreva em nosso canal do YouTube e visite nosso site. Fique sempre por dentro do universo de jogos analógicos, como RPG’s e jogos de tabuleiro.

Tem alguma crítica ou sugestão? Sinta-se à vontade para entrar em contato com a gente, para sugestões ou críticas.

Um sucesso decisivo a todos e ótimo jogo!

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑